Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Montagem de um conjunto compressor de ar

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Com rodinhas e na vertical???

Imagem

Até breve!

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Raphael Vital »

Roland,

Pegando carona aí no post, que aliás muito me interessa... queria acrescentar uma dica sobre um comentário que li num dos posts, até para aqueles que pretendem utilizar o cilindro de freon como reservatório.
Cilindro de gás freon ,do tipo utilizado em refrigeração.
Apesar de ser mais fino, é de aço, o que permite pressões da ordem de 300psi. Tambem é suscetível à corrosão. Para resolver o problema, basta utilizá-lo de cabeça pra baixo, onde o furo existente levaria uma válvula de segurança e o dreno, para remover o óleo quando necessário...
O meu primeiro reservatório foi feito com esse cilindro (eu não acreditava nele nem um pouco... tinha um medo doido daquilo explodir, tanto que usava pressão só até 80 psi.) e, pelo fato de ser suscetível à corrosão, joguei dentro dele uma lata de esmalte sintético e fui mexendo, mexendo para que a tinta "teoricamente" cobrisse toda a parede interna. Repeti isso, com a mesma tinta que sobrou, umas duas vezes. Com isso, a água corre mais facilmente para o fundo e a tinta, nem precisa falar, protege mais a parede do cilindro... Aliás, isso serve para qualquer cilindro... :mrgreen:

Hoje, eu uso um bem ignorante: um bujão de gás com motor de ar condicionado. Nunca passei de 120 psi mas acredito que ele aguente mais.... Só não vou testar :mrgreen: :mrgreen: . Mas o diferencial do meu pressostato (80/120) faz ele armar muito, gastando um pouco mais de energia. Mexi nas "configurações" do pressostato e consegui regulá-lo para 40/100. Ganhei 20 libras. O ideal seria 40/120 mas acho que com esse pressostato não vou conseguir já que os parafusos do diferencial chegaram no seu máximo.

Me corrija se eu estiver errado e me diga se existe um pressostato com diferencial maior.

No mais, belíssimos trabalhos de "arte" que você faz... Tá doido! Babei...

Abração parceiro
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Boa noite, Raphael

Primeiramente, obrigado pela presença.

A ideia da tinta não é má! Não fiz testes variados mas o pouco que tive contato com algumas reação entre materiais é que o óleo do motor de geladeira pode reagir com a tinta! Não posso afirmar, é apenas conjectura!!
Se fosse levar adiante uma ideia como a sua, que não foge da minha, pois ja pensei em fazer isto, eu usaria uma tinta mais resistente, talvez bi-componente ou Poliuretano. Esmalte sintético eu não usaria, nem tentaria, por ja ter visto a reação entre os dois componentes, sintética X óleo do motor.

1 - Acompanha meu raciocinio...se a água é mais pesada que o óleo e fica sob o óleo no reservatório, então o metal vai ficar em contato direto com a água e seu componente (O=Óxigênio) que é um degradante do metal, causando-lhe oxidação. Acredito que se o usuário se educar e mantiver um ritmo de drenagem após o uso, acabará havendo menor contato da água e maior contato do óleo do motor, o que pode adiar a degradação do metal. O pouco de óleo que se perde no reservatório será interessante após o uso do compressor após a drenagem deste.
2 - A- Este cilindro de gas para geladeira vem com uma valvula de segurança instalada nele
B- O pressostato faz o motor desligar a 120 psi
C- A Válvula de segurança deve abrir a 135 psi em caso de falha do pressostato em desligar o motor
3 - Se seu motor "arma muito" e gasta mais energia, há que analisar o equilibrio que vc tem entre Tamanho de reservatório X Potência de motor. Vc sabe qual a potencia de seu motor??? Primeiro!!??...Explica melhor isto que vc quer dizer com "armar muito"
4 - Regular o pressostato para 40-100 te ajuda em nada!! Vc só fará o motor trabalhar mais, gastando mais energia.Dica: Não mexa nesta regulagem. Se quer outro, compre outro!. Tua busca pelo diferencial maior vai fazer o motor trabalhar um temo maior, pense nisto.

Raphael, você até que é light... tem gente que quer usar pressostato que desliga o motor a 175 psi!! Lembre-se que o filtro regulador só suporta até 150 psi!! Cuidado, tuas pernas podem estar próximas desta granada!!

Abração!! E ve se bota 120 ai, cara!!

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Ah, esqueci de um detalhe.

Terrível engano quem usa válvula de segurança como dreno!!!
Cuidado pois, quando ela se fizer necessária... não irá funcionar!
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3438
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Henricão »

Fala, amigos!!!
Raphael Vital escreveu:Hoje, eu uso um bem ignorante: um bujão de gás com motor de ar condicionado.
Puxa vida!!! Eu aqui pensando em mudar o motor de um reservatório de 3 litros, ou então pedir para fazer um conjunto com um reservatório "UM POUCO" maior... :lol: , e o "guloso" aí, vem me dizer que está usando um bujão de gás... :shock: :shock: :shock: . Isso que mineiro é discreto e modesto, :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: .
Brincadeira, pessoal. Os comentários mais uma vez me fizeram ter mais algumas coisas por pensar: Quanto a potência de motor e tamanho de reservatório. Será que precisa de muito ou pouco? Qual o ideal para pintar carrinhos e aviões e até mesmo algumas peças de artesanato? :pensando:
Aqui em casa, com meu conjunto, depois que ele pára de trabalhar, logo após algumas "borrifadas", já começa a "queimar lenha" novamente. E esse é o grande problema que enfrento, que é o barulho da "locomotiva" funcionando aqui no quartinho da bagunça, :lol: . Acredito que, com o pouquinho que consegui tentar entender, um cilindro um pouco maior, me trará um tempo maior de "borrifadas". Dependendo também da vazão de ar que for usar no bico do aerógrafo, :pensando: .
Avaliando as possibilidades aqui em casa e em conferência com a dona da pensão, estou cada vez mais perto de encomendar uma "obra de arte" dessas que faz, Roland, :aeee:
Vamos que vamos...bota mais lenha aí nessa fogueira, :lol:
Abraços.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Henricão...

Após um tempo montando vários modelos, até por encomenda, cheguei à conclusão que 4 litros com motor de 1/4 esta de bom tamanho para um plastimodelista que trabalha até 30 psi no filtro regulador de pressão de forma moderada, sem desespero.
Um amigo me pediu um compressor. Montei um pra ele levando em consideração a forma como ele me disse que iria utilizar. Só que na realidade não foi nada disto e ao cabo de uns 12 meses, + ou -, ele tinha conseguido fritar 2 motores de 1/4 de hp e neste tempo eu dando a dica para ele usar 2 motores de 1/3 e não mais de 1/4... mas ele não quis, sei la porque! Bom... lavei minhas mãos!
Para piorar a situação, ele trabalhava em um local sem ventilação alguma, com a porta fechada e com o regulador de pressão lá "em cima", no talo e com pistola com mais 1 mm de bico!! O motor não tinha o menor descanso!! Não deu!
Atualmente parei de usar motor de 1/4, só uso com potência de 1/3 de hp, com reservatório de 4 ou de 10 litros.
Veja a pressão que vc precisa para o artesanato, analisa isto tudo. 10 litros X motor de 1/3 de hp acho que dá pra vc e sua esposa. Quando ela ouvir o ruido que faz este compressor ela vai querer um só pra ela.

Te cuida, Henricão!! :tchau:
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3438
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Henricão »

Boa dica, :pensando:
Reparei que no meu conjunto, o motor é de 1/6 HP. Acho eu que então, ele é praticamente a metade da potência desses que mencionou.
Aqui em casa, acostumei a trabalhar entre 15 e 30PSI. E acredito que para pintar algumas coisas diferentes tipo caixinhas de madeira e outras pequenas peças que porventura aparecerem nas idéias da patroa, será mais ou menos isso mesmo, :pensando: .
Roland escreveu:Para piorar a situação, ele trabalhava em um local sem ventilação alguma, com a porta fechada e com o regulador de pressão lá "em cima", no talo e com pistola com mais 1 mm de bico!! O motor não tinha o menor descanso!! Não deu
Aqui em casa, no começo, eu fazia quase a mesma coisa...deixava o compressor dentro do armário para "abafar" o ruído quando já passava das 22:00hs. Mas ainda bem que logo tirei essa mania da cabeça. Também não pintava a noite. Só que para mim, é justamente a hora que começa a me dar vontade de "trabalhar", :lol: . E acredito também que dificilmente vou passar de bico 0,4. Pelo tamanho das "tarefas" isso já é suficiente.
Roland escreveu: Quando ela ouvir o ruido que faz este compressor ela vai querer um só pra ela.
:shh: :shh: :shh:
Não espalha... :lol: ...senão ela vai querer mesmo. Eu prefiro dividir o mesmo com ela, :D , Assim prometemos ao padre no casamento: Na saúde e doença...e agora...nas pinturas, :mrgreen:
Roland escreveu:10 litros X motor de 1/3 de hp acho que dá pra vc e sua esposa.
Esse conjunto, na vertical, com rodinhas, que dimensões ocuparia, de altura e largura, aproximadamente. Preciso ver se cabe no quartinho, senão...vai ter que sair alguma coisa, :lol: :lol: :lol:
Obrigado a atenção, amigo.
Abraço.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Sobre este que te mostrei, com rodinhas, eu pensei que nunca mais alguém iria querê-lo... Ledo engano!! Só para esta semana tenho de aprontar pelo menos 3 estruturas!
A reforma que eu iria fazer a um plastimodelista de São Paulo, de onde fui buscar as peças, seria uma estrutura plana, baixa. "In loco" vi que não poderia ser desta forma, será vertical.
Mas, como a maioria tem problema de espaço, seja na vertical ou horizontal, tive de bolar algo, tipo vertical e mais baixo do que o que eu andei fazendo tempo atras.
Não tenho a dimensão certinho ainda. Me cobre por mensagem privada este detalhe, ok?

1/6 de hp??? Nem de graça!
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3438
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Henricão »

Roland escreveu:1/6 de hp??? Nem de graça!
Pois é...Em 2013, quando resolvi me aventurar no plastimodelismo, foi um modelo que coube no nosso bolso, :D .
Roland escreveu:Não tenho a dimensão certinho ainda. Me cobre por mensagem privada este detalhe, ok?
Ok, Roland. Acho que na próxima mensagem não vou pedir apenas as medidas, :lol: :lol: :lol: .
Abraço.
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Raphael Vital »

Roland,

Por isso é bom falar com quem entende do assunto. Sábias explicações e idéias.
Vamos contra-argumentar alguns pontos (que na verdade foi eu quem não explicou direito!) rsrs...
O fato de eu mexer no pressostato para 40-100 é que, por eu usar um bujão, tenho mais ar dentro do reservatório. Muitos serviços gastam pouquíssimo desse ar, o tanto para não fazer o motor ligar novamente. Outro mais ar. Então, no meu pensamento, com 40-120, eu iria trabalhar mais tempo e o motor ligando menos. As vezes pinta-se tão pouco que não chega a gastar todo o ar que está no reservatório e esse ar fica lá. Vamos que eu não volte a utilizá-lo durante uma semana. O ar está lá, juntamente com o pouco de água... Entende onde quero chegar?

Também tem outra coisa a ser citada: menos tempo trabalhando, o motor aquece menos, o óleo aquece menos. É sabido que o óleo aquecido fica menos viscoso e, nos casos dos motores de geladeira/ar condicionado, vão parar no reservatório, mesmo que em pequena quantidade, sempre vai uma sobrinha. Me corrija "PELO AMOR DE DEUS" se eu estiver errado. Estou "vendendo" essa ideia do mesmo jeito que comprei aqui dos caras que trabalham com esses motores. Sem contar no desgaste do próprio motor. Eu tenho um Wimpel pequeno... o bichinho chega a ferver se for pintar uma carroceria de carro do início ao fim... Tem que dar um tempo, senão....

Lendo aí as colocações do Henrique, tá bem perto do que eu estou falando aqui. Mas, me considero então o tipo por ti citado: um modelista de ferver motor! rsrs. Sinceramente, só estou buscando usar menos o motor, não só pela questão de energia como pelo desgaste e aproveitar mais o ar dentro do reservatório enorme que tenho. A ideia genial seria, em certos trabalhos, conseguir pintar até quase esgotar o ar todo do reservatório, sacou? E tirando o trabalho de carroceria, sempre fica ar no meu reservatório porque não consigo utilizá-lo totalmente.
Eu trabalho sempre na pressão de 10 até 20 psi. Raramente passo disso. Uso apenas um aerógrafo. E meu motor, eu não sei de quantos hp's ele é... mas vou procurar informações sobre. Tenho a ligeira impressão que ele é de 1/2 hp... Mais uma vez, posso estar errado.

Tá, eu vejo você rindo aí do outro lado.... eu também estou, não te culpo! Afinal, quem mandou usar um botijão de gás, né? ...
Resposta: Comprei assim... não teve saída. Até pretendia montar outro menor mesmo. Tanto que estou aqui, lendo esse tópico.

Duas perguntas apenas:
1- Existe pressostato com um diferencial maior?
2-Você tem ideia de quantas libras um botijão de gás aceita? Antes da explosão devastadora... rsrs

Bom, vou seguir seu conselho e voltar o ajuste para 80-120.

No mais, muito obrigado pelas dicas.

Abração
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”