Master-Model

Próximos Eventos Programados:


Diorama Hurricane abatido

Fórum dedicado aos Dioramas e Vinhetas que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Dioramas

Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Mutley »

Depois de ver a montagem do Gaspar http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=165&t=6403

Resolvi me inspirar e tentar fazer um diorama parecido com o dele, só que com o Hawker Hurricane ao invés do spitfire.

Tomei como base os tutoriais do Gemerim http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=46&t=3378 e do Dolence http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=46&t=509

Comecei com uma base de MDF e revesti com gesso para artesanato para criar um relevo com alguma depressão.
Imagem

Não vou falar muito de como foi feito pois os tutoriais explicam muito bem como fazer e só estaria sendo repetitivo, além da preguiça de escrever :mrgreen: :mrgreen:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Não sei se ficou bom, mas este é o meu primeiro diorama então :roll:

Estou aberto para críticas e sugestões de como melhorar o diorama. Sinceramente fiquei em dúvida se consegui dar um efeito realista. :raiva: :raiva:
Avatar do usuário
Onildo Junior
Super Membro
Mensagens: 1508
Registrado em: 18 Jul 2015, 18:05
Nome: Onildo Junior
Localização: Gama - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Onildo Junior »

Blz Mutley :thumbup:
Ficou bacana.
Já que vc pediu vou dar um pitaco.
A gama deveria ter uns tres tons - geralmente aplica-se um marrom, depois um verde escuro e ai um verde claro, isso gera nuances e dão um aspecto mais real.
Aqui ha pessoas muito mais gabaritadas pra falar, só pra finalizar, achei as helices com uma aparencia como se tivessem sido dobradas, estão formando quase um L, geralmente a dobra deve ficar mais suave - não sei me fiz entender :D - é dobrada, mas, não chega a formar um L.
No mais, tá top e o próximo será melhor.
:clap: :clap: :clap: :clap:
“Na falta de ter o que fazer, ache algo pra montar.“

Visite: http://101divisao.blogspot.com.br/
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Mutley »

Obrigado pela dica Onildo.

Vou tentar corrigir a hélice. Tentei fazer a hélice torcida e acabei fazendo um L. Já a grama não sei como corrigir.
Quando comprei a grama de serragem só comprei na cor verde escura e quando pintei o fundo, fiz com a cor verde pinheiro que é muito parecida com a verde escuro da grama. O engraçado é que o fundo já estava marrom e nem precisava do verde pinheiro.

Como você faz a mistura das cores da grama? Você usa esta grama de serragem ou usa a importada?
Avatar do usuário
Onildo Junior
Super Membro
Mensagens: 1508
Registrado em: 18 Jul 2015, 18:05
Nome: Onildo Junior
Localização: Gama - DF
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Onildo Junior »

Mutley escreveu:Obrigado pela dica Onildo.

Vou tentar corrigir a hélice. Tentei fazer a hélice torcida e acabei fazendo um L. Já a grama não sei como corrigir.
Quando comprei a grama de serragem só comprei na cor verde escura e quando pintei o fundo, fiz com a cor verde pinheiro que é muito parecida com a verde escuro da grama. O engraçado é que o fundo já estava marrom e nem precisava do verde pinheiro.

Como você faz a mistura das cores da grama? Você usa esta grama de serragem ou usa a importada?
Eu mesmo faço a minha de serragem, depois que aplico a serragem no diorama, espero secar bem, ai pinto com aero.
Ps. como faço a serragem - de vez em quanto realizo uns trabalhos com madeira, ai junto, tenho várias peneiras, que uso pra terra, areia e serragem, vou peneirando de uma pra outra, e classificando de acordo com gramatura, assim tenho várias gramaturas. Vc pode ate tingir com tingidor pra madeira, mas, prefiro aplicar com cola direto no dio e depois pinto com aero.
“Na falta de ter o que fazer, ache algo pra montar.“

Visite: http://101divisao.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
Eduardo José
Membro
Mensagens: 399
Registrado em: 02 Fev 2017, 15:55
Nome: Eduardo José Franchini
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Eduardo José »

Prezado Mutley.
Aí vai outro pitaco.
Gostei do trabalho, mas, penso que com a carlinga aberta a cena poderia ficar ainda mais realista, dando a impressão de que o piloto saltou, morreu (tendo sido o corpo retirado) ou foi aprisionado. Além disso, com a carlinga aberta seria possível detalhar o interior do caça.
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Claudio Drago »

Ficou legal.
Mas creio que Onildo tem razão: a grama monocromática tira um pouco a verossimilhança do acidente.
Se for grama de serragem, um spray de verdes resolve o problema.
E Eduardo também tem razão: na queda, normalmente o cara vem de carlinga aberta, para fugir rapidinho. No máximo, estaria lá dentro morto. Mas de canopi aberto.
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Mutley »

Eduardo José escreveu:Prezado Mutley.
Aí vai outro pitaco.
Gostei do trabalho, mas, penso que com a carlinga aberta a cena poderia ficar ainda mais realista, dando a impressão de que o piloto saltou, morreu (tendo sido o corpo retirado) ou foi aprisionado. Além disso, com a carlinga aberta seria possível detalhar o interior do caça.
Oi Eduardo,
infelizmente o kit não dá opção da carlinga aberta. Acabei fazendo o diorama por que não gostei do resultado final do kit e também para deixar aberto teria que cortar o canopi e acabaria fazendo besteira, mas você tem razão. Quanto ao interior do caça ele é bem espartano e com poucos detalhes.
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Mutley »

Claudio Drago escreveu:Ficou legal.
Mas creio que Onildo tem razão: a grama monocromática tira um pouco a verossimilhança do acidente.
Se for grama de serragem, um spray de verdes resolve o problema.
E Eduardo também tem razão: na queda, normalmente o cara vem de carlinga aberta, para fugir rapidinho. No máximo, estaria lá dentro morto. Mas de canopi aberto.
Cláudio o problema da grama acho que dá para resolver (vou comprar o verde folha e o verde pinheiro e ver no que dá), mas da carlinga só se abrir e colocar o piloto que veio junto com o kit lá dentro. Como disse para o Eduardo o canopi veio fechado e sem opção de abertura. Na época não tinha aquelas serras para plastimodelismo e comprei um conjunto ano passado, mas acho que colocar o piloto lá dentro como se ele estivesse morto ficaria melhor.

Obrigado pela dica. :thumbup:
Avatar do usuário
Claudio Drago
Super Membro
Mensagens: 3283
Registrado em: 28 Set 2016, 22:11
Nome: Claudio Dalmau Drago
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: P-38L-5-LO Lightning - 1:72 - Hobbyboss GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: NA T6 Texan - 1:72 - Academy GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Kamov KA-52 Alligator - Italeri - 1:72 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Lancaster B.III Dambuster - Revell - 1:72 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: F-15 - 1:144 - Academy GT 47 - Vietnam War - Montagem: Fairchild AU23-A Peacemaker - Roden - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: English Electric Lightning F.6 Airfix 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F-4U-1A Corsair - MisterKraft - 1:72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: T 34/76 m42 - 1:72 - Italeri GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M3 'Lee/Grant' Medium Tank - Airfix - 1:76 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Panzer IV F1/F2 - 1/76 - Airfix GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - 1:72 - Academy
 
GTs em Andamento:
GT 29 - Bombardeiros - Montagem: Petljakov PE-2 - Italeri - 1:72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: UH-60L Black Hawk - Academy - 1/48 GT 63 - Porta Aviões - Montagem: Admiral Kuznetsov - Trumpeter - 1:700 GT 67 - Grandes Modelos - Montagem: MIG-15 BIS - Trumpeter - 1/32 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: B5N2 "Kate" - 1:72 - Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: Kfir C2 - Sri Lanka - Hasegawa - 1/72
 

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Claudio Drago »

Mas ficou legal.
A gente fica aqui olhando e só tendo ideias kkkkkkkk
Imagem
ESSE FINALZINHO DE ANO NUM TÁ FÁCIL...
Mutley
Membro
Mensagens: 732
Registrado em: 22 Set 2015, 15:39
Nome: ROC1
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diorama Hurricane abatido

Mensagem por Mutley »

Claudio Drago escreveu:Mas ficou legal.
A gente fica aqui olhando e só tendo ideias kkkkkkkk
Eu só vou anotando as dicas para não cometer os mesmos erros no próximo :thumbup:
Responder

Voltar para “Dioramas e Vinhetas”