Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Bancada]  Challenger II MBT (Iraq War) 1/72 - Trumpeter

Fórum dedicado aos modelos de Militaria que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Militaria

Avatar do usuário
mauricioleite
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Abr 2014, 17:56
Nome: Mauricio Leite
Localização: Brasília/DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Challenger II MBT (Iraq War) 1/72 - Trumpeter

Mensagem por mauricioleite »

Pessoal, saudações...

Comprei este kit 3 anos atrás, cheguei a comprar todas as ferramentas iniciais, mas devido a uns problemas pessoais, não cheguei a comprar as tintas e colas. Hoje, em meio a restrição social e trabalho remoto, conseguí definir alguns momentos para este hobby que a muito tempo ensaio iniciar.

Bem, vamos ao kit...
Imagem
Imagem

O FV4034 Challenger 2 (designação MOD "CR2") é um tanque de guerra britânico de terceira geração (MBT) em serviço com os exércitos do Reino Unido e Omã . Foi projetado e construído pela empresa britânica Vickers Defense Systems (agora conhecida como BAE Systems Land & Armaments ). O tanque entrou em serviço no Exército Britânico em 1998, e o último foi entregue em 2002. Espera-se que permanecerão em serviço até 2035. O Exército Real de Omã encomendou 18 Challenger 2s em 1993 e mais 20 tanques em novembro de 1997.

O Challenger 2 está equipado com uma pistola tanque L30 A1 de 120 milímetros (4,7 pol.) E 55 calibres de comprimento 55, [9] sucessora da arma L11 usada no Chieftain and Challenger 1. Único entre os armamentos de tanques de batalha da OTAN , o L30A1 é espingarda , porque o Exército Britânico continua a valorizar o uso de balas com alta capacidade de explosão (HESH), além das balas com descarte de sabot estabilizado com aleta e perfuradoras com armadura . O Challenger 2 também está armado com uma metralhadora L94A1 EX-34 de 7,62 mm e uma metralhadora de 7,62 mm L37A2 (GPMG). São realizadas cinquenta balas de armamento principal [10] e 4.200 balas de munição de 7,62 mm.

Agora vamos ao desafio...

Tintas
Tintas, conforme vou colocar aqui embaixo, tem um código e o nome da tinta. Posso seguir apenas o nome da tinta? Teria uma variação de tonalidade entre os fabricantes? Vocês sugerem comprar mais alguma cor????
Eu vou comprar o aerógrafo, então, há tintas específicas para usar nele? Ou apenas a diluição já seria o suficiente??

Códigos das tintas
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Colas
En alguns vídeos que andei assistindo, ví que em algumas vezes é usado mais de um tipo de cola. É realmente necessário? (Visto que estou montando um kit relativamente pequeno)


Conto muito com a ajuda e dicas de vocês!!!

Espero começar a postar logo logo as etapas da montagem.

Grato a todos.
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Challenger II MBT (Iraq War) 1/72 - Trumpeter

Mensagem por pgplasti »

oi Mauricio bem vou colocar aqui alguma coisa da minha experiência, em primeiro lugar divirta-se !!! não se preocupe em ficar top acredito que a diversão vem em primeiro lugar, é claro que existem montagens muito fiéis e aprimoradas mas as técnica (isso aprendi e estou aprendendo) vem com o tempo e a diversão.
Colas - eu sempre uso 2 tipos uma de colagem mais demorada (da Tamyia ou da Revell) leva alguns minutos para reagir no plástico e "soldar" a peça e também uma instantânea - essa para algumas partes que precisamos fiquem logo imóveis no local (tem uma da Tamyia mas pode usar super bonder as vezes coloco só um pingo e uso a cola normal - a bonder tem a tendência de deixar a peça mais quebradiça.
Tintas - existem variações entre fabricantes e nomes. Se pesquisar na web encontrará tabelas de conversão de um fabricante para outro assim conseguirá ver as equivalências. Eu por facilidade e praticidade concentrei as tintas a uma marca e a do tipo acrílica - meus primeiro kits eram todos pintados a mão - pincel - como tenho um filho pequeno precisava parar e as vezes não ficava muito tempo livre. Se vai usara aerográfo aconselho por praticidade inclusive de limpeza usar as do tipo acrílica. Facilita a limpeza do aerográfo e os produtos para limpar são mais comuns. Uso a tamyia pela facilidade do diluente e da limpeza. Irei testar agora as da Mr.Hobby (gunzy). Você vai ver que é a diluição que faz a diferença para aplicar cada tinta e tipo (acrílica ou enamel) Aliás os códigos do teu kit são das tintas Mr.hobby.
no mais divirta-se se quiser pode me passar um e-mail que vamos trocando idéias (flavio.berghahn@hotmail.com)
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
mauricioleite
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Abr 2014, 17:56
Nome: Mauricio Leite
Localização: Brasília/DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Challenger II MBT (Iraq War) 1/72 - Trumpeter

Mensagem por mauricioleite »

pgplasti escreveu:oi Mauricio bem vou colocar aqui alguma coisa da minha experiência, em primeiro lugar divirta-se !!! não se preocupe em ficar top acredito que a diversão vem em primeiro lugar, é claro que existem montagens muito fiéis e aprimoradas mas as técnica (isso aprendi e estou aprendendo) vem com o tempo e a diversão.
Colas - eu sempre uso 2 tipos uma de colagem mais demorada (da Tamyia ou da Revell) leva alguns minutos para reagir no plástico e "soldar" a peça e também uma instantânea - essa para algumas partes que precisamos fiquem logo imóveis no local (tem uma da Tamyia mas pode usar super bonder as vezes coloco só um pingo e uso a cola normal - a bonder tem a tendência de deixar a peça mais quebradiça.
Tintas - existem variações entre fabricantes e nomes. Se pesquisar na web encontrará tabelas de conversão de um fabricante para outro assim conseguirá ver as equivalências. Eu por facilidade e praticidade concentrei as tintas a uma marca e a do tipo acrílica - meus primeiro kits eram todos pintados a mão - pincel - como tenho um filho pequeno precisava parar e as vezes não ficava muito tempo livre. Se vai usara aerográfo aconselho por praticidade inclusive de limpeza usar as do tipo acrílica. Facilita a limpeza do aerográfo e os produtos para limpar são mais comuns. Uso a tamyia pela facilidade do diluente e da limpeza. Irei testar agora as da Mr.Hobby (gunzy). Você vai ver que é a diluição que faz a diferença para aplicar cada tinta e tipo (acrílica ou enamel) Aliás os códigos do teu kit são das tintas Mr.hobby.
no mais divirta-se se quiser pode me passar um e-mail que vamos trocando idéias (flavio.berghahn@hotmail.com)
Muito obrigado pelas dicas Flávio....

Baseado nas suas dicas, já estou começando a pesquisar nas lojas on-line os melhores preços...
(aqui em Brasília/DF somos bem limitados quanto a opções de lojas físicas).

Quero comprar ainda hoje ou no máximo amanhã (16/04/2020) a cola e o primer para já começar a montar....

PS: Estou aceitando sugestões de lojas on-line
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Challenger II MBT (Iraq War) 1/72 - Trumpeter

Mensagem por pgplasti »

Oi Mauricio não vi seu post antes desculpe.
Qual cidade vc é?
A maioria das minhas compras até pouco tempo eram pelo e-bay mais barato só que demora muito p chegar. Já comprei aqui na modelismoAlpha, usina dos kits, limahobbys, Amazon, AK
Abcs
Que seja justo e perfeito
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Challenger II MBT (Iraq War) 1/72 - Trumpeter

Mensagem por pgplasti »

Esqueci direto da tamyia aqui do brasil
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
mauricioleite
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 08 Abr 2014, 17:56
Nome: Mauricio Leite
Localização: Brasília/DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Challenger II MBT (Iraq War) 1/72 - Trumpeter

Mensagem por mauricioleite »

MONTAGEM DIA 001

Pessoal, saudações...

Colas, primer e tintas todas prontas em minha bancada!!!! Agora partindo para a montagem...


Bem, vou seguir a ordem de montagem rigorosamente conforme orienta o manual....
(massssssssssssssssssssssssssss, no final esta postagem, já ví que não vai ser bem como o planejado)

Comecei montando on chassis os encaixes das rodas.
Imagem

Depois montei as coroas de tração (não sei se o nome correto é este)
Imagem

e depois montei as rodas
Imagem


Eu andei assistindo alguns vídeos de montagem de blindados, e reparei que a pintura se inicia somente após a montagem.....
Então estou partindo deste mesmo princípio.....

Chassis já com todas a rodas fixadas
Imagem

Imagem


Bem, agora chegou meu ponto de dúvida..
Quando fui montar a parte traseira do tanque, ví que tem muitos detalhes bem pequenos, e se eu seguisse a ordem de montagem, eu não iria conseguir pintar os detalhes, pois eles ficariam "escondidos" atrás dos tanques de combustível

Vejam a ordem de montagem recomendada no manual
Imagem
Imagem

E tudo vai nesta peça de quase 5 cm
Imagem


Encontrei na web uma foto de um kit montado e pintado
Imagem

Bem, minha dúvida é... Continuo montando conforme o manual orienta, e depois me viro para pintar? Ou faço a pintura antes de colocar os tanques de combustível???

Agradeço muito as dicas de vocês....
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Challenger II MBT (Iraq War) 1/72 - Trumpeter

Mensagem por pgplasti »

Oi Mauricio olha só não tem uma receita certa como de bolo. Cada montagem vai te mostrar um novo jeito ou um jeito melhor e depende de que nível de detalhes vc quer atingir. Na escala 1:35 e mais fácil pintar depois do que na escala que vc está montando(pelo menos eu acho só monto nessa escala) e mesmo assim muitas vezes pinto a peça antes de montar devido ao lugar que vai e dificuldade. Ferramentas, motores entre outras peças ou detalhes. É bom vc sempre pensar no resultado que quer atingir. Seguir o manual nem sempre vai ser o melhor vc vai ver que em muitos casos até mesmo pela nossa habilidade e melhor montar seguindo sua ordem. Simule a montagem antes de colocar a cola e veja se fica bom.
Acho que no modelo que vc postou pintado os detalhes mais escuros foram feitos após a pintura da cor base.
Divirta-se
Abcs
Que seja justo e perfeito
Responder

Voltar para “Militaria”