SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

qual cola comprar?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Junior
Membro
Mensagens: 121
Registrado em: 08 Set 2014, 17:15
Nome: Junior da Silva
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Junior »

Eu uso e recomendo usar mais de um tipo (independente da marca) próprias para o hobby. Tenho desde a cola de tubo da Revell até mais liquida da Tamiya. Dessa forma tenho basicamente o mesmo tipo cola com mais de um tipo de viscosidade o que me ajuda muito na montagem (Cola em tubo para partes grandes como corpo do kit e as mais liquidas para peças menores, assim evito deixar resíduos de cola, principalmente nas peças pequenas). Também mantenho no meu arsenal cola branca, e mais algumas de contato como Cianoacrilato (super cola). Cada uma delas para um tipo específico de uso. :thumbup:
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Bem...eu uso vários tipos:

- Humbrol Poly Cement (Bisnaga de 12 ml)
Positivo : Preço, em torno de R$ 12,00 aqui em Recife.
Negativo: Seca rápido demais. Não dá margem para erro ou correção da posição da peça.

- Tamiya Cement (Tampa laranja com aplicador)
Positivo : Qualidade e aplicador
Negativo : Preço no Brasil.

- JET Líquido (Vidro de 120 ml)
Positivo : Preço, quantidade e Atuação imbatível
Negativo : O cheiro (para alguns)

- A Revell Contacta Mini (12,5 g com aplicador)
Positivo : Qualidade e tubo aplicador bem fininho.
Negativo: Preço no Brasil e tubo as vezes entope.

- Cianoacrilato (Tubo pequeno)
Positivo: Preço, facilidade de encontrar e pode ser usando com a peça já pintada, diferente das de Plasti.
Negativo: Não "solda" a peça como as de Plasti quando vc precisa que a solda aconteça.


De todas a que mais gosto é a Revell (por causa desse finíssimo tubo aplicador) e
o imbatível JET (Nem esquento mais com o cheiro. Acho que já tô até gostando :lol: :lol: :lol: ).


Té + :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Thunderbolt »

As minhas preferidas são:
- Revell bico de agulha para a montagem em geral;
- Tamiya Extra Thin para coisas miúdas;
- Humbrol Poly Cement (bisnaga) para o serviço pesado.

Enviado de meu SM-T530 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Rodrigo Maia
Membro
Mensagens: 532
Registrado em: 19 Out 2015, 17:03
Nome: Rodrigo Maia
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Rodrigo Maia »

No meu caso que monto carros, tenho sempre 4 tipos de cola diferentes.
Quando eu quero fundir as peças eu uso a Tamiya da tampa laranja, uso ela tambem para tapar pequenos buracos e falhas e na colagem geral das peças.
Imagem

Para trabalho pesado onde preciso usar muita cola, eu uso a Revell abaixo.
Imagem

Costumo usar bonder gel para unir as peças e colar algumas peças pintadas e tambem para tapar buracos e emendas.

E uso cola branca pra colar as transparencias e lentes dos farois.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: qual cola comprar?

Mensagem por anghinoni »

qdo nao preciso de maior força ou o local é de facil aplicacao ou é uniao de pecas: extra thin
preciso de mais força ou local de dificil acesso que precisa aplicar com precisao: revell contatca professional
para uniao de pecas grandes que aplico cola por dentro: mr cement de luxe

voce tem que levar em conta a consistencia (liquida - capilaridade, media, pastosa), a forca (mais forte derrete mais) e o tempo de secagem, tem que experimentar, como as tintas cada um se adapta melhor com determinado produto

se quer economizar compra duas coisas: Jet para colar pecas por capilaridade como a extra thin e xilol que é liquido mas parecido com a revell contacta pro, tamiya normal ou mr cement de luxe
o xilol custa 22 reais um litro

para transparencias - revell contacta clear, dizem que a cola branca é igual mas nao é. ou verniz vitral transparente
para pecas minusculas onde ja esta pintado e nao quer estragar ou ficar feio usando cola de fusao: cianocrilato
para lagartas de vinil so a araldite cola
tem muiras outras colas, recentemete comprei uma cascola PL500 que me parece excelente para pecas grandes tipo asas de jatos, turbinas, poque vc cola e juntas as pecas, ai tira o excesso com um cotonete/papel/pano molhasdo e fica limpinho e sem vaos, seria como colar com putty. depois de seca vira uma pedra.
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Tiago Guilger »

Pessoal, obrigado a todos pelas valiosas dicas!

eu esqueci de mencionar, também uso cianocrilato e cola branca além da revell, e pelo que pude ver, é a receita de sempre, não tem melhor ou pior, e sim o que cada um se adapta melhor... o ideal era mesmo ter uma de cada, para cada serviço hehehe

vou dar mais uma pensada, talvez só não vá atras do jet por causa do cheiro, vamos ver o que eu encontro!

abraços!
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Tiago Guilger »

qual a diferença dessas colas Tamiya?

tamiya cement (tampa laranja)

tamiya cement (tampa branca)

tamiya extra thin (ok, essa eu sei que é liquida e bem fina)

tamiya limonene cement (tem a extra thin dessa também)

e Anghinoni, você que tem as duas, qual a diferença da cola tamiya extra thin e da mr cement deluxe?
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Ruffuswood »

Tiago Guilger escreveu:qual a diferença dessas colas Tamiya?

tamiya cement (tampa laranja)

tamiya cement (tampa branca)

tamiya extra thin (ok, essa eu sei que é liquida e bem fina)

tamiya limonene cement (tem a extra thin dessa também)

e Anghinoni, você que tem as duas, qual a diferença da cola tamiya extra thin e da mr cement deluxe?
Fala mestre Tiago.

No caso da laranja e branca é a quantidade da embalagem, (20ml laranja e 40ml branca) essas são tipo a contacta da revell de bisnaga que ja está acostumado, assim como a Mr. Cement e Mr. Cement Deluxe (que tenho aqui) são de consistência um pouco mais espessa que as líquidas. A Limonene é o mesmo tipo de produto, mas feito a partir de um extrato cítrico (o tal Limoneno) daí o característico aroma cítrico.

A Extra Thin e limonene são a mesma coisa, só difere pela segunda ter aroma cítrico (extrato de limoneno) e assim como a MR. Cement S são as três de capilaridade, com consistência líquida e evaporação bem rápida.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: qual cola comprar?

Mensagem por anghinoni »

Tiago Guilger escreveu:qual a diferença dessas colas Tamiya?

tamiya cement (tampa laranja)

tamiya cement (tampa branca)

tamiya extra thin (ok, essa eu sei que é liquida e bem fina)

tamiya limonene cement (tem a extra thin dessa também)

e Anghinoni, você que tem as duas, qual a diferença da cola tamiya extra thin e da mr cement deluxe?
a tenho todas da foto abaixo, a tamiya extra thin é fina e vem num pincel fino, a mr cement S que é igual ela (finissimas) mas vem num pincel grosso eu acho que o pincel da tamiya é melhor
a mr cement deluxe é media viscosidade como a tamiya normal, ou revell contacta pro. so que eu acho a MR cement de luxe a mais forte das tres, se escorrer no lugar errado ela marca o plastico. eu so uso quando prteciso unir peca grande e qdo cola fica escondida, tipo asa de aviao... porque ela derrete bem
Imagem
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: qual cola comprar?

Mensagem por Tiago Guilger »

obrigado Vinicius e Marco!

A Tamiya extra thin me agrada bastante, por ser fina e ter o pincel pequeno... e como cola pra uso mais pesado (em áreas grandes), vou com alguma cola mais barata mesmo... gosto da revell de bisnaga porque não escorre... to quase decidindo essas duas...
Responder

Voltar para “Dúvidas”