Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Plástico adequado para guardar tintas

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por TioDrakul »

Eu andei pesquisando uma forma mais adequada de dosar tintas, e acabei concluindo que a melhor forma é quando o próprio pote têm um bico dosador conta-gotas (melhor forma de lidar com tinta: ter ela já pré-diluída e com tampa que permita colocar direto no copo do aerógrafo :mrgreen:). Eu encontrei alguns fornecedores que vendem vários tamanhos de potes com bico dosador (normalmente indústria farmacêutica e farmácia de manipulação) mas eu estou na dúvida sobre que tipos de plásticos podem conter solventes como aguarrás, thinner e álcool sem estragarem com o tempo. Algum de vocês trabalha com esse tipo de coisa (plásticos) ou já fez experiências para saber que plásticos são seguros no longo prazo para conter solventes?
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por Johnnn »

Dois polímeros que conheço que são resistentes a praticamente todos os solventes é o PTFE(teflon) o viton pois são materiais amplamente utilizados na indústria de tintas e vernizes.

Agora eu me lembro que nos laboratórios, as amostras de solvente eram acondicionados em frascos plásticos, se não me engano de polipropileno, é o mesmo plástico utilizado em recipientes que armazenam combustiveis( gasolina, álcool, etc).

Só não sei lhe dizer qual sua durabilidade.

Outro exemplo de recipiente são as tintas da aerotech, elas vem em frasco plástico, só ai não sei lhe dizer qual plástico é.

Espero ter ajudado, e se eu falei alguma besteira me perdoem.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por profalexandre »

Eu sou mais do que leigo no assunto, e não faço a menor ideia, mas gostei da sugestão de guardar tintas já pré diluídas ou já preparadas.
Se chegarem a uma conclusão ou se tiverem sugestão de fornecedor, postem aqui, por favor!! :thumbup: :thumbup:

Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por TioDrakul »

Ok, o que eu consegui encontrar até agora depois de alguma pesquisa e alguns telefonemas:

- Plástico polipropileno (PP) parece ser adequado para o serviço, sugerido por exemplo pelo fabricante da Drycolor;
- Plástico polietileno de alta densidade (PEAD) talvez funcione mas não achei uma fonte que garantisse o resultado, então necessita testes;
- Plástico poliestireno (PS) não dá certo;

Eu achei um fornecedor que têm potes de 100ml feitos em polietileno, mas o problema é que ele só aceita encomendas de no mínimo 350 reais, o que resulta em... 600 potes :crazy: Nem tenho espaço em casa para fazer um estoque "para toda a vida" de potes :mrgreen:

Já o outro fornecedor não sabe nem de que material são feitos os potes que ele está vendendo... :roll: mas pelo menos se prontificou a enviar uma amostra para que eu possa testar a resistência contra solventes e agora estou esperando ele dar retorno.

E Alexandre, a idéia é exatamente ter um monte de potes conta-gotas para simplificar o trabalho hehe. Se todos os seus potes de tinta têm bico conta-gotas fica fácil para fazer novas cores, fácil para guardá-las e fácil para usá-las dado que basta derramar a cor desejada diretamente no aerógrafo (com montes de potes você pode guardar tanto "in natura" quanto já diluída). Mas isso é claro se eu achar potes que aguentem solvente por bastante tempo

OBS: Esqueci de mencionar um aviso bastante útil do responsável pela loja Confraria da Escala: Não colocar catalisadores em potes de plástico, os catalisadores em particular reagem ativamente com plásticos e o resultado seria uma meleca
Editado pela última vez por TioDrakul em 20 Abr 2017, 14:01, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por Raphael Vital »

profalexandre escreveu:Eu sou mais do que leigo no assunto, e não faço a menor ideia, mas gostei da sugestão de guardar tintas já pré diluídas ou já preparadas.
Se chegarem a uma conclusão ou se tiverem sugestão de fornecedor, postem aqui, por favor!! :thumbup: :thumbup:

Abraço!

Também gostei da idéia.

Eu achei um fornecedor que têm potes de 100ml feitos em polietileno, mas o problema é que ele só aceita encomendas de no mínimo 350 reais, o que resulta em... 600 potes


Mas pelo jeito, muito aqui gostariam de adquirir esses frascos. Não seria díficil vender lotes, se for o caso...
E outra coisa interessante na sua idéia, é que o conta-gotas serve como o popular "batoque", que evita até que a tinta resseque ou que, como acontece com automotiva, a tampa grude no frasco.


Abração
Raphael
Editado pela última vez por Raphael Vital em 20 Abr 2017, 14:06, em um total de 1 vez.
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por anghinoni »

PP ou PET. ..
Depois diz e posta foto dessa amostra que hoje mesmo eu ia procurar embalagem para as tintas que mando fazer

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por TioDrakul »

anghinoni escreveu:PP ou PET. ..
Depois diz e posta foto dessa amostra que hoje mesmo eu ia procurar embalagem para as tintas que mando fazer

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
O pote seria como este aqui (a foto é de um dos possíveis fornecedores)
Imagem

Esse em particular é o que eu estou negociando que eles enviem uma amostra para eu ver se funciona
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: RE: Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por profalexandre »

TioDrakul escreveu:
anghinoni escreveu:PP ou PET. ..
Depois diz e posta foto dessa amostra que hoje mesmo eu ia procurar embalagem para as tintas que mando fazer

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
O pote seria como este aqui (a foto é de um dos possíveis fornecedores)
Imagem

Esse em particular é o que eu estou negociando que eles enviem uma amostra para eu ver se funciona
Muito bom, pessoal. Bem didático.

Brigadão!!!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Imagem
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por TioDrakul »

Eu também estou questionando esse vendedor do mercado livre pois ele me parece mais flexível quanto à quantidade que você pode pedir :mrgreen: . Estou vendo de que plástico é feito o que ele está vendendo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -c20un-_JM
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Plástico adequado para guardar tintas

Mensagem por anghinoni »

TioDrakul escreveu:Eu também estou questionando esse vendedor do mercado livre pois ele me parece mais flexível quanto à quantidade que você pode pedir :mrgreen: . Estou vendo de que plástico é feito o que ele está vendendo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -c20un-_JM
esse acho que nao serve, é de PS eu comprei uns em uma loja de embalagens aqui ele literalmete encolheu com a tinta e o bico rachou

o que da para usar é esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ol-gel-_JM

ou esse, acho que vou comprar esse pois achei bacana o bico...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lorido-_JM
Responder

Voltar para “Dúvidas”