DryColors

[Expositor]  Tiger I Deutsches Afrikakorps

Fórum dedicado aos Dioramas e Vinhetas que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Dioramas

Avatar do usuário
Eduardo José
Membro
Mensagens: 129
Registrado em: 02 Fev 2017, 15:55
Nome: Eduardo José Franchini

Tiger I Deutsches Afrikakorps

Mensagempor Eduardo José » 15 Nov 2017, 15:42

Saudações pessoal.
Tomo a liberdade de vos apresentar este modesto e despretensioso trabalho - talvez esteja mais para vinheta - denominado “Tiger I Deutsches Afrikakorps” cujo protagonista é o blindado em questão, marca Airfix, escala 1/76.
Inicialmente, vale a pena lembrar que após a Segunda Batalha de El Alamein e o desembarque anglo-americano em Argel (Operação Tocha), o Deutsches Afrikakorps (que correspondia a um pequeno corpo de exército, integrado por pouco mais de quatro divisões, sendo duas blindadas e duas de infantaria leve), juntamente com as desmoralizadas forças italianas, foram empurrados para fora da Líbia e passaram a ser pressionados tanto pelo leste quanto pelo oeste.
A essa altura, os militares profissionais estavam cansados de saber que a campanha no norte da África estava perdida, porém, o cabo austríaco, sabe-se lá por que, meteu na cabeça que a Tunísia seria a “pedra angular” em relação ao controle da região, ou seja, acreditava que a manutenção dessa área deixaria os anglo-americanos afastados do sul da Itália (vai entender).
Assim sendo, determinou que uma enorme quantidade de tropas e material fosse deslocada para Túnis, porém, mais uma vez, deixou de considerar um problema que, àquela altura, já era crônico, qual seja, o da logística. O ressuprimento das forças do Eixo na África era de responsabilidade dos italianos, mas estes vinham sendo sistematicamente surrados pela Marinha Britânica no Mediterrâneo Oriental, de maneira que quase nada chegava aos milhares de soldados na Tunísia.
Foi nesse período (final de 1942) que dois regimentos desses blindados foram enviados à Tunísia e causaram enorme impacto, pois, àquela altura, eram virtualmente invulneráveis. Mas, no final das contas, germânicos e italianos foram derrotados naquilo que ficou conhecido como Tunisgrado, pois há quem diga que o número de prisioneiros foi maior do que em Stalingrado.
Geralmente esses blindados são retratados com uma coloração “desert brown”, porém, encontrei essa imagem (501 Esquadrão de Carros Pesados, Tunísia, 1942) no site tankencyclopedia que mostra uma tonalidade mais clara (amarelada).

Imagem

Como as condições no deserto eram extremas, e o material sofria desgastes severos, resolvi (tentar) fazer uma coloração mostrando uma pintura bem suja e desgastada.
É isso. Agradeço antecipadamente quaisquer comentários, observações, sugestões, palpites etc.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 2556
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka

Re: Tiger I Deutsches Afrikakorps

Mensagempor Rogerio Kocuka » 15 Nov 2017, 18:33

Muito legal o Tiger e a aula de historia bem informal.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

AÇO!!!

Avatar do usuário
Eduardo José
Membro
Mensagens: 129
Registrado em: 02 Fev 2017, 15:55
Nome: Eduardo José Franchini

Re: Tiger I Deutsches Afrikakorps

Mensagempor Eduardo José » 15 Nov 2017, 20:13

Muito obrigado. Elogio de cavalariano vale gaivota dupla!


Voltar para “Dioramas e Vinhetas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante