SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Johnnn escreveu:Parabéns pela cabine. Quem sabe um dia chego lá hahaha
Agora esta na hora de voltar. Eu andei parado também, mas agora eu voltei.
Abraços
Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Muito obrigado Johnnn. Já tem quase um ano que não volto para a minha bancada :(
Motta escreveu:
LRFOGA escreveu:Motta, não sei porque as imagens de corte das peças com as medidas respectivas, e o projeto elétrico publicados aqui não saíram no tamanho que possibilita verificar as medidas. Vou tentar publicar novamente, embora eu também possa enviar por email, se necessário
Obrigado! :thumbup:
Vou tentar ver o que aconteceu com essas imagens que não saíram tão grandes como eu esperava :oops:

Alfredo escreveu:E ai amigo.
Que show ficou esta sua cabine de pintura.
Como é bom ter espaço para poder criar livremente, não.
Parabéns.
Estimado amigo Alfredo, obrigado! Não é muito grande o espaço não, mas o maior problema é não ter tido muito mais ânimo para voltar ao plastimodelismo (você sabe porque...), imagino às vezes que talvez muitas daquelas naves na caixa não serão montadas. Exatamente por isso é que eu admiro tanto o seu trabalho, além da técnica impressionante, você já montou quase todas, e está sempre avançando :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Alfredo »

Tudo a seu tempo.
Logo, logo tenho certeza você estará novamente produzindo a todo vapor.
Um grande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Alfredo »

Com sua permissão e apenas para base de comparação de categorias, esta é minha pequena cabine de pintura.
Como meu espaço é extremamente limitado, tive que usar a criatividade para poder ter uma cabine para minhas pinturas.
Montei utilizando MDF de 3mm e 3 motores de Rack de servidores de computador, bem potentes.
Ela tem uma câmara de filtragem e uma base de pintura retrátil.
Ei-la.
Imagem
É muito simples, as peças estão todas unidas com cola quente e alguns poucos parafusos de reforço.
No topo coloquei este cano em 90 graus.
Para utiliza-la primeiro libero a trava (pedaço de fio rígido) e baixo a plataforma de pintura.
Imagem
Depois levanto as laterais, feitas com chapas de acrílico branco.
Imagem
Ai coloco a tampa de cima com os Leds para iluminação. Os Leds acendem unindo um rabicho no canto superior direito da cabine.
Imagem
Ai é só usar.
Se estou pintando com tintas acrílicas, deixo o tubo de exaustão aberto.
Imagem
Agora, se utilizo qualquer outra tinta, conecto este tubo retrátil na saída do tubo de exaustão.
Imagem
Ai é só joga-lo para fora da janela da área de serviço.
Imagem

Imagem
Ele é só encaixado, então é bem fácil de desenrolar e enrolar.
Por trás do filtro, estão a fonte de alimentação para os motores e a iluminação, uma fonte de computador desmontada e os motores.
Imagem

Imagem
Já tenho ela há uns tres anos ou mais (nem me lembro mais quando montei). e ainda funcina muito bem.
Troco o filtro de vez em quando e ele é apenas aquela manta baratinha para exaustor de cozinha, serve só para proteger um pouco os motores e a fonte.
Obrigado pelo espaço e desculpe a invasão, mas foi só para ver uma coisa improvisada e outra planejada juntas, mas que funcionam a contento.
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Alfredo, sua exposição é bem interessante. Como sempre, simplicidade e eficiência são suas marcas. Notei que os motores de exaustão são iguais ao segundo motor que instalei na minha câmara de pintura, embora no meu caso eles funcionem a 127 volts, mas a máquina é a mesma. Se você usar tinta colorgin não fica vapor de tinta à sua volta?
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 01 Ago 2012, 15:40
Nome: Alfredo de Paula Craveiro
Localização: São Paulo - Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Alfredo »

Olá amigo, tudo bem?
Cometi um pequeno engano nas virgulas no meu texto e os motores pareciam ser alimentados pela fonte, mas são 110V.
A sucção é muito boa e mesmo utilizando tinta em spray, direto da lata ele suga tudo.
Utilizei até para minha primeira experiencia em duplicação de peças, como os produtos envolvidos tinham muitas restrições quanto a vapores, fiz tudo dentro da cabine de pintura e não ficou cheiro em casa.
Abraço.
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Alfredo escreveu:Olá amigo, tudo bem?
Cometi um pequeno engano nas virgulas no meu texto e os motores pareciam ser alimentados pela fonte, mas são 110V.
A sucção é muito boa e mesmo utilizando tinta em spray, direto da lata ele suga tudo.
Utilizei até para minha primeira experiencia em duplicação de peças, como os produtos envolvidos tinham muitas restrições quanto a vapores, fiz tudo dentro da cabine de pintura e não ficou cheiro em casa.
Abraço.
:thumbup:
Imagem
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”