SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Pintura cromado

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Pintura cromado

Mensagem por Roland »

Gostaria de saber dos colegas se vcs usam a pintura cromado.
Se é interessante fazer uso desta pintura ates de pintar a cor base normal do avião?
Qual a marca de tinta que usam?
Que solvente usam para limpeza de aerógrafo e pincéis?
Quais as impressões pessoais sobre as opções de tintas cromo que dispõe hoje em dia?

Obrigado e no aguardo.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
bruno souza
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 13 Mar 2013, 15:40
Nome: Bruno Souza
Localização: Osasco, SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pintura cromado

Mensagem por bruno souza »

Oi Roland, beleza?

As tintas cromo que eu conheço são aquelas em Spray da Colorgin e Renner, parecem boas, mas a intenção é mais milagrosa que o resultado... No final fica meio fosca e na minha impressão pessoal acho bem mequetrefe... Uma ideia para algo mais especifico são as tintas "normais" de kits para uso no aerografo mesmo, como Tamya, Vallejo... Me refiro a tinta metálica prata que a gente acaba usando para pintar os P51 ou os P38J. Novamente na minha opinião ainda assim fica mequetrefe... Pois na realidade, nesses aviões (Claro os que não eram camuflados nem pintados...) eles eram postos em batalha no "pelo" do aluminio, até porque no calor da guerra não dava muito para esperar secar a tinta (Bom, é o que diz a "lenda", vai saber...) Se se refere a este efeito, do aluminio puro acho que essas tintas não ajudam... Mas se for só pra dar o efeito de tinta "arranhada" que chegou na "alma" do aluminio, eu penso que basta dar uma passada na tinta metalica e (depois de seca, claro) vir pintando em cima com cor, depois de secar dá as arranhadas de leve até o "aluminio" aparecer.

Mas eis que surge o pulo do gato!!!!

Não sei se essa é sua ideia, mas um dia eu estava a montar um P38J a 1:48 da Revell para um amigo e as tintas metalicas não me apeteceram, pois a graça do pássaro era justamente o efeito de "'espelho" na fuzelagem e isso eu creio que é impossivel com tinta. Então pensei o que é mais parecido com o aluminio que o proprio aluminio? Papel aluminio! Então pequei verniz mordente fui bezuntando as partes e fui aplicando o papel aluminio e o resultado ficou supimpa!!! Nos rebites o aluminio vai "esticando" e cobrindo uniformemente e cortei as folhas como se fossem as peças da fuselagem, no final uma passada de alcool, decalques em cima, verniz e voilá!!! Perfeito!!! Essa técnica eu vi não sei onde mas era para "folhear" molduras de quadros e estatuetas em ouro, e se dava certo com estatuetas dava certo com kits e deu!!!

Espero que tenha valido a dica!

Grande abraço!
Avatar do usuário
Lessa
Super Membro
Mensagens: 5344
Registrado em: 26 Mar 2013, 10:25
Nome: Fabio Lessa
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Phantom II - Revell - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51B - Academy - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: F101B Voodoo - Revell - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: F4U-1A Corsair - Tamiya - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: P-51D - Academy - 1/72 GT 24 - Batalha da Inglaterra - Montagem: Bf 109E-4 "Adolf Galland" - Airfix - 1/48

Re: Pintura cromado

Mensagem por Lessa »

Boa iniciativa! Vou ficar acompanhando as respostas aqui!
Possunt quia posse videntur.
http://modelismoblog.com

Imagem
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Pintura cromado

Mensagem por Roland »

Interessante, Bruno.
Muito interessante...

Vi uma pintura de um tijolo baiano com esta tinta cromo. Se no tijolo ficou bom, porque não ficaria no plástico???
:pensando: :pensando: :pensando:
Meu filho comprou uma lata para pintar globo ótico de farol. Onde ele usou como apoio, o tijolo baiano, para pintar o tal globo, acabou pintado, também.
Na expectativa de encontra alguém que ja tenha feito uso desta tinta para pintar plástico é que propus esta discussão.
Não sei o que sairá daqui deste tópico mas, devo comprar uma desta lata de tinta cromo e fazer alguma experiência.
:thumbup:
Retorno com meu parecer e comentários.

Vinicius Roland
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Pintura cromado

Mensagem por Roland »

Usei a tinta cromo para pintar metal.

Atinta é sensível ao manuseio.
Não aguenta passar nem um simples planela.
É pintar e não pensar em por a mão!!!

Ainda vou fazer outros usos... vou tentar o plástico dos kits.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Pintura cromado

Mensagem por NightRider »

Roland, apenas para informar, um modelista que monta carros experimentou o spray da Colorgim: num primeiro momento o resultado foi bom, mas depois ele percebeu o mesmo que você, ou seja, se encostasse o dedo na tinta ela perdia o brilho e com o tempo se tornava uma espécie de cinza. Alguns modelistas de carros usam a tinta Chromenox. Nunca vi pessoalmente, mas dizem que o resultado é muito bom. Dê uma olhada no site http://www.fchao.com.br que é do fabricante.
Avatar do usuário
Roland
Super Membro
Mensagens: 2679
Registrado em: 20 Jun 2012, 17:50
Nome: Vinicius Roland
Localização: Sumaré - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Pintura cromado

Mensagem por Roland »

Exatamente, Night!! :thumbup:

Acho que, se optar pelo colorgin, só passando um verniz por cima!! Caso contrário... é só pra inglês ver. :raiva:

Quanto a este da Fchao, ja vi um video a respeito.

Parece bom.
Avatar do usuário
Tchibum
Conselheiro
Mensagens: 7609
Registrado em: 04 Jun 2012, 06:50
Nome: Luiz Mergulhão
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: CF-18 100 Years of Flight - Revell Monogram - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4B PHANTOM II VF-74 - Hasegawa 1:48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4F Galloping Horse - Italeri - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E TURKISH Kara Sahin - HASEGAWA - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4J VMFA-451 WARLORDS ITALERI 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4C D-Day Invasion Stripes - MONOGRAM - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: QF-4N PHANTOM II 'DRONE" - Hasegawa - 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4B - ACADEMY New Tooling - VF-111 SUNDOWNERS - 1/48 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P 51D IAF Scorpion Squadron - Hasegawa - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage IIIE BR - ITALERI - 1:48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5EM FAB - F-5E AFV 1:48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: AT-26 XAVANTE/MB 326 - ESCI - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: F-5E - AFV - 1/48 GT 09 - Century Series - Montagem: F-104C Starfighter - Testors - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Su-37 "Russian Terminator" - Mini Hobby - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-29 "Fulcrum" 9-12 Late Type - G.W.H. - 1/48 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: LF Mk.IXe - Eduard - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F/A-18E Super Hornet VFA-27 "Royal Maces" - Hasegawa - 1/48 GT 14 - Artilharias - Montagem: Obuseiros de 105mm - AFV - 1/35 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: The "Black Spit" - Eduard - 1:48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: IAI Kfir C7 - AMK - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Supermarine Spitfire Mk. IXe - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Israeli Avia S-199 - Ventura - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Mustang D-190 - Tamiya - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: Mustang P-51D - HobbyBoss - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: AVIA S-199 - Hobby Craft - 1/48 GT 25 - Rivais Históricos - Montagem: F-4 PHANTOM (ACADEMY 1:48) X MIG 17 do Cesar2b GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-7E "MARAUDERS" - Hasegawa - 1:48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire Mk.IX- EDUARD - 1:48 GT 37 - USAF - Montagem: F-16C 'ALASKA' Hasegawa 1:48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F/A-18C "Chippie Ho" - MONOGRAM - 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: O israelense F-16 SUFA (Tempestade) - KINETIC - 1/48
 

Re: Pintura cromado

Mensagem por Tchibum »

Primeiro não entendi a pergunta. É para avião ou cromado de carro, coisas completamente diferentes...

Se é avião, não se usa por BAIXO exceto se com processos como o de sal, vai descascar deixando o alumínio aparecer. mas aí é alumínio e não cromado...

Cromado usamos por cima, no final, para acabamento espelhado e o melhor cromado que já testei foi o da ALCLAD II. CHROME.

Como tudo da ALCLAD, pede primeiro uma base preto brilhante.

Depois é pintar e, se for área grande, após secar bem pode dar um polimento.

Imagem

Espero ter ajudado

:saudacao:
Abraços/Big hug e boas montagens/"happy modeling"!

Luiz Mergulhão

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pintura cromado

Mensagem por magnetorj »

roland a tamiya tem tintas aluminium da uma olhada agora tb pode usar as war scenic :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
João Pedro
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Ago 2012, 21:03
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pintura cromado

Mensagem por João Pedro »

Vou tentar contribuir mais uma vez com o que eu aprendi na prática.

Primeiramente, para se ter o efeito cromado o segredo é a base. Pode ser um fundo branco ou preto sempre brilhantes. Vale até aplicar verniz sobre essa base para ter a superfície lisa e brilhante. Eu já usei cromo da House of Colors em aerógrafo e consegui ótimo resultado. Já vi aplicação de Alclad também com efeito bem brilhante. Vejam alguns exemplos:

Imagem

Imagem

Estas rodas foram pintadas de preto brilhante, 1 camada de verniz e foram polidas. Depois apliquei o cromo bem suavemente.

A mesma coisa fiz nestas peças do motor de um jaguar XJ220 (Admissão do turbo, as turbinas e tampa de cabeçote):

Imagem

Imagem

A aplicação do cromo em aerógrafo é muito peculiar. Pressão entre 5 a 10 lbs, agulha fechada para aplicar camadas muito finas e suaves, aerógrafo a uns 5cm da peça. Durante a aplicação deve-se observar o assentamento da tinta pois o cromado "surge" durante a aplicação. Uma vez atingido o efeito cromado, deve-se parar a aplicação. Se continuar aplicando o efeito some e se tem uma superfície parecendo aluminio brilhante. Com o efeito cromado na peça, eu aplico só o jato de ar do aerógrafo, isso ajuda a assentar a película de tinta e evaporar o solvente. Mesmo depois de seca evite tocar a peça com as mãos nuas. Eu uso luva de borracha para não deixar marca de dedo e nem deixar a gordura ou suor das mãos atacar o cromo.

Algumas tintas cromo aceitam verniz por cima. Geralmente são vernizes específicos para elas. Os modelistas que eu vi aplicarem verniz comum (acrílico, automotivo, PU) sobre essas tintas acabaram perdendo um pouco o efeito.

Eu acho que até tem um tópico nos tutoriais ou pinturas que fala sobre essas tintas, seria bom dar uma espiada.

Sobre as tintas cromo em spray, não posso opinar, nunca usei.

Espero ter ajudado!

Forte abraço!
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”