Master-Model

Próximos Eventos Programados:


Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Fórum dedicado a montagens de modelos feitos de materias diferentes do plastico (papel, madeira, metal...)
Avatar do usuário
megantereon
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Jan 2014, 22:53
Nome: ale silver
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por megantereon »

Essa é uma pequena lancha de guerra projetada para a exploração e combate de submarinos. Para detectar os submarinos nazistas, ela usa um sonar, na parte submersa do casco, no entanto ela está armada com cargas de explosivos de profundidade que são descarregados com ajuda de um lançador localizado na parte superior. A lancha está armada com canhões antiaéreos e metralhadoras. Este modelo que estou construindo, representa um dos modelos da marinha Soviética entregue para a marinha de guerra da Polônia em abril de 1946, para patrulhar o mar báltico.
Na foto, tem o modelo do casco feito com laminação de PVC de 1mm, reforcei um pouco com massa instantânea para evitar vazamento, pois nessa etapa é importante que as medidas estejam correta para evitar o desalinhamento, quando for colocado a tampa na boca, para proteger o motor e circuito.

https://www.youtube.com/watch?v=KSEk4dr9wBE

Imagem

Imagem

No primeiro momento, pode perceber o reforço que coloquei no casco, para corrigir o alinhamento, como também será colocado o receptor Kyosho e o leme que será controlado pelo servo motor, como é um modelo RC, é preciso evitar o enchimento do casco, se possível deixar sem nada, apenas o casco, eu podia conseguir um casco de plástico já pronto, vendido em lojas, isso me pouparia esforços e tempo, mas como optei por construir uma lancha de guerra histórica, não teria como conseguir, um modelo de casco de plástico, com devido tamanho e formato, de acordo com o modelo em questão.Pode percebe melhor a marca de corte do PVC.

Imagem

O Desenho da cabine, fiz com algumas pesquisas feita na internet, em relação aos detalhes, já que a planta original para construção desse modelo é de papel, ou seja, para construir pode usar um modelo de papel e substituir por madeira ou PVC, caso for um modelo elétrico. A cabine fiz com cartão e Chapa de PVC de 1mm, com laminação em madeira fina, colei filete por filete, e depois usei lixa média de madeira, nessa etapa o mais importante é a estética do barco, para que fique próximo do modelo original.

Imagem

Imagem

Aqui eu comecei a fazer pequenos teste com tinta acrilica (bisnaga), fiz uma aguada de marrom van dyck.

Imagem

Imagem

Aqui fiz meu primeiro ensaio de porta feito em plástico fino (acetato), pintei com tinta acrílica cinza, e coloquei um anel de borracha, junto com o puxador, talvez essa peça irei trocar por um alumínio fino.

Imagem

Aqui está uma finalização na cor cinza, geralmente os barcos da marinha usam está cor, ainda estou procurando um tom mais claro, também poderei usar um branco, ou seja é uma questão de escolha.

Imagem

Essa é o suporte de metralhadora, uma tipo de guarda onde o marinheiro manuseia em diferentes ângulos para o tiro, não sei o nome correto ainda, esse é um pequeno teste, antes da construção final. É preciso fazer umas 2 ou 3 montagens de uma peça, para que os encaixes, fiquem alinhados.

Imagem

Aqui é um modelo da mesma peça anterior, feita em alumínio de 1mm, na bordas usei borracha de rádio usado em motor, para melhorar no acabamento.

Imagem

Parte de trás da peça, com detalhes.

Imagem

Escotilha da lancha em trabalho, procurei fazer os detalhes com anéis de borracha.

Imagem

Aqui fiz a primeira tentativa de construção dos lança explosivo, mas preciso detalhar ainda a peça, pois ainda se encontra em trabalho.

Imagem

Ao fundo os suporte de explosivo, da lancha.

Imagem

O Deck da lancha fiz com laminação de cartão, mas terei que laminar com madeira fina, pois se cair água, irá estragar, no entanto usarei como modelo esse desenho do deck, para transferir para a madeira.

Imagem

No primeiro momento assim que passei a laminação em madeira, deixei os espaços em branco para colocação das peças, em seus respectivos lugares, escotilha, metralhadora etc...

Imagem

Pode-se perceber as laminas de madeira juntas, pintada com tinta acrílica.

Imagem

No primeiro momento, achei que a pintura do Deck ficou um pouco grosseira, mas irei modificar no decorrer da montagem, pelo menos conseguir obter o formato desejado, de como era essa lancha, cabendo agora eu estudar melhor alguns detalhes

Imagem

As Hélices são feitas de chumbo, no entanto tem que ser feito o trabalho de lixa, para ela ter um bom desempenho na água como também sua rotação.

Imagem

Essa é uma vista do que pode ser a lancha no presente momento apesar,de ser a primeira etapa da construção, ao longo irei postando outras fotos de montagem e modificação, como também seu funcionamento no lago. :geek:

Imagem
Editado pela última vez por megantereon em 16 Jun 2021, 19:24, em um total de 5 vezes.
“ é preciso de perfeição para se tornar um grande construtor ”
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por TioDrakul »

Uau.... :espantado: Houve um tempo em que eu fazia modelos com papel cartaz mas eram sempre poligonais devido às limitações para se fazer superfícies curvas que fossem resistentes
Avatar do usuário
megantereon
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Jan 2014, 22:53
Nome: ale silver
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por megantereon »

... e so usar a tecnica do sanduiche com papeis... para conseguir superficie ondulada :geek:
“ é preciso de perfeição para se tornar um grande construtor ”
Avatar do usuário
Buhler
Membro
Mensagens: 203
Registrado em: 11 Out 2013, 15:12
Nome: CARLOS ALBERTO BUHLER
Localização: Brasil RJ Recreio
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por Buhler »

Interessante Trabalho
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por NightRider »

Belo trabalho !
Avatar do usuário
Junior
Membro
Mensagens: 121
Registrado em: 08 Set 2014, 17:15
Nome: Junior da Silva
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por Junior »

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por Raphael Vital »

Completamente Insano, isso sim... :shock:
Trabalho impressionante, detalhista e sei lá mais o que, me faltam palavras.... :lol:
Parabéns, vale um troféu! (pode pegar na gerência... :rir_muito: )

Abração
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
megantereon
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Jan 2014, 22:53
Nome: ale silver
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por megantereon »

...continuando na montagem, pintei de uma maneira diferente e detalhei mais um pouco, de acordo com a planta original da ORP, como pode ver coloquei ganchos usado para retirar objetos do mar, como também uma bóia... :geek:

Imagem

Aqui alguns detalhes que estou construindo, fiz com madeira fina que são usados em venezianas, resto de ferragem de material eletrônico para canhoneira, papel cartão para os remos, fio de cobre, mais o trabalho de lixa aplicado, com pintura acrilica.. :geek:

Imagem

Aqui o modelo do barco salva vidas em trabalho...

Imagem

aos poucos estou terminando de fazer osdetalhes... :geek:
“ é preciso de perfeição para se tornar um grande construtor ”
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5260
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 70 vezes

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por Rafael Guerra »

Lindo trabalho. Também adoro construir.
Acompanhando aqui com o maior interesse.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Avatar do usuário
megantereon
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Jan 2014, 22:53
Nome: ale silver
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Lancha de Patrulha Polonesa ORP Elétrica (Construção)

Mensagem por megantereon »

Aqui coloquei melhor os detalhes da lancha, como podem amigos ver estou detalhando aos poucos... :geek:

Imagem

Detalhe da porta, mexi um pouco nessa área, devido a colocação do mastro... :geek:

Imagem

como é uma lancha antiga, preferi colocar uma escada de madeira... :geek:

Imagem

coloquei o barco salva vidas preso ao mastro, pois essa embarcação não estava na planta que peguei para montar, então usei a lógica, e percebi que as lanchas torpedeiras, PT, MTB etc... tinha esse tipo de barcos, então resolvi colocar, usando como referência, um modelo que tinha em um livro de guerra de lanchas... então desenhei e reproduzir em madeira... :geek:

Imagem


Imagem :geek:

Aqui minha primeira tentativa em reproduzir um canhão Oerlikon, em aço, usando resto de sucata de materiais eletrônicos, não ficou muito bom, mas com as postagem em seguida, irei colocando outros resultados... :geek:

Imagem

Parte da frente... :geek:

Imagem

depois coloco mais fotos com as melhorias das peças em questão... :geek:
“ é preciso de perfeição para se tornar um grande construtor ”
Responder

Voltar para “Modelismo Alternativo”