Master-Model

Próximos Eventos Programados:


Pintura cromado

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pintura cromado

Mensagem por anghinoni »

tem um fabricante nacional, welckman. ele vende no ML
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Pintura cromado

Mensagem por TioDrakul »

Depois de algumas experiências até agora eu concluí o seguinte sobre pintura cromada:

1) Você têm que primeiro pintar a peça com o preto mais liso e mais brilhante que for possível achar, até agora o meu melhor resultado nesse ponto foi usando esmalte sintético preto Suvinil (é um pé no saco pintar com isso, prepare-se de acordo com máscara de proteção, luvas e etc);

2) Procure tinta cromada com o menor "grão" que for possível achar, caso contrário você vai sofrer com o "efeito purpurina" (fica parecendo que você passou purpurina na peça). Até agora a melhor nesse sentido foi uma tinta chamada "Effect Chrome" da Welckman tintas, tenho também a ACLAD chrome mas ainda não testei essa;

3) Na hora de usar a tinta cromada você mais "suja" a peça do que realmente pinta. É necessário tomar muito cuidado ao aplicar com o aerógrafo porquê o efeito de cromado parece depender bastante da quantidade de tinta cromada usada: Se você passar pouco o cromado vai puxar para o preto usado no fundo, se você passar demais irá ficar parecendo alumínio polido;

4) Depois de pintado com a tinta cromada a superfície da peça vai ficar parecendo que têm uma "penugem", isso precisa ser cuidadosamente limpo com um pincel largo, realmente macio e limpo (de preferência novo) ou com chumaços de algodão com bastante cuidado. É meio como um polimento delicado;

4) Depois de seca a pintura cromada é fundamental passar algum verniz brilhante que não ataque a tinta cromada, no caso da Welckman é fornecido junto um "fixador misterioso" que as instruções dizem para passar assim que a tinta cromada estiver seca e polida. Use-o;

5) Finalmente, depois de seco o verniz (ou o fixador) é que se pode fazer qualquer outra coisa como colar decais ou talvez fazer wash

Atualização: O uso do fixador ferrou o meu trabalho quando usado em um modelo maior e mais plano do que a sucata aonde eu fiz o teste. Parece que a forma correta mesmo de usar a tinta é depois de passar a tinta cromada deixar ela secar bem e então passar o verniz brilhante diretamente encima dela, não tentar passar o fixador
Editado pela última vez por TioDrakul em 26 Abr 2017, 09:45, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Pintura cromado

Mensagem por Chicabum »

Obrigado pelo tutorial! :clap: :clap:

Vou procurar essas tintas e testar o resultado antes de usar no kit.
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”