Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

Fala meus amigos!

Atualização rápida na montagem da BMW Williams FW23.

Comecei colando as partes da carenagem e colocando bonder para fazer a funilaria. Foi bastante cola e lixa para deixar a carenagem igualada:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de seco, passei primer cinza para verificar as irregularidades:

Imagem

Imagem

Após, como a pintura vai ser branca e azul, passei o primer branco:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Acerca do primer, há uma diferença enorme entre o acrílico que estou usando (comprei da PR Colors) e o da Tamiya (tanto o cinza quanto o branco).

O acrílico parece que forma uma película muito resistente e, depois de seco, é difícil de tirar até com lixa. Ao toque, fica completamente liso como se fosse fosse tinta mesmo.

Já os da Tamiya ficam extremamente ásperos ao toque e, ao passar a lixa mesmo de gramatura alta e bem na manha, já sai o primer e começa a aparecer o fundo.

Vou aposentar esses primers da Tamiya.

E por fim, simulei fibra de carbono na suspensão e pintei algumas partes de prata:

Imagem

Amanhã devo partir para pintura branca e testar os azuis para ver qual vou usar.

Abs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por anghinoni »

exatamente a mesma funilaria que tive que fazer na minha FW11 da tamiya... :mrgreen:
to achando que é o mesmo molde eheh

eu tive que refazer umas 5 vezes acho que porque fiz com putty em vez de bonder ai rachava facil por ser muito fina... o que fiz para resolver foi colar folha de estireno por dentro para reforçar a uniao das pecas.
devia ter feito que nem voce, bonder mas na hora nao veio a ideia :D
Imagem
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:exatamente a mesma funilaria que tive que fazer na minha FW11 da tamiya... :mrgreen:
to achando que é o mesmo molde eheh

eu tive que refazer umas 5 vezes acho que porque fiz com putty em vez de bonder ai rachava facil por ser muito fina... o que fiz para resolver foi colar folha de estireno por dentro para reforçar a uniao das pecas.
devia ter feito que nem voce, bonder mas na hora nao veio a ideia :D
Imagem
E aí Anghinoni, tudo certo?

Eu só uso putty para tapar buracos. Quando há junção de peças, sempre uso a bonder. Além de preencher o espaço, acaba colando e/ou reforçando a cola das duas peças.

A bonder dá mais trabalho para lixar, mas o resultado vale o esforço.

Abs.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por anghinoni »

pabloaantunes escreveu:
anghinoni escreveu:exatamente a mesma funilaria que tive que fazer na minha FW11 da tamiya... :mrgreen:
to achando que é o mesmo molde eheh

eu tive que refazer umas 5 vezes acho que porque fiz com putty em vez de bonder ai rachava facil por ser muito fina... o que fiz para resolver foi colar folha de estireno por dentro para reforçar a uniao das pecas.
devia ter feito que nem voce, bonder mas na hora nao veio a ideia :D
Imagem
E aí Anghinoni, tudo certo?

Eu só uso putty para tapar buracos. Quando há junção de peças, sempre uso a bonder. Além de preencher o espaço, acaba colando e/ou reforçando a cola das duas peças.

A bonder dá mais trabalho para lixar, mas o resultado vale o esforço.

Abs.
E ai, beleza, a anta aqui sabe usar bonder mas nao teve a ideia na hora :rir_muito:
acho que porque eu vi outra montagem na net que ficou perfeito (foto abaixo), mas acho que porque eu sou mao pesada mesmo, ele rachava sempre na hora de lixar/polir a pintura ai eu tinha que fazer tudo de novo.


Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por TioDrakul »

pabloaantunes escreveu:Fala meus amigos!

Atualização rápida na montagem da BMW Williams FW23.

Comecei colando as partes da carenagem e colocando bonder para fazer a funilaria. Foi bastante cola e lixa para deixar a carenagem igualada:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois de seco, passei primer cinza para verificar as irregularidades:

Imagem

Imagem

Após, como a pintura vai ser branca e azul, passei o primer branco:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Acerca do primer, há uma diferença enorme entre o acrílico que estou usando (comprei da PR Colors) e o da Tamiya (tanto o cinza quanto o branco).

O acrílico parece que forma uma película muito resistente e, depois de seco, é difícil de tirar até com lixa. Ao toque, fica completamente liso como se fosse fosse tinta mesmo.

Já os da Tamiya ficam extremamente ásperos ao toque e, ao passar a lixa mesmo de gramatura alta e bem na manha, já sai o primer e começa a aparecer o fundo.

Vou aposentar esses primers da Tamiya.

E por fim, simulei fibra de carbono na suspensão e pintei algumas partes de prata:

Imagem

Amanhã devo partir para pintura branca e testar os azuis para ver qual vou usar.

Abs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Me diz uma coisa, esse primer acrílico "PR Colors" é o que o Blog do Chiquito vende? Que eu arrumei um desses um tempinho atrás mas estava com receio de usar (eu ando em uma cruzada atrás do acabamento liso perfeito), se ele deu certo assim então me anima a arriscar para ver no que vai dar :thumbup:
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

TioDrakul escreveu:
Me diz uma coisa, esse primer acrílico "PR Colors" é o que o Blog do Chiquito vende? Que eu arrumei um desses um tempinho atrás mas estava com receio de usar (eu ando em uma cruzada atrás do acabamento liso perfeito), se ele deu certo assim então me anima a arriscar para ver no que vai dar :thumbup:
Fala TioDrakul, blz?

É dele mesmo, do Blog do Chiquito. O primer depois de aplicado e seco fica liso como se formasse uma camada "plástica" no kit, igual a tinta mesmo, diferente dos primers da Tamiya que ficam arenosos e ásperos. Além disso, isolou muito bem o plástico evitando reagir com thinner, "arrepiando" o plástico como aconteceu comigo em outras montagens que usei os da Tamiya.

Esse é meu terceiro kit montado com esse tipo de primer e depois de aplicado nem precisa lixar que fica liso. Aplico duas, no máximo três demãos finas para não carregar.

Pode mandar a ver aí que vai gostar do resultado. :bala:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por anghinoni »

pela minha experiencia aqui
o que faz o primer ficar liso ou arenoso/aspero é com o que e como vc dilui e como aplica (aerografo, pressao, etc) e nao o primer

eu tenho resultados distintos com o mesmo primer (laca, tamiya, acrilex, PU) dependendo do que uso para diluir, de que aerografo uso (atomizacao diferente), de que pressao, velocidade e distancia da passada, dependendo da bruxaria da pra deixar brilhante :mrgreen:

o mais liso e fino que consegui foi com primer universal lazzuril diluido muito em anjo ecoeficiente 5000 ou primer PU anjo slim 8.1 em lazzuril 454.

mas mesmo assim nunca fica tao liso do que passar uma lixa 1200 pra cima no primer. por isso acho que tem que desencanar, se preocupar é com o isolamento, aderencia e o mais importante, nao ficar grosso matando os detalhes do kit :mrgreen:
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por pabloaantunes »

anghinoni escreveu:pela minha experiencia aqui
o que faz o primer ficar liso ou arenoso/aspero é com o que e como vc dilui e como aplica (aerografo, pressao, etc) e nao o primer

eu tenho resultados distintos com o mesmo primer (laca, tamiya, acrilex, PU) dependendo do que uso para diluir, de que aerografo uso (atomizacao diferente), de que pressao, velocidade e distancia da passada, dependendo da bruxaria da pra deixar brilhante :mrgreen:

o mais liso e fino que consegui foi com primer universal lazzuril diluido muito em anjo ecoeficiente 5000 ou primer PU anjo slim 9.1 em lazzuril 454.

mas mesmo assim nunca fica tao liso do que passar uma lixa 1200 pra cima no primer. por isso acho que tem que desencanar, se preocupar é com o isolamento, aderencia e o mais importante, nao ficar grosso matando os detalhes do kit :mrgreen:
Com certeza Anghinoni, concordo com sua colocação. A diluição/pressão/forma de passar interfere sobremaneira no resultado final.

Sobre o primer, li que eles usam talco juntamente com a tinta para proporcionar aderência. Minha impressão é que nos da Tamiya "parece" que há uma concentração maior, deixando muito evidente esse aspecto áspero/arenoso como mencionei. Aí se forçar na diluição para corrigir, como já fiz, pode na largada arrepiar o plástico.

Já sobre o acrílico que estou usando, não se percebe esse aspecto áspero/arenoso ao toque e fica de certa forma liso. Só não fica com um aspecto considerado liso onde se carrega demais em uma parte gerando aspecto tipo ondulado, como acontece com as tintas mesmo. Eu uso para diluição nos dois o thinner luksnova 237. Já usei terebentina para diluir os da Tamiya, mas o cheiro é horrível.
Avatar do usuário
kmsampaio
Membro
Mensagens: 795
Registrado em: 04 Mar 2015, 17:00
Nome: Kleber Sampaio
Localização: Marília/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24
 

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por kmsampaio »

Maravilha sua funilaria Pablo!

Só não dou um pitaco no primer, pois para mim era normal eles ficarem ásperos mesmo. Até agora só usei o da Tamiya Ligth Gray e da Colorgin, da lata verde.

Sigo aqui no cantinho, só de olho :shock:
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: BMW Williams FW23 - Revell - 1/24

Mensagem por Tiago Guilger »

eu também não vou opinar sobre o primer, mas tua funilaria ficou excelente, com certeza!! :thumbup: :clap: :clap:
Responder

Voltar para “GT 71 - Carros Alemaes”