Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

qual cola comprar?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

qual cola comprar?

Mensagem por Tiago Guilger »

Fala pessoal!

depois de dois anos de hobby e 16 kits montados, minha (única até agora) cola contacta revell ta no fim da carreira... apesar de ainda ter bastante cola na bisnaga, ela parece que ta começando secar antes da hora... sinais de envelhecimento eu acho... :roll:

Imagem

aí veio a dúvida: qual (ou quais) comprar?

essa que eu vinha usando é boa, único senão é os "cabelinhos" que ela faz, por ser pastosa... mas, é barata e funciona muito bem.
pensei na cola da revell que tem aquele bico de agulha, e também na tamiya extra thin...

a que eu sempre usei é essa:
Imagem

e as opções são essas:
Imagem
Imagem

qual me recomendam? pode ser qualquer outra além dessas :thumbup:
Editado pela última vez por Tiago Guilger em 25 Mai 2017, 13:55, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
xandão
Membro
Mensagens: 358
Registrado em: 07 Mar 2014, 09:05
Nome: Alexandre Rodrigues
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por xandão »

Uso Tamiya extra thin se peça não tiver tinta, com tinta tek bond

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Tiago Reis »

Xará, dá uma olhada nesse link aqui:
https://tomplasti.com.br/2016/02/05/uni ... modelismo/

Aí explica um pouco a diferença entre as aplicações de alguns tipos de cola :thumbup:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Raphael Vital »

Tiago,

Uma ótima e barata solução para plásticos de kit sem tinta é o Jet líquido:
(link apenas para conhecimento da embalagem do produto)
http://www.netsuprimentos.com.br/acrili ... n=Captacao

mas pelo preço desse anúncio aí em cima, já dá pra notar que é bem em conta. Rende pra caramba. Tem um cheirinho meio desagradável mas não espalha pela casa. A vantagem do Jet é que ele "funde" o plástico, ao contrário dos "bonder's" que apenas os "unem". Em alguns casos, bem aplicado, você só solta a peça cortando.

Desde que comecei, uso Jet. Para unir depois de pintado, você pode dar uma lixadinha na área a ser colada e/ou usar "tek-bonder" mesmo. Afinal, é só uma gotinha.

Espero ter ajudado.

Abração
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por felipecadena »

Tiago com o Rafael eu uso as Jet a durabilidade e incrível seu trabalho e muito bom, realmente o cheiro e ruim mais vc se acostuma rápido, fora isso vc vai ter uma cola no nível tamiya pela metade do preço com mais do dobro da quantidade. Apesar do Jet não ter aplicador eu uso um pincel de cerdas animal com cabo de madeira, dica não use pincel com materiais plásticos pois vai derreter e vc vá ver a lambança.... Experiência própria....

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Ruffuswood »

Cara, eu uso Tamiya Extra Thin e Mr Cement e não tenho do que reclamar. A Mr.Cement e Mr. Cement S se você comprar na HTC ou na Mais Modelismo sai em média 30 reais cada, em outros lugares geralmente é uns 40/50 como a Tamiya. A contacta com bico aplicador é bem prática também.
A Jet é uma ótima opção e tem o plus de se comprar com o pó você pode misturar e usar para moldar algumas coisas pequenas, tapar buracos, etc.
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: qual cola comprar?

Mensagem por LRFOGA »

O que eu vou falar provavelmente vai gerar polêmica mas de algum tempo pra cá aposentei essas colas e só uso cianocrilato. Não sei onde li que cianocrilato depois de uns tempos solta tudo, mas afirmo que isso não é verdade, pois já tem anos que tenho montado kits com essa cola, de várias marcas inclusive, e nunca soltou. Ao contrário das colas de plastimodelismo que vez ou outra soltam peças, até bombas caem dos meus antigos aviões com a maior facilidade (ainda bem que não explodem :lol: )

Para mim, as colas de plastimodelismo, se não tomar cuidado na aplicação, derretem o plástico e para secar demoram horas, e ainda assim, exigem o auxílio de fita adesiva, sargentos de fixação, etc. Já as colas de cianocrilato secam quase que instantaneamente. Já descolei peças que foram coladas com cola de plastimodelismo e até quebrou a peça e a cola não saiu, pois ela derrete o plástico e se funde com ele, tornando difícil uma reforma do kit (estive reformando um kit recentemente e vi exatamente como isso ocorreu). Ainda não descolei uma peça colada com cianocrilato, mas não acredito que ocorra o mesmo problema que tive nessa reforma.

Mesmo assim, tenho alguns tubos de cola de plastimodelismo que uso nos canopys, pois ela não deixa aquele vapor esbranquiçado dentro do cockpit (Modelmaster liquid ciment e Testors bisnagas azul e vermelha - esta a melhor). E para quem não sabe, a cera futura elimina essas manchas esbranquiçadas da cianocrilato, pelo menos na parte externa (já que dentro do cockpit fechado isso não seria possível), razão pela qual ainda uso essas colas de plastimodelismo para algumas partes apenas :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Sekiji »

Eu já usei essa cola em tubo no começo, mas depois que usei a Tamiya extra Thin não quero outra vida! Jet eu já usei mas o cheiro é extremamente forte!
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Johnnn »

Eu comecei com uma cola a humbrol de tubo. Depois adquiri uma tamiya extra thin, hoje utilizo ela para tudo, extremamente versátil, cola muito bem.
Dependendo da peça você pode montar no lugar, posicionar bem e depois aplicar ela nas emendas, cola perfeitamente bem.

Jet nunca usei e da.contacto também não. Pretendo futuramente comprar a Cement normal da tamiya para grandes áreas.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
GNegrini
Membro
Mensagens: 327
Registrado em: 22 Set 2016, 22:02
Nome: Guilherme
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por GNegrini »

Já usei a contacta e realmente, os fiozinhos que ela deixa são chatos. A de precisão da revell é bem legal, deixa pouco fio, mas tem que cuidar pra não entupir o aplicador com cola seca.
A Tamiya Extra-Thin é maravilhosa. Vidro robusto e pesado, ajuda a evitar trapalhadas na bancada. O diferencial dela é ser bem fluida, podendo ser aplicada no local de contato das peças em dry fit. Justamente por isso tem que cuidar, ela é fina, entra por capilaridade em qualquer buraco e espalha fácil, então tem que pegar o jeito pra não deixar vazar pra alguma peça indesejada.
Espero ter ajudado, são todas colas boas, vai mais do jeito do modelista :thumbup:
Responder

Voltar para “Dúvidas”