HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


[Bancada]  The White 13

Fórum dedicado aos Dioramas e Vinhetas que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Dioramas

Sasah320
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Out 2014, 16:35
Nome: Gustavo Sartori
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

The White 13

Mensagem por Sasah320 »

Olá Pessoal.

Tenho um kit bf109g-10 revell básico e pensei em utiliza-lo em uma vinheta de crash. Após alguma pesquisa escolhi o White 13, cuja história é fascinante e trágica também. Todo o ocorrido pode ser lido em http://www.pbase.com/bertone61/me_109 com alguns documentos e muitas fotos. Em resumo: em 1/1/1945 o bf109 foi abatida por um soldado do 455th AAA estacionado na Austria e pousou a 200m do batalhão. O piloto Herbert Maxis foi "abatido" enquanto saia da aeronave após um pouso perfeito. Teve até Corte Marcial pelo ocorrido. Durante aquele dia a aeronave foi "visitada" por vários soldados aliados e foi lentamente sendo canibalizada. Meu projeto é construir um modelo que simule o estado da aeronave no final daquela tarde de primeiro de janeiro. Esse é o kit e a pintura da referida aeronave:

Imagem

Imagem

Aqui já da pra ver que a ponta da asa foi retirada (já é fim de tarde, como indicam as sombras). O maior desafio sera similar o amassado da fuselagem (em destaque). Se alguém tiver uma idéia, estou aberto a sugestões. No momento estou pensando em cortar a area e substituir por aluminio... vamos ver...

Imagem

Aqui o estado da aeoronave após algum tempo (já não há mais neve). Acredito que a carenagem do motor foi retirada no mesmo dia do pouso... É assim que irei construir o modelo, com o motor a vista:

Imagem

Para o projeto eu vou usar um kit de cockpit e um de motor para dar mais realism já que o modelo é muito básico. A medida que eu for avançando eu posto mais. Quem tiver alguma idéia, é só mandar. Abraços.
Avatar do usuário
Hary
Super Membro
Mensagens: 4724
Registrado em: 12 Jul 2013, 21:38
Nome: Hary Herbert
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24
 
GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25
 

Re: The White 13

Mensagem por Hary »

Opa...chegando pra acompanhar. :thumbup:
Na bancada
Imagem
Sasah320
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Out 2014, 16:35
Nome: Gustavo Sartori
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The White 13

Mensagem por Sasah320 »

Essas são as peças em resina para o cockpit e o motor:

Imagem

Já iniciei o processo de separação da carenagem do motor e do corte das superficies de controle, já que o pouso foi feito com flaps parciais e slat out.

Imagem

Imagem

E vamos que vamos...
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The White 13

Mensagem por BVila »

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Gostei muito do projeto.
Sasah320 escreveu:O maior desafio sera similar o amassado da fuselagem (em destaque). Se alguém tiver uma idéia, estou aberto a sugestões. No momento estou pensando em cortar a area e substituir por aluminio... vamos ver...
Já vi projetos assim, usando folhas de alumínio tipo dessas de marmita/quentinha, acredito ser o melhor caminho.
Sasah320
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Out 2014, 16:35
Nome: Gustavo Sartori
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The White 13

Mensagem por Sasah320 »

Vou usar folha de aluminio que comprei em uma loja de artesanato. Posto o resultado assim que ficar pronto.
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: The White 13

Mensagem por Galttar »

Acho muito legal esse tipo de vinheta.
Nesse caso, se encaixa em um GT que está rolando, o GT 38 - Luftwaffe.

Dá uma olhada lá.
Abraço.
Avatar do usuário
pedro neto
Membro
Mensagens: 470
Registrado em: 26 Mai 2013, 16:23
Nome: Pedro Gomes da Silva Neto
Localização: Paulinia/SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The White 13

Mensagem por pedro neto »

Rapaz... show a história e a ideia da execução... acompnhando.....
Tem coisas que só o Pedrão faz por você!
Sasah320
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Out 2014, 16:35
Nome: Gustavo Sartori
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The White 13

Mensagem por Sasah320 »

Bom... Tentei usar chapa de aluminio de latinha que é bem boa de trabalhar. MAs antes de cortar os painéis eu tentei usar fogo de vela para tentar o efeito de amassado e ficou muito bom. O problema é que deforma o modelo e tenho que trabalhar nos ajustes. Como tenho 2 kits iguais, posso perder este caso não dê certo. Como é um acidente, se ficar meio torto melhor ainda :D

Imagem

Aqui é como ficou a colagem... veja os buracos :roll:

Imagem

Como dá pra ver na foto abaixo, houve muita deformação mas que pode ser corrigida. Caso fique muito ruim vou tentar o método da lata. Olha o tanto de filler que tenho que usar para nivelar a barriga do avião... Como ela vai ficar arrastando no chão acho que não vai aparecer no modelo. Mesmo assim vou tentar arrumar um pouco.

Imagem

Aqui eu estou preparando a estrutura interna da ponta da asa que foi arrancada. Fiz furos para 4 estruturas caso eu precise substituir, aí tenho um trabalho só.

Imagem

Por enquanto é isso. Se a lixa e o alinhamento ficarem bons eu prossigo com essa fuselagem... se não, pego o outro kit e tento usar o latão. Vamos ver...
Sasah320
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Out 2014, 16:35
Nome: Gustavo Sartori
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The White 13

Mensagem por Sasah320 »

O uso da vela deu errado. O modelo encolheu uns 2 cm e envergou a parte da asa, então tive que mudra de estratégia :chorando: . Agora eu vou colocar uma placa de metal para ver no que dá (tenho um kit reserva). Enquanto isso vamos fazendo o cockpit pois a aeronave não terá o canopy, que foi abandonado alguns metros atrás do avião. Fotos da aeronave ajudaram bastante.

Imagem

Usei latinha de cerveja cortada, que é bem fina. Primeiro Usei Dremmel para "afundar" um pouco os painéis para que podesse encaixar a lata amassada. Depois usei putty para amenizar os limites da lata com o plastico (para não parecer que foi posto por cima e sim que o amassado faz parte da fuselagem). Lixei e fui conferindo com primer. Usei putty para criar a extensão dos amassados por cima do plastico bem como dremmel para afundar o plastico em volta da lata. Considerei o resultado satisfatório :roll:

Na última foto dá pra ver como ficou com o primer. Também aparece embaixo a ponta da asa cortada com a caverna e os "fios" da luz de navegação devidamente colocada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Por enquanto é isso. :agitado:
Sasah320
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 13 Out 2014, 16:35
Nome: Gustavo Sartori
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: The White 13

Mensagem por Sasah320 »

Pois bem. Depois de refazer os painéis (scrab) eu colei os flaps, slats e ailerons. Usei a asa do modelo que não deu certo para testar técnicas com as chapas de lata. Porém, eu fiquei com um modelo "deformado" e inutilizado mas com todas as peças disponíveis. Então eu pensei, porque não utilizar em um modelo realmente destruido? :pensando: . Então topei com esse modelo aqui: http://www.hyperscale.com/features/2000/zerojv_1.htm e resolve utilizar uma licença poética (pois o bf109 não operou em area com vegetação tropical) e realizer algo semelhante como o kit do BF109 "estragado". O engraçado é que estou mais animado com este do que com o outro... :D :D vai entender. Fiz uma replica do motor em resina para não desperdiçar e usei o dremmel para "destruir" tudo o que podia :agitado: Esse é o resultado:

Imagem

Tive que criar "estruturas" por toda aeronave para ficar mais realista, porém sem me preocupar com a realidade. A aeronave terá a ponta da asa mergulhada em um córrego escuro. Essa é mais ou menos a idéia que eu tenho da posição, embora falte algumas partes:

Imagem

Eis os dois modelos juntos:

Imagem

Vamos devagar mas vamos...
Responder

Voltar para “Dioramas e Vinhetas”