SemperFi

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Vrykolakas »

Vamos aqui caçar este troféu de um GT que tinha tudo para ter bondado, pois só de 007 teríamos uma enxurrada de modelos, Velozes e Furiosos outra leva. Infelizmente parece que foi um GT timido.

Caso vocês não conheçam a história de Mad Max (ou não lembre dela), Max Rockatansky é um agente da Main Force Patrol, uma força policial especial fictícia da Austrália, cujo objetivo é auxiliar a polícia no combate ao crime. A única função da MFP é vigiar as rodovias e perseguir gangues de motociclistas ladrões de combustível — um crime cada vez mais comum depois que uma grave crise energética desestabilizou o país.

O Ford Falcon XB GT original
Imagem

Um dia, depois de ver seu parceiro de perseguições severamente queimado no hospital após uma emboscada, Max decide abandonar a MFP. Para não perder um de seus pilotos mais habilidosos, os chefes da MFP oferecem a Max um carro especial de perseguição: o V8 Interceptor de 600 cv — que na verdade é um Ford Falcon XB GT 351 pesadamente modificado e preparado para produzir realmente esse monte de potência. Max recusa e foge para o litoral com sua família, a fim de se desligar do seu passado como policial.

Imagem

Então um dia sua esposa e seu filho são assassinados por uma das gangues perseguidas por ele em seus tempos de MFP e ele passa a buscar vingança perseguindo os bandidos com seu V8 Interceptor que ele "pega emprestado" na central.

No segundo filme a disputa pelo petróleo acabou gerando uma guerra de proporções catastróficas entre as potências mundiais. Assim, as cidades entraram em colapso. O planeta se tornou uma terra deserta e sem lei. Os remanescentes agora viajam sem controle em uma terra árida, buscando gasolina. Quem a possui tem o controle dessa terra devastada. Esta é a sociedade do futuro e em meio disso vaga Max, um homem sem rumo, remoendo as dores do seu passado após perder sua família e o parceiro de polícia. Max segue por essa terra em seu potente Ford Falcon V8, percorrendo as estradas indiferente ao perigo. Infelizmente o carro termina por ser destruído em uma explosão.

Imagem

Imagem

No último filme da série até agora, Fury Road, ele está de volta, pois este último filme está cronologicamente localizado entre o Mad Max I e II.

Imagem

O V8 Interceptor veio ao mundo como um Ford Falcon XB GT 351 branco, ano 1973 (o mesmo modelo do ator Eric Bana), originalmente equipado com o motor V8 de 5,8 litros e 300 cv e diferencial de nove polegadas, como todo XB GT de sua época. O que tornou o V8 Interceptor realmente especial e diferenciado, foram o body kit aerodinâmico e, claro, o compressor mecânico (blower).

Imagem

A dianteira foi projetada por um cara chamado Peter Arcadipane. Ele era designer da Ford Australia nos anos 1970 e deixou a fabricante para iniciar seu próprio negócio, vendendo kits de fibra. Eles eram chamados “nose cones” ou cones de bico, e tinham uma suposta funcionalidade aerodinâmica, além de dar ao muscle um visual mais condizente com a chegada dos anos 1980.

O carro foi comprado pela produção já com esse acessório, que acabou mantido no carro do filme. Além da dianteira especial, o V8 Interceptor também tinha um spoiler Arcadipane na traseira e um outro spoiler de origem desconhecida no teto.

O que foi modificado pelos produtores foram os para-lamas, alargados com um body kit do Holden Torana SLR5000 — ainda que o cruzamento de marcas seja capaz de iniciar uma guerra civil na Austrália — para acomodar rodas maiores e pneus mais largos que os originais.

Imagem

Imagem

Imagem

Por falar nas rodas, elas são do modelo Sunraysia feitas de aço, calçadas em pneus B. F. Goodrich Radial T. A. 245/50 R14 de primeira geração na dianteira (com flanco duro e blocos estreitos na banda de rodagem) e 265/50 R15 de quarta geração na traseira (com paredes mais macias e blocos maiores)

Imagem

Apesar dos Pursuit Specials da MFP serem pintados de amarelo, o V8 Interceptor recebeu uma pintura “preto sobre preto”, segundo o roteiro original de Miller. Os espectadores com olhos mais treinados certamente já perceberam que ele usa pintura fosca na parte inferior e brilhante na parte de cima, e que a transição é dividida por uma pinstripe igualmente preta sobre os vincos e curvas da carroceria. Ainda no lado de fora, o V8 Interceptor exibe quatro saídas de escape apontadas para o alto. Elas eram reais e vinham diretamente de um abafador tipo glasspacks.

Por dentro, o Falcon GT recebeu poucas modificações. O interior é praticamente todo original, com exceção da sirene no painel, do rádio comunicador no teto, e do volante de três raios MAXROB “semi-dished” com a foto do filho e da esposa de Max no botão da buzina.

Imagem

Imagem

Por último, mas não menos importante, o famoso blower. Quando Max apertava o botão de acionamento do compressor, ele nentrava em ação para produzir 600 cv e atropelar os bandidos.

Eu mesmo tive um Dodge Charger RT 1974 motor 5.2 com 215 cavalos no orginal, Amarelo Montego e teto de vinil. Após o blower, leve redução do comando de válvulas, helice aerodinâmica radiador de oleo, mangueiras aeronáuticas e um carburador weber quadrijet chegou a quase 700 cv sobre quatro pneus Pirelli Corsa P7. Depois quando casei, a manutenção deste bólido se tornou incompatível com meu salário de recém formado. Imagino quanto ele valeria hoje se eu o tivesse mantido sobre cavaletes este tempo todo...

Mas voltando ao Ford Falcon...

Depois das gravações de Mad Max, o V8 Interceptor fez uma turnê por shopping centers australianos para divulgar o filme, e foi colocado à venda logo em seguida. Quando o filme ganhou fama mundial e os produtores decidiram fazer a sequência “Road Warrior” o carro foi comprado de volta e levemente modificado em relação ao primeiro. Como o roteiro previa a destruição do carro em uma das cenas a produção construiu um clone para a cena e guardou o carro original, que hoje se encontra no Dezer Car Museum, em Miami, nos EUA.

Meu coração dói, mas como o meu modelo é do segundo filme, onde a tampa do porta-malas é retirada para acomodar dois enormes tanques extras de combustível. O coração dói pois não vou fazê-lo limpinho, mas imundo. Paciência, um dia eu compro um modelo do primeiro filme (hj custa na casa dos 500 Reais no e-bay... :? ) e faço ele brilhando....
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Tiago Reis »

Vrykolakas escreveu:Vamos aqui caçar este troféu de um GT que tinha tudo para ter bondado, pois só de 007 teríamos uma enxurrada de modelos, Velozes e Furiosos outra leva. Infelizmente parece que foi um GT timido.
Uma pena mesmo esse GT ter encerrado, dos filmes do Velozes e Furiosos, até o momento tem 20 carros do filme que pretendo reproduzir, desses 20 eu já tenho kit de 10 deles que pretendo começar a montar agora em 2018.

De olho nesse V8 aí
:banana_yes:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Tiago Guilger »

Chegando pra acompanhar também!

Será que hoje não teriam interssados o suficiente pra reabrir o GT?

Coloca uma foto do seu Charger aí pra gente babar um pouco rss

Abraços!
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Tiago Reis »

Tiago Guilger escreveu:Chegando pra acompanhar também!

Será que hoje não teriam interssados o suficiente pra reabrir o GT?

Coloca uma foto do seu Charger aí pra gente babar um pouco rss

Abraços!
Por já estar em 5 GTs não posso ser fundador, mas interessado com certeza :mrgreen:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Vrykolakas »

Tiago Reis escreveu:
Vrykolakas escreveu:Vamos aqui caçar este troféu de um GT que tinha tudo para ter bondado, pois só de 007 teríamos uma enxurrada de modelos, Velozes e Furiosos outra leva. Infelizmente parece que foi um GT timido.
Uma pena mesmo esse GT ter encerrado, dos filmes do Velozes e Furiosos, até o momento tem 20 carros do filme que pretendo reproduzir, desses 20 eu já tenho kit de 10 deles que pretendo começar a montar agora em 2018.

De olho nesse V8 aí
:banana_yes:
Acho que vcs conseguem ressuscitar ele. De qualquer forma vou garantir a minha medalhinha...
Tiago Guilger escreveu:Chegando pra acompanhar também!

Será que hoje não teriam interssados o suficiente pra reabrir o GT?

Coloca uma foto do seu Charger aí pra gente babar um pouco rss

Abraços!
Vou ter de escanear umas fotos, pois tive ele em final da decada de 80 e quando quis casar (casei em 95), passei ele nos cobre para começar a comprar geladeira, fogão, playstation... Interessante que tive de colocar nele aquelas travas de capo, pois ele vibrava tanto quando estava no "couro", que o tampo do capô soltava. Perigo louco. O blower comprei em um ferro velho, de um caminhão WV.

E vamos ao Kit...

A caixa...
Imagem

Vários sprues em plástico preto...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As transparências não são cristalinas, mas como vão levar sujeira isto acaba não sendo tão importante...
Imagem

Odeio kit que vem com peças cromadas... o local onde se ligam ao sprue fica lascado, etc. Mas como aqui vai levar muiiita sujeira, não importa tanto. Mas devo de qualquer forma pintar por cima....
Imagem

Imagem

Outra coisa que não curto (estou um chato hoje) são pneus de borracha, mas estes são uma teteia...
Imagem

PEs, correntes e caixa de comida de cachorro...
Imagem

Os decalques, pena não vir o do miolo do volante com a foto da esposa e filho...
Imagem

Instruções bastante completas...
Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Thunderbolt »

Chegando para acompanhar.
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Vrykolakas »

A injeção do kit deixa um pouco a desejar... muitas rebarbas em lugares ruins e marcas de ejeção em lugares péssimos... gastei muito tempo para limpar estas 4 peças... não mexi nas marcas de ejeção dos discos de freio, pois não ficarão visíveis, mas se fosse mexer nelas, imaginem a trabalheira...
Imagem
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Tiago Guilger »

É um belo kit! Essas marcas de injeção dão um trabalhão mesmo, mas no fim o trabalho compensa...

Sigo de olho!
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por Vrykolakas »

Thunderbolt escreveu:Chegando para acompanhar.
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Bem vindo!!! :mrgreen:
Tiago Guilger escreveu:É um belo kit! Essas marcas de injeção dão um trabalhão mesmo, mas no fim o trabalho compensa...

Sigo de olho!
Bom que eu fico com menos pena de sujar....
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Ford Falcon XB GT 351 Interceptor - Mad Max II - Aoshima - 1:24

Mensagem por TioDrakul »

Eu acho legal pneus de borracha nos kits quando você sai literalmente rodando com eles por cima da mesa, no sofá, na estante... vrooomm vrooom :rir_muito: :rir_muito: :mrgreen:

(O dragão aqui dá preferência para kits que sejam "rodáveis" quando está lidando com veículos com esteiras ou com rodas :wink:)

EDIT: E imagina então a diversão que eu tenho com alguns kits da Meng (tanques) aonde o sistema de suspensão... funciona :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Responder

Voltar para “GT 18 - Carros de Filmes”