SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Tintas Acrilex e Aerógrafo

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Dougvoador
Super Membro
Mensagens: 2520
Registrado em: 25 Set 2013, 16:14
Nome: Douglas Torres de andrade
Localização: Uberlandia MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: USS Missouri - Revell - 1/535 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Tipo XXXIII - ICM -1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Alemão Wilhelm Bauer - Revell - 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: U-boot german submarine tipo 206A- Revell- 1/144 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Submarino Americano USS Lionfish - Revell - 1/180 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Tiger I early version, Academy, 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M2 Bradley , Academy, 1/35. GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1126 "stryker" (ICV) - Trumpeter - 1/35 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: M1025 - Academy - 1/35 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-boat Tipo IX-B, academy,1/150 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: German Submarine TYPE IIB - Revell - 1/144 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII D Minelayer - Revell - 1/350 GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: Uboat Type XXIII - Trumpeter - 1/144 GT 30 - Madrugada dos Mortos - Montagem: M998 desert patrol, Italeri,1/35. GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Submarino japonês I-19 AFV club,1/350 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: 3,7 cm flak37 SDKFZ 7/2 Armored cab type.Tamya 1/35. GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: M1151, academy , 1/35. GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Panzer II AUSF F/G, Tamya 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer III Ausf L, TAMIYA 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Staghound MK I - Italeri 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Hetzer 38T early Academy 1/35. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48. GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Jagdpanther Late version, tamiya 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Panzer II Ausf. B TAMIYA 1/48.
 

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Dougvoador »

Amigo, pode ser muita pressão.

Já pensou em usar as tintas próprias do hobby?
Humbrol esmalte ta na casa dos 8 reais.
Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Dougvoador escreveu:Amigo, pode ser muita pressão.

Já pensou em usar as tintas próprias do hobby?
Humbrol esmalte ta na casa dos 8 reais.
Muita? Eu achei que poderia ser pouca pressão. Me perdi agora.

Já pensei sim, mas gostaria de testar as opções nacionais primeiro, por serem mais fáceis de se encontrar. Mas se não tiver jeito, farei isso.

Obrigado!
Avatar do usuário
Rodrigo Stulzer
Membro
Mensagens: 204
Registrado em: 18 Mar 2014, 12:03
Nome: Rodrigo Stulzer
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Rodrigo Stulzer »

Atualização felizão :-)

Mudei o esquema da diluição e coloquei só álcool (de cozinha mesmo, 46%), ao invés do vidrex. Nossa, melhorou muito!

Olhem o nosso amigo Esquelético:

Imagem

Ainda faltou algumas partes para cobrir, mas a tinta acabou no copinho e deixei assim mesmo.

Daí como funcionou, peguei uma garrafa pet que havia passado primer colorgin, diluí uma tinta laranja e passei nela. Ficou bom também.

Com os bons resultados, resolvi pintar a base do planador que estou montando. Na caixa falava para pintá-la de vermelho, mas como o bico vai ser laranja, achei que esta cor iria combinar mais.

Olhem como ficou:

Imagem

Aqui a tinta ainda estava um pouco molhada e dá para ver as saliências na pintura. Mas logo ela secou e ficou bem lisinho. Adorei o resultado.

Esta semana vou dar um jeito de conseguir um álcool isopropílico ou um de cereais, que daí acho que vai funcionar melhor ainda, pois como o que estou usando só tem 46%, pegando estes com mais de 90% vai ficar melhor ainda.

Obrigado pelos comentários e pelas dicas pessoal. Estão ajudando muito!
falves
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 13 Jun 2014, 22:36
Nome: Fábio Alves
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por falves »

Gostaria de uma ajuda quanto ao uso das tintas Acrilex acrílicas foscas (as de tampa verde). USO SOMENTE PINCÉIS
Comprei uma cor para fazer alguns testes em um kit que tenho aqui e estou tendo problemas quanto à diluição. Lavei o kit deixando-o de molho e água e sabão em pó, depois de 24h lavei em água corrente, deixando secar ao natural por completo.
Porém a tinta parece que não adere perfeitamente ao plástico. Tentei diluição em água e em álcool comum (etanol) na proporção de uma parte de tinta para 2 de cada solvente em separado. Tentem também a diluição de 1 parte de tinta e 1 de solvente.
Usei como solventes também veja vidrex, veja comum, álcool isopropílico (nesse caso a tinta aglutina e não pode ser usada) todos os solventes em separado e na proporção de 1:1. A tinta dilui bem em todos os solventes menos o isopropílico, e apresenta uma baixa aderência ao plástico. Repeti os testes usando primer cinza colorgin em spray, porém os resultados se repetiram. Fiz alguns testes com verniz acrilex em spray, e mesmo assim a aderência não foi das melhores.
Em todos os casos até mesmo sem a diluição a tinta fica arenosa, o que só melhora após uma “lixada” do material com um papel toalha.
Já trabalhei com tintas acrílicas da Hobby Cores e as da Tamya (melhores que as primeiras)
USO SOMENTE PINCÉIS.
1) Qual a melhor forma de se diluir?
2) Alguma dica em especial?
Obrigado
Avatar do usuário
Kakadu
Super Membro
Mensagens: 1009
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 74 vezes
Curtiram: 37 vezes

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Kakadu »

Talvez se VC lixasse a peca antes de pintar poderia ajudar na aderência.b

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Arturius
Super Membro
Mensagens: 1849
Registrado em: 23 Jun 2012, 03:16
Nome: Artur Vicente Geronazzo
Localização: Curitiba/PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: F/A-18 Hornet - Italeri - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CAPITAO AMERICA - Polar Lights GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Merlin HC3 - Airfix - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Spitfire MK II - Douglas Bader - Revell 1/48 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: Chevy Sport Pick-up - Monogram - 1/24
 

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por Arturius »

Olha fábio, quando usava as Acrilex, diluía em Vidrex (o transparente) numa proporção igual ou superior a 2:1 (diluente : tinta).

Basicamente eu seguia 3 passos, essenciais:
- Primer (usava o Colorgin Uso Geral) , se ficasse rugosa a superfície aplicada, depois de seca lixava de leve para um melhor acabamento se necessário aplicava nova camada de primer. Lembrando que se deve seguir as recomendações de aplicação, manter o frasco a 30cm do modelo, e aplicar em movimentos paralelos e continuos, como indica na lata. Lembrando também, como as Acrilex não são específicas pro plastimodelismo, não aderem a superfície necessitando obrigatoriamente de primer.
- Tinta diluída, tem que testar, cada pessoa chega a uma medida. Pois é necessário levar em conta região onde mora (umidade, altitude, etc), e aplicar pelo menos 2 demãos de tinta, nada de tentar cobrir tudo de uma só vez. O resultado acaba sendo ruim.
- Verniz, após a aplicação da tinta. Para selar a pintura, evitando problemas.

Bom, essa é minha pequena experiência, mas se possível aconselho usar tintas específicas pro hobby.
Espero ter ajudado.

Abraços
Art
Imagem"Uma nova jornada! Oss!"
Avatar do usuário
LucianoMoreno
Super Membro
Mensagens: 1214
Registrado em: 26 Mai 2015, 14:07
Nome: Luciano Moreno
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por LucianoMoreno »

falves escreveu:Gostaria de uma ajuda quanto ao uso das tintas Acrilex acrílicas foscas (as de tampa verde). USO SOMENTE PINCÉIS
Comprei uma cor para fazer alguns testes em um kit que tenho aqui e estou tendo problemas quanto à diluição. Lavei o kit deixando-o de molho e água e sabão em pó, depois de 24h lavei em água corrente, deixando secar ao natural por completo.
Porém a tinta parece que não adere perfeitamente ao plástico. Tentei diluição em água e em álcool comum (etanol) na proporção de uma parte de tinta para 2 de cada solvente em separado. Tentem também a diluição de 1 parte de tinta e 1 de solvente.
Usei como solventes também veja vidrex, veja comum, álcool isopropílico (nesse caso a tinta aglutina e não pode ser usada) todos os solventes em separado e na proporção de 1:1. A tinta dilui bem em todos os solventes menos o isopropílico, e apresenta uma baixa aderência ao plástico. Repeti os testes usando primer cinza colorgin em spray, porém os resultados se repetiram. Fiz alguns testes com verniz acrilex em spray, e mesmo assim a aderência não foi das melhores.
Em todos os casos até mesmo sem a diluição a tinta fica arenosa, o que só melhora após uma “lixada” do material com um papel toalha.
Já trabalhei com tintas acrílicas da Hobby Cores e as da Tamya (melhores que as primeiras)
USO SOMENTE PINCÉIS.
1) Qual a melhor forma de se diluir?
2) Alguma dica em especial?
Obrigado

falves, qtas demãos vc deu??
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Tintas Acrilex e Aerógrafo

Mensagem por TioDrakul »

Eu gostaria de compartilhar a minha experiência atual com as Acrilex. Primeiro, NÃO use as Acrilex para tecido, elas são "emborrachadas" e não aderem ao plástico corretamente, use as Decorfix foscas. Eu também usava Vidrex para fazer a diluição mas faz algum tempo que o fabricante mudou a formulação, e desde então não funcionou mais corretamente (eu acredito que eles tenham removido a amônia da formulação). Mas tenho tido resultados melhores agora usando cera incolor como diluente, como por exemplo a cera "Bravo Flash" ou a "Poliflor".
Responder

Voltar para “Dúvidas”