Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  The Firefighter - Revell - 1/87 HO

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

The Firefighter - Revell - 1/87 HO

Mensagem por Chicabum »

Abro o tópico deste GT com um barco que marcou a minha adolescência e agora posso montá-lo novamente!

Primeiro vou falar sobre o original e depois sobre o kit e minha história com ele, razão pela qual eu o procurei para a minha nova coleção, já que todos os kits da minha infãncia e adolescência naufragaram ou foram abatidos... :chorando: :chorando: :chorando:

Este navio bombeiro recebeu este nome em homenagem a todos os heróis combatentes de incêndio dos EUA. Batizado no dia 26 de agosto de 1938 e incorporado à frota de Nova Yorque no dia 5 de outubro de 1938, data desta foto. Entrou em atividade no dia 16 de novembro do mesmo ano
Imagem

Este navio foi o maior e mais poderoso navio bombeiro da esquadra antichamas dos EUA e, segundo eles, do mundo por décadas. Os números são impressionantes até hoje:
comprimento: 41m
Largura: 9,8m
Altura: 7,6m
Peso: 220.44ton
Propulsão: 2 motores elétricos de 1000hp
Velocidade: 14 nós
Potencia instalada: 2 motores Diesel de 16 cilindros e 1500hp cada. Estes motores geravam energia para os motores elétricos e bombas hidráulicas para os canhões de água.
Tripulação: de 7 a 11 bombeiros
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Estas são as únicas fotos coloridas dele com a cor original que eu encontrei, apesar de nas fotos em preto e branco os canhões e estruturas metálicas estarem em metal polido, depois eles foram pintados.
Imagem
Imagem

Depois o navio entrou no novo padrão de cores da frota tendo o casco pintado de vermelho ao invés do preto. Em 1962 ele recebeu uma grande reforma, na qual perdeu a torre.
Imagem

O navio teve participação fundamental no atentado às torres gêmeas quando não havia água para abastecer os caminhões. Ele e os demais navios atracaram o mais próximo possível e as potentes bombas dele ajudaram a fornecer água para os bombeiros em terra. Ele foi aposentado no dia 17 de julho de 2010 quando foi substituído por outro navio chamado The Firefighter II. Justa homenagem aos mais de 70 anos de serviços prestados. Junto a isso foi transformado em um museu. Ainda pode navegar e estão procurando doações para uma nova reforma.
Imagem
Imagem

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Fire_Fighter_(fireboat)
http://www.capecodfd.com/pages%20specia ... %20Fighter
Editado pela última vez por Chicabum em 16 Abr 2021, 16:45, em um total de 1 vez.
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por Tiago Reis »

Confesso que na minha santa ignorância nunca passou pela cabeça que existisse um barco bombeiro :mrgreen: :oops:
Bem interessante, estarei de olho aqui :thumbup:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por LRFOGA »

Acompanhando com interesse :D

Embarcações bombeiro precisam ter um ótimo sistema de rede de combate a incêndio independente das outras redes de serviço obrigatórias que funcionam ao mesmo tempo (rede de água potável; rede de água servida; rede de combate a incêndio; rede de lastro; rede de arrefecimento do motor; rede de esgoto (esta última não tem nada a ver com o conceito de "esgoto" a que estamos acostumados, na verdade é o termo correto para esgotamento dos tanques em caso de inundação dos compartimentos estanques; a rede do "esgoto" que estamos acostumados chama-se, na verdade, rede de "água servida" cujos dejetos não são descartados para fora da embarcação senão antes de passarem por um tratamento químico adequado, mas geralmente são armazenados em tanques sépticos para descarga em portos). A rede de combate a incêndio possui bombeamento próprio e independente das demais bombas (no caso de embarcação bombeiro) e possui uma força absurda para bombear a água do oceano ou rio a fim de utilizá-la no combate ao fogo. As tubulações dessa rede possuem filtros, que também podem ser chamadas de caixa de mar, para evitar que sólidos sejam aspirados por poderosas bombas que são origem aos jatos de água :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por Chicabum »

Tiago Reis escreveu:Confesso que na minha santa ignorância nunca passou pela cabeça que existisse um barco bombeiro :mrgreen: :oops:
Bem interessante, estarei de olho aqui :thumbup:
Pois é Tiago!
Até eu ver esse eu também não sabia. Vou contar a história desse kit e aí vai ver a razão de ter ido atrás dele novamente.
A montagem vai ser devagar, até mesmo porque estou querendo acelerar o Camaro. Vamos ver como ficam dois modelos grandes na bancada! :twisted:
Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por Chicabum »

LRFOGA escreveu:Acompanhando com interesse :D

Embarcações bombeiro precisam ter um ótimo sistema de rede de combate a incêndio independente das outras redes de serviço obrigatórias que funcionam ao mesmo tempo (rede de água potável; rede de água servida; rede de combate a incêndio; rede de lastro; rede de arrefecimento do motor; rede de esgoto (esta última não tem nada a ver com o conceito de "esgoto" a que estamos acostumados, na verdade é o termo correto para esgotamento dos tanques em caso de inundação dos compartimentos estanques; a rede do "esgoto" que estamos acostumados chama-se, na verdade, rede de "água servida" cujos dejetos não são descartados para fora da embarcação senão antes de passarem por um tratamento químico adequado, mas geralmente são armazenados em tanques sépticos para descarga em portos). A rede de combate a incêndio possui bombeamento próprio e independente das demais bombas (no caso de embarcação bombeiro) e possui uma força absurda para bombear a água do oceano ou rio a fim de utilizá-la no combate ao fogo. As tubulações dessa rede possuem filtros, que também podem ser chamadas de caixa de mar, para evitar que sólidos sejam aspirados por poderosas bombas que são origem aos jatos de água :thumbup:
Bem vindo Foga! :)

Começar um tópico com uma aula dessas já é um privilégio e um grande estímulo para caprichar na montagem! :thumbup:
Puxe uma poltrona e fique à vontade!
Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por Thunderbolt »

Chegando para acompanhar.
Kit muito legal, lembro dele à venda nos anos 80.
Show de bola.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por Chicabum »

Vou falar um pouco do kit:

Esse é um kit clássico da Revell. Sua primeira edição data de 1962 e esta não está no Scalemate. Houve uma segunda edição com com a nova caixa em 1979 e em 2001 teve a terceira e última edição deste kit, que é este que lhes mostro agora. A Revell fez na época uma série de kits na escala HO para justamente compor dioramas com estruturas de ferromodelismo, este muito difundido nos EUA e Europa.
Imagem
A primeira edição é raríssima no exterior e a segunda, de 1979 foi a que tornou esse kit famoso na época. Aqui ele saiu no catálogo da Revell Kiko de 82/83. Esta versão feita aqui é disputada à tapa por colecionadores de kits.
Aqui a versão original do kit, com a pintura original e o modelo 1:1 ao fundo
Imagem

Minha história com esse kit é a seguinte: Nos anos 80 tinha uma loja de aeromodelismo chamada Casa Aerobrás no Shopping Ibirapuera aqui em São Paulo. Esta loja existe até hoje no endereço original no centro de São Paulo, mas acho que hoje só vende aeromodelos ou outros modelos RC. Todas as vezes que eu ia ao shopping, enquanto meus pais procuravam o que queriam comprar, eu passava na loja e ficava por lá até ser resgatado. Nessa época eu tinha uns 12 ou 13 anos. Um belo dia estava eu chegando na loja quando vejo na vitrine uma caixa enorme com esse navio. Foi paixão à primeira vista! Não preciso dizer que para mim custava o equivalente aos olhos da cara e mais um braço. :cry:

Aí foi um tal de juntar dinheiro de tudo o quanto foi jeito... mesada, serviços, grana de presente de aniversário... Até que uns 6 meses depois eu consegui o dinheiro para a compra. Cheguei na loja e pedi ao vendedor o kit. Ele olhou pra mim e perguntou: -Você quer esse kit? Tem certeza? e eu estufei o peito e disse: Esse mesmo, pode descer a caixa! Não preciso dizer a felicidade que eu saí da loja com uma caixa bem grande nos braços! :agitado: :agitado: :agitado: Foi uma grande conquista para mim e muitas vezes serviu de exemplo a mim mesmo para não desistir dos sonhos.

Um mês ou dois namorando o kit pois não tinha dinheiro para comprar as tintas e comecei a montar. Apanhei pra caramba e obviamente a montagem não ficou lá grande coisa. O kit era muito ruim com peças empenadas, a cola da Kikoler junto com a técnica restrita de quem não tinha como aprender além de dicas dos amigos da escola, fez essa goiaba ser um navio com várias falhas de montagem. Montei, mas confesso que foi uma decepção o resultado que consegui.

Aí se passaram mais de 30 anos e um dia, navegando pelo ebay encontrei esta reedição. O vendedor descrevia o kit como lacrado e que havia ficado todos esses anos esquecido no fundo do estoque da loja e agora em 2017 eles fizeram um levantamento completo e acharam esse e mais alguns outros kits dessa mesma época. Demorou mais de um mês para chegar e agora, com mais recursos técnicos e de equipamentos, espero fazer a montagem que eu queria ter feito na época.

Para minha constatação, o kit é tão ruim quanto o que eu montei nos anos 80, com o agravante de ter peças quebradas... Continua com o casco empenado, o convés torcido... Enfim, não havia um GT mais próprio para postar esse kit que marcou tanto a minha vida.
A montagem será devagar, mas me esforçando para caprichar!
Abraço a todos!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por Chicabum »

Thunderbolt escreveu:Chegando para acompanhar.
Kit muito legal, lembro dele à venda nos anos 80.
Show de bola.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Olá Tunder!
Relíquia para mim!
Puxa a poltrona e fique à vontade!
Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por Tiago Reis »

Muito legal sua história com o kit amigo :thumbup: :clap:
Que tamanho o kit fica depois de pronto? Não entendo nada de escala HO :mrgreen:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
newtoncw
Membro
Mensagens: 621
Registrado em: 11 Out 2012, 19:28
Nome: Newton Carlos Will
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-25A "Frogfoot" - Revell - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoi Su-7BKL "Fitter" - Kopro - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E 1º/14º GAv - AFV Club - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Sukhoi Su-35 - Kitech - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: MiG-31 Foxhound - Lindberg - 1/48
 

Re: The Firefighter - Revell - 1:87 HO

Mensagem por newtoncw »

Opa, vou acompanhar essa montagem :thumbup:
E curti muito a história envolvendo você e o kit, e com certeza os anos de experiência farão esta montagem ficar bem melhor do que aquela de anos atrás :thumbup:
NA BANCADA
ImagemImagemImagem
NO EXPOSITOR
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Responder

Voltar para “GT 69 - Piores Goiabas Possiveis”