SemperFi

Próximos Eventos Programados:


Conversão/Equivalência de Cores

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por anghinoni »

so para complementar a conversa, em 2015 a Acrilex mudou a formula e passou a usar pigmentos finos como as proprias de modelismo...
por isso muito do que se fala sobre elas é de antes disso e nao vale mais, principalmente as criticas que dizem ser o pigmento delas grosso.

por exemplo, onteontem resolvi experimentar o esmalte vitral prata (que é enamel) e me surpreendi, o pigmento dela é mais fino que da Revell, da gunze (mr metal), da tamiya, do enamel humbrol e da automotiva duco.
é a que mais se aproximou de uma superficie metálica brilhante e polida

hoje a maior gama de tinta é da Acrilex e custa em media 3,00 cada potinho de 37 ml contra 15,00 14 ml de modelismo

tem as acrilicas fosca, as acrilicas brilhantes, os esmalte vitral (enamel), os verniz vitral (que nao sao verniz e sim tintas clear)

eu so nao uso acrilex sempre por pura preguiça de misturar e ficar passando varias demaos finas...
Avatar do usuário
Raphael Vital
Membro
Mensagens: 888
Registrado em: 10 Jul 2012, 09:06
Nome: Raphael Vital Mello
Localização: São João Nepomuceno - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por Raphael Vital »

jairo.regio-jr, Johnnn, AudrenDbo, Anghinoni, SR da guerra, Tiago Guilger :

Obrigado primeiramente por me responderem. "segundamente", rsrsrs.. Nossa! Vocês deram uma aula completa sobre pintura, diluição, misturas.
Fiquei impressionado pela qualidade da informação. Obrigado mesmo! Em outros fóruns, eu veria muita resposta tipo "procura no google que você acha!". Aqui não, a turma é outra... Quem sabe, até mesmo que pouco, repassa... não guarda pra si.

Bom, eu já tinha notado mesmo em alguns posts os comentários sobre essa "composição feita no olhômetro" mas achei que era mais porque o pessoal era fera o bastante para fazê-lo e não por conta de condições tão peculiares como estas que citaram aí. Até mesmo, no caso da aviação WWII, no post do Spitfire do Johnn foi citado o fato do desgaste das cores no uso/ambiente/tempo. Ou seja, nunca vai ser aquela coisa certinha igual a que usamos para montar autos (e olha que nem sempre o tom fica 100%!). Sempre haverá uma diferença, cabe a nós o "quanto" desejamos estar próximos da verdade, como falou o amigo Jairo.

A princípio eu achei que teria uma tabela de equivalência, por isso lancei a pergunta, mas pelo que vejo agora é mais para pesquisa e adaptação do que "CERTEZA". O problema todo de usar tintas específicas para o hobby é: preço x quantidade e difícil aquisição em alguns casos que só importando. Hoje até acho que aqui no Brasil se acha boa parte das marcas mais famosas. Como disse o SR da Guerra, Acrilex/Decorfix é uma boa porta de entrada e foi nisso que me apeguei, fora os bons comentários dos colegas. Vamos tentar, em caso negativo, partir para tintas específicas.

Amigos, obrigado mesmo. Já me deram um "norte" a seguir.

Abração
Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
R.R=1 (I'll love you ForEver!)
Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por Diego Natanael »

Cara, tenho uma tabela de conversão entre fabricantes de tintas para modelismo, acho que muitos conhecem ela, mas não tem para acrilex, logo mais procuro ela e coloco aqui, já ajuda um pouco a todos.

Abraço
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por anghinoni »

Diego Natanael escreveu:Cara, tenho uma tabela de conversão entre fabricantes de tintas para modelismo, acho que muitos conhecem ela, mas não tem para acrilex, logo mais procuro ela e coloco aqui, já ajuda um pouco a todos.

Abraço
nao seria essa?
http://www.spmodelismo.com.br/material/ ... lencia.php
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por TioDrakul »

Aqui eu uso o "olhômetro mark 1" para as cores, normalmente porque cada foto que eu pego mostra as cores do mesmo objeto de forma diferente (luz, clima, tipo de câmera usada, etc) e porque eu tenho visto que as cores descritas no manual do kit dificilmente representam a cor que o objeto real realmente teria. Então eu normalmente nem me importo com a exatidão das cores à menos que eu tenha o código exato da cor tirado do manual de pintura usado para pintar o objeto real. E sem falar que a cor real só valeria para o objeto zero-quilômetro hehe, se for tentar representar uma versão "usada" o tom da cor vai variar para cada punhado de anos que o objeto representado tiver de uso, estou tendo esse problema com o B-58 Hustler aonde a única coisa em comum que as fotos têm é que em algum momento da vida das aeronaves fotografadas a fuselagem delas era alumínio polido tendendo para cromado e você têm que "deduzir" como o restante seria se você tirasse a sujeira acumulada dos anos.

Quanto ao tipo de tinta eu também sou um usuário de Acrilex que está mudando para as automotivas (mais especificamente DryColors), eu não tenho conseguido mais resultados bons com as minhas misturas de Acrilex e vidrex/cera e eu desconfio que seria porquê os fabricantes delas estão sempre alterando a composição (Vidrex já foi perfeito para o meu uso e hoje eu não consigo usar ele sem acabar deixando a pintura com uma aparência de "lixa")

EDIT: E isso quando eu decido que vou tentar respeitar as cores originais :mrgreen: É mais comum eu inventar moda como a "camuflagem" que eu fiz no meu Mil Mi-24 Hind-E :rir_muito:
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por anghinoni »

é so tirar foto de um kit qualquer e ver se a foto fica igual :rir_muito:
Avatar do usuário
Diego Natanael
Super Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 10 Mai 2015, 11:54
Nome: Diego Natanael R
Localização: Cláudio-MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por Diego Natanael »

anghinoni escreveu:
Diego Natanael escreveu:Cara, tenho uma tabela de conversão entre fabricantes de tintas para modelismo, acho que muitos conhecem ela, mas não tem para acrilex, logo mais procuro ela e coloco aqui, já ajuda um pouco a todos.

Abraço
nao seria essa?
http://www.spmodelismo.com.br/material/ ... lencia.php
Opa !

É não, mais essa tem a mesma base, uso para ter referência entre fabricantes, se tenho compatível no estoque e tal... essa aqui é da Vallejo. Se souber de algo sobre Acrilex te aviso.

http://cdn.acrylicosvallejo.com/0049261 ... -rev05.pdf

Uso tbm a tabela da Aerotech que além de códigos ela tem cores para ajudar na visualização. fora que o Werner faz em qualquer FS ou RLM que pedir. Ressalto que não é propaganda, estou testando as tintas dele no B-29, resultados satisfatórios comparando com fotos de referência. Talvez seja até uma alternativa para vc não entrar em guerra com essas misturas de tinta para chegar num resultado desejado.
Resumindo .... estou tentando sair das garras do leão nas importações e conseguir tintas de qualidade com velocidade de entrega e preço bacana... e o mais importante evitar o desperdício de tintas na tentativa de chegar no ponto certo. Concordo com os amigos e todas a opiniões acima, alqumia ajuda e muito, mas sou mais pelo olho, intuição e conta gotas mesmo... quando necessário.

Abraço amigo !
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
Avatar do usuário
LucianoMoreno
Super Membro
Mensagens: 1214
Registrado em: 26 Mai 2015, 14:07
Nome: Luciano Moreno
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por LucianoMoreno »

Opa!

Raphael, o pessoal já expôs com clareza a situação! :thumbup:

A única coisa que posso dizer é que gosto muito de trabalhar com as Acrilex e Decorfix! :thumbup:

Só parti para as tintas próprias para plasti depois que adquiri o aerógrafo há 8 meses atrás.

Mas até hj mantenho meu estoque de Acrilex + Decorfix. Inclusive todas as misturas que fiz usando o Alquimia. :thumbup:

Em relação as misturas, eu fazia o seguinte:

Como o Alquimia gera a mistura em gotas, porcentagem e ml, primeiro eu fazia a mistura utilizando gotas. Algumas vezes eu alterava a mistura, como por exemplo, o Sky da RAF que mudei o verde esmeralda pelo verde grama pois a mistura ficou mto "estridente". Depois disso, eu fazia a mistura e guardava em potes vazios de guache. Assim qdo ia usar posteriormente, a mistura já tava pronta.

Em tempo, até hoje prefiro as Acrilex ou Decorfix no pincel do que outras próprias para o hobby. Mas lógico que é questão de gosto pessoal!

:thumbup:
Avatar do usuário
Correia
Super Membro
Mensagens: 1455
Registrado em: 21 Dez 2012, 11:30
Nome: Ronaldo Magalhães
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por Correia »

Rafael,

No site Spruemaster tem um artigo em que é apresentada uma tabela com equivalência Acrilex - modelismo, de autoria do Fernando Zaverelli.

Tabela de Referência e Mistura com tintas Acrilex fosca

Utilizando tinta Acrilex para pintar kits

Misturando tintas Acrilex: Panzer Grey

Usando primer Acrilex

Nesse último link pode-se acessar uma planilha de equivalência de cores (mas sem a Acrilex): Planilha do Excel para conversão de cores

Espero ter ajudado, abaixo dois vídeos sobre o tema.



Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Conversão/Equivalência de Cores

Mensagem por Tiago Guilger »

Demorou pra acrilex investir numa linha própria para o hobby... se eles soubessem o quanto é usado e discutido o produto deles por aqui, iam ganhar uma boa fatia de mercado...
Responder

Voltar para “Dúvidas”