Master-Model

Próximos Eventos Programados:


Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Dom
Super Membro
Mensagens: 1997
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:14
Nome: José Jonanthan Silva
Localização: joão pessoa - PB
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por Dom »

Olá amigos modelistas :D

A pouco tempo mostrei umas peças que tinha copiado usando uma técnica caseira e pediram para que eu fizesse um tutorial, não sou o melhor, nem sei mair que os outros com relação a copias de peças, pelo contrário ainda sou um padawan nesse quesito. :mrgreen:

a um tempo atrás pesquisando sobre artesanato encontrei uma forma de fazer moldes com materiais muito baratos e fáceis de encontrar, são eles: Silicone, dessas de material de construção, e amido, a famosa Maizena, para copiar peças de biscuit; Achei interessante e resolvi testar, pois bem, deu certo. :aeee:

vamos ao tutorial:

Materiais:

:arrow: peça a ser copiada.
:arrow: amido de milho, encontrato em supermercados e mercearias da esquina, ou faça como eu, roube um pouco da cozinha :rir_muito: já roubei a caixa toda :lol:
:arrow: silicone, você encontra em lojas de material de construção e afins, tem umas embalagens bem pequenas e outras maiores para aplicar com pistola própria.
:arrow: uma base pra fazer a sujeira.

Reunidos todos os materiais, vamos por a mão na massa:

a peça a ser copiada será essa mochila, pois achei que tem uma quantidade boa de detalhes pra mostrar o resultado.
Imagem
É uma peça em resina genérica e tem um lado detalhado e outro liso, essa técnica é perfeita para copiar peças dessa forma, já que vamos enterrar a peça dentro da massa.
Imagem

para a base eu uso uma tampa de margarina velha, a maizena é um pó muito fino e a tampa, evita que ela faça sujeira em toda a mesa/bancada.
Imagem

o Amido, faltou maizena :mrgreen:
Imagem

e a silicone: comprei logo dessa grande, por que vou precisar muito.
Imagem

bem, não tem uma receita em si, vai na tentativa e erro, eu errei os dois primeiros moldes, um por misturar de mais e a silicone acabou não copiando os detalhes da peça e outro por colocar muito amido e "enfarinhou o molde" também não copiando os detalhes menores, depois que pega o jeito se torna simples, e creio que o baixo custo dos materiais encorajam as tentativas.

coloque uma quantidade de maizena na base, coloquei a figura do lado só pra ter uma referência.
Imagem

depois adicione silicone que você acha suficiente pra cobrir a peça e deixar as paredes espessas para não se rasgar no desmolde, nesse caso é melhor pecar pelo excesso.
Imagem

coloque mais amido em cima da silicone, NUNCA vá com os dedos direto nela, isso gruda em tudo e o amido vai deixar ela como uma massa.
Imagem

olha os dedos :mrgreen: deixe sempre cheios de amido pra não grudar silicone neles, e nessa hora é melhor que a dona encrenca não veja a sujeirada que você está fazendo :lol:
Imagem

vá misturando a silicone e o amido até ter uma massa que não gruda na mão, esse é o ponto em que você tem que aprender no erro mesmo, não tem como dizer qual a textura exata, mas é simples, como eu disse antes só errei os dois primeiros, vá misturando e adicionando amido aos poucos até conseguir.
Imagem

depois é só fazer uma bolinha e enfiar a peça:
Imagem

aperte bem para copiar os detalhes menores.
Imagem

e dos lados também:
Imagem

notem que eu não apliquei nenhum tipo de desmoldante, não precisa a peça sai fácil.

Geralmente eu aguardo 1 hora pra desmoldar vá descolando pelos lados devagar e retire a peça, o molde está pronto! :aeee:
Depois de 7 dias a silicone vulcaniza e o mode fica um pouco mais rígido, mas dá pra continuar copiando com ele do mesmo jeito.
depois é só guardar em algum lugar livre de poeira.
Imagem


Agora eu sei que vocês querem saber se isso dá certo mesmo :geek: então vou copiar uma peça aqui com massa epoxi pra mostrar a qualidade do molde.

para a cópia eu uso massa epoxi, ainda não testei com nenhum tipo de resina, não tenho aqui, massa eu tenho de sobra :) mas creio que com resina dará tão certo quanto.
Eu amoleço a massa com um pouco de àgua na hora da mistura dos componentes, tem gente que usa hidratante, outros usam óleo, eu uso água mesmo, e vou colocando no molde aos poucos e apertando bem para a massa entrar nas cavidades menores do molde, não sei porque, mas não precisa de desmoldante, talvez com resina sim, mas com massa não precisei até agora.

Imagem

e vou completando:
Imagem

aperte bem, não se preocupe que o molde volta pro formato original.
Imagem

pronto:
Imagem

agora é esperar secar, o tempo é superior a 3horas, então...
Imagem
porque ninguém é de ferro :lol: :lol: :lol:


peça copiada e resultado do molde:
Imagem

a quantidade de peças e acessórios a serem copiados é enorme, desde que um dos lados não necessite de detalhes.
Imagem

aqui um hidrante e um ralo copiados com esta mesma técnica depois de pintados e envelhecidos em um diorama:
Imagem

Considerações finais:
é uma alternativa barata com materiais fáceis de serem encontrados em qualquer lugar, ótimo para duplicar uma peça que tenha sido perdida e acessórios, sem a necessidade de investir em materiais profissionais que muitas vezes são custam caro, a qualidade não é a mesma de um molde feito com silicone própria para isto, mas em casos de emergência, em que não dá pra esperar dias ou semanas, esse vem bem a calhar.



É isso pessoal, desculpe pelas milhares de fotos, foi a melhor maneira que encontrei de fazer esse passo a passo.
abraço a todos.
:tchau:
Colador de papel. :D
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por NightRider »

Muito bacana o tutorial e a técnica em si, Dom ! É uma alternativa viável para se fazer pequenas cópias, como você mesmo disse, de acessórios e detalhes. Com certeza vai ser bem útil para muita gente (inclusive eu - :D ).

Um abraço !
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por Sekiji »

que show de tutorial Dom!
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
ogioni
Membro
Mensagens: 190
Registrado em: 05 Jun 2013, 20:19
Nome: Douglas Ogioni
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por ogioni »

Amigo o hidrante vc fez em duas faces e colou?
"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo." Winston Churchill
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por Andre L B Ferro »

Imagem
Ficou perfeito, meu amigo !!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Dom
Super Membro
Mensagens: 1997
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:14
Nome: José Jonanthan Silva
Localização: joão pessoa - PB
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por Dom »

NightRider escreveu:Muito bacana o tutorial e a técnica em si, Dom ! É uma alternativa viável para se fazer pequenas cópias, como você mesmo disse, de acessórios e detalhes. Com certeza vai ser bem útil para muita gente (inclusive eu - :D ).

Um abraço !
valeu night, espero que ajude mesmo :thumbup:
Sekiji escreveu:que show de tutorial Dom!
valeu sekiji, fiz o melhor que pude :thumbup:
ogioni escreveu:Amigo o hidrante vc fez em duas faces e colou?
eu fiz um molde só da metade do hidrante, depois fiz duas bandas com epoxi, lixei até ficar certinho e colei :D

ainda estou estudando moldes bipartidos com essa mesma tecnica. :mrgreen:
Colador de papel. :D
Avatar do usuário
Dom
Super Membro
Mensagens: 1997
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:14
Nome: José Jonanthan Silva
Localização: joão pessoa - PB
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por Dom »

Andre L B Ferro escreveu:Imagem
Ficou perfeito, meu amigo !!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
obrigado andré :saudacao:
Colador de papel. :D
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por BVila »

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Imagem

Galera, o Dom merece ou não esse troféu?!?
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por BVila »

:?:

O molde depois de vulcanizado não fica mais fácil de fazer as cópias nele? Além da massa epox, você testou algum outro produto para fazer cópias?
Avatar do usuário
Dom
Super Membro
Mensagens: 1997
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:14
Nome: José Jonanthan Silva
Localização: joão pessoa - PB
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer molde de peças caseiro com silicone e amido

Mensagem por Dom »

BVila escreveu::thumbup: :thumbup: :thumbup:

Galera, o Dom merece ou não esse troféu?!?
:lol: :lol: :lol:
obrigado meu amigo, apenas compartilho o que testo e dá certo aqui em casa :thumbup: :saudacao:
Colador de papel. :D
Responder

Voltar para “Como Fazer”