Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Fuligem na fuselagem

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

bruno soares
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 21 Mai 2015, 10:01
Nome: Bruno Filgueiras Soares
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Fuligem na fuselagem

Mensagem por bruno soares »

Pessoal, estou (re) começando no hobby e comprei o pigmento da Vellejo na cor preta para tentar fazer a fuligem de metralhadoras, canos de escape, etc na fuselagem dos aviões. Porém, tentei de algumas maneiras aqui em uma sucata que tenho e não consegui um bom resultado.

O pigmento que comprei foi esse: http://www.acrylicosvallejo.com/en_US/s ... mily/19/90.

Alguém poderia poderia passar a maneira correta de se aplicar esse trem???

Obrigado!
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: Fuligem na fuselagem

Mensagem por Kyosanin »

Olá Bruno.

Já vi alguns vídeos e aplicações para esse pigmento.. com certeza vc vai acabar pegando a mão e está no caminho certo testando nas sucatas.

Eu costumo usar um pouco de verniz como a "cola" que vai segurar o pigmento.. molho o pincel no verniz e toco ele no pigmento.. depois disso vou passando no kit..

Gosto de usar aqueles pinceis de maquiagem pra isso.. aqueles meio redondos que parecem de "espuma".. para esse efeito da fuligem é o ideal..

Se vc carregar no molho "verniz+pigmento" pode dar a impressão pastosa de lama.. mas se usar pouco.. ao secar.. o efeito de fuligem pode ficar legal.

O que eu fazia antigamente era tacar fogo na ponta de um sprue e mirar a fumaça preta na ponta do canhão do tanque. (Efeito de fuligem REAL, mas cuidado com essa fumaça pois é TÓ-XI-CA!).

No mais, dê uma procurada no youtube e vc achará muitos tutoriais.. inclusive existe um canal de videos da própria Vallejo.. outro do Mig Jimenez e por ai vai.. pesquisas em inglês no youtube vão te abrir o leque de possibilidades.

Qualquer dúvida estamos aí pra ajudar.

Grande abraço e boas montagens.
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Fuligem na fuselagem

Mensagem por magnetorj »

bom meu amigo eu uso o smoke da mig ammo e vou passando com um pincel fino e macio ate chegar no efeito desejado :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
bruno soares
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 21 Mai 2015, 10:01
Nome: Bruno Filgueiras Soares
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Fuligem na fuselagem

Mensagem por bruno soares »

Kyosanin escreveu:Olá Bruno.

Já vi alguns vídeos e aplicações para esse pigmento.. com certeza vc vai acabar pegando a mão e está no caminho certo testando nas sucatas.

Eu costumo usar um pouco de verniz como a "cola" que vai segurar o pigmento.. molho o pincel no verniz e toco ele no pigmento.. depois disso vou passando no kit..

Gosto de usar aqueles pinceis de maquiagem pra isso.. aqueles meio redondos que parecem de "espuma".. para esse efeito da fuligem é o ideal..

Se vc carregar no molho "verniz+pigmento" pode dar a impressão pastosa de lama.. mas se usar pouco.. ao secar.. o efeito de fuligem pode ficar legal.

O que eu fazia antigamente era tacar fogo na ponta de um sprue e mirar a fumaça preta na ponta do canhão do tanque. (Efeito de fuligem REAL, mas cuidado com essa fumaça pois é TÓ-XI-CA!).

No mais, dê uma procurada no youtube e vc achará muitos tutoriais.. inclusive existe um canal de videos da própria Vallejo.. outro do Mig Jimenez e por ai vai.. pesquisas em inglês no youtube vão te abrir o leque de possibilidades.

Qualquer dúvida estamos aí pra ajudar.

Grande abraço e boas montagens.
Muito obrigado! Vou tentar este método do verniz, me parece ser ideal. Se aplicar somente o pigmento, não consigo aderência suficiente...
Avatar do usuário
Kakadu
Membro
Mensagens: 995
Registrado em: 06 Abr 2015, 16:37
Nome: Flávio Pedroza
Localização: Pernambuco
Agradeceu: 65 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: Fuligem na fuselagem

Mensagem por Kakadu »

Eu uso giz pastel seco, que e quase a mesma coisa, e eles aderem melhor quando a superfície e fosca. Tente passar um verniz fosco na região que VC quer sujar, espere secar bem, e aplique o pigmento.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Fuligem na fuselagem

Mensagem por magnetorj »

só para lembrar que o pigmento tem que ser a ultima coisa a ser colocada.pois se manusear depois o modelo pode ficar umas im pressoes digitais e estragar o trabalho :chorando: :chorando: :chorando: :chorando: :chorando: :chorando:
Imagem
bruno soares
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 21 Mai 2015, 10:01
Nome: Bruno Filgueiras Soares
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Fuligem na fuselagem

Mensagem por bruno soares »

Pessoal muito obrigado pelas dicas. Consegui utilizar o produto e consegui um ótimo resultado!
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1463
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 9 vezes

Re: Fuligem na fuselagem

Mensagem por Correia »

Já apliquei giz pastel seco do jeito que foi explicado, mas apliquei verniz por cima para fixar. Ai o verniz tem que ser aplicado em spray ou aerografo.

Claro que sem verniz fica melhor, mas se tocar, vai sujar.:sad:

O uso de verniz fixador também é utilizado em trabalhos artísticos e o verniz fixador pode ser comprado da Acrilex.


Enviado de meu GT-I9000B usando o Tapatalk 2
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
bruno soares
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 21 Mai 2015, 10:01
Nome: Bruno Filgueiras Soares
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Fuligem na fuselagem

Mensagem por bruno soares »

Correia escreveu:Já apliquei giz pastel seco do jeito que foi explicado, mas apliquei verniz por cima para fixar. Ai o verniz tem que ser aplicado em spray ou aerografo.

Claro que sem verniz fica melhor, mas se tocar, vai sujar.:sad:

O uso de verniz fixador também é utilizado em trabalhos artísticos e o verniz fixador pode ser comprado da Acrilex.


Enviado de meu GT-I9000B usando o Tapatalk 2
Extamente! uso o verniz fosco da Acrilex para selar o kit e gosto muito do resultado, fica bem liso e confere uma boa dureza à pintura, porém com aspecto fosco.
Responder

Voltar para “Dúvidas”