Página 1 de 63

EE Lightning - Airfix - 1/48

Enviado: 08 Jul 2012, 18:34
por Motta
******************************************************************
PARA FOTOS DO MODELO PRONTO CLIQUE AQUI
******************************************************************

Camaradas do Plasti*Brasil,

Eu, logo no início do nosso Fórum, avisei que iniciaria um projeto "polêmico" nesse GT. Alguns "amigos" (no caso vc Tchibum!) me sacanearam, perguntando se seria um avião cor-de-rosa... :rir_muito: Já outros "amigos" (Kyosanin, Sekiji, e o resto da tropa) chegaram a abrir um tópico pra descobrir qual era o avião do meu projeto. O tópico foi intitualado de "Os aviões mais feios do mundo!"...
Enfim, por causa desse avião eu quase perdi a amizade do meu vizinho inglês qdo disse que eu achava esse avião feio... esse jato é idolatrado na Inglaterra, e muitos o chamam de "O Guardião da Guerra Fria", pois ele foi o responsável pela defesa da Grã-Bretanha durante esse período tenso da história mundial.
A verdade é que eu não acho ele feio... eu o acho "FEIPA" ou "John"! ("feio pra k-rai", ou "John tro mundo") :mrgreen:
Mas que ele é "cool" ele é! :agitado: Tem asas de andorinha e barriga de lambari prenha!
E tem tantos esquemas de pinturas maneiros que dá vontade de comprar outro kit! :pensando:
Ou que tal fazer um GT só dele??? :thumbup: Acho que não vai rolar... (falta o smile de "não")
Muito papo e pouca ação... vamos ao que interessa!

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 08 Jul 2012, 19:01
por fleite
Primeira cadeira pra mim!!!

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 08 Jul 2012, 20:04
por Motta
Introdução:

O English Electric Lightning é um jato supersônico da Guerra Fria, conhecido pela sua grande velocidade e acabamento exterior em metal sem pintura. É o único avião de combate de projeto inteiramente britânico que atinge Mach 2 e foi o primeiro avião no mundo capaz de supercruzeiro (supercruise, atinge velocidades supersônicas sem o uso do pós-combustor, afterburner). O Lightning foi reconhecido por suas capacidades como interceptor; os pilotos comumente descreviam-no como "estar montado em um foguete". Após English Electric ser integrada e unificada a British Aircraft Corporation , a aeronave foi comercializada como o BAC Lightining.

O Lightning foi proeminentemente usado pela Força Aérea Real RAF e da Força Aérea Real Saudita . A aeronave era um ator regular em shows aéreos , e é um dos aviões de maior desempenho já usado acrobacias em formação. Após a aposentadoria no final de 1980, muitos dos aviões restantes tornaram-se peças de museu; até 2010, três exemplares foram mantidos voando em " City Thunder "em Cape Town , África do Sul . Em setembro de 2008, a "Institution of Mechanical Engineers" concedeu ao Lightning o prêmio "Heritage Award Engenharia" em uma cerimônia na BAE Systems site em Warton Aeródromo.


O primeiro vôo 04 de agosto de 1954

Introdução Dezembro 1959

Aposentado 1988 (RAF)

Produção

O primeiro Lightning operacional, designado como F.1, foi concebido como um interceptador de defesa de ponto para defender a Grã-Bretanha de um ataque de bombardeiros. Para melhor desempenhar a missão de interceptação, foi dada ênfase na taxa de subida, aceleração e velocidade, ao invés de alcance e resistência de combate . Ele foi equipado com dois canhões de 30 ADEN mm fixos em frente ao pára-brisas do cockpit e um pacote de armas substituíveis na ​​fuselagem, contendo cada: dois canhões ADEN e 48 foguetes ar-ar de 2 polegadas, ou dois mísseis ar-ar Havilland Firestreak, uma configuração pesada para ataque à aviões de grande porte. O radar Ferranti AI23 suportava busca autônoma, rastreamento automático do alvo, e era interligado a todas as armas, enquanto o aparelho de pontaria do piloto provia o ângulo ajustado giroscopicamente e a retorno de distância para disparar os canhões. O radar e mira foram coletivamente designados a AIRPASS: Airborne Interception Radar and Pilot Attack Sight System.

As próximas duas variantes do Lightning, o F.1A e o F.2, tiveram um refinamento constante, mas relativamente pequenas sobre do projeto básico, a variante seguinte, o F.3, foi um salto importante. O F.3 tinha mais empuxo com os motores Avon 301R , uma empenagem vertical maior e quadrada , e o "intake bullet" reforçado permitindo a liberação para Mach 2,0 (a F.1, F.2 F.1A era limitados a Mach 1,7), novo radar AI23B e mísseis Red Top, provendo uma capacidade de ataque limitada ao setor frontal, e a mais notória modificação foi exclusão dos canhões do nariz. Os novos motores e nova empenagem fizeram Lightning F.3 aumentar seu desempenho mas também o consumo de combustível, resultando em menor autonomia. A variante seguinte, o F.6 já estava em desenvolvimento, mas havia a necessidade de uma solução provisória para corrigir parcialmente as insuficiências do F.3 's. O F.3A era que solução provisória.

O F.3A introduziu duas melhorias: um novo tanque de combustível ventral não alijável de 610 galões (2,770 l) , e uma nova torcão no perfil da asa, incorporando um tanque de combustível um pouco maior, elevando o combustível utilizável interno para o total de 716 gal (3.250 l). Essa torção visivelmente melhorou manobrabilidade, especialmente em altitudes mais elevadas, e o tanque ventral quase dobrou de combustível disponível. O aumento de combustível foi muito bem-vindo, mas a falta de canhão foi considerado uma deficiência. Foi pensado que canhão fosse desejável para disparar tiros de advertência em missão de interceptação.

O F.6 era a versão definitiva do Lightning britânico para ser vista em serviço . Originalmente, era quase idêntica à F.3A com a ressalva de que ele podia levar tanques de 260 gal (1.180 l) em cima das asas! (O Mergulhão achou isso muito interessante... :mrgreen: ). Estes tanques podiam ser alijáveis em caso de emergência, e deram ao F.6 uma capacidade de desdobramento substancialmente melhor. Restava uma lacuna gritante: a falta de canhão. Isto foi, finalmente, retificada na forma de um tanque ventral modificado com dois canhões ADEN montado na parte da frente. A adição do canhão e respectivas munições diminuição da capacidade do tanque de combustível de 610 para 535 gal gal (2.430 l), mas o canhão fez o F.6 um "caça verdadeiro" novamente.

A última versão do Lightning britânico foi F.2A. Ela foi um F.2 atualizada com a torção da asa, empenagem vertical (leme) quadrada e o tanque ventral de 610 gal. O F.2A manteve o AI23, os mísseis Firestreaks, o canhão do nariz e os motores anteriores Avon 211R. Embora faltasse ao F.2A o empuxo dos Lightnings posteriores, ele foi o que tinha o maior alcance tático de todas as variantes e foi utilizado para interceptação à baixa altitude sobre a Alemanha.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Características gerais:
Tripulação: 1
Comprimento: 16,8 m
Envergadura : 10,6 m
Altura: 5,97 m
Área da asa: 44,08 m²
Peso vazio : 14,092 kg
Peso máximo de decolagem : 20,752 kg
Motores: 2 × turbojatos com pós-combustor Rolls-Royce Avon 301R
Empuxo seco: 12.530 lbf cada
Empuxo com afterburner (pós-combustor): 16.000 lbf cada


Desmpenho:
Velocidade máxima : Mach 2.0 (2.100 km/h) a 36.000 pés, 700 nós em baixa altitude
Alcance: 1.370 km
Raio de interceptação supersônico: 250 km
Alcance com tanques externos: 2,040 km
Teto de serviço : 70 mil pés
Taxa de subida : 20.000 pés/min (100 m/s)
Asa de carga : 76 lb/ft ² (370 kg/m²)
Peso/Potência: 0,78

Armamento

Canhões: 2 × ADEN de 30 mm
Pontos duros : 2 × sob fuselagem para montagem de mísseis ar-ar (2 x Firestreak ou 2 x Red Top) e 2 x estações localizadas sobre as asas para tanques 260 gal


Fonte: Wikipedia

:bala: :bala: :bala:

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 08 Jul 2012, 20:07
por Motta
fleite escreveu:Primeira cadeira pra mim!!!
Tamo junto! ;)

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 08 Jul 2012, 20:11
por Tchibum
Ele sem o tal tanque SOBRE as asas até que é bonito...

Uma vez o vi em um show na Florida e é elegante no ar...

:clap: :clap: :clap:

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 08 Jul 2012, 20:14
por Motta
Tchibum escreveu:Ele sem o tal tanque SOBRE as asas até que é bonito...

Uma vez o vi em um show na Florida e é elegante no ar...

:clap: :clap: :clap:

O tanque sobre as asas foi uma solução de compromisso, pois não tinha como colocar em baixo das mesmas... o trem de pouso recolhe para fora!
Os ingleses são muito assim: fazem o "treco", põe pra voar e depois começam solucionar os "pobremas"...

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 08 Jul 2012, 21:34
por magnetorj
foi so eu dar bobeira e ja pegaram a primeira fila vou ter que ficar na segundona pois o mergulhão eu conheço e sei que ele tem um porte atletico assim como eu e vai ficar apertado pro fleite se eu forçar a entrada na primeira fila :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 08 Jul 2012, 23:27
por Sekiji
Motta, demorou mas valeu a espera, esse bicho é FEIPA mesmo hein! :rolando: :rolando:
Brincadeiras a parte, quando li o "barriga de lambari prenha" fiquei rindo até agora, me lembrou das inumeras pescarias de lambari com meu pai, e as lambaris prenhas, e olha que é a definição perfeita para a barriga dessa avião :lol:
Meu amigo, to na segunda fila aqui, pescoçando pra tentar ver a montagem, se o Mergulhão e FLeite não ficarem pulando muito na frente :thumbup:

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 08 Jul 2012, 23:43
por Kadu Queiroz
Tô aqui acompanhando da 3ª fila.

Re: EE Lightning - 1/48 - AIRFIX

Enviado: 09 Jul 2012, 00:30
por Andre L B Ferro
tbm tô aqui de olho no 'peixão'... :shock:

(mas que é feim, ele é sim!) :P :P