HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Chicabum »

Tiago Guilger escreveu:Fala Érico! que pena todo esse retrabalho... mas eu acho que perdi alguma coisa, o que causou tudo isso?
Olá Tiago,
Foi o seguinte:
Apliquei a tinta esmalte como fundo do cromo pois a superfície brilhante do esmalte deixa um fundo liso e com isso o efeito cromo aumenta. O problema foi que o cromo da Drycolors que eu usei pede uma base em preto PU. Eu não prestei atenção nisso na hora de aplicar o preto. Quando o cromo foi aplicado, reagiu com o esmalte e enrugou toda a tinta preta resultando nessa perda do trabalho. Aí eu estou tirando todo o esmalte preto para aplicar a tinta PU preta no lugar e depois cromar novamente.

Na região das colunas que estão pintadas em preto na hora de tirar a máscara, 2 pequenos pontos de tinta preta saíram. Poderia pintar novamente com pincel que não ficaria perceptível. Mas terei que retocar o cromo e aplicar nova máscara para fazer o vermelho da lateral. Fico com receio de descolar tudo. Então se eu estou no inferno abraço o capeta e faço um selfie!

O problema dos retrovisores foi que as máscaras não protegeram o branco. Teve infiltração e melecou tudo por baixo. No teto aconteceu também, mas consegui limpar. Os retrovisores eu nem tentei de tão ruim que estava. Já removi mais da metade do esmalte das colunas ontem. Hoje eu termino pois para não perder o teto também, fiz nova máscara e estou limpando com removedor de esmalte.

Foi isso. Assim que acabar de limpar, vou aplicar a seladora novamente e o primer logo em seguida com ela úmida como foi dito anteriormente.
E vamos mandar bala que tem que ficar bom!!! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Tiago Guilger »

Chicabum escreveu:
Tiago Guilger escreveu:Fala Érico! que pena todo esse retrabalho... mas eu acho que perdi alguma coisa, o que causou tudo isso?
Olá Tiago,
Foi o seguinte:
Apliquei a tinta esmalte como fundo do cromo pois a superfície brilhante do esmalte deixa um fundo liso e com isso o efeito cromo aumenta. O problema foi que o cromo da Drycolors que eu usei pede uma base em preto PU. Eu não prestei atenção nisso na hora de aplicar o preto. Quando o cromo foi aplicado, reagiu com o esmalte e enrugou toda a tinta preta resultando nessa perda do trabalho. Aí eu estou tirando todo o esmalte preto para aplicar a tinta PU preta no lugar e depois cromar novamente.

Na região das colunas que estão pintadas em preto na hora de tirar a máscara, 2 pequenos pontos de tinta preta saíram. Poderia pintar novamente com pincel que não ficaria perceptível. Mas terei que retocar o cromo e aplicar nova máscara para fazer o vermelho da lateral. Fico com receio de descolar tudo. Então se eu estou no inferno abraço o capeta e faço um selfie!

O problema dos retrovisores foi que as máscaras não protegeram o branco. Teve infiltração e melecou tudo por baixo. No teto aconteceu também, mas consegui limpar. Os retrovisores eu nem tentei de tão ruim que estava. Já removi mais da metade do esmalte das colunas ontem. Hoje eu termino pois para não perder o teto também, fiz nova máscara e estou limpando com removedor de esmalte.

Foi isso. Assim que acabar de limpar, vou aplicar a seladora novamente e o primer logo em seguida com ela úmida como foi dito anteriormente.
E vamos mandar bala que tem que ficar bom!!! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Hum, entendi... eu tinha lido que deu caca na hora de aplicar o cromado, mas não tinha entendido... obrigado por explicar, vale o alerta pra todos que forem aplicar esse cromo :thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Chicabum »

Depois de remover toda a tinta que enrugou, nova camada de seladora/primer, mudei o jeito de pintar. Ao invés de pintar o preto das colunas, vermelho do corpo e preto fosco na soleira, já mandei a cor vermelha e desta forma o principal está pintado. estou demorando um pouco para deixar a tinta secar bem antes da próxima etapa, apesar do tempo favorável e a tinta ser Duco.
Imagem
Depois desta foto passei uma lixa 2000 para corrigir as poucas imperfeições (ainda bem que eram poucas). E já fiz parte das máscaras para aplicar o preto fosco na parte de baixo e o preto brilhante das colunas.
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Ironfox »

Chicabum escreveu:Depois de remover toda a tinta que enrugou, nova camada de seladora/primer, mudei o jeito de pintar. Ao invés de pintar o preto das colunas, vermelho do corpo e preto fosco na soleira, já mandei a cor vermelha e desta forma o principal está pintado. estou demorando um pouco para deixar a tinta secar bem antes da próxima etapa, apesar do tempo favorável e a tinta ser Duco.
Imagem
Depois desta foto passei uma lixa 2000 para corrigir as poucas imperfeições (ainda bem que eram poucas). E já fiz parte das máscaras para aplicar o preto fosco na parte de baixo e o preto brilhante das colunas.
Pintura impecável heim!Imagem Imagem Imagem

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Tiago Guilger »

muito bom Érico!! :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3438
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Henricão »

Fala, Érico!!!
Primeiramente, parabéns pela notável boa vontade de nunca desistir, :clap: :clap: :clap:
O trabalho está incrível.
Vi que comentou alguma coisa de vazar tinta por baixo da fita...Aqui em casa, para tentar evitar que isso aconteça, eu fico atento ao ângulo de pintura que utilizo na aplicação da tinta. Procuro não encharcar demais e procuro posicionar o jato de tinta por trás da fita de mascaramento...Não sei se consigo explicar direito, :lol: ...Procuro não aplicar o jato de frente ao vinco que a fita faz com a superfície, evitando que a tinta vaze para baixo dela, seja pela quantidade, quanto pela pressão do jato. Alguém aí que conseguiu entender o "rolo" que fiz tentando explicar, me ajude a traduzir, até para mim mesmo... :lol: :lol: :lol:
Manda brasa por aí!
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por anghinoni »

Henricão escreveu:Fala, Érico!!!
Primeiramente, parabéns pela notável boa vontade de nunca desistir, :clap: :clap: :clap:
O trabalho está incrível.
Vi que comentou alguma coisa de vazar tinta por baixo da fita...Aqui em casa, para tentar evitar que isso aconteça, eu fico atento ao ângulo de pintura que utilizo na aplicação da tinta. Procuro não encharcar demais e procuro posicionar o jato de tinta por trás da fita de mascaramento...Não sei se consigo explicar direito, :lol: ...Procuro não aplicar o jato de frente ao vinco que a fita faz com a superfície, evitando que a tinta vaze para baixo dela, seja pela quantidade, quanto pela pressão do jato. Alguém aí que conseguiu entender o "rolo" que fiz tentando explicar, me ajude a traduzir, até para mim mesmo... :lol: :lol: :lol:
Manda brasa por aí!
eu eheh
:mrgreen:

mascara por fita nao é 100% impermeavel, principalmente a cola, logo nao de seve molhar porque a tinta pode entrar por baixo ou a propria fita absorver a tinta e manchar embaixo (por isso alguns preferem mascarar com fita isolante ou mascara liquida em cima da fita tamiya)

se usar tinta de secagem rapida o angulo nao importa, é so aplicar finas camadas quase secas que nao de tempo da tinta escorrer para baixo da mascara...

agora enamel tem que fazer todo o protocolo e tomar todo o cuidado
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3438
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Henricão »

Beleza, Anghinoni!!!
Tudo anotado por aqui, :thumbup:
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Chicabum »

Olá Pessoal!
Depois de um tempo sem postar, porém não sem ir para a bancada, resolvi um problema antes de dar o próximo passo:
Apliquei o primer novamente nas colunas
Imagem
E a tinta preta brilhante DUCO no lugar da tinta esmalte que fez toda aquela lambança.
Imagem
Como podem ver, a tinta enrugou. Não entendi. Tentei lixar e remover a rugosidade e pintei novamente. Enrugou mais uma vez. Aí eu lixei e removi a tinta. O plástico estava enrugado também. Lixei e dexei tudo bem liso, apliquei o primer, lixei o primer com lixa 2000, apliquei uma poeira de tinta preta, esperei uns 10 minutos (tempo estava muito seco) apliquei a segunda camada de tinta,sem descarregar. No dia seguinte apliquei novamente uma camada de tinta e esperei mais um dia. No final eu ainda vi algumas ondulações na pintura que passei massa de polir com uma bolinha de algodão e deixei bom o suficiente para continuar a montagem.
Imagem
Imagem
Aqui dá pra ver que nem a cola da fita de máscara que ficou colada por um mês eu tinha tirado ainda
Imagem
Aqui eu já removi a cola da fita e fiz os cromados do friso e da maçaneta.
Imagem
Imagem
Imagem

É isso aí depois de uma boa briga com essa tinta, vou finalizar os retoques e colocar os decais. Verniz em tudo e seguir em frente!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINI Cooper S 2007 - Airfix - 1/32

Mensagem por Ironfox »

Excelente Chicabum!! Paciência oriental mas o resultado compensa!
E ainda ganha experiência!

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Clear to engage!
Imagem
Responder

Voltar para “GT 00 - Viva a Liberdade”