Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

[FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por Dolence »

Pessoal, analizando os preços e características dos compressores comumente encontrados no mercado acabei chegando a conclusão que fazer meu próprio compressor como muitos tem feito seria a melhor solução. Então, já que ia ter que me empenhar nesta tarefa, resolvi fazer algo mais caprichado. Meu tio fez a maior parte do trabalho, e sem ele eu confesso que não teria conseguido.

Compressor terminado
Imagem

Materiais:

- Chapa de ferro para a base.
- Tubo para o reservatório.
- Tampas para o tubo.
- Haste de ferro para facilitar o carregamento.
(isso tudo me custou R$ 25,00)
- 4 pés de borracha, roscáveis para o ajuste de altura e nivelamento.
(aproximadamente R$ 7,00 cada)
- Manômetro para medir a pressão interna do tanque.
(R$ 20,00 se não estou enganado)
- Regulador de ar com filtro de umidade, para a saída de ar.
(comprei um de excelente qualidade por R$ 70,00)
- Pressostato para ligar/desligar o compressor automaticamente quando a pressão interno do tubo atingir o nível mínimo/máximo. O meu liga com 40 psi e desliga com 110 psi.
(R$ 55,00)
- Chave geral liga/desliga de alavanca.
- Torneirinha para fechar ou liberar a saída de ar do tubo.
- Cabo de alimentação para conectar o circuito a tomada.
- Compressor de geladeira.
(comprei um novinho em folha que acabou não servindo porquê mesmo sendo de 1/4 ele era para gás leve, não conseguindo partir com 30 psi de pressão ou mais no tubo, então tive que comprar outro de freezer usado por R$ 60,00, este sim parte com 50 psi ou mais)
- Válvula de alivio para segurança, caso o compressor não desligue por algum motivo impede que a coisa toda exploda. Também pode ser usada para esvaziar a água que eventualmente se acumula dentro do tubo/tanque.
(de R$ 10 até R$ 50,00)
- Filtro de combustível automotivo, usei um do Golf/Santana. Uma dica é cortar o fundo do mesmo, meu compressor não funcionava e quando fui ver um marimbondo tinha feito uma casinha bem no biquinho!
(cerca de R$ 15,00)
- Mangueiras para o filtro
- Abraçadeiras para as mangueiras
- Porcas, parafusos
- Primer e tinta para a pintura
- Manopla de motocicleta, dessas de borracha

Primeiro levei as partes metálicas para uma usinagem e pedi que soldasseem na solda mig. A solda ficou perfeita! Uma dica legal é pedir para que façam a solda por dentro também, para aumentar a segurança. Lá também pedi para furar o lugar para por o manômetro, o pressostato, a entrada e a saída de ar e soldar porcas na bitola correta para essas coenxões.
O mesmo cara que fez a solda, aplicou uma espécie de fundo anti-corrosivo nas partes internas e externas antes da soldagem, para evitar a oxidação. A mão de obra com o produto me custou cerca de R$ 60,00.
Depois, já em casa, lixamos tudo com a esmerilhadeira elétrica, passamos massa plástica nas soldas para um acabamento melhorado e aplicamos o primer. Primer seco, pintura com a tinta vermelha aplicada com pistola. Vocês podem ver nas fotos que tem alguns riscos e bolhas na pintura. Começou a chuviscar e isso causou as bolhas, os riscos ficaram por contas da pressa excessiva e da vontade de ver tudo funcionando o quanto antes.

Lixa, lixa, lixa!
Imagem

Instalamos o regulador com filtro, pressostato, manômetro e a torneirinha. Então veio a vez do motor...
E que tema! Comprei um compressor de geladeira zero km, que acabou não dando conta do recado, não acionava com carga no tubo nem com reza braba. Tive que trocar por um de freezer mais parrudão. Depois descobri que tem como fazer um esquema com o pressostato e uma válvula de retenção. Aí quando o pressostato aciona o compressor, ele esvazia a mangueira, tornando a partida do motor muito mais tranquila. Ainda não testei, mas parece uma boa idéia para quem quiser usar motores mais novos que trabalham com gases mais leves. Só não recomendo o uso de motores muito pequenos, como os de 1/8 ou 1/6, pois além de serem fraquinhos, levam muito tempo para encher o reservatório.
Resolvido o lance do compressor, instalamos o filtro de combustível automotivo na entrada de ar do compressor. Ligamos a saída na entrada do reservatório e voila!

Motor novo da discórdia...
Imagem

Não sei se esqueci algum passo, mas se alguém decidir se aventurar, estou aqui para ajudar! O resultado final é espetacular, um compressor que ganha de qualquer concorrente comercial em todos os aspectos, sendo os principais a garantia de um fluco de ar contínuo e o silêncio total na operação.

Compressor finalizado, já com o compressor f*dão de freezer instalado
Imagem

Filtro de combustível, pressostato e chave liga/desliga
Imagem

Pressostato e manômetro
Imagem

Ligação elétrica do pressostato em detalhe
Imagem
Imagem

Ligação elétrica do motor
Imagem
Editado pela última vez por Dolence em 28 Jun 2012, 00:58, em um total de 1 vez.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por kleverton »

Dolence.

Fantástico!!

Inicie a comercialização agora. :P :D :D

Trabalho primoroso, parabéns.
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por NightRider »

Ficou muito bom, Dolence ! Parabéns !A explicação da montagem também foi muito boa, clara e didática. Para quem quiser se aventurar como você é uma ótima referência.

Eu estou ensaiando comprar um aerografo e compressor e como minhas habilidades mecânicas não são excepcionais e nem tenho um tio como o seu para ajudar, o jeito vai ser comprar um desses que existem no mercado.

Um abraço !
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por Sekiji »

Dolence, que massa esse compressor! Realmente uma aula de como montar! Só podia ser verde esse compressor, vermelho é muito... atleticano hahahahahaha.
Brincadeiras a parte, esse topico é realmente uma referencia pra quem está querendo construir um compressor com motor de geladeira :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por BVila »

:clap: :clap: :clap:

Estou precisando muito de um desse!!

Ficou silencioso???
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por kleverton »

BVila escreveu::clap: :clap: :clap:

Estou precisando muito de um desse!!

Ficou silencioso???
Olha aí, Dolence!!

Já pode ganhar dinheiro. :lol: :lol:
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

[FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por Dolence »

BVila escreveu::clap: :clap: :clap:

Estou precisando muito de um desse!!

Ficou silencioso???
Extremamente silencioso! Uso na sala de madrugada com a esposa dormindo no quarto sem nenhuma reclamação hahaha

Para comercializar teria que levantar todos os custos para saber exatamente quanto foi gasto e mandar fazer ao menos uns 10 de uma vez, padronizados, mesmo que não sejam vendidos de imediato. Não sei se é vantajoso, o preço final custaria bem próximo de uma solução comercial e eu teria que investir um dinheiro nesse negócio que ficaria parad até deus sabe quando.
Teria ainda que usar os motores novos, com o sistema de alivio de ar da mangueira, por possuirem garantia.
Com sinceridade, eu acharia bem legal ver a galera fazendo seu próprio compressor. Até por isso fiz este tutorial. Dá um trabalho enorme, mas é sempre um aprendizado! Por outro lado entendo que nem todos possuem as ferramentas e acesso fácil aos componentes necessarios.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
Thiago
Super Membro
Mensagens: 2405
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:42
Nome: Thiago Vergani
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por Thiago »

Dolence,
Tenho um compressor desses pequenos, sem reservatório. To pensando seriamente em trocar por um mais profissional e vendo este PaP fiquei muito afim de fazer um...

Parabéns pela iniciativa!
Thiago Vergani

"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
Avatar do usuário
Dolence
Conselheiro
Mensagens: 1707
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:58
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Localização: Pinhais, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

[FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por Dolence »

Thiago, manda ver! Precisando de qualquer coisa estou a disposição.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [FAÇA VOCÊ MESMO] Compressor com motor geladeira 2.0

Mensagem por BVila »

Dolence, estou fazendo uma "apostila" para deixar com meu tio, que tem todo o equipamento necessário, se não for pedir muito você pode tirar mais umas fotos principalmente das ligação elétrica do motor??
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”