SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Montagem de um conjunto compressor de ar

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

É com prazer que me propus fazer a montagem de um conjunto compressor de ar à base de motor de geladeira.
A intenção é que após terminada a montagem sejam feitos os testes necessários para que eu tenha absoluta certeza de que ele servirá para o que se presta, com segurança, capacidade e desenvoltura para seu dono final, Dr. Maurizio, uma figura com quem tive contato a partir do Panzer Model Forum.
Naquela ocasião tive a oportunidade de fazer parte de um grupo de pessoas que se juntaram para comprar um kit de pontas diamantadas que eu consegui com ótimo desconto se eu fizesse uma compra de bom porte, numa loja próxima de minha casa.
Foi uma coisa nova para mim, nunca tinha feito nada igual, o pessoal confiou em mim e eu não podia, nem em sonho, furtar a confiança depositada em minha pessoa. Tudo correu além do que eu esperava e, minha satisfação com tudo dando certo me fez presentear uma boa parcela dos que compraram a caixinha com as pontas diamantadas.
Gostaria de ter condições de ter impresso muito mais imagens do que imprimi, de presentear muito mais do que presenteei.
Muitos podem achar o que quiserem, pensar o que quiserem, eu não dou a mínima pra estes.
Enquanto eu puder colaborar de alguma forma e isto me fizer bem, eu to aqui!!

E é com satisfação que inicio este pequeno desafio.

Maurizio, espero, no menor e melhor prazo, poder lhe dizer: - Tá pronto!! Cumé que a gente faz pra vc botar as mãos nele???

Hoje, dia 13 de junho, iniciei a busca pelas partes. Consegui sem muita demora uma garrafa indicada para uso como extintor de incêndio. A vendedora queria R$15,00, dei uma de mané e olhei pra outro lado e vi uma outra garrafa igual... não sei por que ela disse que essa ela fazia por R$10,00... ela começou a olhar os rótulos desta garrafa procurando as datas de validade, creio eu para ver se conseguia aumentar para R$15,00, por ser igual àquelas outras. Neste ponto eu ja parti pra tirar o dinheiro do bolso e fazer o pagamento!!! Se deixar pensar demais ela podia tentar querer pedir os R$15,00.
Pronto, negócio fechado, é meu!!

Como hoje foi um dia de muito trabalho, nem pude desmontar a parte do gatilho. O "ex-tintor" ainda estava com o lacre inviolado e cheio de pó químico!!!
Vou fazer a desmontagem do gatilho, limpeza do interior, aplicação de ferrox* para o caso de haver algum começo de ferrugem interna, o que eu não acredito.
A seguir vou fazer uma limpeza externa geral.
Acredito que o próprio gatilho poderá ser usado como puxador, nao sei ainda.

Enquanto não posso fazer algo prático, vou bolando a forma da estrutura de forma a fazer o conjunto leve, prático e seguro ao ser manuseado/transportado, e que possa ser usado além do plastimodelismo, também.

Imagem

Por enquanto é só.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Lessa »

Não perco por nada este tópico!!!!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Acompanhando...
Editado pela última vez por Paulão - Tchwrma em 14 Jun 2013, 09:56, em um total de 1 vez.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
andersonpaxeco
Super Membro
Mensagens: 1837
Registrado em: 26 Dez 2012, 14:59
Nome: Anderson Pacheco
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por andersonpaxeco »

Opa, cheguei pra acompanhar....
Eu uso um compressor de geladeira com uma garrafa PET como reservatorio (mais pra manter o fluxo constante porque não armazena muita coisa), só tive que tomar cuidado em colocar uma válvula de alívio pra não explodir!!!!
8-)
Bandit's!!! 12 O'Clock High!!!
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Lessa »

Curiosidade pessoal: estes reservatórios que vocês conseguem em ferro velho não podem estar com a sua resistência à pressão um pouco fragilizada? Ou eles aguentam uma pressão tão grande que mesmo assim dá pra usar?
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Lessa, este que consegui está perfeito, vou fazer uma analise do interior. Mas pelo fato de ele usar póquimico SECO, não deve haver muita afecção por umidade.
Resistência ??? Se o R22 que eu uso ja guenta os 120 Psi, imagina o que não aguenta o próprio para extintor de incêndio!!! É grosso paca o ferro!!!! É quase superdimensionado para dar segurança.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

andersonpaxeco escreveu:Opa, cheguei pra acompanhar....
Eu uso um compressor de geladeira com uma garrafa PET como reservatorio (mais pra manter o fluxo constante porque não armazena muita coisa), só tive que tomar cuidado em colocar uma válvula de alívio pra não explodir!!!!
8-)

Vc é mais corajoso que eu... :rolando: :rolando: :rolando:

Ha quanto tempo vc usa PET como reservatório???
Vem daí Anderson.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por Roland »

Paulão - Tchwrma escreveu:Acompanhando...
Sua presença faz uma GRANDE DIFERENÇA, Paulão!!
:D :D
Obrigado!!

Vinicius Roland
Avatar do usuário
schutz
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Mar 2013, 17:58
Nome: Roberto Schütz Júnior
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por schutz »

Lessa escreveu:Curiosidade pessoal: estes reservatórios que vocês conseguem em ferro velho não podem estar com a sua resistência à pressão um pouco fragilizada? Ou eles aguentam uma pressão tão grande que mesmo assim dá pra usar?
Quando eu fiz o meu compressor fui atraz de um extintor e o pessoal da empresa disse que esses de po não servem pois guentam pouca pressão tem que ser um de CO2 (se não estou enganado) pois estes são mais resistentes (e mais caros) lembro que me pediram em torno de 50 reais na epoca, acabei abandonando a ideia e indo numa empresa especialzada em compressores e comprei todas as peças com eles, ai foi só colocar o motor de geladeira e ser feliz...

ainda em tempo... seria legal ir numa empresa especializada em compressor e fazer um teste hidrostatico no cilindro e perguntar o quantas libras ele guenta, para evitar acidentes...

SUCESSO NA MONTAGEM.. e va colocando as fotos para gente ver o progresso do bixinho
Avatar do usuário
andersonpaxeco
Super Membro
Mensagens: 1837
Registrado em: 26 Dez 2012, 14:59
Nome: Anderson Pacheco
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Montagem de um conjunto compressor de ar

Mensagem por andersonpaxeco »

Roland escreveu:
andersonpaxeco escreveu:Opa, cheguei pra acompanhar....
Eu uso um compressor de geladeira com uma garrafa PET como reservatorio (mais pra manter o fluxo constante porque não armazena muita coisa), só tive que tomar cuidado em colocar uma válvula de alívio pra não explodir!!!!
8-)

Vc é mais corajoso que eu... :rolando: :rolando: :rolando:

Ha quanto tempo vc usa PET como reservatório???
Vem daí Anderson.

Vinicius Roland

Vixe...já faz tempo heim.....tem um monte de videos no youtube ensinando a construir!!!
Essas garrafas aguentam uma certa pressão, mas não servem muito como reservatorio, é mais pra evitar o fluxo instavel de ar que sai do compressor....
Bandit's!!! 12 O'Clock High!!!
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”