HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


fazendo moldes em silicone e peças em resina

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por LRFOGA »

Nem todos os kits são fabricados como gostaríamos, especialmente se você é um plastimodelista que procura melhorar o kit, acrescentando peças extras. Hoje em dia é muito comum encontrar peças extras para melhoria de kits, como é o caso das peças em photoetched, das peças em resina, etc. Quem me conhece sabe que há alguns anos venho montando minhas naves espaciais com iluminação desenvolvida por mim, utilizando superleds e algumas fibras óticas, e embora se encontre em algumas lojas nos EUA kits para iluminação, eles custam muito caro e compensa fabricar na bancada o que desejamos, basta ter um pouco de paciência e perseverança.

Foi assim na construção do meu primeiro modelo iluminado, a USS RELIANT publicada no fórum antigo, a qual permanece funcionando

algumas fotografais do processo de montagem da iluminação
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois foi a vez do cruzador de batalha Klingon, cujo resultado não foi tão satisfatório quanto o primeiro

seguem-se algumas fotografias do processo de montagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

recentemente foi a vez da USS ENTERPRISE 1701-C, cuja montagem consta deste fórum, a qual recebeu uma nova forma de iluminação, também utilizando fibras óticas
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

mas nem sempre os modelos vêm do jeito mais fácil para iluminá-los, ou melhorá-los. No caso das montagens acima, o maior trabalho foi furar as janelas, introduzir as fibras óticas e montar os circuitos com leds. No entanto, nem sempre é só isso que podemos fazer. Há casos em que peças deveriam ser "transparentes" e não foram produzidas assim simplesmente porque o fabricante não imaginou que algum plastimodelista poderia querer melhorar o kit e acrescentar iluminação. É nessa hora que somos obrigados a "produzir" algumas peças em resina transparente para atingir o resultado pretendido, ou seja, a iluminação mais fiel possível ao modelo real visto nas telas do cinema. E isso eu ainda não tinha me aventurado. Até agora... :mrgreen:

Exatamente por isso é que fui obrigado a me aventurar nas criações de peças em "resina", porque, do contrário, teria de me conformar com aberrações que vêm em alguns kits. É o caso por exemplo, do kit da USS ENTERPRISE 1701-A, do filme, STAR TREK VI, onde não se tem uma única pela transparente para dar realismo ao modelo. Salvo as janelas, o restante é feito de plastico branco opaco, sem condições de se produzir um modelo mais "próximo" daquele visto nos cinemas. Veja-se por exemplo, o kit em si, onde não há iluminação
Imagem

o principal problema desse kit é o defletor principal, que emite uma luz azul (fotografia de referência)
Imagem

a minha idéia, portanto, surgiu da necessidade de se iluminar esse defletor, mas sem destruir a originalidade do mesmo, já que o defletor em si possui um formato côncavo e algumas linhas internas
Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por LRFOGA »

VAMOS ENTÃO AO QUE INTERESSA :mrgreen:
para produzir a peça em si, primeiramente eu preciso produzir o molde (também chamado de "negativo"), esse molde foi feito com borracha de silicone
Imagem

aqui as instruções de como usar o silicone
Imagem

FAZENDO O MOLDE EM BORRACHA DE SILICONE
a face do defletor que será removida e substituída por peça de resina transparente é essa aqui
Imagem

fixei a peça em um recipiente de plástico que vai servir de fôrma
Imagem

usei cola de madeira para evitar que o silicone escorresse entre as junções e depois fixei o molde em um pedaço de madeira
Imagem

equipamentos de uso
Imagem
Imagem

preparado o recipiente para a fabricação do molde, comecei a medir a quantidade de silicone a ser utilizada
Imagem

com uma balança calculei a quantidade de silicone e a quantidade do catalizador a ser misturado
Imagem

misturei bem como determinam as instruções
Imagem
Imagem

após a mistura, algumas bolhas são observadas indicando que está tudo em ordem
Imagem

para evitar que o silicone se fixe no molde recomenda-se usar uma solução de "silicone líquido lubificante"
Imagem

Imagem

apliquei a borracha líquida de silicone no molde
Imagem

movimenta-se um pouco o molde para fazer com que as bolhas de ar subam até a superfície
Imagem

deixe descansar pelo tempo desejado (algumas horas)
Imagem
Imagem

após o tempo de secagem, o molde foi facilmente desenformado da peça matriz
Imagem
Imagem

o molde preservou os detalhes da peça a ser produzida
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por LRFOGA »

FABRICANDO A PEÇA EM RESINA LÍQUIDA TRANSPARENTE
A resina que utilizei é o "vidro líquido gato preto", encontrado em casas de artigos de pintura
Imagem

é um processo similar à produção do molde em silicone, mistura-se a resina e o catalizador de acordo com a quantidade desejar (geralmente na proporção 3 partes da resina para 1 parte do catalizador)
Imagem

misture por até 8 minutos
Imagem

aguarde por mais 10 minutos até que as bolhas de ar subam para a superfície
Imagem

o resultado deverá ser uma água, transparente e sem bolhas
Imagem

PRIMEIRO TESTE: aplicação direto no molde
Imagem

tempo de secagem: 24 horas
Imagem

peça do primeiro teste produzida
Imagem

defeito encontrado: bolhas internas de ar
Imagem

mesmo assim, o resultado foi satisfatório
Imagem

SEGUNDO TESTE: aplicando em suporte para dar maior "forma" à peça
usei um tubo de plástico na mesma medida do diâmetro do defletor (35,7 mm, utilizei um paquímetro eletrônico para não errar)
Imagem

fiz a vedação com cola de madeira
Imagem

molde preservado aguardando a resina líquida
Imagem

Imagem

resina líquida aplicada
Imagem

após 24 horas secou a ponto de ficar um verdadeiro "vidro"
Imagem

desenformei a peça e o resultado foi melhor na segunda vez, pois enquanto aguardava o tempo de secagem, usei um fio fino para "retirar" as bolhas de ar
Imagem

aqui uma comparação do defletor original do kit, e o que foi produzido
Imagem

para usar essa peça basta "cortar" o topo da peça original e introduzir a peça fabricada em vidro líquido
Imagem

observe-se que a peça ficou vem transparente, igual a vidro mesmo
Imagem

TESTE FINAL DE ILUMINAÇÃO:
Imagem

APROVADO! :thumbup:
Imagem

Imagem

O PRÓXIMO PASSO NESTE POST SERÁ A PRODUÇÃO DO MOLDE DE OUTRAS PARTES DO MESMO KIT, QUE TAMBÉM SERÃO PRODUZIDAS EM RESINA TRANSPARENTE

Aguardem, e pergunte se tiverem dúvidas :D
Imagem
Avatar do usuário
NACHTJÄGER
Membro
Mensagens: 452
Registrado em: 28 Nov 2012, 13:06
Nome: Helerson Maciel
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por NACHTJÄGER »

:clap: :clap: :clap: :clap:

Uma bela aula.

Acompanhando, aprendendo e babando nos seus modelos ilumindas.

Parabéns pela criatividade.


[]s!
"A aquisição de kits cresce em PG enquanto que, os kits finalizados, cresce em PA."
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8429
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 28 vezes

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por NightRider »

Uma explicação simples e clara para os que querem produzir uma peça que necessite. Parabéns pela iniciativa.
Avatar do usuário
magnetorj
Super Membro
Mensagens: 12727
Registrado em: 09 Jun 2012, 16:14
Nome: romilson
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por magnetorj »

NightRider escreveu:Uma explicação simples e clara para os que querem produzir uma peça que necessite. Parabéns pela iniciativa.
assino em baixo o que o night falou :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por LRFOGA »

Pessoal, obrigado pelo apoio!

Resolvi criar esse tópico em separado porque vou começar a fazer outras peças para o mesmo kit e vou publicando aqui, passo a passo (não é apenas o defletor que precisa ser substituído). É só ir acompanhando porque estarei repetindo o processo com novas peças :D
Imagem
Murilo229
Membro
Mensagens: 118
Registrado em: 31 Jul 2013, 23:58
Nome: Murilo Kratsas
Localização: Campinas,sp
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por Murilo229 »

tudo bem? em relacao as bolhas eu acho q posso ajudar pq trabalho com protese dentaria e tem algumas resinas q tem q ser feitas sem bolha alguma! se quiser posso passar uma manha. de fazer uma panela de pressao p quando colocar a resina no molde vc leva p panela e deixa ela secar la com a pressao q retirara todas as bolhas,a panela tem um custo razoavel mas se vc utiliza muito ela vai ajudar! abraco
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por LRFOGA »

Murilo229 escreveu:tudo bem? em relacao as bolhas eu acho q posso ajudar pq trabalho com protese dentaria e tem algumas resinas q tem q ser feitas sem bolha alguma! se quiser posso passar uma manha. de fazer uma panela de pressao p quando colocar a resina no molde vc leva p panela e deixa ela secar la com a pressao q retirara todas as bolhas,a panela tem um custo razoavel mas se vc utiliza muito ela vai ajudar! abraco
Murilo, muito obrigado! Você poderia explicar aqui neste tópico, com fotografias da panela que você usa? :thumbup:
Imagem
MorBioS
Novato
Mensagens: 38
Registrado em: 18 Jan 2014, 10:57
Nome: Valter Silveira
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: fazendo moldes em silicone e peças em resina

Mensagem por MorBioS »

Opa pessoal.
Sou novo no forum e muito surpreso com as informações encontrada nele. Tem muita coisa muito interessante.
Parabéns LRFOGA!! Vc tem uma peça sensacional e os leds ficaram incríveis. Gostaria de saber quais as referências dos leds e demais materiais utilizados e onde posso encontra-los. Tenho planos para fazer algumas peças que imaginei usar leds para ilumina-las. E depois que vi este seu projeto fiquei muito mais empolgado.
Quanto as bolhas de ar no silicone ou resina. Vc poderá tira-las com a utilização de uma bomba de vacuo.
Vc pode ver aqui o funcionamento:
https://www.youtube.com/watch?v=bbSvzD8 ... ata_player
Responder

Voltar para “Como Fazer”