HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:


Terrenos e Vegetação para Dioramas

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Gemerim
Membro
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Jan 2013, 09:58
Nome: Gelson Jorge Emerim
Localização: Caxias do Sul / Rio Grande do Sul
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por Gemerim »

Pessoal,
fico bastante lisonjeado pelas manifestações mas previno que não é para tanto. Gostaria de ver realmente o pessoal produzindo mais trabalhos e dividindo técnicas e conhecimentos - principalmente em dioramas. Todos temos muitas dificuldades para obter matéria-prima e estamos sempre aprendendo. Então tudo o que for experimentado com êxito (ou não) deve ser passado para a comunidade interessada. Estamos talvez no pior Front do modelismo do mundo e tudo o que fizermos para melhorar será muito bom para todos.
Maurício,
não tenho fotos mas o caule do coqueiro (palmeira) é feito com um pedaço de graveto e envolto com uma fita crepe. Lá em dioramas prontos tem o trabalho do Maicon (Mittag essen Pause) onde ele explica (com fotos) como ele conseguiu. É o velho método preconizado naquela famosa Enciclopédia de Modelismo que circulou nas bancas por muito tempo. Aqui vai o link do Maicon: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=17&t=3329
Gustavo,
Gustavo Heringer escreveu:Me mostra o resto desse dio aí encima por MP, pra nao desvirtuar do tópico ? To curioso :mrgreen:
São mais de 150 fotos e daria o mesmo trabalho (para o meu lesionado braço) que postar lá em dioramas prontos. Portanto, iniciei a postagem que poderá ser acompanhada por quem ainda tiver saco para tanto... :mrgreen:
Muito obrigado a todos pela grande fôrça. Estou pesquisando outros arquivos para ver se descubro mais alguma coisa para mostrar.
Abraços,
Gelson
"Im Himmel gibts kein Bier"
http://gemerim.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
ricardo_t2
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:04
Nome: Ricardo II
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por ricardo_t2 »

Gostaria de compartilhar algo, que encontrei recentemente:

Sawdust Foliage


Miniature Pines


Miniature Wire Trees
Avatar do usuário
ricardo_t2
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:04
Nome: Ricardo II
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por ricardo_t2 »

Spinach trunks1


Spinach trunks2


Miniature Hedges
Avatar do usuário
Gemerim
Membro
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Jan 2013, 09:58
Nome: Gelson Jorge Emerim
Localização: Caxias do Sul / Rio Grande do Sul
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por Gemerim »

Valeu Ricardo!
Muito útil o teu post :thumbup: .
Só para concluir a minha participação parece que faltou o assunto terrenos desertos. E como estou concluindo este trabalho então é como se estivesse saindo do forno agora.
A base.
Imagem
A velha mistura de tinta, areia e cola novamente...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Com pedriscos e Cat Liter.
Imagem
Pintura.
Imagem
Acabamentos com dry-brushing, pigmentos e vegetação.
Imagem
Abraços,
Gelson
"Im Himmel gibts kein Bier"
http://gemerim.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
overdark999
Super Membro
Mensagens: 2113
Registrado em: 26 Abr 2013, 14:30
Nome: Milton Soares
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por overdark999 »

Gemerim escreveu:Árvore de porte.
Usando os ramos do Cipreste Azul, cabos de pincel velhos, um pouco de massa Putty, cola e, é claro...pintura.
Dá para fazer uma razoável representação de uma árvore de porte.
Os materiais.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Outros exemplos.
Imagem
Imagem
Abraços,
Gelson

Bom dia Gelson

Sou iniciante tanto no forum quanto no modelismo.
Estou finalizando uma montagem de um tanque e depois vou querer fazer um diorama com arvores e camuflagem.
Gostei das dicas que voce deu a respeito de arvores de grande porte.
Mas ainda não entendi bem essa parte.
POderia esplicar um pouco melhor como fazer.
Entendi a parte do pincel, mas os galhos e as folhas e depois a montagem não ficou muito claro pra mim.

Grato
Milton
Avatar do usuário
Gemerim
Membro
Mensagens: 975
Registrado em: 31 Jan 2013, 09:58
Nome: Gelson Jorge Emerim
Localização: Caxias do Sul / Rio Grande do Sul
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 12 vezes

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por Gemerim »

Buenas Milton!
Eu já tinha até esquecido deste post...desculpe pela demora.
Como falei lá no início eu não sou a pessoa mais indicada para fazer tutoriais pois como modelista sou péssimo professor, e vice-versa.
Acho que o mais difícil para fazer árvores é conseguir material adequado para fazer os ramos. Temos alguns colegas penando arduamente atrás disso no momento.
Partindo do princípio de que os ramos já estão na mão...o tronco foi feito com cabo de pincel (mas poderia ser qualquer outro tipo de madeira torneada ou mesmo natural). Fazer furos a cada 2,5 ou 3 cm de distância ao longo do cabo usando uma broca adequada ao diâmetro do ramo. Fazer uns testes de montagem com os ramos ainda sem colar para ver como fica melhor. Montar os ramos colando com cola do tipo Bonder e colocando os maiores na parte de baixo e subir diminuindo o comprimento e o volume da ramagem até o topo.

Para dar um aspecto rugoso ao tronco eu apliquei massa putty diluída com acetona (pode ser misturada com alguma serragem para dar mais volume).

A pintura dos ramos foi feita com aerógrafo usando tons escuros de verde e subindo com tons mais claros para os ramos mais expostos. Tb pode-se acrescentar um tom amarelo ao verde para dar mais vivacidade. O tronco foi pintado com pincel e tintas à óleo em tons de marrom.
Espero que isto esclareça um pouco mais. Qualquer coisa volte a chamar.
Abraços,
Gelson
"Im Himmel gibts kein Bier"
http://gemerim.blogspot.com.br/
Avatar do usuário
ricardo_t2
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:04
Nome: Ricardo II
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por ricardo_t2 »

A Guide to Building Iconic Aussie Gum Trees
(A step by step guide to modelling the symbolic trees of Australia, with Dan Pickard)

http://dl.dropboxusercontent.com/u/4331 ... CLINIC.pdf
Avatar do usuário
franneto
Novato
Mensagens: 40
Registrado em: 01 Jul 2012, 16:32
Nome: Francisco Costa Neto
Localização: Vila Domitila - Ponte Rasa - São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por franneto »

Grande Mestre Gelson e demais colegas nada como partilhar conhecimentos em meio a tantas pessoas interessadas.
Como uma pequena contribuição ao tópico vou citar um outro vegetal da mesma família do melindre - aspargus - que quando eu vi o tópico do Gelson com essa graminha no falecido forum PMF pensei que era desse que se tratava.

Vai ai uma imagem do mesmo e, da mesma forma que o melindre, também se presta a fazer a graminha-gemerim. A diferença é o tratamento de secagem, eu acondiciono alguns ramos num saco de papel e deixo o mesmo 'descansando' num lugar fresco até a secagem:

Imagem

Imagem

Agora uma de meu( ou será minha?) melindre:

Imagem

Como brinde de consolação, vão ai algumas imagens de uma espécie de melindre xing-ching-ling de "prásticu", que talvez possa ser usada também em alguma escala, eu ainda não fiz uma experiência com ela:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Essa última é de uma experiência de uso como arranjo de parede, cuja imagem está cortada.

Grande abraço, franneto :tchau:
bases para para dioramas,vinhetas e figuras, vegetação e componentes para dioramas e vinhetas
http://www.emporio220.com.br e http://www.emporio220.blogspot.com :thumbup: :saudacao:
Avatar do usuário
Gustavo Heringer
Membro
Mensagens: 365
Registrado em: 12 Abr 2013, 10:07
Nome: Gustavo Heringer
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por Gustavo Heringer »

Obrigado pela contribuição Franneto!

A proposito, qual seria o nome da primeira planta?

Abraço,

Gustavo
Avatar do usuário
BVila
Super Membro
Mensagens: 5725
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:35
Nome: Bruno Vila
Localização: Votuoranga-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Terrenos e Vegetação para Dioramas

Mensagem por BVila »

Gustavo Heringer escreveu:Obrigado pela contribuição Franneto!

A proposito, qual seria o nome da primeira planta?

Abraço,

Gustavo
Esse é o aspargus "Rabo de Gato", meu vaso (cuidado pela sogra) está tão bonito quanto o do Franneto... :mrgreen:
Responder

Voltar para “Como Fazer”