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Dobradiças de duas abas
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Dobradiças de duas abas
Há algum tempo, pensei em fazer um tutorial sobre as dobradiças que uso em meus modelos. Como não tinha em mãos nenhum modelo que precisasse de dobradiças deixei a ideia aguardando um momento oportuno. Bom, já faz um tempo que montei um Half-Track-M3A1 e que precisei de muitas dobradiças, agora resolvi por em prática este tutorial sobre dobradiças simples de duas abas.
Ferramentas:
• Alicate de corte rente
• Base rígida (usei um pedaço de MDF)
• Estilete
• Mandril com Broca 0,5mm
• Pinça curva
• Tesoura
Uma item importante mas não obrigatório é o tipo de lâmina na foto abaixo, ajuda muito na hora dos cortes dos excessos das peças. Já a broca que foi montada do lado contrário no mandril, isso será explicado mais adiante.
Material:
• Alumínio de latas de bebidas
• Desenho impresso em papel etiqueta
• Fio rígido +/- 0,4mm
• Fita crepe ( não aparece na foto )
• Cola super Bonder ( não aparece na foto )
]
Desenho feito no Corel Draw, seguem as cotas em milímetros.
Importante: perceba que a largura da aba do eixo (1,1mm) é inferior a metade da largura da aba da dobradiça (2,5mm). Isso se dá, porque tendemos a cortar com a tesoura pelo externo das linhas, devido ao tamanho muito reduzido do desenho, o que ocasiona um desalinhamento das abas de fixação na hora da montagem.
Etiqueta colada no alumínio.
Agora, coloque a peça sobre uma base rígida, com a broca de 0,5mm montada ao contrário no mandril, vamos exercer pressão sobre as “bolinhas†do desenho para simular os rebites de fixação.
Importante: se usarmos uma base muito macia, o alumínio irá furar com facilidade na hora em que exercermos pressão sobre ele. A madeira é rígida, porem possui “maciês†suficiente para permitir que o alumínio seja marcado. Isso não quer dizer que também não fure se aplicarmos muita pressão, então faça testes antes para controlar a sua força. Veja o resultado do outro lado do alumínio, à s vezes não fica muito saliente, então voltamos à pressionar um pouco mais.
Recorte:
Após recortar o excesso das pontas, passo para as abas dos eixos, e aconselhável recortar todas antes de separa-las, pois fica mais fácil de manusear.
Depois é só separar as peças, procuro sempre recortar mais peças do que o necessário, para o caso de danificar alguma durante o processo de fabricação.
Recorte o outro lado da sobra.
Retire o ultimo filete da sobra com estilete. Nesta etapa não é aconselhável o uso da tesoura, pois qualquer marca que ocorra na aba do eixo fará com que ela se quebre na hora da montagem.
Com o estilete o corte sai com precisão.
Sobre a base rígida, cole com dois pedaços de fita crepe, o fio de 0,4mm que formará o eixo da dobradiça.
Encaixe sob o fio, uma peça com o lado das marcas voltadas pra cima, deixando um pequeno espaço entre o alumínio e o fio, para que possamos encaixar uma peça no sentido oposto. O por quê desse espaço ficará mais claro, na etapa da outra parte da dobradiça. Não esqueça de retirar a etiqueta antes, ela não será mais necessária.
Apoie o fio com a unha, para que não ceda na hora de dobrarmos a aba do eixo.
Continue dobrando até chegar mais ou menos 90°. Com a pinça, segure a aba junto ao fio e termine de dobrar formando um “uâ€.
Vejam o por que deste tipo de lâmina. Termine de dobrar o alumínio sobre o eixo e pressione até cortar o excesso. Muito cuidado nessa etapa, se aplicar muita força, corre-se o risco de cortarmos as duas partes. E isso não é o que queremos.
Primeira aba pronta.
Agora fica mais fácil de entender qual é o espaço entre o alumínio e o fio da primeira peça. Serve para encaixa a aba oposta.
Proceda a dobra e corte igual a primeira parte da dobradiça.
Corte o fio com o alicate deixando uma pequena ponta, em seguida, aplique uma pequena gota de cola Super Bonder na ponta do eixo e empurre-o para dentro.
Muita atenção nessa etapa, somente um lado será colado, senão o eixo deixa e ser funcional.
Corte a sobra do eixo com o alicate.
Com a tesoura, corte os excessos do alumínio bem próximo das marcas dos “rebitesâ€.
Aplicações.
Para as dobradiças de portas verticais, é importante prever a posição dos encaixes do eixo das duas partes da dobradiça, não importando em qual peça o eixo vai ficar colado. Veja na foto abaixo, perceba que a porta encaixa de cima para baixo, ficando apoiada na metade da dobradiça da carroceria, se o desenho estivesse espelhado, a porta encaixaria de baixo para cima, ao abrir e fechar, a porta se soltaria do encaixe caindo no chão.
Outros modelos de dobradiças.
Conjugado com um suporte.
Espero ter contribuído com a troca de experiências com os amigos
Abraços.
Ferramentas:
• Alicate de corte rente
• Base rígida (usei um pedaço de MDF)
• Estilete
• Mandril com Broca 0,5mm
• Pinça curva
• Tesoura
Uma item importante mas não obrigatório é o tipo de lâmina na foto abaixo, ajuda muito na hora dos cortes dos excessos das peças. Já a broca que foi montada do lado contrário no mandril, isso será explicado mais adiante.
Material:
• Alumínio de latas de bebidas
• Desenho impresso em papel etiqueta
• Fio rígido +/- 0,4mm
• Fita crepe ( não aparece na foto )
• Cola super Bonder ( não aparece na foto )
]
Desenho feito no Corel Draw, seguem as cotas em milímetros.
Importante: perceba que a largura da aba do eixo (1,1mm) é inferior a metade da largura da aba da dobradiça (2,5mm). Isso se dá, porque tendemos a cortar com a tesoura pelo externo das linhas, devido ao tamanho muito reduzido do desenho, o que ocasiona um desalinhamento das abas de fixação na hora da montagem.
Etiqueta colada no alumínio.
Agora, coloque a peça sobre uma base rígida, com a broca de 0,5mm montada ao contrário no mandril, vamos exercer pressão sobre as “bolinhas†do desenho para simular os rebites de fixação.
Importante: se usarmos uma base muito macia, o alumínio irá furar com facilidade na hora em que exercermos pressão sobre ele. A madeira é rígida, porem possui “maciês†suficiente para permitir que o alumínio seja marcado. Isso não quer dizer que também não fure se aplicarmos muita pressão, então faça testes antes para controlar a sua força. Veja o resultado do outro lado do alumínio, à s vezes não fica muito saliente, então voltamos à pressionar um pouco mais.
Recorte:
Após recortar o excesso das pontas, passo para as abas dos eixos, e aconselhável recortar todas antes de separa-las, pois fica mais fácil de manusear.
Depois é só separar as peças, procuro sempre recortar mais peças do que o necessário, para o caso de danificar alguma durante o processo de fabricação.
Recorte o outro lado da sobra.
Retire o ultimo filete da sobra com estilete. Nesta etapa não é aconselhável o uso da tesoura, pois qualquer marca que ocorra na aba do eixo fará com que ela se quebre na hora da montagem.
Com o estilete o corte sai com precisão.
Sobre a base rígida, cole com dois pedaços de fita crepe, o fio de 0,4mm que formará o eixo da dobradiça.
Encaixe sob o fio, uma peça com o lado das marcas voltadas pra cima, deixando um pequeno espaço entre o alumínio e o fio, para que possamos encaixar uma peça no sentido oposto. O por quê desse espaço ficará mais claro, na etapa da outra parte da dobradiça. Não esqueça de retirar a etiqueta antes, ela não será mais necessária.
Apoie o fio com a unha, para que não ceda na hora de dobrarmos a aba do eixo.
Continue dobrando até chegar mais ou menos 90°. Com a pinça, segure a aba junto ao fio e termine de dobrar formando um “uâ€.
Vejam o por que deste tipo de lâmina. Termine de dobrar o alumínio sobre o eixo e pressione até cortar o excesso. Muito cuidado nessa etapa, se aplicar muita força, corre-se o risco de cortarmos as duas partes. E isso não é o que queremos.
Primeira aba pronta.
Agora fica mais fácil de entender qual é o espaço entre o alumínio e o fio da primeira peça. Serve para encaixa a aba oposta.
Proceda a dobra e corte igual a primeira parte da dobradiça.
Corte o fio com o alicate deixando uma pequena ponta, em seguida, aplique uma pequena gota de cola Super Bonder na ponta do eixo e empurre-o para dentro.
Muita atenção nessa etapa, somente um lado será colado, senão o eixo deixa e ser funcional.
Corte a sobra do eixo com o alicate.
Com a tesoura, corte os excessos do alumínio bem próximo das marcas dos “rebitesâ€.
Aplicações.
Para as dobradiças de portas verticais, é importante prever a posição dos encaixes do eixo das duas partes da dobradiça, não importando em qual peça o eixo vai ficar colado. Veja na foto abaixo, perceba que a porta encaixa de cima para baixo, ficando apoiada na metade da dobradiça da carroceria, se o desenho estivesse espelhado, a porta encaixaria de baixo para cima, ao abrir e fechar, a porta se soltaria do encaixe caindo no chão.
Outros modelos de dobradiças.
Conjugado com um suporte.
Espero ter contribuído com a troca de experiências com os amigos
Abraços.
Editado pela última vez por S[R] em 13 Jan 2018, 13:22, em um total de 2 vezes.
- magnetorj
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Re: Dobradiças de duas abas
serginho sem comentarios excelente tutorial matou algumas duvidas que eu tinha com relação a essas dobradiças
- BVila
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Re: Dobradiças de duas abas
Somos 2, essa eu vou fazer sem dúvida!!!magnetorj escreveu:serginho sem comentarios excelente tutorial matou algumas duvidas que eu tinha com relação a essas dobradiças
Muito obrigado meu amigo!!
- Thiago
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Re: Dobradiças de duas abas
Obrigado pelo tutorial, é muito pequena a dobradiça mas muito bonita...
Thiago Vergani
"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
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- netosevero
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Re: Dobradiças de duas abas
Muito bom sérgio! Essas dobradiças são um que a mais pro modelo.
Eu até cheguei a pensar em fazer nos meus tatuzinhos, mas depois que eu vi a dobradiça na ponta do seu dedo, achei que ia precisar de nanotecnologia pra fazer na 1/72
Eu até cheguei a pensar em fazer nos meus tatuzinhos, mas depois que eu vi a dobradiça na ponta do seu dedo, achei que ia precisar de nanotecnologia pra fazer na 1/72
- Paulão - Tchwrma
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Re: Dobradiças de duas abas
Beleza de tutorial! Gostei demais, e vou adaptar pros meus aviões.
fica uma sugestão:
Nos modelos onde você faz um furinho, que seria preenchido por um parafuso ou um rebite, dá pra usar uma técnica que desenvolvi para inventar cabeças de parafusos ou rebites.
Consiste em pegar solda de eletrônica de 0,5mm e aproximar a ponta de uma vela, para bolear a cabeça.
aqui o "parafuso" pronto, junto com o cinto onde será utilizado:
Aqui já colocado no cinto:
Aí se fura o local:
Depois é só colar o pino no furo:
Eis o resultado final:
Eu sei que dá trabalho, mas pode completar o efeito excelente da sua dobradiça. Se tiver dificuldade em obter a solda dá pra fazer o mesmo com sprue esticado, beem fininho.
Espero ter auxiliado a melhorar ainda mais o seu excelente tutorial....
fica uma sugestão:
Nos modelos onde você faz um furinho, que seria preenchido por um parafuso ou um rebite, dá pra usar uma técnica que desenvolvi para inventar cabeças de parafusos ou rebites.
Consiste em pegar solda de eletrônica de 0,5mm e aproximar a ponta de uma vela, para bolear a cabeça.
aqui o "parafuso" pronto, junto com o cinto onde será utilizado:
Aqui já colocado no cinto:
Aí se fura o local:
Depois é só colar o pino no furo:
Eis o resultado final:
Eu sei que dá trabalho, mas pode completar o efeito excelente da sua dobradiça. Se tiver dificuldade em obter a solda dá pra fazer o mesmo com sprue esticado, beem fininho.
Espero ter auxiliado a melhorar ainda mais o seu excelente tutorial....
abraços,
Paulão.
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"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Paulão.
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- thiriboldi
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- NightRider
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Re: Dobradiças de duas abas
Muito bom ! Preciso tentar fazer... Portas funcionais em modelos são muito legais e valorizam o trabalho!
- S[R]
- Super Membro
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- Registrado em: 04 Jul 2012, 17:16
- Nome: Sérgio Rocha
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Re: Dobradiças de duas abas
Fico feliz de ter ajudado Romilsonmagnetorj escreveu:serginho sem comentarios excelente tutorial matou algumas duvidas que eu tinha com relação a essas dobradiças