Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

ALEXANDRE REZENDE escreveu:LRFOGA,

Interessante o projeto da câmara, mas confesso que gostei muito da sua sala para efetuar os trabalhos... muito espaço, limpeza e organização.
Se você vir onde eu monto meus modelos, vai me chamar da "lambão" ... :lol:

[]s e boa sorte no projeto! :tchau:

OBS: Fiquei observando suas caixas para montar... tem muito helicóptero lá, hein?
Estimado amigo Alexandre, boa noite. Essa oficina é um projeto antigo, em breve vou colocar uma mesa ao lado, maior para a câmara de pintura, tintas e demais itens da pintura, e assim vamos montando essa oficina de plastimodelismo. Quanto aos helicópteros, acho que tenho uns 8 para montar, incluindo os modelos de veículos com asas rotativas que são híbridos, como é o caso do V-22 Osprey, o Focke Achgelis, o Fairey Rotodyne e o Piasecki VZ-8 Airgeep :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
mmbetto
Membro
Mensagens: 341
Registrado em: 08 Ago 2013, 19:58
Nome: MB
Localização: Brasil
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por mmbetto »

LRFOGA escreveu:
mmbetto escreveu:show de bola!

o conjunto do compressor vc vai deixar junto com a câmara?
Muito obrigado MMBetto. O conjunto do compressor ficará ao lado, em um armário fechado, saindo apenas os tubos ligados a dois aerógrafos, os quais ficarão em um suporte ao lado da câmara de pintura.

Cara eu vi que você é de Jaú! Onde mora? Sou de Jaú também :thumbup:
Bacana. Estou tentando montar um espaço assim também!

Sobre Jaú, sou sim, respondi por MP, dá 1 olhada lá!

Té mais
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Mutley »

LRFOGA escreveu:Pessoal, pretendo mostrar nesse tópico a minha nova câmara de pintura, cujo projeto foi desenvolvido por mim e como ela possui muitos recursos, decidi documentar o processo de criação e montagem para compartilhar com o pessoal, para ajudar quem ainda não tem, ou quem pretende construir alguma no futuro. Antes, porém, acho interessante contar um histórico de como cheguei até esse projeto, que por sua vez, conta um pouco da minha evolução na bancada de plastimodelismo

HISTÓRICO
Desde que mudei para a casa nova montei um lugar especial para o plastimodelismo, o qual, na verdade, costumo chamá-lo de "Oficina de Plastimodelismo", um lugar que faxineira não entra e eu mesmo me encarrego da limpeza :mrgreen:
Imagem

Essa minha Oficina de Plastimodelismo, mesmo já contando com mais de um ano, foi planejada para ter muitas coisas, as quais, entretanto, ainda não estão finalizadas, portanto, a oficina está em constante atualização, expansão e melhorias, até porque, não dá para fazer tudo de uma vez só

Quando estava embalando tudo para a mudança, minha bancada era uma escrivaninha de madeira, conforme mostrado na imagem abaixo e tinha três prateleiras de madeira, além de um armário de aço, uma lente magnificadora, e uma câmara de pintura em uma mesa ao lado
Imagem

Na verdade, essa era a minha segunda bancada...
Imagem

Porque a primeira era exatamente a "maleta plástica" mostrada na imagem abaixo, a qual eu costumava chamar de "bancada móvel", já que era possível levar quase todas as ferramentas para perto de uma pia com água e uma mesa, ou seja, um lugar para pintar e montar os modelos e nada mais do que isso
Imagem

A primeira coisa que fiz foi instalar prateleiras de vidro com cremalheiras na parede, as quais também já expostas aqui no fórum e que não precisam de maiores esclarecimentos, pois podem ser vistas na primeira fotografia deste tópico. Falta ainda, montar uma proteção contra a poeira nessas prateleiras de vidro, já que a poeira estraga nossas montagens, mas conforme supra mencionado, não dá para fazer tudo de uma vez só e ainda não cheguei a um resultado definitivo de como protegê-la, se montando uma estante de vidro ao seu redor, ou em MDF, já que as prateleiras possuem 2,20 metros de comprimento e 2,40 de altura, o que encarece e dificulta definir que material será usado para transformar essas prateleiras em um expositor dos modelos montados :D

Em seguida à instalação das prateleiras de vidro, tratei de "reformar" a minha bancada, me aventurando na técnica do laqueamento de móveis pela primeira vez, que também mostrei aqui no fórum, cuja imagem abaixo resume o resultado satisfatório da bancada que ainda utilizo
Imagem

Se alguém se interessar por ver o que foi feito detalhadamente, o link está aqui
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=105&t=7966

Conforme acima mencionado, depois da reforma da escrivaninha, instalei prateleiras na parede para "aumentar e modernizar" a bancada, a qual, além das prateleiras para guardar materiais e ferramentas, possui braço mecânico móvel com iluminação e lente magnificadora, agora adaptado corretamente, e uma micro-retífica também adaptada sobre a mesa, além de outros acessórios
Imagem

Atualmente a bancada está exatamente conforme a fotografia abaixo, mas está sempre em fase de ampliação (tenho plano de em breve instalar mais uma mesa ao lado), e passado mais de um ano da mudança, eu ainda não resolvi o problema da câmara de pintura, já que a única que eu tinha, desmontei na mudança porque se encontrava velha, tinha alguns problemas e poderia ser melhorada. Entretanto, o maior problema é ter tempo suficiente para tratar desse projeto
Imagem

A PRIMEIRA CÂMARA DE PINTURA
A minha primeira câmara de pintura foi feita pelo meu pai, e era bem grande, já que ele fez seguindo medidas que eu indiquei, e se eu não estiver enganado, lembro-me de já ter mostrado ela por aqui no fórum, mas não me lembro exatamente onde
Imagem

Depois de montada, levei para casa e pintei de branco por dentro, melhorando a sua luminosidade interna. Ela tinha um disco giratório que guardo até hoje e eu usei essa câmara de pintura por aproximadamente sete anos. Meu foi muito útil :thumbup:
Imagem

Entretanto, como todo primeiro projeto, essa câmara de pintura passou anos em uso e novas idéias foram surgindo para melhorar seu desempenho, tais como, melhorar a aspiração da tinta, melhorar a filtragem dos vapores de tinta, solucionar o problema da tubulação dos gases ou eliminá-lo, enfim, aproveitei a mudança para a casa nova e decidi desmonta-la (descomissioná-la), para "recomeçar do zero", ou seja, criar uma câmara de pintura nova, com itens e recursos mais novos e melhorados a partir da experiência anterior

A parte introdutória é essa, e na data de hoje praticamente eu finalizei a câmara de pintura, falta apenas montar a alimentação na tomada, e já fiz alguns testes nela, inclusive testes que me obrigaram a substituir o motor por outro, mais potente, para resolver alguns problemas que serão contados aos poucos. O projeto todo demorou quase um ano, já que inúmeras idéias iniciais e "malucas" foram sendo desenhadas no papel, e estarei mostrando aqui toda a evolução do projeto até a sua conclusão, ou seja, desde os desenhos preliminares até o desenho final, passando-se pelos itens que a compõe e, inclusive, o detalhamento construtivo e o projeto elétrico com demonstração dos resultados obtidos, o que ajuda a compreender o seu funcionamento como um todo

Como tenho muitas fotografias e informações para mostrar, não tenho como contar tudo num post só, mas quem tiver interesse poderá ir acompanhando aqui porque tem muita informação para documentar e compartilhar

Essa é a parte introdutória do projeto. Em breve apresentei os esboços iniciais e a escolha do melhor desenho :D
Luis, será que estou vendo coisas? Aquele carinha lá no fundo na primeira foto é o Spectreman? Logo na primeira prateleira?
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Mutley escreveu: Luis, será que estou vendo coisas? Aquele carinha lá no fundo na primeira foto é o Spectreman? Logo na primeira prateleira?
É ele sim! Comprei quando passei certo dia na rodoviária de SP. Coisa rara se compra na hora porque senão, se arrepende depois :mrgreen:

O modelo é feito em resina e é exatamente esse aqui
Imagem

Parabéns pela visão! Acho que você foi o único que viu ele lá :shock:

Pra mim, um dos melhores heróis da minha infância, saudades daquele tempo... :mrgreen:
Imagem
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Mutley »

LRFOGA escreveu:
Mutley escreveu: Luis, será que estou vendo coisas? Aquele carinha lá no fundo na primeira foto é o Spectreman? Logo na primeira prateleira?
É ele sim! Comprei quando passei certo dia na rodoviária de SP. Coisa rara se compra na hora porque senão, se arrepende depois :mrgreen:

O modelo é feito em resina e é exatamente esse aqui
Imagem

Parabéns pela visão! Acho que você foi o único que viu ele lá :shock:

Pra mim, um dos melhores heróis da minha infância, saudades daquele tempo... :mrgreen:
Caramba! :shock: :o :espantado: é a primeira vez que vejo uma estátua do Spectreman. Parabéns! estou babando até agora. Tenho todos os episódios baixados da internet, inclusive aquela abertura brasileira feita pelo SBT. Acho que você é do meu tempo.

Trocaria todas as estátuas dos heróis da Marvel por uma do Spectreman. :thumbup:
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Mutley escreveu: Caramba! :shock: :o :espantado: é a primeira vez que vejo uma estátua do Spectreman. Parabéns! estou babando até agora. Tenho todos os episódios baixados da internet, inclusive aquela abertura brasileira feita pelo SBT. Acho que você é do meu tempo.

Trocaria todas as estátuas dos heróis da Marvel por uma do Spectreman. :thumbup:
Por causa dessa nossa conversa ontem eu acabei assistindo um episódio dele no youtube até as 3 horas da manhã :mrgreen:

Tem a mesma estátua no mercado livre e outras parecidas

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... resina-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... resina-_JM
Imagem
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Mutley »

LRFOGA escreveu:
Mutley escreveu: Caramba! :shock: :o :espantado: é a primeira vez que vejo uma estátua do Spectreman. Parabéns! estou babando até agora. Tenho todos os episódios baixados da internet, inclusive aquela abertura brasileira feita pelo SBT. Acho que você é do meu tempo.

Trocaria todas as estátuas dos heróis da Marvel por uma do Spectreman. :thumbup:
Por causa dessa nossa conversa ontem eu acabei assistindo um episódio dele no youtube até as 3 horas da manhã :mrgreen:

Tem a mesma estátua no mercado livre e outras parecidas

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... resina-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... resina-_JM
Ôooopaaaa! valeu pela dica :thumbup:

Meu aniversário já passou mas sempre tem espaço para mais um presente.
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Ruffuswood »

Sensacional este seu projeto! Sö estou aguardando a conclusāo para ver se da para ajustar às minhas necessidades tanto de uso quanto de capital rsrs

Devo reorganizar minha oficina e quero colocar um espaço para pintura e esse projeto vai bem de encontro, pois pinto bolhas para R/C 1/8 onroad também e elas sao bem grandinhas e fazem uma boa sujeira com vapor e afins.

Obrigado por compartilhar!
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Ruffuswood escreveu:Sensacional este seu projeto! Sö estou aguardando a conclusāo para ver se da para ajustar às minhas necessidades tanto de uso quanto de capital rsrs

Devo reorganizar minha oficina e quero colocar um espaço para pintura e esse projeto vai bem de encontro, pois pinto bolhas para R/C 1/8 onroad também e elas sao bem grandinhas e fazem uma boa sujeira com vapor e afins.

Obrigado por compartilhar!
Na verdade, já concluí. A única coisa que decidi fazer após a conclusão é para preservar a limpeza da câmara de pintura. Tive a idéia de forrar ela por dentro com aquele adesivo "contact" transparente, pois além de impermeabilizar a câmara (já que ela é de MDF) quando ficar sujo demais é só remover o plástico e colocar outro no lugar :thumbup:

Não ficou caro, o custo foi razoável pela funcionalidade que ela oferece
Imagem
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Ruffuswood »

LRFOGA escreveu:
Ruffuswood escreveu:Sensacional este seu projeto! Sö estou aguardando a conclusāo para ver se da para ajustar às minhas necessidades tanto de uso quanto de capital rsrs

Devo reorganizar minha oficina e quero colocar um espaço para pintura e esse projeto vai bem de encontro, pois pinto bolhas para R/C 1/8 onroad também e elas sao bem grandinhas e fazem uma boa sujeira com vapor e afins.

Obrigado por compartilhar!
Na verdade, já concluí. A única coisa que decidi fazer após a conclusão é para preservar a limpeza da câmara de pintura. Tive a idéia de forrar ela por dentro com aquele adesivo "contact" transparente, pois além de impermeabilizar a câmara (já que ela é de MDF) quando ficar sujo demais é só remover o plástico e colocar outro no lugar :thumbup:

Não ficou caro, o custo foi razoável pela funcionalidade que ela oferece
Legal que está concluída! :clap:

Qual o desempenho em uso? Como finalizou a parte elétrica dela?

Eu penso em usar uma caixa de mdf de 50cm quadrada e colocar filtrante de papel na primeira camada, um elemento filtrante de coifa de cozinha com carvao ativado e atras manta acrilica de bolsa termica ou perlon de filtro de aquário, ficando pendente somente o sistema de exaustão.

Acredito que seja o suficiente para resolver o problema! :thumbup:
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”