Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Montagem de um conjunto compressor de ar

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Raphael Vital »

Henricão escreveu: Puxa vida!!! Eu aqui pensando em mudar o motor de um reservatório de 3 litros, ou então pedir para fazer um conjunto com um reservatório "UM POUCO" maior... :lol: , e o "guloso" aí, vem me dizer que está usando um bujão de gás... :shock: :shock: :shock: . Isso que mineiro é discreto e modesto.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ignorante, né?! :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Cara, comprei esse treco assim. Na época usava um motor de geladeira e um cilindro desses de gás ar condicionado. Mas vazava muito ar e o motor pifou. Às vezes brinco aí sobre o "morar na roça", apesar de eu morar numa cidade de 30/35 mil habitantes é uma "roça" da p.... :raiva:
Você não sabe a dificuldade que é aqui para conseguir uma pessoa para soldar as conexões no cilindro. A dificuldade que é achar um cara que te tenha paciência em te vender um motor zero ou pouco usado. A dificuldade é tamanha que às vezes não vale a pena. A má vontade dos caras é tanta... que dá raiva. Tem cara que te responde, até sem perguntar pra que você precisa de um compressor, para comprar um desses aí que fazem um barulhão imenso...

Morar na roça... :palavrao: :palavrao: :palavrao: :palavrao: Que inveja que eu tenho de morar perto de um Roland, de centros como São Paulo, de pessoas que tem boa vontade em resolver problemas, independentemente do quanto vão ganhar ou quem está com o problema, de pessoas que ao menos expliquem a coisa certa a fazer sem pedir nada em troca. Pra você ter idéia, a cidade mais próxima está a 100 km, onde pelo menos, se encontra o material para fazer um decente... não sei se encontra pessoas para isso. Inviabiliza, ir e voltar, se o cara não pegar a idéia de primeira.... sacou? Comprar o material para fazerem aqui seria uma... mas é esperar aí pelo menos 3 meses para o torneiro achar tempo...

Outra coisa, deixei um "SIMPLÉRRIMO" esquema para fazer uma estante de mdf para minhas miniaturas... tem 3 meses já e não consegui ainda nem o valor do orçamento. Depois, o que se mais vê por aqui é gente em botequim dizendo: "É... Hoje tá difícil ganhar dinheiro... !"
Tá não... é só querer trabalhar.

Desculpem-me Roland e todos os demais pelo desabafo atravessando o tópico.

Abração amigo,
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Raphael Vital »

Henricão escreveu: Puxa vida!!! Eu aqui pensando em mudar o motor de um reservatório de 3 litros, ou então pedir para fazer um conjunto com um reservatório "UM POUCO" maior... :lol: , e o "guloso" aí, vem me dizer que está usando um bujão de gás... :shock: :shock: :shock: . Isso que mineiro é discreto e modesto.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ignorante, né?! :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Cara, comprei esse treco assim. Na época usava um motor de geladeira e um cilindro desses de gás ar condicionado. Mas vazava muito ar e o motor pifou. Às vezes brinco aí sobre o "morar na roça", apesar de eu morar numa cidade de 30/35 mil habitantes é uma "roça" da p.... :raiva:
Você não sabe a dificuldade que é aqui para conseguir uma pessoa para soldar as conexões no cilindro. A dificuldade que é achar um cara que te tenha paciência em te vender um motor zero ou pouco usado. A dificuldade é tamanha que às vezes não vale a pena. A má vontade dos caras é tanta... que dá raiva. Tem cara que te responde, até sem perguntar pra que você precisa de um compressor, para comprar um desses aí que fazem um barulhão imenso...

Morar na roça... :palavrao: :palavrao: :palavrao: :palavrao: Que inveja que eu tenho de morar perto de um Roland, de centros como São Paulo, de pessoas que tem boa vontade em resolver problemas, independentemente do quanto vão ganhar ou quem está com o problema, de pessoas que ao menos expliquem a coisa certa a fazer sem pedir nada em troca. Pra você ter idéia, a cidade mais próxima está a 100 km, onde pelo menos, se encontra o material para fazer um decente... não sei se encontra pessoas para isso. Inviabiliza, ir e voltar, se o cara não pegar a idéia de primeira.... sacou? Comprar o material para fazerem aqui seria uma... mas é esperar aí pelo menos 3 meses para o torneiro achar tempo...

Outra coisa, deixei um "SIMPLÉRRIMO" esquema para fazer uma estante de mdf para minhas miniaturas... tem 3 meses já e não consegui ainda nem o valor do orçamento. Depois, o que se mais vê por aqui é gente em botequim dizendo: "É... Hoje tá difícil ganhar dinheiro... !"
Tá não... é só querer trabalhar.

Isso eu estou falando somente para o compressor... imagina insumos do nosso hobby...

Desculpem-me Roland e todos os demais pelo desabafo atravessando o tópico.

Abração amigo,
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por anghinoni »

O meu compressor tem 15 litros e acredito que precisa no minimo 10 litros para o hobby, mas pensando que numa geladeira dura anos ligado direto, eu acho que problemas se dá porque acaba o óleo porque na geladeira é fechado e no compressor aberto e perde oleo.

vcs repararam que ninguem fala nada mas precisa verificar o óleo do compressor periodicamente, drenando todo ele?
como ele é barato (15 reais o litro) e usa pouco (400 ml) é melhor jogar fora e colocar oleo novo

existem varios tipos de oleo capela, tem oleo 68, 48, 32, mineral, sintetico...
ate hoje nao sei se o certo é o 68 ou o 32 :D
o 68 é mineral e mais viscoso, teoricamente o compressor faz menos barulho e cospe menos oleo
o 32 é sintetico e bem mais fino, faz um pouco mais barulho, mas teoricamente faz o compressor trabalhar mais folgado, render e durar mais
ó duvida cruel

mas a certeza é que eu verifico a cada 6 meses e quem usa muito deveria verificar em intervalos menores
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

1 - O fato de eu mexer no pressostato para 40-100 é que, por eu usar um bujão, tenho mais ar dentro do reservatório. Muitos serviços gastam pouquíssimo desse ar, o tanto para não fazer o motor ligar novamente. Outro mais ar. Então, no meu pensamento, com 40-120, eu iria trabalhar mais tempo e o motor ligando menos. As vezes pinta-se tão pouco que não chega a gastar todo o ar que está no reservatório e esse ar fica lá. Vamos que eu não volte a utilizá-lo durante uma semana.

Contra-ataque -
Analisa o que vc mesmo disse... se vc tem ar de sobra, o motor não vai ligar tanto. Então é bom vc estar no 80-120. Usando o 40-100 vc teria o motor ligando mais vezes.

2 - ...menos tempo trabalhando, o motor aquece menos, o óleo aquece menos. É sabido que o óleo aquecido fica menos viscoso e, nos casos dos motores de geladeira/ar condicionado, vão parar no reservatório, mesmo que em pequena quantidade, sempre vai uma sobrinha.

Contra-ataque -
Exatamente!! Lembre-se que com o aquecimento e o afinamento do óleo a tendência é a vaporização do óleo que acaba por adentrar na câmara de compressão e indo ao reservatório... ai sim, a perda de óleo se processa mais rapidamente.
Se você não trabalha de acordo com o bom sendo, trabalha em ambiente sem a ideal ventilação para devida troca de calor, não deixa o motor tomar um refresco com ligadas e desligadas em tempos ideais... desculpe mas vc ta pra perder seu motor logo, logo!!

3 - Sinceramente, só estou buscando usar menos o motor, não só pela questão de energia como pelo desgaste e aproveitar mais o ar dentro do reservatório enorme que tenho. A ideia genial seria, em certos trabalhos, conseguir pintar até quase esgotar o ar todo do reservatório, sacou? E tirando o trabalho de carroceria, sempre fica ar no meu reservatório porque não consigo utilizá-lo totalmente.
Eu trabalho sempre na pressão de 10 até 20 psi. Raramente passo disso. Uso apenas um aerógrafo. E meu motor, eu não sei de quantos hp's ele é... mas vou procurar informações sobre. Tenho a ligeira impressão que ele é de 1/2 hp... Mais uma vez, posso estar errado.

Contra-ataque - Usar o ar ate baixar pra 40 psi para a seguir ligar... não vejo vantagem alguma. Pára cuisso!! Este reservatório de gas usado por técnicos de refrigeração suporta por volta de 300 psi!! Vc nunca deverá, nem em sonho, chegar na metade disto... primeiro porque o filtro regulador não deve ser exposto a 150 psi !!! Segundo por que vc, ai sim, estaria em risco em seu ambiente que deveria ser de alegria.
Acredito que se fosse 1/2 hp a base ja seria diferente de 7 x 17 (distancia entre parafusos, 4 deles) e ele seria mais barulhento. Mais potência, mais ruido!

4 - 1- Existe pressostato com um diferencial maior?
2-Você tem ideia de quantas libras um botijão de gás aceita?

Contra-ataque -
1- Não sei e, honesta e sinceramente, nunca me interessei. Talvez se consiga isto fuçando nos parafusos do pressostato.
2- Este reservatório de gás usado por técnicos de refrigeração suporta por volta de 300 psi!!

Abração!!

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

anghinoni escreveu:O meu compressor tem 15 litros e acredito que precisa no minimo 10 litros para o hobby, mas pensando que numa geladeira dura anos ligado direto, eu acho que problemas se dá porque acaba o óleo porque na geladeira é fechado e no compressor aberto e perde oleo.
Correto!

vcs repararam que ninguem fala nada mas precisa verificar o óleo do compressor periodicamente, drenando todo ele?
como ele é barato (15 reais o litro) e usa pouco (400 ml) é melhor jogar fora e colocar oleo novo
Que é isso, "magiina"... verificar óleo?? Prá que? :D
Não recomendo completar o nivel, troque-o!!



existem varios tipos de oleo capela, tem oleo 68, 48, 32, mineral, sintetico...
ate hoje nao sei se o certo é o 68 ou o 32 :D
o 68 é mineral e mais viscoso, teoricamente o compressor faz menos barulho e cospe menos oleo
o 32 é sintetico e bem mais fino, faz um pouco mais barulho, mas teoricamente faz o compressor trabalhar mais folgado, render e durar mais
ó duvida cruel.
Esta parte eu deixo pro cara que me faz os motores.
Tem construtores que fizeram com oleo 20/30 sae. Não tenho subsídios para comentar


mas a certeza é que eu verifico a cada 6 meses e quem usa muito deveria verificar em intervalos menores
Por incrivel que pareça, tem gente que nem drenagem periódica faz ou ao fim de trabalhos!!
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por anghinoni »

O único subsídio sobre o óleo é na especificação dos fabricantes e é geralmente 32 pra baixo
Mas como os compressores são circuito aberto pode ser que tenha que ser mais grosso para não espirrar oleo

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Raphael Vital »

Roland,

É butijão de gás "doméstico".... não o de usados em refrigeração. Esse, de refrigeração eu tinha... Agora tenho um de gás "de cozinha"...
O que é mais ignorante ainda...

Entendi seus pontos amigo.
É por isso que é bom falar com quem entende. Expor as porcarias que a gente "compra e pensa estar certo" e vem o técnico conserta tudo!!!! rsrs.
Gostei demais dessa conversa. Pena não estar aí na sua cidade... Pena mesmo!

Obrigado mais uma vez.
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Realmente... uma ignorânsa danada de boa!!!

ah... São João Nepomuceno? Que é isso... são só 630 km!!! :agitado:
Pra quem ja entregou em Curitiba e, logo a seguir em Florianopolis, isso ai é fichinha! :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3441
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Henricão »

Fala, piazada!!! Que legal!!! A coisa embalou de novo.
Manifestações todas anotadas por aqui, amigos. Li todas e achei que ganhei mais uma vez, muito em conhecimento, :clap: .
Destaque para o que o Raphael comentou em relação às condições de se adquirir algumas coisas. Por estarem um pouco fora das rotas de comunicação entre as cidades um pouco melhor "abastecidas". E também do tempo que se deixa de ganhar quando buscamos mão de obra para colocar nossas peripécias em prática.
Aqui na minha "república", comecei a dar uma pesquisada nos materiais mais básicos para compor um conjunto de compressor para satisfazer a minha brincadeira, :lol:. Até que encontrei algumas coisas de imediato, mas o problema que encontro aqui é ter um "reduto" para como disse antes, dar minhas marteladas com vontade e com privacidade... :lol: . E aqui é complicado procurar pessoal que faça as coisas com paixão e capricho. E ter que para cada tarefa fazer uma pesquisa para ver onde entregar a criação e ter certeza dela ser bem cuidada é outro ponto a se considerar...Então, o tempo consumido é muito para meu gosto. Não sou ancioso ou então apressado...O que penso é ter, no meu caso, a comodidade de ter o conjunto em mãos, de maneira que a mesma pessoa comece e termine o projeto, :D .
Então...considerações feitas...
Mais uma vez, obrigado pelos comentários dos envolvidos. :thumbup:
Roland...Vou ver como está meu saldo positivo aqui com a patroa, :rir_muito: , e já, já, entro em contato com você para dar linha a essa pipa, :lol:
Abraços.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Henricão e Raphael deram um bela puxada!!

Atualmente estou colaborando com umas 3 pessoas em suas montagens de seu conjunto compressor.
Faço isto porque não vou levar nada comigo depois de morto e porque se não posso vender para alguem por diversos motivos, pelo menos quero ter o prazer de ajudar a alguém em sua saga.
Colaborei, e ainda estou, com um amigo em Miami, hoje tenho um no Pará, outro no Espírito Santo e outro em Minas Gerais. Deve ter mais alguém por este Brasil adentro.

Este tópico iniciou-se em junho de 2013... o que eu imaginava naquela época é tão distante do que é hoje, chega ser até dificil explicar em algumas palavras o que mudou, porque não faço mais assim, porque passei a fazer assado etc e tal.

Espero que fique claro que este tópico não deve ser visto como marketing a meu favor, não espero vender mais, ou menos, a partir disto aqui. Hoje em dia estou tentando recuperar uma empresa e ela ajudando a me levantar depois do que pastei em 2015 e 2016, não tenho ainda o tempo que tinha antes para montar o tanto de compressor que gostaria. Vou indo como posso e agradeço aos que têm paciência.

Que este espaço seja bem entendido como minha colaboração aos amigos que pretendem ter, de alguma forma, o seu conjunto compressor.
Que seja um espaço de esclarecimentos e, se eu puder, de alguma forma colaborar, e até aprender um pouco mais, estarei me sentido gratificado.
Hoje mesmo, aliás desde anteontem, enfrentando um problema, quase que não pude dormir direito tentando achar uma saída!! Só consegui "apagar" por estar realmente cansado.
Hoje cedo me veio a resposta, acho que de tanto "sonhar" com o problema!! Pronto, já será um item a incluir nos próximos compressores de 10 litros, o de 4 não sofre com "isto".
É isso, pessoal. Enquanto eu puder ser útil estarei praticamente "ganhando o dia".

Que venham as questões, não importando se vc acha banal ou relevante. Se alguém tiver algum argumento interessante ou duvidoso, esteja à vontade, escrivinha ai, seremos todos "orelhas".

Abração a todos.

Vinicius Roland
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”