SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Luzes e sombras

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Darth_Tyranus
Membro
Mensagens: 715
Registrado em: 13 Jan 2013, 03:07
Nome: André Marcuzzo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Luzes e sombras

Mensagem por Darth_Tyranus »

Eu tenho uma dúvida, no efeito de pós-sombreamento, seria possível usar a cor Tamiya Smoke x-19? O efeito seria similar?
Pausa para melhorar bancada.
Avatar do usuário
ajcmac
Super Membro
Mensagens: 1250
Registrado em: 25 Jul 2012, 23:07
Nome: António Machado
Localização: Portugal
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Luzes e sombras

Mensagem por ajcmac »

Darth_Tyranus escreveu:Eu tenho uma dúvida, no efeito de pós-sombreamento, seria possível usar a cor Tamiya Smoke x-19? O efeito seria similar?
Darth_Tyranus

Eu nunca usei o smoke mas suponho que o efeito será o mesmo. Sei de modelistas que o fazem e o Galttar acho que já o usou. Ele poderá dar uma melhor opinião.

Um abraço

ajcmac
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Luzes e sombras

Mensagem por Galttar »

Com o Smoke o efeito é similar e me agradou bastante. Pode ver um exemplo na montagem do Spitfire. Veja na minha assinatura.

Imagem

Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Avatar do usuário
Foks
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 21 Nov 2013, 12:03
Nome: Alvaro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Luzes e sombras

Mensagem por Foks »

Apenas lembrando ao pessoal que "luzes e sombras" podem ser aplicados para duas funções diferentes!

Uma é para simular desgastes na pintura e na peça, a outra é para criar ilusão de volume e melhorar o aspecto "3d" da peça. Na segunda hipótese, o uso é muito bem vindo em peças muito pequenas.

Caso não queira um veículo muito desgastado, cuidado com a aplicação de luzes e sombras, afinal, ela não é uma regra do tipo "deve ser feita em todos os modelos!". ;)

Abraço!
Avatar do usuário
Nilson
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Mai 2014, 16:46
Nome: Nilson Antero de Souza
Localização: poços de caldas mg
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Luzes e sombras

Mensagem por Nilson »

Antonio, sou iniciante com aerógrafo e fiquei com uma duvida, onde vc menciona (Aumento um pouco a pressão do compressor e fecho o aerografo para fazer linhas o mais finas possíveis) no caso seu aerógrafo tem regulagem pra afinar o spray de tinta ou tem uma técnica pra isso?

obrigado por compartilhar. :clap:
abraços
Nilson
Imagem
Avatar do usuário
ajcmac
Super Membro
Mensagens: 1250
Registrado em: 25 Jul 2012, 23:07
Nome: António Machado
Localização: Portugal
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Luzes e sombras

Mensagem por ajcmac »

Nilson escreveu:Antonio, sou iniciante com aerógrafo e fiquei com uma duvida, onde vc menciona (Aumento um pouco a pressão do compressor e fecho o aerografo para fazer linhas o mais finas possíveis) no caso seu aerógrafo tem regulagem pra afinar o spray de tinta ou tem uma técnica pra isso?

obrigado por compartilhar. :clap:
abraços
Nilson
Nilson

O meu aerografo é um harder & steenbeck com duas agulhas. Uma de 2 e outra de 4m/m e tem um regulador de agulha que me permite alterar a espessura do risco quando pinto.

Um abraço

ajcmac
Avatar do usuário
Nilson
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Mai 2014, 16:46
Nome: Nilson Antero de Souza
Localização: poços de caldas mg
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Luzes e sombras

Mensagem por Nilson »

ajcmac escreveu:
Nilson escreveu:Antonio, sou iniciante com aerógrafo e fiquei com uma duvida, onde vc menciona (Aumento um pouco a pressão do compressor e fecho o aerografo para fazer linhas o mais finas possíveis) no caso seu aerógrafo tem regulagem pra afinar o spray de tinta ou tem uma técnica pra isso?

obrigado por compartilhar. :clap:
abraços
Nilson
Nilson

O meu aerografo é um harder & steenbeck com duas agulhas. Uma de 2 e outra de 4m/m e tem um regulador de agulha que me permite alterar a espessura do risco quando pinto.

Um abraço

ajcmac
Entendo, não sabia que tinha aerógrafo com estas características, o meu é um steula bc 62 e só tem uma agulha de 3mm e pelo que estou vendo é bem limitado, pois não tem nenhum tipo de regulagem, :thumbdown: :pensando:
obrigado Antonio
abraço
Nilson
Imagem
Responder

Voltar para “Como Fazer”