SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

PE´s Caseiros

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

Mais uma vez atendendo a um pedido do Galttar, criei este tópico por aqui, espero que ajude aos amigos que buscam incrementar um pouco as suas montagens.
Comecei a usar esta técnica na montagem do meu F-14, como eu achei que ficou "legível :mrgreen: :mrgreen: " , então só fiz copiar a postagem pra cá, e não fazer outro tutorial, mas caso tenham dúvidas é só perguntar que terei um grande prazer em ajudar os amigos, hj já aperfeiçoei ainda mais a técnica, um grande abraço e boa sorte a quem interessar.
:tchau: :tchau:
Aqui a matéria prima, latão 0,1mm comprado na Internet no site Casa da bóia. Aqui tem latão pra fazer peças por um bom tempo. :thumbup: :thumbup:
Imagem

Primeiramente é necessário fazer o desenho da peça desejada, pode ser em qualquer software que vc domine, eu uso o Auto Cad. Imprimo em papel, recorto e vejo se encaixa no local pretendido, após eventuais ajustes é feito a impressão em transparência.
Imagem

Corto um pedaço de latão um pouco maior do que o desenho impresso.
Imagem

O próximo passo é pintar a placa com tinta fotossensível (filme líquido, comprado no mercado livre).Aqui a foto da tinta juntamente com o seu diluente.(Butilglicol)
Imagem

Aqui a peça já pintada e seca. (A tinta seca por calor, eu uso o velho e bom secador de cabelos, 5 minutinhos de cada lado já resolvem o problema)
Imagem

Esta parte é muito importante, a sobreposição das impressões, as linhas tem que ficar exatamente em cima da outra, se ficar 0,2 mmm desalinhado vai dar uma diferença de 0,2 mm nas peças na hora da corrosão, por isso perca o tempo que for necessário para deixar bem alinhado. :thumbup:

Imagem

Aqui a preparação para receber o "banho" de luz negra. Coloque o latão entre os 2 fotolitos e depois coloque-os entre 2 pedaços de vidro(eu usei os vidros de 2 portarretratos velhos do mesmo tamanho) e prenda-os nas 2 pontas.
PS: A foto está escura, pq a luminosidade tem que ser muito pouca, por casa da tinta fotossensível.
Imagem

Aqui já na posição para receber a luz negra, +- uns 10 cm de distância.
Imagem

Luz negra ligada, eu uso 3 minutos para cada lado, não tem erro. ;) ;)
Imagem

Agora chega a hora da verdade para ver se a bagaça prestou. A revelação da parada. Material utilizado (Água + Barrilha leve, encontrada com facilidade em lojas de produtos para piscina) eu boto meio copo de água e 1 colher de sopa de barrilha.
Sempre fica alguns resquícios de tinta que saem facilmente esfregando levemente o dedo em água corrente.
Imagem

Imagem

Agora é a hora da corrosão, eu uso Percloreto de ferro, adquiri persulfato de amônio, mas ainda não testei então vamos de percloreto mesmo.Imagem
Aquecer o percloreto em banho maria antes agiliza mais o processo e ainda mais se a solução ficar em
movimento.(utilizo uma bombinha de aquário)
Lambança horrorosa. :oops: :oops:
Imagem

Resultado...
Imagem

Agora uma parte meio coisada... tirar a tinta, com soda cáustica.(Eu aqueço água a uns 90 graus e coloco em uma vasilha plástica rasa, só depois despejo a soda cáustica, jamais colocar água sobre a soda) e manipulo com uma pinça longa. Essa :palavrao: queima de verdade, muito cuidado com o manuseio.
Imagem

Resultado...
Imagem

Aplicando o conjunto no modelo(compartimento dos air breaks)
Imagem

Resultados parciais...
Imagem

Imagem

Imagem

Parte inferior.(Dry fit) A parte inferior veio fechada, arranquei fora e fiz estas peças.
Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por Sekiji »

Baita aula hein Luiz?! Ficou muito facil de entender o procedimento, deu até vontade de fazer uns PE's tb :D :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1799
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 5 vezes

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Show! :clap:
Só não faço porque o espaço em apartamento é pouco e tenho crianças em casa! (esses produtos corrosivos são perigosos).

[]s
Avatar do usuário
Galttar
Conselheiro
Mensagens: 8490
Registrado em: 10 Jun 2012, 22:15
Nome: Artur Barbosa
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan МиГ-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48
 

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por Galttar »

Será referência com certeza!
Obrigado Luiz!
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LRFOGA »

Luiz, adorei esse tutorial. Você poderia colocar o link de compra dos materiais mais difíceis de encontrar?
Parabéns mesmo :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por magnetorj »

gostei viu sensacional :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

Sekiji escreveu:Baita aula hein Luiz?! Ficou muito facil de entender o procedimento, deu até vontade de fazer uns PE's tb :D :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Sekiji, confesso que tentei ser o mais objetivo possível, fico feliz por ter gostado, agora... te dou um aviso, esse treco é altamente viciante, quando vc vê a sua primeira pecinha pronta, não quer mais parar e depois que for aperfeiçoando a técnica e começar a fazer peças em baixo relevo e com dobras e etc... vendo as imensas possibilidades de incremento em nossos kits aí já era!!... :mrgreen: :mrgreen:
um abraço!!!
:tchau: :tchau:
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

ALEXANDRE REZENDE escreveu:Show! :clap:
Só não faço porque o espaço em apartamento é pouco e tenho crianças em casa! (esses produtos corrosivos são perigosos).

[]s
Realmente os materiais são perigosos e tóxicos e com criança por perto então... nem pensar, eu faço as minhas experiências em um local bem isolado do meu pequeno!!!
Um abraço mestre!!!
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

galttar escreveu:Será referência com certeza!
Obrigado Luiz!
Valeu Galtts, ideia sua!!!
:bow: :bow:
Avatar do usuário
Gabrielhn
Membro
Mensagens: 798
Registrado em: 13 Dez 2014, 20:10
Nome: Gabriel Hipolito
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Jeep Willys MB - Tamiya - 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Gates Learjet 25 - Testors - 1/48 GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: 500MD Defender ROK Air Force  - Academy - 1/48
 

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por Gabrielhn »

Luiz.
Simplesmente demais.

Muito Obrigado por compartilhar. :bow:
Responder

Voltar para “Como Fazer”