Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix [Finalizado]

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por profalexandre »

Cara, tá ficando maravilhoso esse avião!
Parabéns!! Ainda vou montar um desses...
Imagem
Avatar do usuário
Fab-Wan
Super Membro
Mensagens: 2206
Registrado em: 27 Jul 2012, 10:52
Nome: Fabiano
Localização: Tatooine
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por Fab-Wan »

Show de bola! Tenho um Tamiya nos finalmentes a alguns meses...

Imagem

Imagem
Na bancada:
F-4S Black Bunny - Fujimi 1/72
F-14D Super Tomcat - Revell 1/72
Mirage IIIEBR - Modelsvit 1/72
Bell X1 - Tamiya 1/72
EE Lightning F.2 - Airfix 1/72
Supermarine Swift FR.5 - Airfix 1/72

Encostado:
RF-4C Phantom II - ESCI 1/72
Mirage F1CG - Special Hobby 1/72
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por Raphael Vital »

Cara, vendo sua montagem e o comentário dos mestres que falaram nada mais do que a verdade, me desculpe dizer mas tu tá sendo muito modesto. Deixa disso. Uma aula para mim, que como outros mestres, virei teu fã!
Brilhante montagem, super bem explicada para leigo nenhum botar defeito.

Tô com a galera, me desculpe mas deixa de frescura. :rir_muito:

Johnnn , perdão pela brincadeira. Parabéns pelo excelente trabalho e dicas. Agora você tem um aluno seguidor. Kkkkk

Abraço e boas montagens.
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
LucianoMoreno
Super Membro
Mensagens: 1214
Registrado em: 26 Mai 2015, 14:07
Nome: Luciano Moreno
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por LucianoMoreno »

É Jhonnn, concordo com a galera... :thumbup:

Tu manda muito nas montagens! :espantado:

Em relação ao decal, apesar do aparente "gigantismo", ele tá dentro do que era o original do avião...

Qdo montei o meu, na época de pincel, eu havia achado uma foto do modelo original, e realmente as marcações são meio exageradas:
Imagem

Vai fundo que tá top demais!

:thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por Johnnn »

Bom dia modelistas
Thunderbolt escreveu:Está ficando muito bom Johnnn.
No final o verde ficou bem legal depois do verniz.
Gostei muito das marcações vermelhas das metralhadoras.
Também achei de tamanho exagerado esses decais das laterais.
Está muito bom até aqui.
Aguardando a finalização.
Abraços.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Thunderbolt:Pois é, também achei que as cores estão começando a melhorar, espero que o verniz fosco não as apague denovo, talvez aplique semi-brilho para evitar esse efeito. Obrigado a visita e aos elogios amigo. Abraços
felipecadena escreveu:O cara não se irrite erros ocorrem e lembre se estes aviões foram feitos na guerra e muitas vezes saiam com inúmeras falhas, os tom ficaram ótimos os bocais bem aplicados até aqui o kit está perfeito esperando pra semana ver o final.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Felipe:Obrigado a visita e aos elogios amigo. Pois é, na guerra tudo é valido, não é um tom de tinta que vai impedir um avião de decolar....hahaha. Abraços
SR da guerra escreveu:Exagerou sim amigo! concordo com você; ta mais pra 1/48 cobre quase toda a lateral da fuselagem. mais fazer oque? a alternativa seria remover, mascara tudo e pinta-lo no aerógrafo. mais ai é um trampo danado!


um abraço!
Sr da guerra:Pensei a mesma coisa quando apliquei, eu pensei "Isso ta certo, quase não cabe no avião, deve ser 1/48"....hahaha. Pensei nesta alternativa, mas a chance de burrada seria bemmmmmmm maior.hahaha. Obrigado a visita amigo. Abraços
profalexandre escreveu:Cara, tá ficando maravilhoso esse avião!
Parabéns!! Ainda vou montar um desses...
Alexandre:Obrigado a visita e aos elogios. Eu gosto muito do spitfire, no passado eu montei um Vb tropicalizado e no futuro distante pretendo montar outras versões, inclusive uma com flutuadores. Não esquece de compartilhar a montagem quando montar um. Abraços
Fab-Wan escreveu:Show de bola! Tenho um Tamiya nos finalmentes a alguns meses...

Imagem

Imagem
Fab-wan:Obrigado a visita e aos elogios. Gostei muito do seu spit, tinta muito bem aplicada, esta esperando oque para finaliza-lo?........hahaha. Os decais da Tamiya acho que ja estão adequados com relação as referencias. Abraços
Raphael Vital escreveu:Cara, vendo sua montagem e o comentário dos mestres que falaram nada mais do que a verdade, me desculpe dizer mas tu tá sendo muito modesto. Deixa disso. Uma aula para mim, que como outros mestres, virei teu fã!
Brilhante montagem, super bem explicada para leigo nenhum botar defeito.

Tô com a galera, me desculpe mas deixa de frescura. :rir_muito:

Johnnn , perdão pela brincadeira. Parabéns pelo excelente trabalho e dicas. Agora você tem um aluno seguidor. Kkkkk

Abraço e boas montagens.
Raphael
Raphael: Que nada, eu realmente tenho muito a aprender, minhas montagens são bem OBB, nada demais. Mas uma coisa me deixa feliz, que eu consigo, através do fórum, compartilhar minhas montagens e que pessoas possam aprender um pouquinho com ela. Quando comecei no hobby não tinha tantas montagens detalhadas na internet, portanto eu tinha que meter as caras nas técnicas, por isso eu compartilho, para que todos possam realizar o hobby com satisfação. E nem precisa se desculpar pelas brincadeiras.....hahaha. Obrigado a visita e aos elogios amigo, abraços e até+
LucianoMoreno escreveu:É Jhonnn, concordo com a galera... :thumbup:

Tu manda muito nas montagens! :espantado:

Em relação ao decal, apesar do aparente "gigantismo", ele tá dentro do que era o original do avião...

Qdo montei o meu, na época de pincel, eu havia achado uma foto do modelo original, e realmente as marcações são meio exageradas:
Imagem

Vai fundo que tá top demais!

:thumbup: :thumbup:
Luciano: Que nada, tu que manda muito nas montagens e na pintura. Gostei muito desta foto de referência. Eu havia outras fotos, mas de modelos restaurados e a marcação não era tão exagerada, mas com um foto original da época tudo fica mais claro. Obrigado por compartilhar conosco amigo. Obrigado a visita e aos elogios. Abraços

Neste feriado nada melhor que passar um tempinho na bancada.

Depois de alguns dias secando o verniz brilhante que selou os decais, esta na hora de partir para o wash

Começando montando o circo do wash...
Tinta óleo, ecosolv, pincel 0 de cerda curta, pires e paciência
Imagem
Imagem

Aplicando sobre os decais, é nesta hora que vemos como um bom amaciante de decais faz falta.
Imagem

Resultado
Imagem
Imagem

Aplicando no trem de pouso também, neste caso utilizei preto+vermelho oxido
Imagem

Agora a barriga do modelo, Estava com receio desta parte pois utilizei verniz acrílico, por mais que tenha feito testes anteriores, esse momento pode colocar todo trabalho a perder

Antes
Imagem

durante:
Imagem
Imagem

E ai que começa as evidencias da inexperiencia com relaxamento....hahaha
Imagem

Acho que me foquei tanto nos decais enormes da lateral, de depois, nos pequenos simplismente "locoquei no lugar" sendo que o correto é dar a mesma atenção a todos os decais.
Mas, consegui resolver o problema. Do mesmo jeito que a tinta entra, o solvente tambem entra e com paciencia consegui amenizar o erro:
Imagem

E depois de finalizado, percebi algo que na borda de ataque da asa, que olha, me deixou bem frustrado: :chorando: :chorando: :chorando:
Imagem

Manuseei o kit através da asa, como de praxe. Não sei o que ocorreu, se a camada de verniz neste ponto estava fino demais, se o ecosolv atacou a tinta nesta, se tanta fricção da mão removeu o verniz e por consequência a tinta também.
Só sei que isso ira me render alguns cafés e horas a mais de bancada.......hahahha :D :D

Mas sem delongas, vamos ao resultado final desse wash
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Gostei do resultado do wash, acredito que depois de corrigir a pintura e aplicar o verniz fosco, ficara dentro do que eu esperava o kit.
Erros acontecem, e mesmo gostando muito do spitfire eu estou montando este kit para treinar depois de tanto tempo parado. Todos os erros estão sendo anotados e vou tenta não comete-los mais no próximo.

Agora esperar o wash secar bem e partir para o verniz fosco/giz pastel

Obrigado a visita de todos

Abraços e até+
Avatar do usuário
Gylber Soares
Super Membro
Mensagens: 1824
Registrado em: 05 Jan 2015, 12:26
Nome: Gylber Emmanuel Soares Cavalcanti
Localização: João Pessoa-PB/Natal-RN
Agradeceu: 39 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por Gylber Soares »

Johnnn, no meu aconteceu isto também do descascado mas tem um segredo infalível. Essas são exatamente as áreas do avião real que possuem mais descascados. Uma tinta prata e um drybrush resolve. Abraços

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Amazing Grace, how sweet the sound ... that saved a wretch like me! I once was lost, but now I'm found. Was blind, but now I see...
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por Johnnn »

Gylber Soares escreveu:Johnnn, no meu aconteceu isto também do descascado mas tem um segredo infalível. Essas são exatamente as áreas do avião real que possuem mais descascados. Uma tinta prata e um drybrush resolve. Abraços

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Pois é, fiquei surpreso pois é costume pegar ali e nunca deu nada. Acho que estava acostumado com o verniz vitral que é bem mais resistente.
Mas a dica esta anotada e com certeza será utilizada

Obrigado a visita amigo

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por profalexandre »

Cara, muito bonito seu wash. Parabéns!
Esta montagem está ficando show de bola
Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por Thunderbolt »

Ficou muito legal o wash.
Wash com tinta óleo ainda não experimentei fazer.
Acho que faltou coragem mesmo.
Parabéns pelo resultado.
Abraço.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Spitfire Mk. Ia - 1/72 - Airfix

Mensagem por denis bonetti »

Olha amigo, eu achei o resultado do wash impecável e penso que conseguistes resolver a questão dos decais com tranquilidade.

Em relação ao problema com os bordos de ataques das asas, penso que uma boa, barata e simples luva cirúrgica resolveria o "causo". A partir da limpeza com álcool pré pintura até a finalização do modelo, uso luva sempre. Fica a dica.

Abraços e parabéns pela bela etapa cumprida.
Responder

Voltar para “GT 00 - Viva a Liberdade”