Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Ruffuswood escreveu: Legal que está concluída! :clap:

Qual o desempenho em uso? Como finalizou a parte elétrica dela?

Eu penso em usar uma caixa de mdf de 50cm quadrada e colocar filtrante de papel na primeira camada, um elemento filtrante de coifa de cozinha com carvao ativado e atras manta acrilica de bolsa termica ou perlon de filtro de aquário, ficando pendente somente o sistema de exaustão.

Acredito que seja o suficiente para resolver o problema! :thumbup:
Ruffuswood, desculpe, somente agora que vi sua resposta é que fui conferir a postagem desse tópico e esqueci de publicar as fotografias da conclusão, e olha que já tem vários meses que ela ficou pronta. Fique atento então porque eu tenho as fotografias, só esqueci mesmo é de publicá-las aqui, pois estive ocupado com outros assuntos e estive fora da bancada há meses também. Entretanto, como eu finalizei a montagem eu posso responder às suas perguntas e sugestões do seu projeto dizendo como fiz no meu. Vamos lá:

- a caixa da minha tem aproximadamente 50 cm mesmo, e acho que eu não passei essa informação

- o elemento filtrante de coifa de cozinha com carvão ativado que você menciona foi exatamente o que eu usei, como terceiro filtro, na função de segurar o cheiro da tinta e filtrar a fumaça (tem fotografia na página 3)

- esse filtro de aquário, se eu não estiver enganado é o mesmo material do filtro de poliester que eu usei :thumbup:

- a exaustão é motor de exaustor de churrasqueira mesmo (também conhecido como motor de exaustão de freezer horizontal), mas certifique-se de colocar aquela "tampa de papel cartão com círculo no diâmetro das hélices" para conter o retorno da ventilação porque a exaustão é forte e acaba voltando para a frente (tá explicado na página 3)

- o circuito elétrico é aquilo que está no projeto (não sei se dá para ver nas imagens já postadas) e o cálculo de consumo total, considerando os dois exaustores funcionando é de uma lâmpada de 100 watts, mas após a montagem verifiquei que o primeiro motor é tão forte que o segundo gira desligado enquanto recebe a passagem de ar para passar pelo filtro de carvão ativado. Nesse caso, somente em casos de uso de tinta colorgin, que faz muito vapor de tinta é que eu ligo o segundo motor, e exatamente por isso é que montei os motores com acionamento independente
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Fotos da conclusão da câmara de pintura as quais esqueci de publicar aqui, salientando que concluí esse projeto no mês de julho de 2016

para montar a parte elétrica eu comprei uma caixinha de passagem de fios
Imagem

como ela era muito alta eu cortei para adaptá-la e fiz os furos para encaixe dos interruptores
Imagem

aqui uma imagem de como ficaria o projeto com a caixa já rebaixada
Imagem

Imagem

montagem da iluminação interna com lâmpadas fluorescentes
Imagem

para isolar e proteger a ligação eu usei tubos termo retráteis
Imagem

visão por dentro da iluminação
Imagem

e para dar um acabamento mais apropriado eu passei a fiação por canaletas
Imagem

montagem da iluminação concluída
Imagem

teste de iluminação
Imagem

e o primeiro teste da câmara de pintura: pintei a caixa de passagem de fios na cor branca, usando o primer da colorgin e tinta branca da mesma marca, tintas essas que por si só já fazem bastante vapor de tinta
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

nas conexões com os motores eu usei terminais próprios que facilitam a manutenção
Imagem

montagem da caixa de controles
Imagem

Imagem

para deixar o trabalho mais apresentável usei terminais de derivação
Imagem

itens que usei nessa montagem
Imagem

instruções de montagem dos interruptores com lâmpada que escolhi para esse projeto
Imagem

ligação dos fios alimentadores na caixa de controles e suas respectivas lâmpadas de aviso liga/desliga
Imagem

ligação dos fios de retorno
Imagem

ficou assim

- quanto as lâmpadas estão ligadas o primeiro interruptor acende
Imagem

- quando o primeiro motor é acionado o segundo interruptor acende
Imagem

- quando o segundo motor é ligado o terceiro interruptor acende
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Montagem do último filtro, que é um filtro de coifa com carvão ativado
Imagem

Imagem

Imagem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO CONCLUÍDO
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA CÂMARA DE PINTURA :D
Imagem
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Ruffuswood »

Cara, parabéns! Ficou sensacional!

A mesinha de impressora Epson LX300 matricial com rodinhas completou o pacote de maneira irretocável rsrsrs

Brincadeiras à parte, com sua permissão irei copiar a maioria das soluções pois achei perfeita!

Deve demorar um pouco ainda para começar, mas qualquer coisa venho tirar dúvidas contigo!
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Ruffuswood escreveu:Cara, parabéns! Ficou sensacional!

A mesinha de impressora Epson LX300 matricial com rodinhas completou o pacote de maneira irretocável rsrsrs

Brincadeiras à parte, com sua permissão irei copiar a maioria das soluções pois achei perfeita!

Deve demorar um pouco ainda para começar, mas qualquer coisa venho tirar dúvidas contigo!
Pode usar o projeto! A intenção era compartilhar com o pessoal daqui. Se não conseguir ver algum desenho, me avise, envio por email :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por Motta »

Fantástico!!! :espantado:

Vc disponibilizou o projeto? :mrgreen:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Motta escreveu:Fantástico!!! :espantado:

Vc disponibilizou o projeto? :mrgreen:
Sim senhor! Está nas primeiras páginas, a intenção foi exatamente essa, compartilhar aqui :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: MINHA NOVA CÂMARA DE PINTURA

Mensagem por LRFOGA »

Motta, não sei porque as imagens de corte das peças com as medidas respectivas, e o projeto elétrico publicados aqui não saíram no tamanho que possibilita verificar as medidas. Vou tentar publicar novamente, embora eu também possa enviar por email, se necessário
Imagem
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”