Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8432
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por NightRider »

Vamos por partes, como dizia o esquartejador.

Tenho um compressor desses da Wimpel. Não é barulhento, dá para usar em apartamento e à noite. Seus pontos negativos (para mim) são que realmente aquecer após um certo tempo de uso (curto, por sinal) e não tem reservatório. Mesmo assim, atende minhas necessidades até o momento, sendo que tenho ela há cerca de 05 (cinco) anos, sem problemas.

Quanto ao aerógrafo tenho um chinês comprado junto com o compressor que ainda dá conta do resultado, apesar de alguns probleminhas que foram facilmente contornados. tenho também um Gatti Thor, muito legal, bem melhor que o chinesinho, mais caro que ele, obviamente.

Uso mais tintas e primer automotivo, mas também utilizo enamel e acrilicas, sem maiores problemas, inclusive de entupimento. O primer branco da Acrilex é tranquilo de se trabalhar. Pode dar um pouco de trabalho para achar o ponto de diluição, mas eu, pessoalmente, nunca tive problema de entupimento com ele, seguindo a regra que falaram aí em cima antes de mim: limpar bem após o uso. Aliás, ouvi um modelista mais experiente dizer que não existe tinta que estrague aerógrafo, mas modelista preguiçoso que não limpa direito ( :lol: )

Espero que lhe ajude. Um abraço e boa diversão !
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por anghinoni »

NightRider escreveu:Vamos por partes, como dizia o esquartejador.

Tenho um compressor desses da Wimpel. Não é barulhento, dá para usar em apartamento e à noite. Seus pontos negativos (para mim) são que realmente aquecer após um certo tempo de uso (curto, por sinal) e não tem reservatório. Mesmo assim, atende minhas necessidades até o momento, sendo que tenho ela há cerca de 05 (cinco) anos, sem problemas.

Quanto ao aerógrafo tenho um chinês comprado junto com o compressor que ainda dá conta do resultado, apesar de alguns probleminhas que foram facilmente contornados. tenho também um Gatti Thor, muito legal, bem melhor que o chinesinho, mais caro que ele, obviamente.

Uso mais tintas e primer automotivo, mas também utilizo enamel e acrilicas, sem maiores problemas, inclusive de entupimento. O primer branco da Acrilex é tranquilo de se trabalhar. Pode dar um pouco de trabalho para achar o ponto de diluição, mas eu, pessoalmente, nunca tive problema de entupimento com ele, seguindo a regra que falaram aí em cima antes de mim: limpar bem após o uso. Aliás, ouvi um modelista mais experiente dizer que não existe tinta que estrague aerógrafo, mas modelista preguiçoso que não limpa direito ( :lol: )

Espero que lhe ajude. Um abraço e boa diversão !
ou a falta de um limpador ultrassom :rir_muito:
eu ja esqueci verniz PU dentro do Gatti AG2 de um dia para outro e acho que sem o ultrassom acho que nao tinha como limpar...

com o ultrassom, batata, umas limpezas com thinner, outras com acetona pura e ele esta novo de novo

acho que meus aerografos estao todos zerados (mesmo o sagyma)
porque apesar de usar muito com qualquer tinta, eu nunca desmonto eles, de tempos em tempos lavo no ultrassom e lubrifico... so tiro a agulha e limpo ela depois de limpar o aerografo a cada uso.
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por Johnnn »

Eu vou compartilhar minha experiência e minha opinião sobre aerografo.

Já adianto de ante mão que não sou mestre no aerografo, nunca usei um iwata da vida, mas oque vou dizer aqui é um pouco de percepção de que vejo aqui no fórum e no YouTube.

O melhor dos mundos é adquirir o melhor compressor e o melhor aerografo, as melhores tintas,etc.

Mas tudo que é bom costuma ter um preço elevado, deve considerar primeiro o quanto esta disposto a pagar no conjunto aerografo+compressor, qual tinta pretende utilizar, se pretende seguir no hobby, etc.

Se não tem certeza se quer realmente seguir no hobby e não tem nenhuma afinidade com o aerografo, acredito que esse kit seja um bom começo pois tem custo reduzido e vai conseguir se familiarizar com o uso do aerografo. Caso não siga no hobby o dinheiro investido não foi elevado.
Mas tenha em mente que aerografos chineses não toleram solventes fortes pois danifica as vedações e acabam perdendo sua utilidade. Recomendado é utilizar tintas base d'água ou no máximo dissolvidas em álcool.
O compressor é simples, não possui ajuste de pressão, limitando o uso de algumas técnicas pois elas demandao uma combinação de diluição e ajuste de pressão.

Mas volto a dizer, para iniciar e sentir o que é um aerografo, como deve segurar, começar a testar diluicoes, fazer exercícios de traço, ver se realmente quer seguir no hobby, esse kit é bom.

Se tem certeza absoluta que quer seguir no hobby, não tem rios de dinheiro e quer ter um primeiro contato com o aerografo, eu recomendaria comprar um compressor mais apropriado (com ajuste de pressão e reservatório) e um aerografo mais simples. Assim você consegue treinar todas as técnicas de aerografia aplicadas ao modelismo (pre shading, pos shading, camuflagens, etc) sem se preocupar em fazer alguma besteira no aerografo, pois no inicio é completamente normal a gente fazer algumas besteiras. Ai depois de um tempo, ja habituado ao aerografo você pode adquirir um bom aerografo para refinar suas técnicas.

Eu iniciei comprando um aerografo chines(sagyma) e um compressor de inalador (sim, esses de farmácia).
Com esse aerografo é inalador aprendi a diluir as tintas, fazer traços longos, traços finos, curvos, aprendi a como segurar, manejar, aprendi a montar e desmontar, entendi seu funcionamento e a como efetuar uma manutenção adequada. Tudo isso sem medo de ser feliz, sem receio de estragar algo caríssimo.
O inalador me da uma boa pressão, mas sem ajuste, tive que me adaptar a isso.
Utilizo essa dupla até hoje sem problemas, com tintas Acrilex diluídas em agua, inclusive fiz a camuflagem do 262 com ele.

Utilizaria essa dupla sem problemas por muito tempo, mas hoje ja sinto a necessidade de melhorar meu aparato pois algumas técnicas não consigo executar ou tenho extrema dificuldade em realizar, algumas tintas ja são impossíveis de utilizar aproveitando ao máximo seu acabamento (como alclad), etc.

Mas quero que entenda que realizei todo meu aprendizado em algo mais simples e hoje tenho mais confiança em adquirir um bom aerografo sem medo de estraga-lo e de um compressor que vai me dar maior flexibilidade, sem peso na conciencia de ter gasto um dinheiro em algo que nem aproveito ao máximo.

E mais importante que O equipamento é o modelista, qual o tempo dedicado ao treino, ao aprendizado das técnicas e saber trabalhar com as tintas que achar mais conveniente, que melhor se adaptar.

Tudo é treino, tudo é esforço e dedicação, as coisas não saem perfeitas de primeira, mas com esforço e dedicação se atinge resultados inimagináveis.

Desculpe o longo texto mas espero ter ajudado um pouco e ter passado um pouco minha percepção sobre o assunto.

Qualquer duvida é só perguntar.

Abraços


P.s.: só respondendo as perguntas. Ele é mais silencioso, da para usar em apartamento (mas não as 3 da madrugada também hahaha) e não exige grandes manutenções, só o cuidado para não aquecer muito.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por anghinoni »

so uma observacao, eu fiz curso de aerografia e tenho os aerografos top do top (dois Iwata Custom Microm) e no hobby é diferente
aerografos top nao vao ajudar e serao dinheiro jogado fora, e geralmente irao atrapalharpor serem mais frageis

para o hobby tem que ser aerografo de boa fluidez de tinta, bom controle de gatilho, boa resistencia e facilidade de limpeza
por isso eu falo que tem que ser gatti, elaga/lince, iwata eclipse que é o memo preco que um gatti...
esses nao tem oring, o bico é resistente, limpa facil e tem fluidez de tinta

o iwata custom microm e os chineses (quase todos se baseiam no CM) sao ruins exatamente por causa do microscopico e fragil bico, entorta e quebra facil, ele foi projetado para ser usado com as tintas aquarela em ilustracoes... e tem oring ate no corpo do aerografo onde a tinta se junta com o ar.
o eclipse por outro lado trem bico grande e robusto, alias se voces verem todos os aerografistas top usam o eclipse, justamente porque é barato e facil de limpar... traco é 99% pratica e nao o aerografo, aerografista bom faz traco em aerografo 0,5 tao bem como em aerografo 0,2, de quebra no 0,5 nao precisa diluir tanto a tinta nem entope com tanta frequencia.
numa sessao de aerografia de duas horas, o aerografo esta sempre entupindo, por isso a maioria tira a protecao da agulha e esta o tempo todo passando o dedo no bico para desentupir... é sempre uma pelota de tinta que é so puxar...
FlavioDT
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Ago 2017, 19:46
Nome: FlavioDT
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por FlavioDT »

anghinoni escreveu:compra direto um elaga s3s ou um gatti thor e esse compressor que a diferenca vai ser 100 a 150 reais, pelo menos ja estara com o aerografo definitivo, se fizer cagada com certeza nao ficara na duvida se a culpa é do aerografo hehe

é que steula/sagyma/wimpel sao mais chatos e mais dificeis ainda mais em acrilica pura com um iniciante...
o que nao passa nesses chineses vai tranquilo em um gatti por exemplo... ai para iniciante vale muito, nao fica sofrendo com diluicao

nao dilui tinta acrilica pura (acrilex, revell, italeri, corfix, mig, hataka...) com alcool porque é exatamente isso que entope, ele talha a tinta e seca rapido. o pessoal faz terrorismo com o primer acrilex mas eu acho tranquilo, so limpar o aerografo imediatamente apos o uso com agua e detergente...
dilui ele com vidrex,....

Então, já resolvi, vou de elaga s3s e compressor winpell mais um mini filtro para a mangueira.
Quanto à diluição da tinta acrilíla, vc acha melhor ser com água mesmo?
Já o primer vou adquirir o primer aqua color basic da revell e vou diluí-lo com água, só não sei ainda a proporção.Vi videos dizendo que é até virar consistência de leite..é isso mesmo?
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por anghinoni »

FlavioDT escreveu:
anghinoni escreveu:compra direto um elaga s3s ou um gatti thor e esse compressor que a diferenca vai ser 100 a 150 reais, pelo menos ja estara com o aerografo definitivo, se fizer cagada com certeza nao ficara na duvida se a culpa é do aerografo hehe

é que steula/sagyma/wimpel sao mais chatos e mais dificeis ainda mais em acrilica pura com um iniciante...
o que nao passa nesses chineses vai tranquilo em um gatti por exemplo... ai para iniciante vale muito, nao fica sofrendo com diluicao

nao dilui tinta acrilica pura (acrilex, revell, italeri, corfix, mig, hataka...) com alcool porque é exatamente isso que entope, ele talha a tinta e seca rapido. o pessoal faz terrorismo com o primer acrilex mas eu acho tranquilo, so limpar o aerografo imediatamente apos o uso com agua e detergente...
dilui ele com vidrex,....

Então, já resolvi, vou de elaga s3s e compressor winpell mais um mini filtro para a mangueira.
Quanto à diluição da tinta acrilíla, vc acha melhor ser com água mesmo?
Já o primer vou adquirir o primer aqua color basic da revell e vou diluí-lo com água, só não sei ainda a proporção.Vi videos dizendo que é até virar consistência de leite..é isso mesmo?
sim, agua mas é dificil no comeco, entao da para ser vidrex, nao conheco esse primer revell. mas basicamente é isso

tem que passar demaos bem finas e esperar secar entre elas, a cobertura da em varias demaos...
se esta falando de acrilex, experimenta diluir com vidrex, depois com brilho facil ai ve o que voce gostar mais, facilita a ancoragem, so a agua se bobear ela escorre ou aglutina

ve esses videos


Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por TioDrakul »

Dando o meu pitaco:

Eu já tive esse compressor e não recomendo, apesar de funcionar ele esquenta bastante como os outros descreveram e o tanque de ar faz falta, qualquer situação em que você precisar usar mais do que 15~20psi ele vai ficar te devendo e acumula água com facilidade na mangueira por não ter o tanque de ar.

Já o aerógrafo depende se é um Steula nacional ou chinês: O chinês é mais ou menos e não pode ser usado com thinner/aguarrás (as vedações dele são de borracha bem básica), enquanto o nacional supostamente usa teflon e portanto deve poder ser usado com thinner. Eu estou usando atualmente um Steula nacional e até agora está funcionando.

Eu também arrumei um Gatti A3, o que eu gostei nele é o bico que é bem mais robusto do que os bicos dos aerógrafos chineses (mais difícil de danificar por acidente portanto) mas o copo lateral eu achei problemático para manter no lugar (ele escapa fácil) e depois para limpar
Avatar do usuário
pabloaantunes
Super Membro
Mensagens: 2078
Registrado em: 07 Dez 2016, 16:25
Nome: Pablo Antunes
Localização: Jundiaí/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por pabloaantunes »

TioDrakul escreveu:Dando o meu pitaco:

Eu já tive esse compressor e não recomendo, apesar de funcionar ele esquenta bastante como os outros descreveram e o tanque de ar faz falta, qualquer situação em que você precisar usar mais do que 15~20psi ele vai ficar te devendo e acumula água com facilidade na mangueira por não ter o tanque de ar.

Já o aerógrafo depende se é um Steula nacional ou chinês: O chinês é mais ou menos e não pode ser usado com thinner/aguarrás (as vedações dele são de borracha bem básica), enquanto o nacional supostamente usa teflon e portanto deve poder ser usado com thinner. Eu estou usando atualmente um Steula nacional e até agora está funcionando.

Eu também arrumei um Gatti A3, o que eu gostei nele é o bico que é bem mais robusto do que os bicos dos aerógrafos chineses (mais difícil de danificar por acidente portanto) mas o copo lateral eu achei problemático para manter no lugar (ele escapa fácil) e depois para limpar
TioDrakul, eu tenho um AG3 também. Para manter fixo o copo lateral, uso o esquema de encaixar ele e cochar para trás. Fica bem firme a ponto de só soltar se voltar o copo para frente. Desta forma, você também regula o ângulo do copo.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por anghinoni »

TioDrakul escreveu:Dando o meu pitaco:

Eu já tive esse compressor e não recomendo, apesar de funcionar ele esquenta bastante como os outros descreveram e o tanque de ar faz falta, qualquer situação em que você precisar usar mais do que 15~20psi ele vai ficar te devendo e acumula água com facilidade na mangueira por não ter o tanque de ar.

Já o aerógrafo depende se é um Steula nacional ou chinês: O chinês é mais ou menos e não pode ser usado com thinner/aguarrás (as vedações dele são de borracha bem básica), enquanto o nacional supostamente usa teflon e portanto deve poder ser usado com thinner. Eu estou usando atualmente um Steula nacional e até agora está funcionando. torto alem

Eu também arrumei um Gatti A3, o que eu gostei nele é o bico que é bem mais robusto do que os bicos dos aerógrafos chineses (mais difícil de danificar por acidente portanto) mas o copo lateral eu achei problemático para manter no lugar (ele escapa fácil) e depois para limpar
steula é chines eheh
hoje todos os aerógrafos são de teflon
esse é o unico defeito do gatti, eu ja derrubei MUITA tinta haha inclusive em cima do kit... ate aprender como prender ele na forca bruta como disse o pablo

o bico dos chineses é baseado no iwata custom microm ou HP, é frágil, mesmo no Iwata, eu paguei 50 dólares so no bico de um custom microm que eu danifiquei de mané, um iwata eclipse inteiro custa 70 dólares, o bico 5 dólares, muito mais negocio

o Eclipse, Gatti, Lince (e se me lembro os badger, não tenho) o bico é bem mais robusto, e no curso de aerografia eu aprendi que se não derrubar a vida útil esta exatamente no bico que no movimento constante da agulha ele esgarça.... por isso os chineses com o tempo ficam ruins, bico muito fragil, ai o spray de tinta fica torto alem de entupir mais facil... e por isso os aerografistas preferem o iwata eclipse do que os outros modelos de bico pequeno
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Kit aerógrafo completo-Esse vale a pena?

Mensagem por Vrykolakas »

Para a consistência correta da tinta, depois de diluida, pega uma gota com o palito e coloca na parede do copo. Se ficar uma gota grudada, tá pouco diluido. Se escorrer mas não cobrir de tinta o caminho, ficando aguado, tá muito diluido. O correto é escorrer, cobrindo de tinta o caminho.
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”