HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Fórum dedicado aos Reviews

Moderador: Moderadores Boteco

Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por magnetorj »

bom pessoal apos 24 hrs da tinta aplicada notei que o acabamento ficou bem liso,achei que iria ficar meio grosseiro mais se saiu muito bom o acabamento com a tinta totalmente seca.
segundo dia de testes consideraçoes
1-diluição com água-não gostei ficou muito rala primeiro tentei com diluição de 3 de água com 1 de tinta (resultado horrivel)
2 diluição com água -2 de água com 1 de tinta resultado ruim ainda ficou bem rala
3 diluição com água -1 de água com 1 de tinta não prestou
4 diluição com x20a tamiya 3 de diluente para 1 de tinta(como normalmente faço com a tamiya)resultado razoável mais ainda assim rala
5 diluição com x20a tamiya 2 de diluente com 1 de tinta (melhorou consideravelmente mais ainda assim ficou águada)
6 diluição com x20a tamiya 1 de diluente para 1 de tinta(acertei a mão ficou bem acabado e com superfície bem lisa)
7 dilução com vidrex 1 de tinta com 1 de vidrex(realmente não prestou como as acrilex ficou com péssimo acabamento sem contar que ficou rala tb)
com cachaça eu nem testei pois bebi o diiluente antes dos testes :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
sendo que usei primer em todos os testes e realmente a tinta agarra bem no plastico,sem primer tb agarrou muito bem não saindo na mão nem na fita tamiya mais como meu padrão é sempre primer aconselho
foto da diluição com água

Imagem
bom pessoal por hora é isso vou tentar diluir conforme uma indicação que o gaspar pegou com o fabricante vamos ver que bicho vai dar
Imagem
Avatar do usuário
Gaspar
Conselheiro
Mensagens: 1687
Registrado em: 17 Mai 2013, 13:54
Nome: Gaspar Ferrari
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 14 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Convés de voo SGM - Fujimi - 1/700 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: BF-109 Emil - Revell - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Yakovlev Yak 3 - HobbyBoss - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Jagdpanzer 38(t) Hetzer - Italeri - 1/72 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: T-34/85 Medium Tank - Airfix - 1/76 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire Mk.16 Acidentado - Revell/Matchbox - 1/72 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed A-12 - ACE - 1/288 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars AT-AT Imperial Walker - AMT/ERTL - 1/165 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mecha Scratch 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: SR-71 Black Bird Egg Plane Hasegawa GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M4A3E8 Sherman - Tamiya 1/35 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Da Vinci - Flying Machine - Sem Escala GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Figura Observador Russo - Hasegawa - 35mm
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: X-Wing Star Fighter - Bandai 1/72 (2018) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: ME 262 B-1a/U1 - Revell - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Contatos Imediatos - Impressão 3D - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: P-47D Thunderbolt - Senta Pua - Academy 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: hubble Space Telescope - Skilcraft - 1/72
 

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por Gaspar »

Bom dia, Mag, como você mesmo disse anteriormente, indo direto no aerógrafo, sem diluição foi legal.
Logo, ela já é uma tinta bem diluída, ao colocar proporções maiores de Thinner em relação à de tinta o resultado realmente será muito aguado.
Em conversas com os representantes HATAKA da da fábrica, eles informaram que a diluição ideal com o diluente próprio é de 10% a 20% de Thinner para 90% a 80% de tinta. Mais que isso, começa a ficar aguado demais.

Creio que com diluentes alternativos também deverá se manter nessa proporção.

Teste também com álcool 45 e nos fale o resultado. Eles disseram tbm que poderia ser usado como diluente.

Abraços,

Bom final de semana
Relação de Kits montados: Clique aqui

Ativo na Bancada:
Imagem
No canto da bancada:
Imagem
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por magnetorj »

Gaspar escreveu:Bom dia, Mag, como você mesmo disse anteriormente, indo direto no aerógrafo, sem diluição foi legal.
Logo, ela já é uma tinta bem diluída, ao colocar proporções maiores de Thinner em relação à de tinta o resultado realmente será muito aguado.
Em conversas com os representantes HATAKA da da fábrica, eles informaram que a diluição ideal com o diluente próprio é de 10% a 20% de Thinner para 90% a 80% de tinta. Mais que isso, começa a ficar aguado demais.

Creio que com diluentes alternativos também deverá se manter nessa proporção.

Teste também com álcool 45 e nos fale o resultado. Eles disseram tbm que poderia ser usado como diluente.

Abraços,

Bom final de semana
não tinha lembrado do álcool :pensando: :pensando: :pensando: bom ate lembrei mais como disse antes o álcool que iria testar eu bebi antes dos testes :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Imagem
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Olá, a todos !!!

Eu vi que Romilson (magnetorj) fez um review sobre um set da polonesa Hataka. Eu também comprei dessa tinta e queria compartilhar uma pequena experiência com ela que acabei de ter.

O set que comprei foi esse :
Imagem
Na caixa pode ser visto o nome das 08 cores que vieram. Todas acrílicas.




Eu estou fazendo um "catálogo" das minhas tintas e cores usando colheres de plástico para sobremesa.
No verso de cada uma delas identifico o nome, fabricante e tipo de tinta. Já passei pelas DUCO, pelas da Ammo/Mig, Vallejo e
agora comecei com as da Hataka e abaixo o resultado de 04 (das 08 que vieram no set) delas:

Imagem
Aí estão, de cima para baixo:
Green NATO
Lichen Green
Have Glass Grey (FS 36170) e
Medium Sea Grey


-Lembrando que estou em Recife, portanto, clima predominantemente quente.
- Não dilui nenhuma delas pq queria saber se iram se comportar como as da MIG e Vallejo.
- Não usei primer nas colheres para as Hataka pq também queria saber a aderência delas.
- Uso um Aerógrafo Lince Elaga e como meu compressor é aquele wimpel compacto, não tive como ver qual pressão estava,
mas posicionei a válvula no meio e não mudei em nenhuma das quatro cores para ficar padronizado.

Minha Impressão:

1) Assim como Romilson, pensei que o acabamento ficaria grosseiro, não ficou. Ficou liso na medida do possível que uma acrílica pode ser.
Só precisou de uma passada de filtro de papel para café bem de leve para ficar melhor. Mas faço isso com todas as acrílicas.

2) Notei uma diferença grande entre as AMMO e a Hataka em relação ao rendimento. As AMMO eu usei 03 gotas para cada colher e ainda sobrou, as Hataka usei 06 gotas e ainda tive que ficar "espremendo" o aerógrafo.

3) Mesmo usando mais tinta que a AMMO (e Vallejo) o acabamento (como disse no item 1) ficou fino, liso e com muito boa aderência (mesmo sem Primer) após aproximadamente 04 horas depois de pintado.

4) O que mais me chateou, diferente do que aconteceu com Romilson, cada cor dessa entupiu o aerógrafo. Tive que desentupir o bicho todas as vezes e não adiantou usar só a solução de limpeza para tinta acrílica que tenho, tive que usar Thinner também e vou usar o ultrasom para terminar e garantir que não ficou resíduo. Isso me irritou bastante. Odeio desentupir aerógrafo :x :x :x :x .
Acho que isso é resultado da secagem muito rápida dela. Acaba secando rápido demais no bico.

Eu não queria diluir essa tinta já que ela já vem (em teoria) diluída e pronta para o aerógrafo, mas para tentar não ter o problema de entupimento novamente vou testar com Álcool Etílico a 70 ou 90%. Romilson já testou diluir com água e Vidrex e não gostou, então nem vou tentar.

Porém, pretendo usar as tintas em alguma montagem. Só preciso "pegar o jeito" com ela e descobrir uma forma de fazê-la render um pouco mais e não entupir o aerógrafo.

Bem...essa foi minha impressão.

Abraço a todos !! :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por Andre L B Ferro »

Jairo e Magneto:

Obrigado pela contribuição de vcs!!!

Tenho essas tintas aqui (esse aqui abaixo) e até me animei de fazer uns testes também !! Compartilharei aqui quando fizer !

Imagem

Abraços!
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Marcos Kamiya
Super Membro
Mensagens: 1619
Registrado em: 18 Jun 2012, 21:18
Nome: Marcos Kamiya
Localização: Moka City - Japan
Agradeceu: 0
Curtiram: 37 vezes

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por Marcos Kamiya »

jairo.regio-jr. escreveu:Olá, a todos !!!

Eu vi que Romilson (magnetorj) fez um review sobre um set da polonesa Hataka. Eu também comprei dessa tinta e queria compartilhar uma pequena experiência com ela que acabei de ter.

O set que comprei foi esse :
Imagem
Na caixa pode ser visto o nome das 08 cores que vieram. Todas acrílicas.




Eu estou fazendo um "catálogo" das minhas tintas e cores usando colheres de plástico para sobremesa.
No verso de cada uma delas identifico o nome, fabricante e tipo de tinta. Já passei pelas DUCO, pelas da Ammo/Mig, Vallejo e
agora comecei com as da Hataka e abaixo o resultado de 04 (das 08 que vieram no set) delas:

Imagem
Aí estão, de cima para baixo:
Green NATO
Lichen Green
Have Glass Grey (FS 36170) e
Medium Sea Grey


-Lembrando que estou em Recife, portanto, clima predominantemente quente.
- Não dilui nenhuma delas pq queria saber se iram se comportar como as da MIG e Vallejo.
- Não usei primer nas colheres para as Hataka pq também queria saber a aderência delas.
- Uso um Aerógrafo Lince Elaga e como meu compressor é aquele wimpel compacto, não tive como ver qual pressão estava,
mas posicionei a válvula no meio e não mudei em nenhuma das quatro cores para ficar padronizado.

Minha Impressão:

1) Assim como Romilson, pensei que o acabamento ficaria grosseiro, não ficou. Ficou liso na medida do possível que uma acrílica pode ser.
Só precisou de uma passada de filtro de papel para café bem de leve para ficar melhor. Mas faço isso com todas as acrílicas.

2) Notei uma diferença grande entre as AMMO e a Hataka em relação ao rendimento. As AMMO eu usei 03 gotas para cada colher e ainda sobrou, as Hataka usei 06 gotas e ainda tive que ficar "espremendo" o aerógrafo.

3) Mesmo usando mais tinta que a AMMO (e Vallejo) o acabamento (como disse no item 1) ficou fino, liso e com muito boa aderência (mesmo sem Primer) após aproximadamente 04 horas depois de pintado.

4) O que mais me chateou, diferente do que aconteceu com Romilson, cada cor dessa entupiu o aerógrafo. Tive que desentupir o bicho todas as vezes e não adiantou usar só a solução de limpeza para tinta acrílica que tenho, tive que usar Thinner também e vou usar o ultrasom para terminar e garantir que não ficou resíduo. Isso me irritou bastante. Odeio desentupir aerógrafo :x :x :x :x .
Acho que isso é resultado da secagem muito rápida dela. Acaba secando rápido demais no bico.

Eu não queria diluir essa tinta já que ela já vem (em teoria) diluída e pronta para o aerógrafo, mas para tentar não ter o problema de entupimento novamente vou testar com Álcool Etílico a 70 ou 90%. Romilson já testou diluir com água e Vidrex e não gostou, então nem vou tentar.

Porém, pretendo usar as tintas em alguma montagem. Só preciso "pegar o jeito" com ela e descobrir uma forma de fazê-la render um pouco mais e não entupir o aerógrafo.

Bem...essa foi minha impressão.

Abraço a todos !! :thumbup: :thumbup:
Valeu pelos testes Jairo!
Acho que se usar um pouco de retarder não irá entupir seu aerógrafo!
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5260
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 70 vezes

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por Rafael Guerra »

Marcos Kamiya escreveu:
jairo.regio-jr. escreveu:Olá, a todos !!!

Eu vi que Romilson (magnetorj) fez um review sobre um set da polonesa Hataka. Eu também comprei dessa tinta e queria compartilhar uma pequena experiência com ela que acabei de ter.

O set que comprei foi esse :
Imagem
Na caixa pode ser visto o nome das 08 cores que vieram. Todas acrílicas.




Eu estou fazendo um "catálogo" das minhas tintas e cores usando colheres de plástico para sobremesa.
No verso de cada uma delas identifico o nome, fabricante e tipo de tinta. Já passei pelas DUCO, pelas da Ammo/Mig, Vallejo e
agora comecei com as da Hataka e abaixo o resultado de 04 (das 08 que vieram no set) delas:

Imagem
Aí estão, de cima para baixo:
Green NATO
Lichen Green
Have Glass Grey (FS 36170) e
Medium Sea Grey


-Lembrando que estou em Recife, portanto, clima predominantemente quente.
- Não dilui nenhuma delas pq queria saber se iram se comportar como as da MIG e Vallejo.
- Não usei primer nas colheres para as Hataka pq também queria saber a aderência delas.
- Uso um Aerógrafo Lince Elaga e como meu compressor é aquele wimpel compacto, não tive como ver qual pressão estava,
mas posicionei a válvula no meio e não mudei em nenhuma das quatro cores para ficar padronizado.

Minha Impressão:

1) Assim como Romilson, pensei que o acabamento ficaria grosseiro, não ficou. Ficou liso na medida do possível que uma acrílica pode ser.
Só precisou de uma passada de filtro de papel para café bem de leve para ficar melhor. Mas faço isso com todas as acrílicas.

2) Notei uma diferença grande entre as AMMO e a Hataka em relação ao rendimento. As AMMO eu usei 03 gotas para cada colher e ainda sobrou, as Hataka usei 06 gotas e ainda tive que ficar "espremendo" o aerógrafo.

3) Mesmo usando mais tinta que a AMMO (e Vallejo) o acabamento (como disse no item 1) ficou fino, liso e com muito boa aderência (mesmo sem Primer) após aproximadamente 04 horas depois de pintado.

4) O que mais me chateou, diferente do que aconteceu com Romilson, cada cor dessa entupiu o aerógrafo. Tive que desentupir o bicho todas as vezes e não adiantou usar só a solução de limpeza para tinta acrílica que tenho, tive que usar Thinner também e vou usar o ultrasom para terminar e garantir que não ficou resíduo. Isso me irritou bastante. Odeio desentupir aerógrafo :x :x :x :x .
Acho que isso é resultado da secagem muito rápida dela. Acaba secando rápido demais no bico.

Eu não queria diluir essa tinta já que ela já vem (em teoria) diluída e pronta para o aerógrafo, mas para tentar não ter o problema de entupimento novamente vou testar com Álcool Etílico a 70 ou 90%. Romilson já testou diluir com água e Vidrex e não gostou, então nem vou tentar.

Porém, pretendo usar as tintas em alguma montagem. Só preciso "pegar o jeito" com ela e descobrir uma forma de fazê-la render um pouco mais e não entupir o aerógrafo.

Bem...essa foi minha impressão.

Abraço a todos !! :thumbup: :thumbup:
Valeu pelos testes Jairo!
Acho que se usar um pouco de retarder não irá entupir seu aerógrafo!
Marcos,
Valeu pela dica do retarder.
Eu nunca usei.
Você poderia indicar um e explicar qual a proporção da mistura?
Abraços.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5260
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 70 vezes

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por Rafael Guerra »

Parabéns ao Mags e ao Jairo pela contribuição.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por magnetorj »

Rafael Guerra escreveu:Parabéns ao Mags e ao Jairo pela contribuição.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
valeu rafael esse é o grande lance a gente trocar experiencias mesmo :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Set tintas hataka(cedido pelo gaspar plastic kits)

Mensagem por anghinoni »

como disse o marcos, tem que coocar retardador de secagem, alcool nao seria o caso pois é bem volatil

coloca medium acrilico da acrilex, bem pokinho que ele retarda a secagem
tem retardador automotivo tambem, nao sei se funciona na hataka.
Responder

Voltar para “Reviews”