Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Metodos

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Ruggiero
Novato
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Set 2013, 21:35
Nome: Fabio Ruggiero Manente
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Metodos

Mensagem por Ruggiero »

Pessoal sempre tive uma duvida em relação a pintura, qual tecnica vocês mais utilizam ???

Vocês pintam tudo antes e depois fazem as montagens ? Por exemplo no avião, pintam as asas etc e depois colam, ou só fazem isso somente nas peças pequenas ???

Montam e depois usam mascaras para pintar a parte que querem ???

Outra duvida, geralmente quantas maos vocês costumam dar na pintura ? Minha preocupação é dar varias e perdem todo o relevo da estrutura.
Avatar do usuário
Hugo
Membro
Mensagens: 199
Registrado em: 01 Jan 2014, 04:08
Nome: Hugo
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Metodos

Mensagem por Hugo »

Ruggiero escreveu: Vocês pintam tudo antes e depois fazem as montagens ? Por exemplo no avião, pintam as asas etc e depois colam, ou só fazem isso somente nas peças pequenas ???
Geralmente eu monto, arrumo o que precisa com massa putty e depois pinto. Exceção a algumas peças pequenas, como um trem de pouso, por exemplo, em que o trem é branco com pneu preto. Como é muito pouco pratico montar, pintar numa cor, fazer uma "micro-máscara" e pintar a outra, eu faço separado dai monto.
Ruggiero escreveu:Outra duvida, geralmente quantas maos vocês costumam dar na pintura ? Minha preocupação é dar varias e perdem todo o relevo da estrutura.
Eu uso aerógrafo, então geralmente uma resolve, com tinta bem diluída. Na dúvida é melhor diluir a tinta um pouco mais, mesmo que signifique mais demãos. Essa experiência vêm com o tempo. Não que eu tenha, mas ela vêm hehehehe
Ruggiero escreveu:qual tecnica vocês mais utilizam ???
Aerógrafo. Como não sei se a duvida é específica, não posso responder melhor que isso :)
Voltando à ativa, mas em ritmo de carnaval.
Ruggiero
Novato
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Set 2013, 21:35
Nome: Fabio Ruggiero Manente
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Metodos

Mensagem por Ruggiero »

Perfeito, era essa a idéia da resposta mesmo ... porque ja tive experiencias de pintar antes e depois de aplicar a cola muda um pouco a cou ou então parece que cria uma bolha por cima (cola) nesse caso tive que lixar e pintar denovo ...
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Metodos

Mensagem por Hartmann »

Fábio,

Eu sempre estudo o manual antes, verificando a sequência de montagens. Tem coisa que é necessário pintar antes, até mesmo no sprue (árvore com as peças).

No caso de aviação militar, pinto peças pequenas e as que vão fazer parte do cockpit e outras partes internas do avião, cuja pintura, depois de montado, será difícil ou impossível.

Assim, as laterais do cockpit, painel de instrumentos, piso, etc, eu pinto antes. Então monto o cockpit e, em seguida, fecho o pastel, ou seja, uno as duas partes da fuselagem. Uma vez unida as metades da fuselagem e montadas as asas, deriva vertical, profundares, etc, eu aplico a seladora para plásticos, o primer e, depois, pinto tudo. O uso da seladora para plásticos é para promover maior adesão do primer e da tinta que uso na maioria das pinturas externas (Duco Automotiva), que é bem sensível a arrancamento com fita de mascaramento, se não estiver bem aderida. Também uso tinta enamel (esmalte sintético), que não tem o mesmo problema... :thumbup:

Trens de pouso, portas dos porões de trens de pouso, armamentos etc, eu pinto e monto à parte. Então aplico verniz brilhante e, algumas horas após, aplico os decais. Aí vem a colagem de peças como trens de pouso, armamentos, etc.

Depois dos decais (no dia seguinte), aplico novamente verniz brilhante para "selar" os decais. Depois, vem o wash (lavado), para realçar linhas e detalhes da fuselagem e demais superfícies. Depois do excesso de wash removido, vem o verniz fosco. Lembre-se de proteger as partes transparentes (no meu caso, elas já estão protegidas pelo mascaramento, que só tiro após o verniz fosco). A menos que você queira ser surpreendido por partes transparentes totalmente foscas! :rir_muito:

É basicamente isso... :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Metodos

Mensagem por denis bonetti »

Ruggiero,

Os colegas Hugo e Hartamann resumiram bem o que normalmente se faz numa montagem.

Existem casos e casos e é justamente por esse motivo que o Hartamann bem lembrou: o primeiro passo é estudar o manual antes de tudo e mais ou menos ir programando a sequência que melhor se adapta ao modelo e as tuas habilidades.

Eu, por exemplo, pinto os porões dos trens de pouso e de armamentos depois da pintura do avião. Normalmente o pessoal pinta isso primeiro, mascara com papel higiênico molhado ou massinha de modelar e depois pinta o modelo.

Não raras vezes (mais uma vez na contra mão da maioria) monto o avião todo, inclusive com estabilizadores verticais e horizontais, para depois pintar tudo junto. É o meu jeito e me serve. E as vezes pinto essas peças em separado. Diria que depende, como quase tudo na vida.

Aqui encontraras de tudo um pouco e acredito que o mais indicado seria dares uma navegada pelos tópicos de cada um de nós e ir vendo o que esta rolando.

Abraços e espero ter ajudado um pouco.
Responder

Voltar para “Pintura”