Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Base giratória elétrica

Fórum dedicado a troca de idéias relacionadas as ferramentas bem como as bancadas de trabalho.

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Léo BN
Membro
Mensagens: 498
Registrado em: 21 Ago 2012, 19:21
Nome: Leonardo Brunelli do Nascimento
Localização: Maringá - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Base giratória elétrica

Mensagem por Léo BN »

Olá, pessoal!

Há algum tempo sentia a necessidade de melhorar a apresentação de kits já concluídos. Um dos equipamentos que ajudariam a exposição do modelo é uma base giratória, com uma velocidade de poucas RPM, gerando um vídeo com uma visão de 360° do modelo e com uma velocidade agradável.

Na internet já existem algumas soluções. Minhas maiores inspirações foram:




Misturando um pouco de cada criei este projeto.

Os materiais que utilizei foram:
- Motor de microondas (6 RPM, 127 V);
- Dois parafusos com porcas (para a fixação do motor);
- Interruptor
- Tubo de PVC 100 mm;
- Cap para tudo de PVC 100 mm
- Suporte para o prato de microondas
- Três rolamentos
- Base redonda de madeira

A ferramenta principal na montagem foi uma microretífica, para cortar e furar.

Iniciei o trabalho furando o cap de PVC para a fixação do interruptor:

Imagem

Imagem

A próxima etapa foi a construção do centro do suporte, onde vai o motor e o suporte do prato. Para isto cortei o tubo de PVC 5 milímetros mais baixo que o cap, de forma que ele fique totalmente dentro do mesmo. Aqui não é obrigatório que este tudo tenha uma precisão milimétrica na altura, ele pode ficar um pouco "torto", já que pequenas diferenças aqui não influenciam o equilíbrio no final. Notem que recortei uma parte que será alinhada com o interruptor.

Imagem

Colei um pedaço plano de PVC com 100 mm de diâmetro no topo deste tubo. Realizei alguns furos nesta peça:
1: eixo do motor de microondas;
2: furo para retirar o tubo de dentro do cap, quando necessário;
3: furo sem uso, não era necessário;
4: dois furos para a fixação do motor.

Este motor possui quatro pontos que podem ser utilizados para a fixação:

Imagem

Escolhi os dois furos que passam mais próximos do diâmetro e colei duas porcas no lado contrário ao eixo.

Imagem

Como o eixo do motor é fora de seu centro geométrico ele não coube dentro do tubo, então precisei entortar seus conectores:

Imagem

Imagem

Para suportar e manter a base de madeira nivelada utilizei exatamente este suporte, mas cortando a parte central, que será utilizada depois.

Imagem

Esse outro tipo de suporte não funciona para este caso:

Imagem

O suporte que utilizei possuía três rodas plásticas, que juguei serem adequadas para a função, mas elas não estavam girando perfeitamente, criando muita vibração na base de madeira. Então troquei as rodas plásticas por rolamentos, o que resolveu o problema.

Utilizei uma base de MDF com 1,5 cm de espessura e 35 cm de diâmetro. Furei seu centro e adaptei a peça retirada anteriormente do suporte do microondas, que obviamente se encaixa perfeitamente no motor.

Imagem

Imagem

O resulta final é este:


Conclusões: achei que ficou um resultado satisfatório pelo trabalho e custo envolvidos. Comprei o suporte com as rodas plásticas justamente pelas...rodas! No final precisei dos rolamentos, então não sei se em uma futura versão procuro uma alternativa para prender os três rolamentos.

Agora o próximo projeto é uma caixa iluminada para melhorar fotos e vídeos. :thumbup:
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por Claudio Drago »

Satisfatório não: legal pra caramba.
Ótimo projeto.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Avatar do usuário
merso
Super Membro
Mensagens: 1702
Registrado em: 02 Jun 2016, 15:33
Nome: Emerson Gonçalves
Localização: Piên-PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por merso »

Ficou FANTÁSTICO Léo, meu Parabéns. :saudacao: :saudacao:
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por LRFOGA »

Excelente, parabéns :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
Valter Jr
Membro
Mensagens: 468
Registrado em: 05 Jun 2015, 21:21
Nome: Valter Jr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por Valter Jr »

Top

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por anghinoni »

vixe, atiçou minhas lombrigas, ficou perfeito, vou fazer para uma base giratoria na cabine de pintura.
vou la comprar as peças e fazer com um pedal igual do motor de dentista, aciona o pedal a base gira e ai vou pintando o modelo

explicaçao: nao tenho movimentos 100% na mao esquerda, seguro o aerografo e vou girando a base com a mao direita, muitas vezes da preguica de colocar o aerografo na base antes de girar e ai quando vou mexer no modelo cai tinta/verniz do aerografo em cima e ferrou...
essa base ia ficar perfeita, sua ideia resolveu meu problema, obrigado por disponibilizar :D
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5058
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 119 vezes

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por Chicabum »

Muito Legal!!! :clap: :clap: :clap:
Quando a necessidade, criatividade e esforço se juntam dá nisso!
Obrigado por compartilhar sua idéia e detalhar a execução!
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Léo BN
Membro
Mensagens: 498
Registrado em: 21 Ago 2012, 19:21
Nome: Leonardo Brunelli do Nascimento
Localização: Maringá - PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por Léo BN »

Obrigado pelos comentários, pessoal! :saudacao:

Que bom que atiçou a vontade aí, anghinoni!
Vai fundo que dá certo sim. Só não fica assustado que motor de microondas pode girar para os dois lados (não sei se de forma aleatória ou alternada). Até achei no começo que meu motor estava quebrado. :lol:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por anghinoni »

Léo BN escreveu:Obrigado pelos comentários, pessoal! :saudacao:

Que bom que atiçou a vontade aí, anghinoni!
Vai fundo que dá certo sim. Só não fica assustado que motor de microondas pode girar para os dois lados (não sei se de forma aleatória ou alternada). Até achei no começo que meu motor estava quebrado. :lol:
o meu microondas aqui gira para um lado, se voce parar e ligar de novo gira para o outro lado, nao sabia que era no motor isso, pensei que era na alimentacao
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Base giratória elétrica

Mensagem por anghinoni »

Fui comprar as paradas... 15 reais o motor e 12 reais a base... Ai eu tive a ideia de ver a base móvel que veio na cabine de pintura e deu certinho...

O furo no meio tem exatamente o diâmetro do motor.... nem precisou da base de microondas porque a base tinha rolamentos por dentro
foi so aumentar o furo do meio para passar o eixo do motor e colar o motor.

agora so colocar parafusos e porcas para fixar o motor, colar o eixo na parte superior da base, fazer uma tampa para esconder o motor e dar suporte a base e ligar o pedal que ja comprei no ML por 29,00 e pá

custo da brincadeira: 15.00 motor e 29,00 pedal o resto ja tinha aqui


ImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Ferramentas e Bancadas”