HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

PE´s Caseiros

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

LRFOGA escreveu:Luiz, adorei esse tutorial. Você poderia colocar o link de compra dos materiais mais difíceis de encontrar?
Parabéns mesmo :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Xará, os que eu não encontrei na minha cidade foram o latão e a tinta fotossensível.
Seguem os links.
Latão ( eu comprei dois rolos de 1m x 30cm (é material pra fazer PE durante um bom tempo e custa pouco)
http://www.casadaboia.com.br/atacado/
Tinta e tb o seu diluente (Butilglicol)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... l-100g-_JM
Comprei aqui, muito bom vendedor.

Os outro eu encontrei facilmente,
Percloreto de ferro - Encontrado em lojas especializadas em placas de circuito impresso (qualquer boa loja de componentes eletrônicos)
Luz negra - Qualquer boa loja de lâmpadas vc encontra, caso não... no mercado livre tem "a rodo"
Soda cáustica e Barrilha leve (corretor de PH) encontrados facilmente em lojas de material para piscina.

Se vc encontrar isso tudo na sua cidade sai a um custo aproximado e 80 reais, e é material para fazer peças por muito tempo.
Espero ter ajudado, se não, só perguntar!!!
:tchau: :tchau:
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

magnetorj escreveu:gostei viu sensacional :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Valeu Magneto!!!
:thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

Gabrielhn escreveu:Luiz.
Simplesmente demais.

Muito Obrigado por compartilhar. :bow:
Valeu Gabriel, qualquer coisa estou à disposição!!!
:tchau: :tchau:
Asashoryu
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Fev 2015, 16:16
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por Asashoryu »

Muito bom cara parabéns de verdade. Mas uma pergunta, onde conseguir os gabaritos ou modelos pra serem impressos na transparência? Ou isso vai do desenho de cada um? Obrigado
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

Asashoryu escreveu:Muito bom cara parabéns de verdade. Mas uma pergunta, onde conseguir os gabaritos ou modelos pra serem impressos na transparência? Ou isso vai do desenho de cada um? Obrigado
E então Asashoryu, você tem que desenhar as peças desejadas, dá trabalho mas o resultados ficam muito bons.
Avatar do usuário
NACHTJÄGER
Membro
Mensagens: 452
Registrado em: 28 Nov 2012, 13:06
Nome: Helerson Maciel
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por NACHTJÄGER »

Bom dia!

Excelente seu tutorial de como fazer essas latinhas em casa.
Umas dúvidas ficaram no ar.
Vc pinta o latão com aero?
Se com aero qual a diluição de tinta e diluente?
Qual pressão?
A camada pode ser fina ou tem de ser grossa?


Pergunto pq já estou encomendando todo material pra experimentar fazer as minhas próprias latinhas :agitado:


[]s!
"A aquisição de kits cresce em PG enquanto que, os kits finalizados, cresce em PA."
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

NACHTJÄGER escreveu:Bom dia!

Excelente seu tutorial de como fazer essas latinhas em casa.
Umas dúvidas ficaram no ar.
Vc pinta o latão com aero?
Se com aero qual a diluição de tinta e diluente?
Qual pressão?
A camada pode ser fina ou tem de ser grossa?


Pergunto pq já estou encomendando todo material pra experimentar fazer as minhas próprias latinhas :agitado:


[]s!
Vamos as respostas:
1ª sim, a pintura é feito com aero.
2ª a diluição é a mesma usada em nossos kits, um aspecto meio leitoso,não tenho medida exata vou no olhômetro só não pode ficar rala. (vá por mim) ;)
3ª Uso uma pressão um pouco alta, pois a tinta é espessa e ajuda muito a pintar a peça.
4ª Eu passo umas 3 camadas finas de cada lado, o importante é cobrir bem o latão para posterior secagem por calor.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas, se não... pode perguntar que estamos aí!!!
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Um abraço.
Avatar do usuário
Ironfox
Super Membro
Mensagens: 4641
Registrado em: 29 Mai 2013, 21:59
Nome: Roberto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por Ironfox »

Luiz, muito obrigado por compartilhar :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Clear to engage!
Imagem
Avatar do usuário
NACHTJÄGER
Membro
Mensagens: 452
Registrado em: 28 Nov 2012, 13:06
Nome: Helerson Maciel
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por NACHTJÄGER »

LSSF escreveu: Vamos as respostas:
1ª sim, a pintura é feito com aero.
2ª a diluição é a mesma usada em nossos kits, um aspecto meio leitoso,não tenho medida exata vou no olhômetro só não pode ficar rala. (vá por mim) ;)
3ª Uso uma pressão um pouco alta, pois a tinta é espessa e ajuda muito a pintar a peça.
4ª Eu passo umas 3 camadas finas de cada lado, o importante é cobrir bem o latão para posterior secagem por calor.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas, se não... pode perguntar que estamos aí!!!
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Um abraço.
Obrigado pela resposta.
Gostaria de saber mais umas coisinhas...
A tinta só seca com calor (secador de cabelo) ou posso secar ela com o ar do aero?!?
Qdo vc coloca o latão para corroer, vc o coloca na horizontal ou na vertical na bacia?!? Não dá pra ver na foto :D
Outra coisa, qto tempo de corrosão com o perclorato aquecido?


[]s!
"A aquisição de kits cresce em PG enquanto que, os kits finalizados, cresce em PA."
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: PE´s Caseiros

Mensagem por LSSF »

NACHTJÄGER escreveu:
LSSF escreveu: Vamos as respostas:
1ª sim, a pintura é feito com aero.
2ª a diluição é a mesma usada em nossos kits, um aspecto meio leitoso,não tenho medida exata vou no olhômetro só não pode ficar rala. (vá por mim) ;)
3ª Uso uma pressão um pouco alta, pois a tinta é espessa e ajuda muito a pintar a peça.
4ª Eu passo umas 3 camadas finas de cada lado, o importante é cobrir bem o latão para posterior secagem por calor.
Espero ter esclarecido as suas dúvidas, se não... pode perguntar que estamos aí!!!
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Um abraço.
Obrigado pela resposta.
Gostaria de saber mais umas coisinhas...
A tinta só seca com calor (secador de cabelo) ou posso secar ela com o ar do aero?!?
Qdo vc coloca o latão para corroer, vc o coloca na horizontal ou na vertical na bacia?!? Não dá pra ver na foto :D
Outra coisa, qto tempo de corrosão com o perclorato aquecido?


[]s!
Vamos lá...
A tinta só seca com calor, ar do aero não rola.
Pode ficar em ambas as posições, mas de preferência na vertical, pq corrói mais uniformemente.
O tempo de corrosão existe n fatores, a concentração do percloreto, a temperatura, se está em movimento ou parado, tudo influencia no tempo de corrosão. EX: se o percloreto está bem concentrado, aquecido e em movimento, eu já consegui corrosão em 20 minutos, outras vezes, com ele frio bem usado e sem a bombinha ligada, levou 1 hora e meia +-, sugiro que vc fique checando sempre a corrosão.
:)
Responder

Voltar para “Como Fazer”