Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Fórum dedicado aos Reviews

Moderador: Moderadores Boteco

Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por Mutley »

Vou fazer o review deste kit antes do início do GT Embarcações do fórum. É com este kit que pretendo participar do GT.

Aparência da caixa assim que foi recebida pelos correios.
Imagem

O kit contém 3 envelopes com as velas, linhas, e demais fittings.

Abaixo os mastros, madeira balsa para a cobertura do casco, peanha, escadas e outras madeiras que serão usadas no revestimento do deck e da cobertura do casco.
Imagem

Cavernas, falsa quilha e falso deck cortados a laser em MDF.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Madeiras devidamente identificadas.
Imagem
Imagem

Demais peças que fazem parte do kit. Dá para perceber que o kit é confeccionado com vários tipos de madeira.
Imagem
Imagem

Uma das vantagens deste kit é vir com as velas prontas. Geralmente só mandam um pedaço de pano e você tem que se virar para fazer as costuras e cortar do tamanho certo.
Imagem

O manual vem em um DVD como passo a passo devidamente explicado e fotografado, além disso vem com literatura de consulta sobre técnicas de construção de navios em madeira.

O material também pode ser baixado diretamente do site da Artimanha modelismo.

Demonstração de montagem da caravela portuguesa redonda: http://www.artimanha.com.br/Demos/CvPor ... ntagem.htm

Técnicas de modelismo naval:
http://www.artimanha.com.br/Tecnica_mod ... ecnica.htm

:tchau:
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por Tiago Guilger »

Rapaz, muito legal! Mas eu não saberia nem por onde começar esse kit! :shock: :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por LRFOGA »

Mutley, onde você comprou esse belíssimo kit?
Imagem
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por profalexandre »

Muito legal!
Não tem arte na caixa?
Imagem
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por Mutley »

Tiago Guilger escreveu:Rapaz, muito legal! Mas eu não saberia nem por onde começar esse kit! :shock: :lol: :lol: :lol:
Tiago, na minha postagem coloquei um link da demonstração da montagem. Lá você pode ter ideia de como é o manual que vem no DVD e de como se começa a montagem.

Você deveria experimentar montar um kit de madeira. É uma ótima experiência, muda um pouco a técnica do plastimodelismo mas quem já tem a prática do plasti não se enrola.
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por Mutley »

LRFOGA escreveu:Mutley, onde você comprou esse belíssimo kit?
Comprei na Artimanha Modelismo: http://www.artimanha.com.br/

Dos kits nacionais de caravela portuguesa é o que tem o preço mais em conta.
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por Mutley »

profalexandre escreveu:Muito legal!
Não tem arte na caixa?
Profalexandre, não tem arte na caixa. O kit é artesanal e feito a partir da compra. O Eduardo Nunes, que faz o kit, não trabalha com estoque e por isso depois de feito o pedido ele demora de 15 a 20 dias (dependendo dos correios) para chegar.

Quando fiz o pedido do Adventure, ele chegou em 10 dias, mas a caravela por ser mais complexa demorou um pouco mais.
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por LRFOGA »

Pelas fotografias o kit é reproduzido em MDF com máquina de corte a laser. Dá para fazer muita coisa assim. Neste final de ano, por exemplo, eu entreguei na faculdade de construção naval essa embarcação com a mesma tecnologia, feita em MDF cortado a laser, só que nesse caso, o projeto da embarcação é moderno, um empurrador fluvial, e eu fui o autor do projeto. Dá uma olhada nas fotografias, esse empurrador tem 17 metros na escala 1:1 e eu o reproduzi na escala 1:25, portanto, o modelo tem 70 centímetros aproximadamente
Imagem

Imagem

para alinhar a curvatura do casco eu tive ajuda de um grande amigo, que possui prática em funilaria e pintura, e é plastimodelista também
Imagem

Imagem

e aqui a embarcação entregue na sala do professor orientador, ao lado de um submarino motorizado feito em madeira, por um senhor de 82 anos, na escala 1/72
Imagem

mas o projeto não está pronto ainda, falta o detalhamento, instalação de hélices, iluminação, equipamentos de fundeio, etc, etc :wtf:
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por TioDrakul »

Uh... Fazer uma caravela... tábua por tábua? :wtf: (dragão desaparece em uma nuvem mágica de fumaça)
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Caravela portuguesa redonda do Sec. XV - Artimanha modelismo - 1/50

Mensagem por LRFOGA »

TioDrakul escreveu:Uh... Fazer uma caravela... tábua por tábua? :wtf: (dragão desaparece em uma nuvem mágica de fumaça)
Quando já vem com as peças cortadas, tudo bonitinho é fácil e prazeroso, mas quando você tem de começar pelo projeto, desenhar no Autocad as peças, cortes, ajustar a escala, detalhamento, para depois montar, aí realmente é trabalho para meses e anos. Tenho vontade de montar uma embarcação dessas que o Mutley comprou em madeira, porque já vi montada em um museu e acho maravilhosas. O problema era o preço, especialmente daquela coleção Planeta de Agostini, mas os preços da loja indicada pelo Mutley são mais convidativos :thumbup:

Quanto a elaborar um projeto, estou trabalhando na pesquisa de uma espaçonave que não existe em kit de plastimodelismo, o cruzador vulcano classe Surak, já fiz o esqueleto estrutural a partir de imagens da internet e acertei o fator escala para 1/350 (o modelo deve ficar em 90 centímetros aproximadamente), mas parei na questão do chapeamento do casco, pois não encontrei um material que possa ser colado à estrutura, que inicialmente era para ser em MDF, agora estou considerando o acrílico. De qualquer forma, não e fácil :pensando:
Imagem
Responder

Voltar para “Reviews”