HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  F4E PHANTOM II REVELL 1/32

Moderadores: AndréRM, Moderadores GT

Avatar do usuário
blackbird
Super Membro
Mensagens: 1780
Registrado em: 28 Jul 2012, 11:19
Nome: Lex Leon Dorigoni
Localização: Erechim-RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4E PHANTOM II REVELL 1/32 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 1/32 DIGITAL CAMO GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: German MAUS - Dragon - 1/35 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: BF-109 1/32 ERICH HARTMANN GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: CAÇA BOMBARDEIRO ARC-170 STAR WARS

F4E PHANTOM II REVELL 1/32

Mensagem por blackbird »

Eu estava devendo uma foto do kit então vou colocar a foto da caixa e posteriormente outras partes:
Trata-se de um kit antigo da Revell, um kit com encaixes grosseiros e muita coisa empenada, mas nada que muito suor não melhorasse, não farei o modelo que estampa a caixa, mas sim com outras insígnias que tenho e outras que recebi do grande Paulão:
Imagem

ola amigos, estou transferindo do fórum antigo um trabalho meu que está em andamento: o kit não trazia muitos detalhes, o painel era decal, então foi todo refeito em scratch, espero que gostem, assim que avançar na montagem posto mais fotos, abraços....
Imagem

Alguns detalhes do painel, todo refeito em scratch:
Imagem

Imagem

Imagem

Nas tubeiras de escape,acresci detalhes a face interna do escape traseiro, pois o mesmo vem liso, e na realidade possui ranhuras, cortei tiras de papel prensado e o efeito foi bem legal, abraços....

Imagem

Imagem

Imagem


mais uma foto do painel dianteiro:

Imagem


Seguindo o detalhamento do Phantom, parti para detalhar o escape da turbina, utilizei lacre de tampa de remédio, e a tampinha de detergente pra parte interna:

Imagem

Imagem

Imagem

Na minha humilde opinião ficou bom, aceito dicas e sugestões, mas saber que partiu de um escape totalmente liso e sem detalhes penso ter elevado o detalhamento deste modelo, abraços e até mais....

Foto do escape real do Phantom:
Imagem

Seguindo o detalhamento do escape, coloquei o radome ao centro,aqui pode ser visto um com e outro sem:
Imagem

Imagem

Imagem


Olha, ao vivo ficou vem legal, realmente colocar o radome ao centro aproximou ainda mais da realidade, abraços e seguirei a montagem do phantom, abraços e até logo...

Agora parti pra detalhar o porão do trem de pouso dianteiro, utilizei arame fino de resistência de chuveiro, e para as abas laterais, papelão prensado fino:

Recorto o papelão de maneira que fique proporcional a escala e colo com cola cascorex, que aguenta a tinta, cola branca escolar tende a soltar quando umidecida, esta mistura de materiais é bem interessante pois nos possibilita fazer inúmeras alterações nos kits, realmente estou virando fã deste tal de scratch:


Imagem
Eu refiz algumas tubulações que existem no phantom, pois o kit vinha liso, sem nada mesmo, espero que tenha ficado razoável, abraços a todos e seguirei o trabalho, que diga-se de passagem está dando um trabalhão, mas vale a pena pois adoro plastimodelismo.

Resolvi dar uma retrabalhada na turbina que vinha com o Phantom, a mesma tinha as pás internas unidas, totalmente irreal e o cone dianteiro grudado com as pás o que é fora da realidade, então parti pro scratch, não utilizei nada da peça que veio co o kit, apenas utilizei ela como referência do tamanho e proporção:
Primeiramente, recortei um pedaço de latinha de refri, e com ajuda de um compasso medi o tamanho e fiz um círculo com alumínio, na intenção de reproduzir o Fan do motor:

Imagem


Aqui pode ser visto a peça que veio com o kit e a que eu estou criando, reparem que a que veio tem Fan e cone dianteiro grudadas, uma falha total no quesito realismo:
Imagem


Aqui já podem ser vistos o fan com suas pás dobradas, e o novo cone com suas aletas, e ao lado a peça original do kit:
Imagem

Imagem


Aqui o novo Fan ao lado do novo cone:
Imagem

Espero que tenham gostado, podem criticar a vontade ainda estou engatinhando, assim que avançar na montagem posto mais, abraços a todos e boas montagens!

Prosseguindo , cone frontal já em seu arco e fan dentro da turbina:

Imagem

Seguindo o trabalho na turbina do Phantom, pude perceber olhando fotos, que a mesma possui duas aletas em sua parte frontal, junto ao cone frontal:

Imagem

Note-se as grandes aletas na entrada da turbina!!!

Coloquei as tais aletas, unidas ao cone frontal, nas laterais da mesma eu utilizei alumínio de latinha de refri para fazer o reforço que observei existir no real:

Imagem

Imagem


Resolvi fazer uma pré montagem para ver como ficaria o conjunto todo montado:
Imagem


Não sei se pelas fotos dá pra perceber, mas o efeito tridimensional ficou bem realístico, ao meu ver é claro...
Imagem

Imagem


Aqui coloquei o conjunto que veio com o kit ao lado do que eu reproduzi, reparem que o cone de fábrica é mais semelhante a um míssil enquanto que o verdadeiro é bem mais arredondado, como o que tentei reproduzir em scratch. Geralmente as turbinas em kits vem assim, unidas sem o menor realismo, achei bem legal o efeito que ficou, mas esta brincadeira me custou 3 dias de trabalho, espero que tenham gostado e assim que avançar na montagem postarei, grande abraço a todos e ótimas montagens!!!
Imagem
Editado pela última vez por blackbird em 02 Nov 2012, 13:24, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
jose luiz
Super Membro
Mensagens: 2326
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:19
Nome: José Luiz Donizete Pavezzi
Localização: Potirendaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por jose luiz »

seja bem vindo black, manda bala na montagem aqui. to acompanhando
abraços
Imagem
Avatar do usuário
blackbird
Super Membro
Mensagens: 1780
Registrado em: 28 Jul 2012, 11:19
Nome: Lex Leon Dorigoni
Localização: Erechim-RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4E PHANTOM II REVELL 1/32 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 1/32 DIGITAL CAMO GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: German MAUS - Dragon - 1/35 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: BF-109 1/32 ERICH HARTMANN GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: CAÇA BOMBARDEIRO ARC-170 STAR WARS

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por blackbird »

Seguindo os detalhamentos do motor do Phantom, coloquei algumas tubulações:
Imagem


Tubulação acrescentada que antes inexistia, juntamente com presilhas feitas em aluminio:
Imagem


Também coloquei uma peça em formato retangular que aparece no motor real logo atrás do fan:
Imagem


Percebi que existem "conectores" maiores antes de umas tubulações na parte traseira da turbina os representei com sprue cortado e lixado:
Imagem

Aqui já é possível ver as peças em scratch que coloquei coladas em seus locais:
Imagem

Imagem


coloquei uma cinta feita de latinha na parte traseira pois percebi que as tubulações são cobertas por uma chapa no motor real:
Imagem

Seguindo no detalhamento da turbina estou fazendo mais alguns tubos que se encontram na parte central da turbina,
eu meço o tamanho e dobro o arame no formato desejado:

Imagem

Para ficar mais realista não utilizarei emendas farei o desenho com um único fio, pude perceber através de fotos que existe uma peça no meio, eu a refiz com um pedacinho de aluminio e fiz quatro orifícios por onde irão passar os fios:
Imagem

Após inúmeras dobras e verificando constantemente o formato este é um pré resultado:
Imagem


E aqui ao lado do que era antes pode ser percebido o quanto aumentará o realismo:
Imagem

E agora como que ficou a colocação do scratch:
Ainda falta um ajuste aqui um ali;

Imagem
Aqui já corrigido algumas imperfeições:
Imagem


Continuando o detalhamento da turbina do Phantom, acresci mais alguns canos e conexões, ainda ha muito por fazer, mas o trabalho vai valendo a pena quando vemos o quanto o modelo ganha em realismo com alguns ajustes, abraços a todos!!!
Avatar do usuário
blackbird
Super Membro
Mensagens: 1780
Registrado em: 28 Jul 2012, 11:19
Nome: Lex Leon Dorigoni
Localização: Erechim-RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4E PHANTOM II REVELL 1/32 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 1/32 DIGITAL CAMO GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: German MAUS - Dragon - 1/35 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: BF-109 1/32 ERICH HARTMANN GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: CAÇA BOMBARDEIRO ARC-170 STAR WARS

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por blackbird »

Imagem

Imagem

Imagem


Seguindo no detalhamento vou utilizando fotos como base e pude perceber que existe uma tubulação na lateral dda turbina meio achatada no inicio e arrendondada no final:
Imagem


Com um pedaço de sprue e um pedacinho de cano de desodorante aerosol resolvi fazer esta peça:
Lixei o sprue para que ficasse no formato mais achatado no inicio, e o resultado foi esse:
Imagem


E aqui coloquei a parte traseira desta peça que é mais fina e redonda:
Imagem


Após esta etapa, resolvi partir para a parte inferior frontal da J-79, que até então estava lisa de detalhes, o que não condizia com a realidade, pois pude perceber em inúmeras fotos que esta turbina tem inúmeras peças neste local e tentarei reproduzir aquilo que conseguir:

Aqui a peça ainda sem detalhes:
http://img846.imageshack.us/img846/2822/dsc05040w.jpg


Com um pedaço de fio para amarrar presentes, refiz uma tubulação mais grossa que esta presente na J-79, interessante que o formato deste scratch lembra um metal trançado, muito semelhante ao que realmente é utilizado:
Imagem

Aqui na parte inferior foram colocadas mais peças para representar as peças que vi nas fotos, note-se que o cano que vem de cima se conectará a uma destas peças:

Imagem

Imagem

E ficou assim:
Imagem

Ainda tenho que acrescentar alguns detalhes, mas se você pegar de onde saiu pelo menos pra mim está ficando aceitável, mas dá pra melhorar alguns itens ainda, a todos um grande abraço e até mais, e podem criticar a vontade, estou aqui pra aprender...

Seguindo recortei uma chapinha de alumínio para fazer o acabamento sobre a peça frontal da turbina, perfurei a chapinha para imitar rebites:

Imagem
Aqui a chapa sendo colocada sobre os tubos:

Imagem
Avatar do usuário
blackbird
Super Membro
Mensagens: 1780
Registrado em: 28 Jul 2012, 11:19
Nome: Lex Leon Dorigoni
Localização: Erechim-RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4E PHANTOM II REVELL 1/32 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 1/32 DIGITAL CAMO GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: German MAUS - Dragon - 1/35 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: BF-109 1/32 ERICH HARTMANN GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: CAÇA BOMBARDEIRO ARC-170 STAR WARS

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por blackbird »

Imagem
Aproveitei e coloquei o outro cano conectado ao receptor:

Imagem

Enquanto seca a cola nos detalhamentos da turbina vou iniciar o carrinho de transporte da mesma, pois como estou detalhando quero ter a opção de deixá-la exposta:
Achei esta foto que tem uma J-79 em seu carrinho e seguirei este padrão:

Imagem


Iniciei cortando tiras de cartão telefônico para fazer as duas travessas laterais:
Imagem


Depois de inúmeros ajustes de proporção(comprimento e largura) o resultado foi este:
Imagem

Imagem

Imagem

Para fazer as partes que unem as travessas utilizei um papelão fino que eu tinha, e inserindo técnicas do papelmodelismo desenhei o formato e recortei quatro peças:

Imagem


Aqui já aparecem as quatro partes coladas em uma tira de cartão telefônico que irá fechar o conjunto:
Imagem

Imagem


Com as peças já coladas, fiz uma pré-montagem pra ver como havia ficado, me surpreendi, pois achei que ficou legal , ainda faltam inúmeros ajustes e acabamentos, mas já dá pra ter uma idéia de como ficará:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não utilizei nenhum gabarito, foi tudo no olho mesmo, pura loucura, mas observei a proporção por fotos...

Seguindo na construção do reboque, comecei a produzir os calços das travessas:

Recortei as latinhas e fiz os rebites:

Imagem


Aqui coladas em seus devidos lugares:
Imagem


Seguindo: Pode ser percebido que acima das travessas existem suportes que se agarram aos trilhos da travessa, aonde posteriormente é fixado um suporte que firmará o motor. Então resolvi fazer este suporte também com latinha de aluminio:

Primeiramente fiz um gabarito da peça que precisaria, pois a mesma teria que ser dobrada no formato próximo de uma caixa, mas com formas diferentes em um dos lados pois teria que se encaixar no trilho da travessa principal:
Imagem

Peça já recortada, mas ainda tendo que ser recortado dois cantos para o encaixe no trilho:
Imagem

Peças recortadas no formato final e uma já pronta ao lado:
Imagem

Formato final da peça, com a furação dos rebites e futuros encaixes:
Imagem

Suportes encaixados nos trilhos para teste:
Imagem

Imagem

Imagem


Olhando assim até que ficou legalzinho:
Imagem

Aproveitei enquanto seca a cola do reboque e fiz mais um detalhamento na turbina, note-se que existem seis peças unidas entre si por uma barra, em formato de 7, tentei reproduzir este detalhe:

Imagem

E ficou assim, ainda tem que dar uma retocada aqui e ali, mas até que lembra a peça:
Imagem

Seguindo nos acabamentos da turbina, percebi que existe uma peça em formato triangular que fica atrás de uma peça da turbina antes do pós combustor, então recortei chapinhas de aluminio no formato e as colei em seu lugar:

Imagem

Imagem

E ficou assim, achei bem interessante o efeito, pois não deixa as peças perdidas ao vento, dá um aspecto real de encaixe:
Imagem


Após incansáveis ajustes e muitas peças jogadas fora, eu consegui fazer os suportes da turbina, as peças que a seguram no reboque, foi muito trabalhoso já que u não tinha gabarito e tudo que eu tinha eram fotos:

Pude perceber que através de minhas pesquisas que existem muito tipos de reboque e inúmeros tipos de calços para os motores, mas este em si que eu escolhi era um dos mais difíceis, pois ele possui angulos assimétricos e o dianteiro é diferente do traseiro, o que torno o processo de produção da peça uma verdadeira epopéia, foram muitas peças desenhadas e testadas e no final a que mais se aproximou da foto real foram estas que postarei já montadas no reboque:

Imagem

Como pode ser visto o suporte dianteiro é diferente do traseiro, se assemelha a uma boca aberta, e é bem assimétrico, tive que reproduzir com material mais maleável para fazer os devidos recortes:

Imagem

Imagem

Imagem

Depois disso tudo eu precisava testar com a turbina em cima:
Imagem

Imagem

Imagem

Após inúmeros cálculos que assustariam até a mente de Einstein, hehe, finalmente o conjunto turbina e reboque esta tendo o aspecto que eu queria, ainda faltam detalhamentos na turbina, e finalizar o reboque, espero que estejam gostando, o tal do scratch é muito trabalhoso mesmo, mas no final acho que ficará legal...

Seguindo na construção do reboque, tive que recriar a peça que suportará a roda a roda e o eixo, vou fazer de forma que possa curvar, como no reboque real:

Primeiramente faço um gabarito de papel da peça que irei produzir, e depois a coloco sobre uma chapa de alumínio e recorto no formato desejado:

Imagem

Aqui as peças em alumínio já recortadas, aguardando para serem dobradas da devida formatação:
Imagem

E aqui a peça já dobrada e sendo testada com um alfinete que depois de recortado será o eixo que permitirá as curvas com o reboque:
Imagem
Avatar do usuário
blackbird
Super Membro
Mensagens: 1780
Registrado em: 28 Jul 2012, 11:19
Nome: Lex Leon Dorigoni
Localização: Erechim-RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4E PHANTOM II REVELL 1/32 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 1/32 DIGITAL CAMO GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: German MAUS - Dragon - 1/35 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: BF-109 1/32 ERICH HARTMANN GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: CAÇA BOMBARDEIRO ARC-170 STAR WARS

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por blackbird »

Seguindo na construção do reboque, fiz os eixos dianteiros que serão funcionais virarão para esquerda e direita:

Imagem

Imagem

aplicados ao reboque, muita paciência para poder chegar até aqui, coloquei um arame como se fosse a longarina que liga o conjunto:

Imagem

Imagem

Imagem


seguindo na construção do reboque, resolvi fazer a aste dianteira que engata no veículo que puxa o dito reboque:

Para esta peça ficar mais próxima possível da real, utilizei restos de sucata de outros kits e confeccionei uma espécie de engate que se conectará por baixo do reboque:
Imagem

Imagem


Peça confeccionada para se assemelhar ao engate do reboque:
Imagem

E por fim, uni o conjunto com um alfinete que serve de eixo para que a aste do reboque suba e desça de forma bem real, como se ali houvesse um eixo mesmo, ao vivo ficou bem legal, tive que lixar por dentro a peça azul para que encaixasse de forma perfeita na "longarina" frontal:

Imagem
Avatar do usuário
blackbird
Super Membro
Mensagens: 1780
Registrado em: 28 Jul 2012, 11:19
Nome: Lex Leon Dorigoni
Localização: Erechim-RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4E PHANTOM II REVELL 1/32 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 1/32 DIGITAL CAMO GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: German MAUS - Dragon - 1/35 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: BF-109 1/32 ERICH HARTMANN GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: CAÇA BOMBARDEIRO ARC-170 STAR WARS

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por blackbird »

Resolvi arriscar e fazer os pneus do reboque, utilizei dois pneus de borracha para o molde que será em gesso:

Imagem

Imagem


E agora muita lixa nos moldes e unir ambas metades dos pneus...

após muita lixa, aqui estão as quatro partes que formarão os pneus, tudo feito em durepoxi!!

Imagem

agora estou preparando as rodas para encaixar nos eixos, em breve mais fotos, abraços a todos que estão acompanhando, espero que estejam gostando....
Avatar do usuário
fleite
Super Membro
Mensagens: 1897
Registrado em: 11 Jun 2012, 17:21
Nome: Fernando Leite
Localização: Brasília
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por fleite »

:clap: :clap: :clap: :clap:
Muito show Blackbird!! Fantástico trabalho! :thumbup:
Só tem doido por aqui!
Fernando Leite

Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
Avatar do usuário
blackbird
Super Membro
Mensagens: 1780
Registrado em: 28 Jul 2012, 11:19
Nome: Lex Leon Dorigoni
Localização: Erechim-RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4E PHANTOM II REVELL 1/32 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 1/32 DIGITAL CAMO GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: German MAUS - Dragon - 1/35 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: BF-109 1/32 ERICH HARTMANN GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: CAÇA BOMBARDEIRO ARC-170 STAR WARS

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por blackbird »

fleite escreveu::clap: :clap: :clap: :clap:
Muito show Blackbird!! Fantástico trabalho! :thumbup:
Só tem doido por aqui!
Obrigado por acompanhar fleite, grande abraço!!!!!!
Avatar do usuário
jose luiz
Super Membro
Mensagens: 2326
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:19
Nome: José Luiz Donizete Pavezzi
Localização: Potirendaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F4 PHANTOM II Escala 1/32

Mensagem por jose luiz »

Nao vejo a hora dessa obra prima ficar pronta, show nos detalhes black... parabens eu aqui so aprendendo
Abraços
Imagem
Responder

Voltar para “GT 02 - F4 Phantom”