Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Léo Schneider
Membro
Mensagens: 172
Registrado em: 10 Jun 2012, 21:50
Nome: Leonardo Schneider
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por Léo Schneider »

Pessoal,

Uma das dúvidas que vejo por aí pelos fórums é como fazer para retirarmos o primer (ou uma tinta qualquer) da lata de spray para que possa ser utilizada de outra forma como, por exemplo, no aerógrafo.

Todos sabem que não se deve furar, cortar ou agredir de forma alguma a lata de spray, pois é uma lata pressurizada e qualquer furo pode fazer a lata simplesmente explodir na sua cara.

Então como fazer?

Abaixo coloco um passo-a-passo para que possamos fazer a retirada do primer de forma segura da lata de spray.

Primeiramente precisamos dos seguintes ingredientes:
  • 1. Lata de spray (no exemplo o primer Colorgin 53001 cinza)
    2. Canudinho de festa dobrável
    3. Um recipiente para armazenar o conteúdo
    4. Papel filme (aquele mesmo de embalar comida)
    5. Fita crepe
Imagem

A primeira coisa que devemos fazer é anexar o canudinho de festa na saída do spray da lata:

Imagem

Uma vez posicionado (ele não vai prender sozinho) passe bastante fita crepe, bem justo (mas sem amassar o canudo) pela tampa do spray. A tampa de latas de spray normalmente é removível, então você pode tirá-la, fazer a junção das duas peças bem junto e depois recolocar na lata. É importante que esteja bem justo para que a tinta/primer não vaze pelas laterais em grande quantidade. Alguma coisa pode acabar vazando, mas o ideal é que seja o mínimo possível.

Imagem

Depois de ter o canudo preso na lata de spray vamos cobrir o recipiente que receberá o líquido com o papel filme, deixando o papel bem esticado. Esse papel filme serve para que o primer/tinta não espirre para todos os lados e faça uma bagunça enorme na sua bancada.

Imagem

Fazemos um furo no papel filme para que possamos encaixar o canudo que está preso na lata. É importante fazer outros pequenos furinhos também para que enquanto entra o líquido o ar possa sair com mais facilidade sem estufar o papel filme. Com o furo feito precisamos só encaixar tudo numa posição que fique confortável para apertar a lata de spray.

Imagem

Depois de tudo pronto é só apertar a tampa e observar o primer indo direto para o recipiente que você escolheu para armazenagem.

Imagem

Não se esqueça de que assim que você fizer o procedimento limpar o quanto for possível a lata e a tampinha para que não haja entupimentos no futuro e você precise descartar a lata de spray ainda com um monte de líquido dentro.

Imagem

Uma vez que o primer/tinta já estejam no recipiente você precisa deixar ele descansar por algumas horas até todo o gás propelente (que é o que faz a tinta sair da lata) saia naturalmente. Se você fechar imediatamente o recipiente com uma tampa correrá o risco deste recipiente se partir e você espalhar tudo, porque ele vai estufar com a expansão do gás. Sendo assim recomendo deixar ele "respirando" de 2h a 3h.

Imagem

Imagem
(veja os furinhos no papel filme para deixar o líquido respirar)

Depois quando você ver que não tem mais líquido propelente na tinta (a tinta não fará mais bolhas) você pode fechar.

Imagem

E pronto! Você tem uma tinta/primer de lata de spray separado e poderá usar em um aerógrafo ou outro instrumento de sua preferência.
Só lembrando que se for usar em um aerógrafo recomenda-se diluir o líquido com seu solvente mais apropriado para não correr o risco de entupir.

E é isso. Valeu.
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por denis bonetti »

Sensacional Léo e muito bem apresentado.

Parabéns amigo!

Abraços
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por Andre L B Ferro »

Muito obrigado por compartilhar, Leo!
Esse primer da Colorgin que vc usa, com o que vc dilui ele para mandar via aerógrafo??

abç
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Léo Schneider
Membro
Mensagens: 172
Registrado em: 10 Jun 2012, 21:50
Nome: Leonardo Schneider
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por Léo Schneider »

Fala pessoal, obrigado pelos elogios. O intuito é contribuir para que todos possamos nos ajudar e evoluir juntos neste hobby.

Quando eu comecei com o hobby tive muita ajuda da comunidade, ainda num outro fórum, sobre melhores práticas e técnicas. Então nada mais justo do que compartilhar também as minhas experiências para que o pessoal conheça também. Ainda hoje aprendo todo dia alguma coisa nova.

André,

Particularmente eu uso uma proporção 1:1 entre o primer Colorgin 53001 e Thinner Acabamento (ex.: Thinner Tempo 2002). Fica uma mistura muito fina, porém consistente. Passo no aerógrafo e não perco nenhum detalhe das peças.

Outras marcas de primer podem precisar de outras proporções de diluição, por isso estou indicando para este que é o que eu uso.

Espero ter ajudado!
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por denis bonetti »

Léo,

Esse thinner é para poliuretano/poliéster? Digo, qual a indicação do fabricante?

Tenho usado um primer automotivo e o diluo com um thinner desse tipo. Aliás, diluo todas as minhas tintas enamel com ele e funciona perfeitamente.

Abraços
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por Andre L B Ferro »

Obrigado pelos esclarecimentos, pessoal!

Mis uma pergunta aos universitários:

Eu só uso enamel (Humbrol e Tamiya) e diluo com Ecossolv por ter me adaptado muito bem tanto na consistência/proporção (olhômetro) quanto pela ausência de cheiro forte. Será que ESSE primer tbm pode ser diluído com Ecossolv?
No meu último kit (o F-18) eu usei as tintas duco da ModelWorld e diluí com thinner. E o Primer que usei foi esse da Colorgin, mas aplicando direto da lata. Deu muito certo, mas como era primeira vez, e o medo de aplicar demais??
Além do que, o primer é transparente (não reparei na cor na hora de comprar) e não ajudou muito na hora de realçar alguma imperfeição.
Preço da inexperiência... :( :( :(
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
alexandre coiote
Super Membro
Mensagens: 1164
Registrado em: 11 Jun 2012, 13:24
Nome: alexandre ribeiro
Localização: Barra da Tijuca - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por alexandre coiote »

muito bom já tentei mas nunca tive essa ideia simples e fácil
:thumbup: :thumbup:
Avatar do usuário
Motta
Conselheiro
Mensagens: 5674
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:17
Nome: José C. N. Motta Jr.
Localização: Brasília / DF
Agradeceu: 17 vezes
Curtiram: 5 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48
 

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por Motta »

Léo Schneider escreveu:Fala pessoal, obrigado pelos elogios. O intuito é contribuir para que todos possamos nos ajudar e evoluir juntos neste hobby.

Quando eu comecei com o hobby tive muita ajuda da comunidade, ainda num outro fórum, sobre melhores práticas e técnicas. Então nada mais justo do que compartilhar também as minhas experiências para que o pessoal conheça também. Ainda hoje aprendo todo dia alguma coisa nova.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta


Imagem
“The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing” - Edmund Burke
Avatar do usuário
Léo Schneider
Membro
Mensagens: 172
Registrado em: 10 Jun 2012, 21:50
Nome: Leonardo Schneider
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por Léo Schneider »

denis bonetti escreveu:Léo,

Esse thinner é para poliuretano/poliéster? Digo, qual a indicação do fabricante?

Tenho usado um primer automotivo e o diluo com um thinner desse tipo. Aliás, diluo todas as minhas tintas enamel com ele e funciona perfeitamente.

Abraços
Oi Denis, o Thinner é de uso geral, mas indicado para acabamentos onde a tinta precisa ficar mais afinada mesmo. Existe o thinner para tintas automotivas, mas eu nunca testei.
Avatar do usuário
denis bonetti
Super Membro
Mensagens: 11206
Registrado em: 06 Ago 2013, 19:38
Nome: denis pace bonetti
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Como retirar o primer da lata de spray de forma segura

Mensagem por denis bonetti »

Léo Schneider escreveu:
denis bonetti escreveu:Léo,

Esse thinner é para poliuretano/poliéster? Digo, qual a indicação do fabricante?

Tenho usado um primer automotivo e o diluo com um thinner desse tipo. Aliás, diluo todas as minhas tintas enamel com ele e funciona perfeitamente.

Abraços
Oi Denis, o Thinner é de uso geral, mas indicado para acabamentos onde a tinta precisa ficar mais afinada mesmo. Existe o thinner para tintas automotivas, mas eu nunca testei.
:thumbup:
Responder

Voltar para “Como Fazer”