HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Pessoal, pretendo mostrar nesse tópico a minha nova câmara de pintura, cujo projeto foi desenvolvido por mim e como ela possui muitos recursos, decidi documentar o processo de criação e montagem para compartilhar com o pessoal, para ajudar quem ainda não tem, ou quem pretende construir alguma no futuro. Antes, porém, acho interessante contar um histórico de como cheguei até esse projeto, que por sua vez, conta um pouco da minha evolução na bancada de plastimodelismo

HISTÓRICO
Desde que mudei para a casa nova montei um lugar especial para o plastimodelismo, o qual, na verdade, costumo chamá-lo de "Oficina de Plastimodelismo", um lugar que faxineira não entra e eu mesmo me encarrego da limpeza :mrgreen:
Imagem

Essa minha Oficina de Plastimodelismo, mesmo já contando com mais de um ano, foi planejada para ter muitas coisas, as quais, entretanto, ainda não estão finalizadas, portanto, a oficina está em constante atualização, expansão e melhorias, até porque, não dá para fazer tudo de uma vez só

Quando estava embalando tudo para a mudança, minha bancada era uma escrivaninha de madeira, conforme mostrado na imagem abaixo e tinha três prateleiras de madeira, além de um armário de aço, uma lente magnificadora, e uma câmara de pintura em uma mesa ao lado
Imagem

Na verdade, essa era a minha segunda bancada...
Imagem

Porque a primeira era exatamente a "maleta plástica" mostrada na imagem abaixo, a qual eu costumava chamar de "bancada móvel", já que era possível levar quase todas as ferramentas para perto de uma pia com água e uma mesa, ou seja, um lugar para pintar e montar os modelos e nada mais do que isso
Imagem

A primeira coisa que fiz foi instalar prateleiras de vidro com cremalheiras na parede, as quais também já expostas aqui no fórum e que não precisam de maiores esclarecimentos, pois podem ser vistas na primeira fotografia deste tópico. Falta ainda, montar uma proteção contra a poeira nessas prateleiras de vidro, já que a poeira estraga nossas montagens, mas conforme supra mencionado, não dá para fazer tudo de uma vez só e ainda não cheguei a um resultado definitivo de como protegê-la, se montando uma estante de vidro ao seu redor, ou em MDF, já que as prateleiras possuem 2,20 metros de comprimento e 2,40 de altura, o que encarece e dificulta definir que material será usado para transformar essas prateleiras em um expositor dos modelos montados :D

Em seguida à instalação das prateleiras de vidro, tratei de "reformar" a minha bancada, me aventurando na técnica do laqueamento de móveis pela primeira vez, que também mostrei aqui no fórum, cuja imagem abaixo resume o resultado satisfatório da bancada que ainda utilizo
Imagem

Se alguém se interessar por ver o que foi feito detalhadamente, o link está aqui
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=105&t=7966

Conforme acima mencionado, depois da reforma da escrivaninha, instalei prateleiras na parede para "aumentar e modernizar" a bancada, a qual, além das prateleiras para guardar materiais e ferramentas, possui braço mecânico móvel com iluminação e lente magnificadora, agora adaptado corretamente, e uma micro-retífica também adaptada sobre a mesa, além de outros acessórios
Imagem

Atualmente a bancada está exatamente conforme a fotografia abaixo, mas está sempre em fase de ampliação (tenho plano de em breve instalar mais uma mesa ao lado), e passado mais de um ano da mudança, eu ainda não resolvi o problema da câmara de pintura, já que a única que eu tinha, desmontei na mudança porque se encontrava velha, tinha alguns problemas e poderia ser melhorada. Entretanto, o maior problema é ter tempo suficiente para tratar desse projeto
Imagem

A PRIMEIRA CÂMARA DE PINTURA
A minha primeira câmara de pintura foi feita pelo meu pai, e era bem grande, já que ele fez seguindo medidas que eu indiquei, e se eu não estiver enganado, lembro-me de já ter mostrado ela por aqui no fórum, mas não me lembro exatamente onde
Imagem

Depois de montada, levei para casa e pintei de branco por dentro, melhorando a sua luminosidade interna. Ela tinha um disco giratório que guardo até hoje e eu usei essa câmara de pintura por aproximadamente sete anos. Meu foi muito útil :thumbup:
Imagem

Entretanto, como todo primeiro projeto, essa câmara de pintura passou anos em uso e novas idéias foram surgindo para melhorar seu desempenho, tais como, melhorar a aspiração da tinta, melhorar a filtragem dos vapores de tinta, solucionar o problema da tubulação dos gases ou eliminá-lo, enfim, aproveitei a mudança para a casa nova e decidi desmonta-la (descomissioná-la), para "recomeçar do zero", ou seja, criar uma câmara de pintura nova, com itens e recursos mais novos e melhorados a partir da experiência anterior

A parte introdutória é essa, e na data de hoje praticamente eu finalizei a câmara de pintura, falta apenas montar a alimentação na tomada, e já fiz alguns testes nela, inclusive testes que me obrigaram a substituir o motor por outro, mais potente, para resolver alguns problemas que serão contados aos poucos. O projeto todo demorou quase um ano, já que inúmeras idéias iniciais e "malucas" foram sendo desenhadas no papel, e estarei mostrando aqui toda a evolução do projeto até a sua conclusão, ou seja, desde os desenhos preliminares até o desenho final, passando-se pelos itens que a compõe e, inclusive, o detalhamento construtivo e o projeto elétrico com demonstração dos resultados obtidos, o que ajuda a compreender o seu funcionamento como um todo

Como tenho muitas fotografias e informações para mostrar, não tenho como contar tudo num post só, mas quem tiver interesse poderá ir acompanhando aqui porque tem muita informação para documentar e compartilhar

Essa é a parte introdutória do projeto. Em breve apresentei os esboços iniciais e a escolha do melhor desenho :D
Imagem
Avatar do usuário
leaopersico
Super Membro
Mensagens: 16202
Registrado em: 27 Set 2014, 06:07
Nome: Lenilson Leão
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: MiG-29 "The Swifts" - 1:144 - Revell GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: U.S. Navy LST Landing Craft - Testors - 1:613 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - 1/35 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Porta aviões - Revell - 1/700 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: F117 A Stealth Fighter - Revell - 1/144 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: Monty's Caravan - Revell - 1:76 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer II Ausf B - Dragon 1/144 (2014) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer III Ausf. E - Dragon 1/144 (2014) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Pak 40 75mm Anti-tank Gun & Truck - Airfix - 1/76 GT 10 - Figuras - Montagem: North American Black Bear & Cubs - Atlantis - 1/12 GT 10 - Figuras - Montagem: Avanço Lento - Figura Genérica - 1/35 GT 10 - Figuras - Montagem: Destruidor - Impressão 3D - sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Feminina - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Musei Capitolini) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Kerepesi Cemetery) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Agnes - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Hulk - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: American Eagle - Lindberg - 1/6 GT 10 - Figuras - Montagem: The Batman (Busto) - 1/4 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Suchoj S-37 Berkut - Revell - 1/144 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: F4U-1A Corsair - Revell - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: 105mm Howitzer - Testors/Italeri - 1/35 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Baby Groot - scratch building - 1/1 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: US 1/4 ton 4x4 M38A1C - Skybow - 1/35 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Lotus 79 - Nitto - 1/28 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-200 British Airways - Revell - 1/200 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Horten Go 229 - Revell 1/72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: B-25G Mitchell - Academy - 1/144 GT 32 - Tornado - Montagem: Tornado ECR TigerMeet - Revell - 1/144 GT 36 - Marines - Montagem: F/A-18C Hornet - Revell - 1/144 GT 37 - USAF - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: F-104 G Starfighter - Revell - 1/144 GT 39 - Protótipos - Montagem: Salt Flat Racers Turbo Go - Testors - 1/32 GT 39 - Protótipos - Montagem: SpaceShipTwo & WhiteKnightTwo - Revell - 1/144 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Sting Ray III - Revell - 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Optimist Sailboat - Scratchbuilding - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: R2-D2 - Metal Earth - 1/12 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: X-Wing - sem escala - Brinde Genérico GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Jedi Starfighter - Bandai - sem escala GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars First Order TIE Fighter Set - Bandai - sem escala GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: White Half-track M3A1 & 1 Ton trailer - Airfix - 1/76 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: EA-6B Prowler - Hasegawa - 1/72 GT 47 - Vietnam War - Montagem: Mig-21 Fishbed - Academy - 1/72 GT 48 - Carros Europeus - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder - Revell - 1/24 GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Mistel 5 - He162-A2 w/Arado E377-a - Dragon - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Nieuport N.28 C-1 - Revell - 1/72 GT 50 - The Fifties - Montagem: Fiat G.91R - Airfix - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sabriali Interceptor Mk I - Scratch - 1:72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder (Autobot) - Revell - 1/24 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mjölnir - Papercraft e Scratchbuilding - s/ escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Drone - Scratchbuilding - 1/1 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Niellos - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Sim-1 - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Halo Commander Sarah Palmer - Bandai - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sv-262Hs Draken III - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-31J Siegfried - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Grogu - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Iron Man Helmet - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: SVD Rifle (Dragunov) - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Howa Type 89 Rifle - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: M4A1 Rifle - Platz - 1/12 GT 53 - Pacific - Montagem: F4U-1 - Academy - 1/72 GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: BAE Hawk Series Mk. 100 - Italeri - 1/72 GT 55 - Harrier - Montagem: AV-8B Harrier II Plus - Revell - 1/144 GT 58 - Aces High - Montagem: Yak 1 (Lydia Litvyak) - ZTS - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: A-109 K2 Rega - Revell - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Brincadeira ou Diversão - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-2 - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-1/1a - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Silverado CK 99 - Revell - 1/25 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 512 S - Union - 1/24 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Shinano - Revell - 1/1200 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 - Academy - 1/144 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: Samurai Sword - Doyusha - 1/3 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Em Busca de Sombra e Água Fresca -  Sem escala GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: O Homem Que Puxava o Gatilho - 1/35 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Supermarine Spitfire Mk XVI E - Heller - 1/72 GT 71 - Carros alemães - Montagem: VW Buggy - Revell - 1/32 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: M998 Desert Patrol - Italeri - 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Daimler Dingo Scout Car - Revell - 1/76 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Sd.Kfz.234/2 "Puma" - Roden - 1/72 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Autoblinda AB 43 - Italeri - 1/72 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 Fighting Falcon - Academy - 1/144 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Vespa Futurista P.Mk1 - Scratchbuilding - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: JMSDF Harushio Class - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Jangada - "Gravetobuilding" - Sem escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Ship in The Bottle (Goleta) - Madeira Balsa - Sem Escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Arca de Noé - Madeira Balsa - 1/500 GT 75 - Embarcações - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Longboard - scratch building - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: PLA Navy Type 039A - Hobby Boss - 1/700 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Lexus Zent Cerumo – Bandai – 1/43 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Mobil 1 SC - Bandai - 1/43 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 78 - Corvette - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Aichi M6A1-K Nanzan (Seiran Kai) - Tamiya - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Aero L-29 Delfin - Egito - Mark I Models - 1/144 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Mig-21 - Czech Air Force - Eduard - 1/144 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Zlín Z-42M - HobbyBoss - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Folland Gnat T.1 - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLT - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLD - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bike Tuk Tuk - Scratchbuilding - 1/76 GT 83 - Art Attack - Acrilex Challenge - Montagem: F-15 Eagle Strike - Revell - 1/144 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-15 - Eduard - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: LWB Landrover and Trailer - Airfix - 1/76 GT 87 - Força Aérea Italiana - Montagem: Macchi MC.200 - Sweet - 1/144 (373ª Esquadrilha; 153 grupo 1941) GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 - Dragon - 1/144 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Hornisse - Dragon - 1/144 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: A-10 Thunderbolt II - Revell - 1/144 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 + Hornisse - Dragon - 1/144 [Mini Diorama]

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por leaopersico »

Muito bom!
Bem curioso quanto ao projeto!
Sempre aprendendo...
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

leaopersico escreveu:Muito bom!
Bem curioso quanto ao projeto!
Muito obrigado leaopersico :D
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

LISTA DOS MATERIAIS PRINCIPAIS

FILTRO DE PAPEL PLISSADO (OVERSPRAY)
Pesquisei na internet os materiais usados em câmaras de pintura automotiva, pois como a tinta desses lugares é usada em grande quantidade acredito que o sistema de filtragem é igualmente eficiente. Dessa pesquisa observei que essas câmaras de pintura automotiva usam um filtro de papel plissado, também chamado de filtro "overspray", sendo esse o primeiro filtro a receber a carga dos vapores de tinta e da própria tinta. Esse filtro pode ser plissado ou não, mas a pesquisa mostrou que o filtro de papel plissado é melhor porque ele segura tanto a tinta como parte dos vapores dela

Abaixo uma explicação do material utilizado
Imagem

Não foi fácil adquirir esse material, já que ele é vendido com um mínimo de metragem no pedido, pois esse tipo de cabines de pintura são geralmente grandes para pintura de peças automotivas e até de veículos inteiros. Abaixo um exemplo desse tipo de câmara de pintura, chamada de cabine de pintura que usa o filtro "overspray" como linha de frente dos elementos filtrantes
Imagem

MANTA FILTRANTE (FILTRO DE POLIESTER)
O filtro overspray não trabalha sozinho, ele geralmente tem uma cortina d'água atrás dele ou uma manta filtrante, para capturar os resíduos que conseguiram escapar do overspray

Neste caso, eu pesquisei sobre a manta filtrante, que são de diversos tipos e concluí que a manta de poliester era a mais adequada para a minha câmara de pintura. Abaixo uma explicação sobre ela
Imagem

FILTRO DE CARVÃO ATIVADO
No meu projeto eu decidi remover o duto de ventilação que levaria o ar contaminado para fora da Oficina de Plastimodelismo. Para isso, eu precisei pensar em alguma coisa e concluí que, tanto um filtro de ar condicionado automotivo, como um filtro de exaustor de cozinha poderiam ser utilizados com sucesso, já que os mesmos possuem carvão ativado que "prende" os elementos contaminantes ajudando a filtrar o ar que por ele passa. Abaixo uma explicação de como funciona o filtro de carvão ativado
Imagem

E aqui uma demonstração de como é um filtro de carvão ativado para exaustores
Imagem

MOTOR EXAUSTOR PARA FREEZER OU CHURRASQUEIRA
O título dispensa explicações, esclarecendo que esse tipo de motor consome muito pouco, aproximadamente 50 watts, dependendo da sua potência, alguns possuem é mesmo um dispositivo de controle de velocidade. Eles vem com a possibilidade de se adaptar à corrente elétrica, ou seja, 127 ou 220 volts. Abaixo imagem ilustrativa do modelo que usei
Imagem

No meu projeto, eu usei ainda, um segundo filtro, que chamei de "filtro auxiliar" para ajudar na filtragem e compensar a "perda de carga da exaustão", já que eu projetei minha câmara de pintura para funcionar com 4 elementos filtrantes e todas essas barreiras para filtrar os vapores de tinta contribuem para a perda de carga do motor exaustor. Esse filtro auxiliar é o mesmo que existia na minha primeira câmara de pintura, parece um "cooler" para computadores, mas não é, funciona, inclusive ligado diretamente na alimentação residencial, na corrente 127 ou 220 volts, tal como o filtro de exaustor principal
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

A HISTÓRIA DO PROJETO TÉCNICO E SUA APRESENTAÇÃO

Eu disse no início da publicação desse tópico que a minha nova câmara de pintura demorou meses para ficar pronta, seja porque ele era desenvolvido nas poucas horas disponíveis, seja porque era uma idéia nova, sujeita, portanto, há alterações e alterações até se chegar a um projeto plausível. Exatamente por isso, primeiro eu pesquisei sobre cabines de pintura e câmaras de pintura, depois pesquisei sobre os elementos filtrantes, e eleitos esses, demorou um pouco até eu conseguir adquirir todos os itens, já que alguns, conforme já mencionado, foram difíceis de adquirir

Assim, a idéia inicial era desenvolver um projeto de utilizasse os 3 elementos filtrantes já apresentados e os 2 motores exaustores. Posteriormente, acabei incluindo um 4º elemento filtrante e substituindo o motor principal inicialmente adquirido, mas isso irei contar de acordo com a linha cronológica do processo de construção da câmara de pintura

Os primeiros desenhos foram feitos em 28/03/2016, os quais esboçavam apenas como deveriam funcionar o sistema de exaustão, sem considerar um modelo externo do projeto
Imagem

Imagem

Em seguida, comecei a pensar no projeto em si, desenhando várias idéias, algumas até "malucas" mas todas elas foram fundamentais para se chegar ao refinamento do projeto e definir o melhor modelo para essa câmara de pintura
Imagem

Em 24/04/2016 eu já havia definido o melhor desenho para iniciar o projeto técnico decisivo, e pensei que tudo já estava definido...
Imagem

Porém, somente retomei o projeto 2 meses depois, e quando revi minhas anotações, decidi mudar tudo de novo, chegando a um novo desenho, mais refinado e decisivo para partir para a nova etapa, o detalhamento construtivo
Imagem

Ao todo foram 9 desenhos, todos pensados com cuidado e aos poucos, sem pressa, para ir assimilando as hipóteses e modificando-os conforme a evolução do projeto, até que passei para a fase de esboço preliminar das dimensões da câmara de pintura
Imagem

Com o projeto definido, utilizei um programa de computador para "desenhar o projeto" de forma a torná-lo de fácil compreensão para que uma oficina de móveis pudesse providenciar o corte das peças e a montagem da caixa
Imagem

Para auxiliar a oficina que cortou as peças e evitar desperdício, fiz um desenho no computador de todas as peças que constituíam o projeto e as encaixei dentro da folha de MDF que adquiri para montar a câmara de pintura. Dessa forma, qualquer fabricante de móveis poderia produzir as peças que eu havia desenhado, e em uma única folha do MDF. Meu projeto da nova câmara de pintura estava, finalmente, pronto para se tornar realidade
Imagem

PROJETO ELÉTRICO
Eu não poderia deixar de fazer um "projeto elétrico" para a minha câmara de pintura, afinal, após concluir as matérias do Curso de Tecnologia em Construção Naval, aprendi muita coisa interessante, aprendi como elaborar um detalhamento construtivo de um projeto (mostrado acima), como também aprendi a elaborar um projeto elétrico completo. Esse projeto elétrico é importante porque, com ele, temos à disposição a análise da sua viabilidade, e os dados de cálculos elétricos, que nos possibilita entender como o sistema todo funcionará, fornecendo dados importantes de consumo, de segurança elétrica, etc. Exatamente por isso, por quê não usar meus conhecimentos num projeto que, para mim, é tão importante e será usado durante muito tempo?

Eis abaixo o desenho do projeto elétrico que elaborei
Imagem

De igual importância ao desenho elétrico, é a planilha de cálculos, a qual faz parte de todo projeto elétrico e, por essa razão, não poderia ficar para trás. Como a idéia era também compartilhar com o pessoal daqui, escrevi algumas observações para facilitar a compreensão e ajudar a entender o resultado. Ela pode ser vista na imagem abaixo
Imagem

Essa é a história e apresentação do projeto da minha nova câmara de pintura. Nas próximas atualizações estarei mostrando as fotografias de montagem e modificações que fiz ao longo do projeto. Espero que essa apresentação ajude quem tiver interesse em montar uma câmara de pintura, ou reformar a sua, essa é a intenção, compartilhar informações :D
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Aos Conselheiros, gostaria de saber como faço para aumentar as últimas imagens que publiquei aqui, pois elas aparecem muito pequenas e dificultam a leitura das informações nela contidas. Se alguém puder ajudar, por favor, me avisem como fazer para deixá-las maiores
Imagem
Avatar do usuário
leaopersico
Super Membro
Mensagens: 16202
Registrado em: 27 Set 2014, 06:07
Nome: Lenilson Leão
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: MiG-29 "The Swifts" - 1:144 - Revell GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II - Academy - 1/144 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: U.S. Navy LST Landing Craft - Testors - 1:613 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - 1/35 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Porta aviões - Revell - 1/700 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: F117 A Stealth Fighter - Revell - 1/144 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: Monty's Caravan - Revell - 1:76 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer II Ausf B - Dragon 1/144 (2014) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Panzer III Ausf. E - Dragon 1/144 (2014) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Pak 40 75mm Anti-tank Gun & Truck - Airfix - 1/76 GT 10 - Figuras - Montagem: North American Black Bear & Cubs - Atlantis - 1/12 GT 10 - Figuras - Montagem: Avanço Lento - Figura Genérica - 1/35 GT 10 - Figuras - Montagem: Destruidor - Impressão 3D - sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Feminina - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Musei Capitolini) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Estátua Leão (Kerepesi Cemetery) - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Agnes - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: Hulk - Impressão 3D - Sem escala GT 10 - Figuras - Montagem: American Eagle - Lindberg - 1/6 GT 10 - Figuras - Montagem: The Batman (Busto) - 1/4 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Suchoj S-37 Berkut - Revell - 1/144 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: F4U-1A Corsair - Revell - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: 105mm Howitzer - Testors/Italeri - 1/35 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Baby Groot - scratch building - 1/1 GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: US 1/4 ton 4x4 M38A1C - Skybow - 1/35 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Lotus 79 - Nitto - 1/28 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-200 British Airways - Revell - 1/200 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Horten Go 229 - Revell 1/72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: B-25G Mitchell - Academy - 1/144 GT 32 - Tornado - Montagem: Tornado ECR TigerMeet - Revell - 1/144 GT 36 - Marines - Montagem: F/A-18C Hornet - Revell - 1/144 GT 37 - USAF - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: F-104 G Starfighter - Revell - 1/144 GT 39 - Protótipos - Montagem: Salt Flat Racers Turbo Go - Testors - 1/32 GT 39 - Protótipos - Montagem: SpaceShipTwo & WhiteKnightTwo - Revell - 1/144 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Sting Ray III - Revell - 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Optimist Sailboat - Scratchbuilding - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: R2-D2 - Metal Earth - 1/12 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: X-Wing - sem escala - Brinde Genérico GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Jedi Starfighter - Bandai - sem escala GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars First Order TIE Fighter Set - Bandai - sem escala GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: White Half-track M3A1 & 1 Ton trailer - Airfix - 1/76 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: EA-6B Prowler - Hasegawa - 1/72 GT 47 - Vietnam War - Montagem: Mig-21 Fishbed - Academy - 1/72 GT 48 - Carros Europeus - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder - Revell - 1/24 GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Mistel 5 - He162-A2 w/Arado E377-a - Dragon - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Nieuport N.28 C-1 - Revell - 1/72 GT 50 - The Fifties - Montagem: Fiat G.91R - Airfix - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sabriali Interceptor Mk I - Scratch - 1:72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Ferrari 360 Modena Spyder (Autobot) - Revell - 1/24 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mjölnir - Papercraft e Scratchbuilding - s/ escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Drone - Scratchbuilding - 1/1 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Niellos - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Lightsaber Mestre Jedi Sim-1 - scratchbuilding - 1/4 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Halo Commander Sarah Palmer - Bandai - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sv-262Hs Draken III - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-31J Siegfried - Bandai - 1/144 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Grogu - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Iron Man Helmet - Impressão 3D - Sem Escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: SVD Rifle (Dragunov) - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Howa Type 89 Rifle - Platz - 1/12 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: M4A1 Rifle - Platz - 1/12 GT 53 - Pacific - Montagem: F4U-1 - Academy - 1/72 GT 54 - RAAF - Royal Australian Air Force - Montagem: BAE Hawk Series Mk. 100 - Italeri - 1/72 GT 55 - Harrier - Montagem: AV-8B Harrier II Plus - Revell - 1/144 GT 58 - Aces High - Montagem: Yak 1 (Lydia Litvyak) - ZTS - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: A-109 K2 Rega - Revell - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Resgate no Paredão Noroeste - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Brincadeira ou Diversão - Diorama - 1/35 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-2 - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Us-1/1a - Platz - 1/300 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: Silverado CK 99 - Revell - 1/25 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 512 S - Union - 1/24 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Shinano - Revell - 1/1200 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 - Academy - 1/144 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: Samurai Sword - Doyusha - 1/3 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Em Busca de Sombra e Água Fresca -  Sem escala GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: O Homem Que Puxava o Gatilho - 1/35 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Supermarine Spitfire Mk XVI E - Heller - 1/72 GT 71 - Carros alemães - Montagem: VW Buggy - Revell - 1/32 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: M998 Desert Patrol - Italeri - 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Daimler Dingo Scout Car - Revell - 1/76 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Sd.Kfz.234/2 "Puma" - Roden - 1/72 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Autoblinda AB 43 - Italeri - 1/72 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 Fighting Falcon - Academy - 1/144 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Vespa Futurista P.Mk1 - Scratchbuilding - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: JMSDF Harushio Class - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Jangada - "Gravetobuilding" - Sem escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Ship in The Bottle (Goleta) - Madeira Balsa - Sem Escala GT 75 - Embarcações - Montagem: Arca de Noé - Madeira Balsa - 1/500 GT 75 - Embarcações - Montagem: USS Balao SS-285 - Hobby Boss - 1/700 GT 75 - Embarcações - Montagem: Longboard - scratch building - S/escala GT 75 - Embarcações - Montagem: PLA Navy Type 039A - Hobby Boss - 1/700 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Lexus Zent Cerumo – Bandai – 1/43 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Mobil 1 SC - Bandai - 1/43 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15 Eagle - Academy - 1/144 GT 78 - Corvette - Montagem: Chevy Corvette Coupe 2012 - AMT - 1/25 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Aichi M6A1-K Nanzan (Seiran Kai) - Tamiya - 1/72 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Aero L-29 Delfin - Egito - Mark I Models - 1/144 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Mig-21 - Czech Air Force - Eduard - 1/144 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Zlín Z-42M - HobbyBoss - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Folland Gnat T.1 - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLT - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bedford QLD - Airfix - 1:76 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Bike Tuk Tuk - Scratchbuilding - 1/76 GT 83 - Art Attack - Acrilex Challenge - Montagem: F-15 Eagle Strike - Revell - 1/144 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-15 - Eduard - 1/72 GT 85 - Guerra das Falklands/Malvinas - Montagem: LWB Landrover and Trailer - Airfix - 1/76 GT 87 - Força Aérea Italiana - Montagem: Macchi MC.200 - Sweet - 1/144 (373ª Esquadrilha; 153 grupo 1941) GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 - Dragon - 1/144 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Hornisse - Dragon - 1/144 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: A-10 Thunderbolt II - Revell - 1/144 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Pz. IV Ausf.F2 + Hornisse - Dragon - 1/144 [Mini Diorama]

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por leaopersico »

Projeto muito completo Foga!
Acredito que possa ajudar bastante aos colegas do fórum!
Eu ainda não uso aerografo e não tenho uma camara, então servirá de referência pra mim futuramente!
Sempre aprendendo...
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5265
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Rafael Guerra »

Mais um belo projeto, Foga!
Eu já havia acompanhado a reforma da mesa, com uso de laca e fiquei animado para experimentar a técnica.
Valeu por compartilhar!
Rafael Guerra
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Galttar »

LRFOGA escreveu:Aos Conselheiros, gostaria de saber como faço para aumentar as últimas imagens que publiquei aqui, pois elas aparecem muito pequenas e dificultam a leitura das informações nela contidas. Se alguém puder ajudar, por favor, me avisem como fazer para deixá-las maiores
Foga, seu photobucket não está programado para reduzir o tamanho das imagens?
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

leaopersico escreveu:Projeto muito completo Foga!
Acredito que possa ajudar bastante aos colegas do fórum!
Eu ainda não uso aerografo e não tenho uma camara, então servirá de referência pra mim futuramente!
A idéia nesse tópico é auxiliar os amigos mesmo. Obrigado Leaopersico! :D
Rafael Guerra escreveu:Mais um belo projeto, Foga!
Eu já havia acompanhado a reforma da mesa, com uso de laca e fiquei animado para experimentar a técnica.
Valeu por compartilhar!
Rafael, legal saber que você acompanhou a reforma da bancada. Obrigado por acompanhar aqui também :D
Galttar escreveu:
LRFOGA escreveu:Aos Conselheiros, gostaria de saber como faço para aumentar as últimas imagens que publiquei aqui, pois elas aparecem muito pequenas e dificultam a leitura das informações nela contidas. Se alguém puder ajudar, por favor, me avisem como fazer para deixá-las maiores
Foga, seu photobucket não está programado para reduzir o tamanho das imagens?
Se está nunca reparei Galttar, vou ver se consigo alterar alguma coisa lá, pois os desenhos publicados ontem precisam ser aumentados aumentados de tamanho para melhor compreensão :D
Imagem
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”