Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Muitas dúvidas

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 4 vezes

Muitas dúvidas

Mensagem por alferreira »

Olá a todos. Se puderem ajudar com esta avalanche de dúvidas, agradeceria muito. Retornei ao hobby neste momento (já deixei a minha devida história e apresentação.

1 - Tintas acrílicas são as ideias para começar, com aerógrafo? As Tom Colors são boas?
2 - "fendas" e degraus grandes, massa putty; alinhamento menor, colas "bonder". Correto?
3 - Assisti alguns vídeos de diluição de tintas para aerógrafos. Mas, e para pincel, qual a diluição?
4 - Qual conjunto de pincéis seria ideal para começar (bons e baratos)?
5 - Como irei focar exclusivamente em aviação pós-guerra na escala 1/72, onde 99% tem pintura fosca, vi que o melhor é, depois de todo pintado, passar verniz brilhante para fixar melhor os decals (com o devido "amaciante" neles), depois outra mão por cima dos decals de verniz brilhante e por último o verniz fosco. O verniz brilhante em todo o modelo ou só nas áreas de decals? E não vai estragar o modelo, se for passar verniz brilhante nele todo? Depois com o verniz fosco ele voltará a ser fosco? Fiquei meio temeroso com essa técnica...
6 - Em se tratando de aviação pós-guerra na escala 1/72, quais as melhores marcas? Achei pela internet Tamiya, AirFix, Heller, Academy, Revell, Eduard, Italleri, Trumpeter, Hobby Boss (ou algo assim)? Zvezda é bom?
7 - Quando eu não encontrar uma cor FS-algumacoisa (5 dígitos, entendi a codificação), o que faço? Tento a mais próxima ou tem alguma loja que tem quase todas as cores?
8 - Usar máscaras prontas para cockpit ou fazer com fitas de mascaramennto?

Bem para começar são essas. Obrigado a quem puder auxiliar.
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 489
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 102 vezes
Curtiram: 43 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: Muitas dúvidas

Mensagem por RicardoScouts »

Alberto, vamos lá...

O que vou escrever aqui é minha experiência e outros podem contribuir de forma diferente, aí você vê o que faz mais sentido e fácil.

1 - Tintas acrílicas são as ideias para começar, com aerógrafo? As Tom Colors são boas?
Eu só uso tintas acrílicas a mais de 10 anos, tinha muita dificuldade na diluição e uso de outros tipos. Uso óleo e enamel para envelhecimento ou algumas técnicas mais específicas. Optei pelas acrílicas pela facilidade de uso, limpeza do aerógrafo e menor toxidade. Nunca usei a Tom Colors e não posso opinar sobre ela. Hoje uso Ammo By Mig e Vallejo, optei pela Ammo pois temos distribuidor no Brasil e a importação direto do fabricante também é fácil, bom pelo menos eram antes do THaxade.

2 - "fendas" e degraus grandes, massa putty; alinhamento menor, colas "bonder". Correto?
Fendas grandes e degrau putty e menores eu uso corretivo "branquinho" de papelaria mesmo. A Ammo lançou uma linha de putty líquida mas não testei.

3 - Assisti alguns vídeos de diluição de tintas para aerógrafos. Mas, e para pincel, qual a diluição?
Fico te devendo parcialmente essa. Sempre dou preferência ao aerógrafo, no pincel eu coloco a tinta no WetPallet e umas gotas de água destilada do lado e vou testanto. Uso pincel para as figuras, e no acrílico nunca se tenta cobrir na primeira passada, usar no mínimo 2 ou 3 demãos.

4 - Qual conjunto de pincéis seria ideal para começar (bons e baratos)?
Usei pinceis da Tigre por muito tempo, eles tem uma linha para artes muito boa. Hoje uso da Ammo sintético (são mais baratos) e os de pelo de Marta só para figuras e detalhes muito pequenos. Comprei dois conjuntos no Aliexpress, um fui muito bom e outro uma porcaria, mas o preço foi bem compensador.

5 - Como irei focar exclusivamente em aviação pós-guerra na escala 1/72, onde 99% tem pintura fosca, vi que o melhor é, depois de todo pintado, passar verniz brilhante para fixar melhor os decals (com o devido "amaciante" neles), depois outra mão por cima dos decals de verniz brilhante e por último o verniz fosco. O verniz brilhante em todo o modelo ou só nas áreas de decals? E não vai estragar o modelo, se for passar verniz brilhante nele todo? Depois com o verniz fosco ele voltará a ser fosco? Fiquei meio temeroso com essa técnica...
Aplico verniz brilhante somente onde vai os decais na seguinte ordem: verniz - decal - verniz. Já usei verniz semibrilho em toda a aeronave para fazer weathering e funciona muito bem. No final de tudo aplico o verniz fosco. Cuidado especial com o canopi e partes transparentes, cubra elas senão vai ficar tudo embaçado e feio.

6 - Em se tratando de aviação pós-guerra na escala 1/72, quais as melhores marcas? Achei pela internet Tamiya, AirFix, Heller, Academy, Revell, Eduard, Italleri, Trumpeter, Hobby Boss (ou algo assim)? Zvezda é bom?
Aqui tem gente melhor para lhe ajudar, montei poucos aviões da Academy e achei o detalhamento da Eduard e AirFix melhores. Pelo que vejo e ouço por aí Eduard e Tamiya são os melhores. HobbyBoss e Trumpeter eu conheço bem a militaria 1/35 já aviação não posso dizer.

7 - Quando eu não encontrar uma cor FS-alguma coisa (5 dígitos, entendi a codificação), o que faço? Tento a mais próxima ou tem alguma loja que tem quase todas as cores?
Os grandes fornecedores hoje no Brasil tem praticamente todas as FS's no catálogo. Hoje temos a Talento e Tom Colors (nacionais) e a Ammo (espanhola).

8 - Usar máscaras prontas para cockpit ou fazer com fitas de mascaramento?
Depende do seu bolso, paciência e habilidade... As máscaras prontas são excelentes pois além de estarem prontas (ganhando tempo), são precisas. Se for faze manualmente, use fitas próprias para mascaramento (todas as marcas tem) e considere usar máscara líquida para alguns detalhes.
Estes usuários curtiram o post de RicardoScouts:
alferreira (18 Abr 2024, 10:01)
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Muitas dúvidas

Mensagem por alferreira »

RicardoScouts escreveu: 18 Abr 2024, 08:07 Alberto, vamos lá...

...
Obrigado, RicardoScouts: já juntei suas dicas ao meu caderninho!
Estes usuários curtiram o post de alferreira:
RicardoScouts (18 Abr 2024, 10:11)
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1604
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 296 vezes
Curtiram: 117 vezes

Re: Muitas dúvidas

Mensagem por marcio bernardi »

1 - Tintas acrílicas são as ideias para começar, com aerógrafo? As Tom Colors são boas?
em + de 20 anos nunca me acertei com acrilicas, e não foi por não tentar, uso laca, o pessoal tem falado muito bem das tintas acrílicas da Talento

2 - "fendas" e degraus grandes, massa putty; alinhamento menor, colas "bonder". Correto?
uso Massa Acrilica para Pequenas Correções da Lazzuril, excelente e bem mais barata que as para hobby

3 - Assisti alguns vídeos de diluição de tintas para aerógrafos. Mas, e para pincel, qual a diluição?
para pincel a maioria nem precisa diluir

4 - Qual conjunto de pincéis seria ideal para começar (bons e baratos)?
tenho vários de diversas marcas, vai de testar, mas os da Condor são bons e baratos, de preferência aos de cerda macia.

5 - Como irei focar exclusivamente em aviação pós-guerra na escala 1/72, onde 99% tem pintura fosca, vi que o melhor é, depois de todo pintado, passar verniz brilhante para fixar melhor os decals (com o devido "amaciante" neles), depois outra mão por cima dos decals de verniz brilhante e por último o verniz fosco. O verniz brilhante em todo o modelo ou só nas áreas de decals? E não vai estragar o modelo, se for passar verniz brilhante nele todo? Depois com o verniz fosco ele voltará a ser fosco? Fiquei meio temeroso com essa técnica...
pintura > verniz brilhante > decal > verniz brilhante > desgates > verniz fosco/satinado


6 - Em se tratando de aviação pós-guerra na escala 1/72, quais as melhores marcas? Achei pela internet Tamiya, AirFix, Heller, Academy, Revell, Eduard, Italleri, Trumpeter, Hobby Boss (ou algo assim)? Zvezda é bom?
melhor maneira de escolher é dar uma olhada nos reviews dos kits na web

7 - Quando eu não encontrar uma cor FS-algumacoisa (5 dígitos, entendi a codificação), o que faço? Tento a mais próxima ou tem alguma loja que tem quase todas as cores?
não encana com isso agora, vai pelo que o manual indica que esta de bom tamanho, eu particularmente sigo os manuais até hoje, salvo casos raros

8 - Usar máscaras prontas para cockpit ou fazer com fitas de mascaramennto?
depende do bolso e disponibilidade, mascarar da trabalho mas com o tempo aprende


mas tudo isso é relativo, cada um que aparecer aqui vai falar algo diferente :mrgreen: , acho que deve criar sua própria rotina de trabalho, quando eu comecei não tinha a web como tem hoje, eu mesmo aprendo todo dia algo novo.

:thumbup:
Editado pela última vez por marcio bernardi em 18 Abr 2024, 15:50, em um total de 1 vez.
Estes usuários curtiram o post de marcio bernardi:
alferreira (18 Abr 2024, 12:01)
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Muitas dúvidas

Mensagem por alferreira »

marcio bernardi escreveu: 18 Abr 2024, 11:23 1 - Tintas acrílicas são as ideias para começar, com aerógrafo? As Tom Colors são boas?
...
Obrigado, Marcio. Mais dicas anotadas.
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 13 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: Muitas dúvidas

Mensagem por Just Another Modeller »

1 - Tintas acrílicas são as ideias para começar, com aerógrafo? As Tom Colors são boas?
Eu, particularmente, uso quase exclusivamente Tom Colors desde 2016 (fui um dos primeiros clientes dele. Tom, paga nóis!!), principalmente as sintéticas. Hoje estou migrando para as acrílicas e, pelo que eu senti, a qualidade é fenomenal e não deixa cheiro algum! O mesmo pode ser dito das tintas Talento, também nacionais (essas eu ganhei em um sorteio no GPC)

2 - "fendas" e degraus grandes, massa putty; alinhamento menor, colas "bonder". Correto?
Deixo também a putty acrilica da Talento, pessoalmente não utilizei ainda, mas parece ser uma opção acessível!

6 - Em se tratando de aviação pós-guerra na escala 1/72, quais as melhores marcas? Achei pela internet Tamiya, AirFix, Heller, Academy, Revell, Eduard, Italleri, Trumpeter, Hobby Boss (ou algo assim)? Zvezda é bom?
Tamiya é quase sempre sinônimo de qualidade, assim como Eduard; Academy tem um belo custo-benefício, assim como Trumpeter/Hobby Boss (que são a mesma marca). Airfix e Revell (principalmente Monogram) tem kits antigos que são grandes goiabas e kits recentes muito bem trabalhados e a Italeri costuma variar um pouco na qualidade, para essas marcas eu recomendo pesquisar e perguntar bastante!

8 - Usar máscaras prontas para cockpit ou fazer com fitas de mascaramennto?
Depende muito! Máscaras prontas já vem prontas (ah vá) e economizam muito tempo, mas é um gasto adicional. Vale a sua reflexão: "Quanto tempo será que eu gasto para mascarar isso manualmente? Quanto custa uma máscara pronta?" Se o custo monetário da máscara for menor que o custo temporal do mascaramento, eu sugiro comprar a máscara.
Tem uma marca nacional que produz algumas máscaras também, vale a pena conferir - cia da escala
marcio bernardi escreveu: 18 Abr 2024, 11:23
mas tudo isso é relativo, cada um que aparecer aqui vai falar algo diferente :mrgreen: [...] :thumbup:
Acho que vale a pena levar essa citação do Márcio - todo mundo tem a sua própria vivência, o que deu certo e errado, preferências, enfim, a trajetória de cada um é única e, dessa forma, cada um vê o hobby de uma forma particular.
Lembre-se que o objetivo do hobby deve ser a diversão, e que aqui todos ajudam todos a crescer!!
Estes usuários curtiram o post de Just Another Modeller:
alferreira (18 Abr 2024, 14:58)
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Muitas dúvidas

Mensagem por alferreira »

Just Another Modeller escreveu: 18 Abr 2024, 14:39 1 - Tintas acrílicas são as ideias para começar, com aerógrafo? As Tom Colors são boas?
...
Muito obrigado, Just Another Modeller. Mais dicas.
Entrei no site do cia da escala, mas eles tem máscaras para poucos modelos.
A Eduard tem muitas máscaras: no site deles mostra 436 máscaras para 1/72! Ficam em torno de US$ 10, em média (fora o envio + taxas).
É, tem que estudar caso-a-caso.
Responder

Voltar para “Dúvidas”