HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Alquimia 3.2.4 - 01/04/2016

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Galttar »

Fala Echo, que tinta está usando?
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Echo1_ »

galttar escreveu:Fala Echo, que tinta está usando?
Opa! Essa: Decorfix - Tinta acrílica decorativa - Fosco
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Galttar »

Echo1_ escreveu:
galttar escreveu:Fala Echo, que tinta está usando?
Opa! Essa: Decorfix - Tinta acrílica decorativa - Fosco
Hum, decorfix eu não cheguei a medir no colorímetro e peguei as cores de um catálogo eletrônico e isso pode causar alguns error. Se tiver muita diferença pode pintar algumas amostras e me enviar para medir. No blog tem como fazer.

Essas tintas de artesanato, como Acrilex, eu faço o seguinte:

1) Primeiro faço a diluição de cada tinta que vou usar com Brilho Fácil na proporção de 1:3

2) com a ajuda de algumas seringas de 10ml, 5ml e 3ml vou separando as tintas seguindo a receita do Alquimia

3) se for usar gotas, diluído também fica mais fácil.

Qualquer dúvida é só falar!

Forte abraço.
Inté.
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Echo1_ »

galttar escreveu:
Echo1_ escreveu:
galttar escreveu:Fala Echo, que tinta está usando?
Opa! Essa: Decorfix - Tinta acrílica decorativa - Fosco
Hum, decorfix eu não cheguei a medir no colorímetro e peguei as cores de um catálogo eletrônico e isso pode causar alguns error. Se tiver muita diferença pode pintar algumas amostras e me enviar para medir. No blog tem como fazer.

Essas tintas de artesanato, como Acrilex, eu faço o seguinte:

1) Primeiro faço a diluição de cada tinta que vou usar com Brilho Fácil na proporção de 1:3

2) com a ajuda de algumas seringas de 10ml, 5ml e 3ml vou separando as tintas seguindo a receita do Alquimia

3) se for usar gotas, diluído também fica mais fácil.

Qualquer dúvida é só falar!

Forte abraço.
Inté.
Eu comprei o álcool isopropílico e o vidrex e tive um resultado satisfatório em testes de pintura usando a mistura meio a meio desses dois como diluente... posso diluir com isso ou tem que ser brilho fácil mesmo? No caso, dando certo a mistura eu gostaria de estar fazendo uma quantidade bem maior para guardar (como se fosse tinta normal mesmo, que você guarda até precisar dela, pois vou precisar dessa cor mais vezes), mas... diluindo tem que usar logo, não?
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Galttar »

Pode ser diluído como está fazendo sim, não tem problema. No início eu usava exatamente essa mistura, mas deve usar primer antes da pintura para não se soltar com mascaramentos.

Eu já cheguei a guardar tinta sim e para mim funcionou. Algumas vezes notei que a tinta já estava estranha com algumas aglutinações e joguei fora.

O importante é fechar muito bem o recipiente e misturar bem antes de usar.

Forte abraço.
Inté.
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Echo1_ »

galttar escreveu:Pode ser diluído como está fazendo sim, não tem problema. No início eu usava exatamente essa mistura, mas deve usar primer antes da pintura para não se soltar com mascaramentos.

Eu já cheguei a guardar tinta sim e para mim funcionou. Algumas vezes notei que a tinta já estava estranha com algumas aglutinações e joguei fora.

O importante é fechar muito bem o recipiente e misturar bem antes de usar.

Forte abraço.
Inté.
Opa, maravilha!

Aproveitando o gancho e se não for incômodo demais... fazendo testes aqui nas pets notei o seguinte: posso colocar fita crepe normalmente que não arranca tinta, passar ou esfregar os dedos idem, mas qualquer passadinha de unha ou qualquer coisa que seja "áspero" já retira a tinta. Isso é normal? Mesmo com o primer isso irá acontecer? (se sim, então vou ter que passar verniz toda vez que for precisar manipular o modelo, não é? porque qualquer arrastadinha na bancada vai riscar a pintura :cry:)
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Galttar »

Para uma boa aderência, primeiro é necessário limpar bem a peça que irá pintar. Antes de iniciar a montagem muita gente da banho nas grades com água e detergente. Particularmente, eu gosto de limpar as peças logo antes da pintura. Faço isso com Álcool Isopropílico com auxílio de um pincel ou do próprio aerógrafo.

Depois de bem limpo, deve ser aplicado o primer para melhorar a aderência. Algumas tintas não necessitam de primer, mas sempre é bom.

Já usei o Primer para Metais e Pets da Acrilex com sucesso, o importante é ter em mente que não precisa deixar o kit totalmente coberto com a cor do primer, ou seja, se o Primer for branco e o kit de plástico preto, aplique demãos bem finas de primer e quando começar a ficar acinzentado já é suficiente.

Depois disso, espere a cura por 24 horas e estará pronto para a pintura.

Forte abraço.
Inté.
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Echo1_ »

galttar escreveu:Para uma boa aderência, primeiro é necessário limpar bem a peça que irá pintar. Antes de iniciar a montagem muita gente da banho nas grades com água e detergente. Particularmente, eu gosto de limpar as peças logo antes da pintura. Faço isso com Álcool Isopropílico com auxílio de um pincel ou do próprio aerógrafo.

Depois de bem limpo, deve ser aplicado o primer para melhorar a aderência. Algumas tintas não necessitam de primer, mas sempre é bom.

Já usei o Primer para Metais e Pets da Acrilex com sucesso, o importante é ter em mente que não precisa deixar o kit totalmente coberto com a cor do primer, ou seja, se o Primer for branco e o kit de plástico preto, aplique demãos bem finas de primer e quando começar a ficar acinzentado já é suficiente.

Depois disso, espere a cura por 24 horas e estará pronto para a pintura.

Forte abraço.
Inté.
Obrigado pelas dicas, amigo! Anotadas aqui :thumbup:
Avatar do usuário
Echo1_
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 07 Dez 2015, 20:35
Nome: Rodrigo Barros
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Echo1_ »

Opa, amigo. Arrumei uma seringa hoje e fiz as medições em ML... mas assim como saía uma cor totalmente diferente com testes em gotas anteriormente (que eu achei que não estava funcionando por conta das espessuras das tintas) a cor que está dando para esse resultado:

Imagem

É essa:

Imagem

Sim, um tom de cinza levemente amarronzado... :pensando:

Eu realmente preciso conseguir fazer a cor marrom ali, que é a cor marrom da camuflagem do exército brasileiro. Lembrando que estou usando decorfix para a manipulação.

Imagem
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: Alquimia 3.2.3 - 25/08/2015

Mensagem por Galttar »

Echo1_ escreveu:Opa, amigo. Arrumei uma seringa hoje e fiz as medições em ML... mas assim como saía uma cor totalmente diferente com testes em gotas anteriormente (que eu achei que não estava funcionando por conta das espessuras das tintas) a cor que está dando para esse resultado:

Fala Echo, tudo bem?
A Decorfix não foi medida no colorímetro, mas não era para ser tão diferente assim.
Uma coisa que já notei é que o Preto "estraga" as misturas.
Tente retirar ele da lista de tintas que serão utilizadas na mistura e rode o programa novamente.

Provavelmente ele achará uma mistura melhor.

Qual processo utilizou?
+Interpolada, *Interpolada ou *Direta?

Forte abraço.
Inté!
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”