SemperFi

Próximos Eventos Programados:


[Bancada]  Regelbau L409 1:35

Fórum dedicado aos Dioramas e Vinhetas que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Dioramas

Avatar do usuário
Osbourne
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 30 Jul 2013, 18:04
Nome: Gustavo Buffe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: P-40M - Academy - 1/72 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: M-21 Fishbed 1/72 Academy

Regelbau L409 1:35

Mensagem por Osbourne »

Salve Galera!

Mesmo andando sumido do fórum, ando mirabolando várias ideias e numa linda tarde chuvosa fiz uma vinhetinha bem básica pra pôr na minha mesa, só pra me aventurar no 1:35/figuras/afins (Depois dessas fotos fiz umas pequenas correções, mas só pra ilustrar...):

Imagem

Logo depois, quando recebi algumas das minhas últimas aquisições - que incluíam um Flak 3.7, resolvi pirar e fazer um dio mais hardcore :agitado: :agitado: foi então que em minhas andanças pela internê vi um grupo que fazia dios enormes, em 1/6 e vi uma trincheira que achei simplesmente irada (desculpe, estou tentando lembrar a fonte, assim que achar posto aqui)

Imagem

Daí juntei a fome com a vontade de comer... minha intenção inicial era fazer algo semelhante a essa, então comecei a pesquisar e eis que, pesquisando sobre a muralha do atlântico, descobri os tais Regelbaums...(os dados abaixo foram tirados de muitas fontes, como sites e livros e foi uma pesquisa relativamente longa para se juntar alguma informação. Podem conter erros e quaisquer correções serão bem vindas ;) )
Regelbau em uma tradução direta - e bem cachorra - significa 'construção padrão' ou coisa assim. Bem coisa de alemão, padronizando tudo que há pela frente pra poder seguir mais e mais regrinhas, hehe. Eles foram introduzidos no começo da construção da Muralha do Atlântico (que não era um muro, mas enfim....)e eram basicamente bunkers de concreto com paredes estupidamente grossas (de 2 a 3.5 metros de espessura). Alguns anos depois os engenheiros da galera do chopp perceberam que o formato cúbico/retangular não era o bixo e a nova moda era fazer construções com diversos padrões, mas seguindo uma linha de design e disso surgiram as 'séries' de regelbaums: 100 a 600 (e depois de 699, continuaram com a numeração 700, mas ela não foi considerada uma série). Além da numeração, a turma do Führer utilizou ainda alguns prefixos e sufixos para melhor identificar esses bunkers :

‘H’ para contruções do Exército (Heeres);
‘L’ para Luftwaffe (Série 400*);
‘M’ para baterias costeiras leves e médias;
‘S’ para baterias costeiras pesadas;
‘Fl’ para Flaks;
‘V’ para bunkers auxiliares como postos médicos, radares ou QGs;
‘Sk’ para Sonderkonstruktion, construções especiais designadas em locais e para fins específicos;
‘Vf’ para Verstärkt Feldmässig - construções com padrão de força 'D';
‘Bh’ para Behelfsbau, contruções provisórias ou emergenciais temporárias, que seriam substituidas posteriormente;

*A série 400 era da Luftwaffe enquanto as séries 200 e 300 eram da Kriesgmarine.

E vamos ao L409. A pesquisa foi longa, mas consegui informações suficientes para bolar uma planta baixa (que depois consegui e confirmei os dados que tinha). Pelo 'L' e pela série 400 já se designa um posto da Luftwaffe e seguem alguns dados do bixinho:

Descrição: Geschützstand für 3.7cm Flak (Posição para 3.7cm Flak).
Categoria: Offene Kampfstand (Posição de arma aberta?!).
Höhe / Altura = 7 m
Breite / largura = 10,9 m
Tiefe / Profundidade = 11 m
Beton / Concreto = 525m3 (635m3 para a variação L409A)
Rundstahl / Redoma de aço = 28 t
Formstahl / Peças de aço = 4,5 t
Gebaute Anzahl / Quantidade produzida = 149
Classificação (pela espessura das paredes): B-neu (Paredes de 2 metros)
Operadores: 9
Localização: Dinamarca

A montagem será longa, mas é bom ter um projetinho maior assim os outros projetos seguem quando esse para. Sei que irei levar muito tempo pra finalizar mas a brincadeira já começou. Para o Flak, usarei um da Tamiya que recebi, o 'crew' da coisa será comprado mas a ideia é por todos os amiguinhos germânicos em posições de descanso. Levei um dia para fazer as plantas na proporção correta e passar pra 1:35

Parte superior
Imagem

Planta interna
Imagem

Agora vou na manha contruir tudo do zero. Bora ver o que dá!

Fontes do texto, com mais informações (em inglês): www.greatwarmachines.com
Bunker Regelbau L409 1:35 5%
Carentan 1:72 Scratchbuilding 5%
Me-262 (Avia-S92) Revell 1:72 95% Concluído
P-40M + Allison V-1710 "191 Fighter Regiment - Russia" Academy 1:72 100% Aleluia!

Agora a meta é finalizar o S-92!!

Do Heavy ao Hard,
Do Symphonic ao Trash,
Do White ao Pagan.
Metal é na Rádio Rocker!
http://www.radiorocker.com.br
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Regelbau L409 1:35

Mensagem por kleverton »

Opa, amigo.

Por aqui assistindo a cada post! :thumbup:
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
Gemerim
Membro
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Jan 2013, 09:58
Nome: Gelson Jorge Emerim
Localização: Caxias do Sul / Rio Grande do Sul
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Regelbau L409 1:35

Mensagem por Gemerim »

Muito legal, Osbourne!
Vamos acompanhar este trabalho que dá pinta de que está sendo muito bem planejado. :thumbup:
Abraços,
Gelson
"Im Himmel gibts kein Bier"
http://gemerim.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
Osbourne
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 30 Jul 2013, 18:04
Nome: Gustavo Buffe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: P-40M - Academy - 1/72 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: M-21 Fishbed 1/72 Academy

Re: Regelbau L409 1:35

Mensagem por Osbourne »

Valeu ae por acompanhar pessoal! O trabalho vai ser muito longo, quero fazer o dio com um corte em 2 laterais, para expor o interior das 2 câmaras do Bunker, o que vai ser bem complicado já que a parte superior, onde ficará o Flak não terá o corte. Hoje a noite esboçarei a ideia mas já andei botando em prática alguns passos desse dio.

Fiz as paredes com uma espécie de isopor muito louco que veio junto com uns equipamentos lá do meu trabalho... na hora que bati o olho pensei que um dia seriam úteis, e não é que foram?! Dessa forma reduzo um pouco o peso da estrutura, que vai ficar absurdamente grande. Revesti as paredes com gesso e fui lixando e o piso é gesso tb. Uma das paredes onde há uma abertura para a MGs34/42 já está lixada, na verdade boa parte da câmara direita está lixada, já a direita, ainda estava curando o gesso :agitado:

Imagem

Imagem

Imagem

E eis uma foto de um L409... tá velho mas enfim, hoje a noite posto uns rascunhos do projeto pra galera ter uma ideia.

Imagem

Valeu e segue o barco!
Bunker Regelbau L409 1:35 5%
Carentan 1:72 Scratchbuilding 5%
Me-262 (Avia-S92) Revell 1:72 95% Concluído
P-40M + Allison V-1710 "191 Fighter Regiment - Russia" Academy 1:72 100% Aleluia!

Agora a meta é finalizar o S-92!!

Do Heavy ao Hard,
Do Symphonic ao Trash,
Do White ao Pagan.
Metal é na Rádio Rocker!
http://www.radiorocker.com.br
Avatar do usuário
Osbourne
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 30 Jul 2013, 18:04
Nome: Gustavo Buffe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: P-40M - Academy - 1/72 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: M-21 Fishbed 1/72 Academy

Re: Regelbau L409 1:35

Mensagem por Osbourne »

Salve pessoal,

Seguem alguns updates das plantas em 3D. Cortes da parte de trás do Bunker
Imagem

Agora um close na sala onde ficava o alojamento dos soldados.
Imagem

Em breve posto mais updates!

Abraço! :agitado: :agitado:
Bunker Regelbau L409 1:35 5%
Carentan 1:72 Scratchbuilding 5%
Me-262 (Avia-S92) Revell 1:72 95% Concluído
P-40M + Allison V-1710 "191 Fighter Regiment - Russia" Academy 1:72 100% Aleluia!

Agora a meta é finalizar o S-92!!

Do Heavy ao Hard,
Do Symphonic ao Trash,
Do White ao Pagan.
Metal é na Rádio Rocker!
http://www.radiorocker.com.br
Avatar do usuário
Eduardo José
Membro
Mensagens: 399
Registrado em: 02 Fev 2017, 15:55
Nome: Eduardo José Franchini
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Regelbau L409 1:35

Mensagem por Eduardo José »

Impressionante!
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Regelbau L409 1:35

Mensagem por magnetorj »

acompanhando aqui :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Responder

Voltar para “Dioramas e Vinhetas”