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Conversão/Equivalência de Cores
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- Raphael Vital
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Conversão/Equivalência de Cores
Olá amigos!
Estou me aventurando pela aviação/militaria pela primeira vez. Ainda estou "coletando" informações para não "estragar" muito o primeiro modelo.
Já de cara me surgiu uma dúvida que, para muitos será boba e/ou infantil, mas para mim tem relevância.
Vejo que muitos modelistas aqui da aviação/militaria utilizam as tintas DECORFIX/ACRILEX com resultados excelentes e eu pretendo seguir por este caminho também.
Assim, minha pergunta é:
Existe alguma tabela, lista ou similar que fale a equivalência de, por exemplo uma RLM Revell para as cores da DECORFIX/ACRILEX?
Exemplo: azul claro (RLM 76), o equivalente na DECORFIX/ACRILEX seria.... ( o tom que mais se aproximaria... ) ?
Ou a coisa toda é feita no "conversor olhômetro" mesmo?
Agradeço pelas respostas, dicas, puxões de orelha e safanões...
Abração
Raphael
Estou me aventurando pela aviação/militaria pela primeira vez. Ainda estou "coletando" informações para não "estragar" muito o primeiro modelo.
Já de cara me surgiu uma dúvida que, para muitos será boba e/ou infantil, mas para mim tem relevância.
Vejo que muitos modelistas aqui da aviação/militaria utilizam as tintas DECORFIX/ACRILEX com resultados excelentes e eu pretendo seguir por este caminho também.
Assim, minha pergunta é:
Existe alguma tabela, lista ou similar que fale a equivalência de, por exemplo uma RLM Revell para as cores da DECORFIX/ACRILEX?
Exemplo: azul claro (RLM 76), o equivalente na DECORFIX/ACRILEX seria.... ( o tom que mais se aproximaria... ) ?
Ou a coisa toda é feita no "conversor olhômetro" mesmo?
Agradeço pelas respostas, dicas, puxões de orelha e safanões...
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Raphael
Legal é tacar fogo na ponta do aerógrafo cheio de thinner.....
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Re: Conversão/Equivalência de Cores
Fala Raphael!Raphael Vital escreveu:Olá amigos!
Estou me aventurando pela aviação/militaria pela primeira vez. Ainda estou "coletando" informações para não "estragar" muito o primeiro modelo.
Já de cara me surgiu uma dúvida que, para muitos será boba e/ou infantil, mas para mim tem relevância.
Vejo que muitos modelistas aqui da aviação/militaria utilizam as tintas DECORFIX/ACRILEX com resultados excelentes e eu pretendo seguir por este caminho também.
Assim, minha pergunta é:
Existe alguma tabela, lista ou similar que fale a equivalência de, por exemplo uma RLM Revell para as cores da DECORFIX/ACRILEX?
Exemplo: azul claro (RLM 76), o equivalente na DECORFIX/ACRILEX seria.... ( o tom que mais se aproximaria... ) ?
Ou a coisa toda é feita no "conversor olhômetro" mesmo?
Agradeço pelas respostas, dicas, puxões de orelha e safanões...
Abração
Raphael
aqui no fórum o pessoal usa bastante o alquimia, e no blog plasticidas tem uma tabelinha basica com as principais cores tamiya x acrilex
mas tabela exata, com RLM eu nunca vi não...
abraços!
- Raphael Vital
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Re: Conversão/Equivalência de Cores
Tiago,
Eu conheço o Alquimia desde seu lançamento. Na época eu não pensava em me aventurar por outras "bandas" do modelismo.
Só que ele não dá esse tipo de equivalência, pelo que eu vi.
Não seria interessante ter isso?
Abração e obrigado
Raphael
Eu conheço o Alquimia desde seu lançamento. Na época eu não pensava em me aventurar por outras "bandas" do modelismo.
Só que ele não dá esse tipo de equivalência, pelo que eu vi.
Não seria interessante ter isso?
Abração e obrigado
Raphael
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Re: Conversão/Equivalência de Cores
Rapaz....Até seria interessante ter isso, mas eu acho bem difícil que possa ser viável por causa das especificidades de cores da maioria dos modelos.Raphael Vital escreveu:Tiago,
Eu conheço o Alquimia desde seu lançamento. Na época eu não pensava em me aventurar por outras "bandas" do modelismo.
Só que ele não dá esse tipo de equivalência, pelo que eu vi.
Não seria interessante ter isso?
Abração e obrigado
Raphael
Evidente que tudo vai depender do grau de exigência que você tenha em relação a fidelidade que vc queira dar a sua pintura no final. Eu não fico noiado se o Verde Oliva da minha aeronave ficar um pouco mais escuro do que as fotos de referência que eu tenho. Mas tem gente que pira se isso acontecer.
Eu uso Acrilex, mas hoje prefiro as automotivas. Acrilex tem vários desafios: 1) Misturar as cores na proporção certa. 2) Diluição. 3)Se necessário uma correção na pintura com uma cor que vc usou via mistura, vai ser muito difícil repetir essa cor e pode dar diferenças bem grandes.
Eu recomendo que vc use o Alquimia. Ele é uma ferramenta poderosa.
Recomento também que daqui a algum tempo comece a testar Automotivas. Porém quanto for fazer isso recomendo também comprar um aerógrafo de boa qualidade tipo Gatti ou Lince.
Aerógrafo Chinês com tinta automotiva foi uma dor de cabeça para mim, eles não aguentam Thinner por muito tempo e acabam estragando. Experiencia própria.
Abraço.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years" (Iron Maiden)
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Re: Conversão/Equivalência de Cores
Bom, o pessoal ja disse tudo. Alquimia, hoje, é o mais próximo daquilo que gostaria, que é uma tabela de equivalência.
O alquimia é melhor pois faz a leitura da cor e te da a formula pronta.
Eu utilizo Acrilex e decodifica e ultimamente estou misturando minhas cores no olhometro mesmo pois ja considerei uma terapia a parte do modelismo hahaha. É além disso, proporciona um aprendizado sobre teoria das cores muito boa, que será muito útil para aplicar pos-shading.
Para.produzir as cores me base lo em fotos de outros modelos, fotos reais e uma tabela de cores, tento encontrar o equilíbrio entre as três referencias e que resulte numa harmonia entre todas as cores do modelo.
Isso percebi depois de montar alguns modelos no passado onde eu seguia a tabela de cor a risca, mas depois de aplicado no modelo eu achava que as cores não se " combinavam" como no modelo real.
Sobre os tons, isso é extremamente relativo pois como a cor é um fenômeno que envolve luz e a visão, a mesma cor pode ser diferente entre duas pessoas. Tons de RLM variam entre fabricantes de tintas e além de tudo isso, na guerra nenhum avião deixava de decolar porque o light blue não estava correto hahaha, pintava com o que havia disponível.
Mas voltando a tua pergunta, recomendo fortemente o alquimia e aos poucos treinar as misturas por conta. No começo é chato, mas depois que pega a pratica se torna algo bacana.
Abraços amigo e até+
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O alquimia é melhor pois faz a leitura da cor e te da a formula pronta.
Eu utilizo Acrilex e decodifica e ultimamente estou misturando minhas cores no olhometro mesmo pois ja considerei uma terapia a parte do modelismo hahaha. É além disso, proporciona um aprendizado sobre teoria das cores muito boa, que será muito útil para aplicar pos-shading.
Para.produzir as cores me base lo em fotos de outros modelos, fotos reais e uma tabela de cores, tento encontrar o equilíbrio entre as três referencias e que resulte numa harmonia entre todas as cores do modelo.
Isso percebi depois de montar alguns modelos no passado onde eu seguia a tabela de cor a risca, mas depois de aplicado no modelo eu achava que as cores não se " combinavam" como no modelo real.
Sobre os tons, isso é extremamente relativo pois como a cor é um fenômeno que envolve luz e a visão, a mesma cor pode ser diferente entre duas pessoas. Tons de RLM variam entre fabricantes de tintas e além de tudo isso, na guerra nenhum avião deixava de decolar porque o light blue não estava correto hahaha, pintava com o que havia disponível.
Mas voltando a tua pergunta, recomendo fortemente o alquimia e aos poucos treinar as misturas por conta. No começo é chato, mas depois que pega a pratica se torna algo bacana.
Abraços amigo e até+
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Re: Conversão/Equivalência de Cores
Raphael, só acrescentando ao que outros ilustres aqui já disseram....
Se tu pegar a mesma cor de fabricantes diferentes vai ver uma baita diferença. Ainda não vi cores exatamente iguais, quer seja Tamyia, Vallejo, Hobby Cores... Qual está certa e qual está errada? Me arrisco dizer que é impossível saber.
Partindo desse princípio, mixar suas próprias já fica menos tenso.
Comece com o Alquimia, estude a teoria das cores (suas composições principalmente), treine em garrafas Pet ou copos descartáveis (sempre com primer).
Ao pintar um modelo experimente a mistura em uma parte interna ou peça sobressalente (com boa área, uma área ou peça pequenas podem dar a impressão errada) com o mesmo preparo que fizer no kit (lavar, primer, etc). Compare com suas fotos de referência (quanto mais melhor, e tire uma média da cor como foi dito) e corrija se necessário.
Sempre misture mais do que tu acha que será necessário (um dia tu vai agradecer por ter feito isso), e reserve em potinhos/vidrinhos com boa vedação. Acrilex é barata, rende horrores, e a nova formulação está bem melhor.
Experimente qual diluente funciona melhor para você:
água, custo zero mas precisa de umas gotas de detergente na mistura pra quebrar a tensão superficial da água e melhorar a aplicação/aderência (há quem use água destilada e diz ser melhor por ser mais pura, nunca usei).
Vidrex, meu preferido. Vai bem com brilhante ou fosca e tbm é bom pra limpar o aerógrafo.
Álcoois - hospitalar, isopropilico, combustível. Só servem para as brilhantes (regra) fica muito bom, as foscas não diluem em álcool.
Cera líquida - independente da marca, tem de ser incolor. Serve para fosca ou brilhante tbm, ajuda na aderência da tinta, deixa o kit cheiroso (é sério!), por ter um tom esbranquiçado "pode" dificultar um pouco acertar a cor (principalmente no olhômetro), exigindo uma curva de aprendizagem maior. Quando seca fica incolor, então não interfere no tom da cor desejada. Ao contrário dos demais diluentes, aconselho misturar as cores primeiro e só quando estiver pronto diluir.
Para pintar bem com acrilex tem de:
Aplicar um bom primer, de qualquer tipo. Vallejo (uso e recomendo), Tamyia, Mr. Surfacer (uso o 1200 tbm), Humbrol, de aerossol (tipo Colorgin - decantado em um frasco) tbm uso à s vezes. Não uso aquele primer para Pet e metal, e já vi mais gente reclamando (principalmente por entupir aerógrafo) do que elogiando.
Misturar muito bem misturado.
Se a tinta estiver um pouco mais velha, com lascas secas que caíram ao abrir a tampa ou com qualquer tipo de pelota, coe com meia-calça (com três camadas pelo menos), isso vai te economizar horas que vc gastaria xingando e limpando seu aerógrafo entupido. Aliás, isso vale pra qualquer tinta.
Aplicar camadas beeem finas. A principal regra da aerografia aqui é ainda mais séria, nunca tente cobrir tudo de uma vez! Vai escorrer, vai manchar, vai formar gotas, vai ficar horrível, tu vai querer zunir o kit longe! Não tenha pressa! A tinta é bem grossa, então acaba tendo de diluir bem, perdendo um pouco o poder de cobertura. Mas ao contrário do que pode parecer isso não chega a ser uma desvantagem, pois lhe permite "construir" a pintura de forma bem controlada e com incríveis possibilidades.
Deixe secar bem entre uma demão e outra, senão a pintura fica grossa (o que pode prejudicar detalhes delicados, deixar marcas de dedo, soltar lascas, entre outros possíveis problemas). Para agilizar tu pode usar um secador de cabelo, só pelo amor de Deus tenha cuidado para não derreter nada (eu confesso que já fiz isso... mais de uma vez), mantenha o secador em movimento e a uma distância segura do kit, se vc não aguentar o calor na sua mão, é sinal de perigo pro kit, diminua a temperatura ou afaste mais. Uma estufa tbm ajuda bem, porém demora muito mais.
Quando tu pegar o jeito vai fazer tudo no olhômetro (mistura, diluição, quantidade), a coisa passa a ser intuitiva, sem stress ou neura.
Pra que esse malabarismo todo de misturar se já vendem as cores certas prontas?
Economia (sem comentários).
Técnica. Veja as publicações internacionais, os trabalhos dos caras feras, aquele kit que tu olha e diz: nooosa! PQP!!!.. ... Eles dificilmente usam a cor pura, geralmente misturam a cor base a outras para poder ter variações no tom, quer seja para shading, filter, modulation. Por isso vemos sets de pinturas de fabricantes famosos com cinquenta tons de cinza pra fazer panzer gray por exemplo.
Em tempo, com raríssimas exceções tu vai achar uma equivalente direta da Acrilex à s RLM, RAL, FS, e tintas de marca. O que acontece um pouco, são cores que tu precisa de fazer menos misturas.
Tem gente que não se adapta a usá-las, assim como com as outras, acaba sendo pessoal. Eu tentei e não me dei com tinta esmalte, um amigo (que pinta escrachadamente bem com esmalte) experimentou acrílicas e gostou, mas não arrumou nada com Acrilex, e tem outro (figureiro) que praticamente só usava Vallejo e Andrea, agora não fica sem Acrilex. Vai de cada um.
Espero que eu tenha ajudado, uso Acrilex desde quando comecei a montar uns bons anos atrás, e nessa caminhada acabei aprendendo uma coisinha ou outra.
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Se tu pegar a mesma cor de fabricantes diferentes vai ver uma baita diferença. Ainda não vi cores exatamente iguais, quer seja Tamyia, Vallejo, Hobby Cores... Qual está certa e qual está errada? Me arrisco dizer que é impossível saber.
Partindo desse princípio, mixar suas próprias já fica menos tenso.
Comece com o Alquimia, estude a teoria das cores (suas composições principalmente), treine em garrafas Pet ou copos descartáveis (sempre com primer).
Ao pintar um modelo experimente a mistura em uma parte interna ou peça sobressalente (com boa área, uma área ou peça pequenas podem dar a impressão errada) com o mesmo preparo que fizer no kit (lavar, primer, etc). Compare com suas fotos de referência (quanto mais melhor, e tire uma média da cor como foi dito) e corrija se necessário.
Sempre misture mais do que tu acha que será necessário (um dia tu vai agradecer por ter feito isso), e reserve em potinhos/vidrinhos com boa vedação. Acrilex é barata, rende horrores, e a nova formulação está bem melhor.
Experimente qual diluente funciona melhor para você:
água, custo zero mas precisa de umas gotas de detergente na mistura pra quebrar a tensão superficial da água e melhorar a aplicação/aderência (há quem use água destilada e diz ser melhor por ser mais pura, nunca usei).
Vidrex, meu preferido. Vai bem com brilhante ou fosca e tbm é bom pra limpar o aerógrafo.
Álcoois - hospitalar, isopropilico, combustível. Só servem para as brilhantes (regra) fica muito bom, as foscas não diluem em álcool.
Cera líquida - independente da marca, tem de ser incolor. Serve para fosca ou brilhante tbm, ajuda na aderência da tinta, deixa o kit cheiroso (é sério!), por ter um tom esbranquiçado "pode" dificultar um pouco acertar a cor (principalmente no olhômetro), exigindo uma curva de aprendizagem maior. Quando seca fica incolor, então não interfere no tom da cor desejada. Ao contrário dos demais diluentes, aconselho misturar as cores primeiro e só quando estiver pronto diluir.
Para pintar bem com acrilex tem de:
Aplicar um bom primer, de qualquer tipo. Vallejo (uso e recomendo), Tamyia, Mr. Surfacer (uso o 1200 tbm), Humbrol, de aerossol (tipo Colorgin - decantado em um frasco) tbm uso à s vezes. Não uso aquele primer para Pet e metal, e já vi mais gente reclamando (principalmente por entupir aerógrafo) do que elogiando.
Misturar muito bem misturado.
Se a tinta estiver um pouco mais velha, com lascas secas que caíram ao abrir a tampa ou com qualquer tipo de pelota, coe com meia-calça (com três camadas pelo menos), isso vai te economizar horas que vc gastaria xingando e limpando seu aerógrafo entupido. Aliás, isso vale pra qualquer tinta.
Aplicar camadas beeem finas. A principal regra da aerografia aqui é ainda mais séria, nunca tente cobrir tudo de uma vez! Vai escorrer, vai manchar, vai formar gotas, vai ficar horrível, tu vai querer zunir o kit longe! Não tenha pressa! A tinta é bem grossa, então acaba tendo de diluir bem, perdendo um pouco o poder de cobertura. Mas ao contrário do que pode parecer isso não chega a ser uma desvantagem, pois lhe permite "construir" a pintura de forma bem controlada e com incríveis possibilidades.
Deixe secar bem entre uma demão e outra, senão a pintura fica grossa (o que pode prejudicar detalhes delicados, deixar marcas de dedo, soltar lascas, entre outros possíveis problemas). Para agilizar tu pode usar um secador de cabelo, só pelo amor de Deus tenha cuidado para não derreter nada (eu confesso que já fiz isso... mais de uma vez), mantenha o secador em movimento e a uma distância segura do kit, se vc não aguentar o calor na sua mão, é sinal de perigo pro kit, diminua a temperatura ou afaste mais. Uma estufa tbm ajuda bem, porém demora muito mais.
Quando tu pegar o jeito vai fazer tudo no olhômetro (mistura, diluição, quantidade), a coisa passa a ser intuitiva, sem stress ou neura.
Pra que esse malabarismo todo de misturar se já vendem as cores certas prontas?
Economia (sem comentários).
Técnica. Veja as publicações internacionais, os trabalhos dos caras feras, aquele kit que tu olha e diz: nooosa! PQP!!!.. ... Eles dificilmente usam a cor pura, geralmente misturam a cor base a outras para poder ter variações no tom, quer seja para shading, filter, modulation. Por isso vemos sets de pinturas de fabricantes famosos com cinquenta tons de cinza pra fazer panzer gray por exemplo.
Em tempo, com raríssimas exceções tu vai achar uma equivalente direta da Acrilex à s RLM, RAL, FS, e tintas de marca. O que acontece um pouco, são cores que tu precisa de fazer menos misturas.
Tem gente que não se adapta a usá-las, assim como com as outras, acaba sendo pessoal. Eu tentei e não me dei com tinta esmalte, um amigo (que pinta escrachadamente bem com esmalte) experimentou acrílicas e gostou, mas não arrumou nada com Acrilex, e tem outro (figureiro) que praticamente só usava Vallejo e Andrea, agora não fica sem Acrilex. Vai de cada um.
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Re: Conversão/Equivalência de Cores
é so pegar o CMYK da cor FS
https://www.e-paint.co.uk/Lab_values.asp
e jogar no alquimia
por exemplo FS 34096 dark green
https://www.e-paint.co.uk/Lab_values.asp
e jogar no alquimia
por exemplo FS 34096 dark green
Editado pela última vez por anghinoni em 13 Abr 2017, 08:14, em um total de 1 vez.
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Re: Conversão/Equivalência de Cores
È isso meu amigo! lamento te informar mais as tabelas de equivalência de cores que você esta procurando não existem! o maximo que você vai encontrar são essas tabelas de equivalência "direta" com fabricante(s), que no caso até hoje só vi uma! que é a de equivalência com tintas tamiya Ex:
xf-4 blue = acrlex 543-azul ultramar
xf-8 flat blue = acrilex 501 azul turquesa
xf- 20 medium grey = acrilex 1 de preto 520 e 5 de branco 519
è esse tipo de coisa que você vai encontrar e só! e mesmo assim(algumas vezes) a grandes discrepâncias entre essas formulas e as cores a que elas se referem. você tem duas opções:
1- segue o conselho acima e usa o programa alquimia
2- faz oque o johnnn falou e vai misturando a olho até conseguir a cor desejada!
comecei no plasti a alguns anos atras usando acrilex junto com o programa alquimia! tenho toda a cartela de cores da acrilex! nunca tive problema com elas, mais parei de usar já faz um bom tempo! justamente por isso misturar,misturar,misturar ..... e o pior nem sempre conseguir a cor desejada! apenas algo parecido mesmo usando o programa alquimia.
hoje penso que essa tinta é uma boa "porta de entrada" pro nosso hobby uma alternativa! mais pelo que tenho visto nesses anos ,em muitos casos (como o meu) invariavelmente os modelistas acabam abandonando-as e usando tintas específicas pro hobby, salvo raríssimas exceções .porque?
é simples! tintas específicas são específicas! a qualidade do pigmento é outra, a fixação é outra, a cobertura é outra.....
Isso não é uma critica a acrilex, decorfix ou qualquer outra delas! como eu disse eu mesmo usei e por um bom tempo! e fiz bons trabalhos. é apenas uma constatação.
um grande abraço a todos! e boa sorte amigo.
xf-4 blue = acrlex 543-azul ultramar
xf-8 flat blue = acrilex 501 azul turquesa
xf- 20 medium grey = acrilex 1 de preto 520 e 5 de branco 519
è esse tipo de coisa que você vai encontrar e só! e mesmo assim(algumas vezes) a grandes discrepâncias entre essas formulas e as cores a que elas se referem. você tem duas opções:
1- segue o conselho acima e usa o programa alquimia
2- faz oque o johnnn falou e vai misturando a olho até conseguir a cor desejada!
comecei no plasti a alguns anos atras usando acrilex junto com o programa alquimia! tenho toda a cartela de cores da acrilex! nunca tive problema com elas, mais parei de usar já faz um bom tempo! justamente por isso misturar,misturar,misturar ..... e o pior nem sempre conseguir a cor desejada! apenas algo parecido mesmo usando o programa alquimia.
hoje penso que essa tinta é uma boa "porta de entrada" pro nosso hobby uma alternativa! mais pelo que tenho visto nesses anos ,em muitos casos (como o meu) invariavelmente os modelistas acabam abandonando-as e usando tintas específicas pro hobby, salvo raríssimas exceções .porque?
é simples! tintas específicas são específicas! a qualidade do pigmento é outra, a fixação é outra, a cobertura é outra.....
Isso não é uma critica a acrilex, decorfix ou qualquer outra delas! como eu disse eu mesmo usei e por um bom tempo! e fiz bons trabalhos. é apenas uma constatação.
um grande abraço a todos! e boa sorte amigo.
"Qualquer modelo bem executado., em nada difere de uma obra de arte!
M. nascimento
M. nascimento
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Re: Conversão/Equivalência de Cores
pois é... eu uso bastante acrilex, mas evito ao máximo fazer misturas, porque se eu precisar refazer a mesma cor, já viu né... como eu não sou encanado com cores equivalentes perfeitas, eu uso alguma bem próxima que tenha da acrilex, ou compro específica... bem mais simples, e fico feliz do mesmo jeito hehehe