Página 1 de 4

Dobradiças de duas abas

Enviado: 22 Nov 2012, 20:46
por S[R]
Há algum tempo, pensei em fazer um tutorial sobre as dobradiças que uso em meus modelos. Como não tinha em mãos nenhum modelo que precisasse de dobradiças deixei a ideia aguardando um momento oportuno. Bom, já faz um tempo que montei um Half-Track-M3A1 e que precisei de muitas dobradiças, agora resolvi por em prática este tutorial sobre dobradiças simples de duas abas.

Ferramentas:
• Alicate de corte rente
• Base rígida (usei um pedaço de MDF)
• Estilete
• Mandril com Broca 0,5mm
• Pinça curva
• Tesoura

Imagem

Uma item importante mas não obrigatório é o tipo de lâmina na foto abaixo, ajuda muito na hora dos cortes dos excessos das peças. Já a broca que foi montada do lado contrário no mandril, isso será explicado mais adiante.
Imagem

Material:
• Alumínio de latas de bebidas
• Desenho impresso em papel etiqueta
• Fio rígido +/- 0,4mm
• Fita crepe ( não aparece na foto )
• Cola super Bonder ( não aparece na foto )

Imagem ]
Desenho feito no Corel Draw, seguem as cotas em milímetros.

Imagem

Importante: perceba que a largura da aba do eixo (1,1mm) é inferior a metade da largura da aba da dobradiça (2,5mm). Isso se dá, porque tendemos a cortar com a tesoura pelo externo das linhas, devido ao tamanho muito reduzido do desenho, o que ocasiona um desalinhamento das abas de fixação na hora da montagem.

Etiqueta colada no alumínio.
Imagem

Agora, coloque a peça sobre uma base rígida, com a broca de 0,5mm montada ao contrário no mandril, vamos exercer pressão sobre as “bolinhas” do desenho para simular os rebites de fixação.
Imagem

Importante: se usarmos uma base muito macia, o alumínio irá furar com facilidade na hora em que exercermos pressão sobre ele. A madeira é rígida, porem possui “maciês” suficiente para permitir que o alumínio seja marcado. Isso não quer dizer que também não fure se aplicarmos muita pressão, então faça testes antes para controlar a sua força. Veja o resultado do outro lado do alumínio, às vezes não fica muito saliente, então voltamos à pressionar um pouco mais.
Imagem

Recorte:
Após recortar o excesso das pontas, passo para as abas dos eixos, e aconselhável recortar todas antes de separa-las, pois fica mais fácil de manusear.
Imagem

Depois é só separar as peças, procuro sempre recortar mais peças do que o necessário, para o caso de danificar alguma durante o processo de fabricação.
Imagem

Recorte o outro lado da sobra.
Imagem

Retire o ultimo filete da sobra com estilete. Nesta etapa não é aconselhável o uso da tesoura, pois qualquer marca que ocorra na aba do eixo fará com que ela se quebre na hora da montagem.
Imagem

Com o estilete o corte sai com precisão.
Imagem

Sobre a base rígida, cole com dois pedaços de fita crepe, o fio de 0,4mm que formará o eixo da dobradiça.
Imagem

Encaixe sob o fio, uma peça com o lado das marcas voltadas pra cima, deixando um pequeno espaço entre o alumínio e o fio, para que possamos encaixar uma peça no sentido oposto. O por quê desse espaço ficará mais claro, na etapa da outra parte da dobradiça. Não esqueça de retirar a etiqueta antes, ela não será mais necessária.
Imagem

Apoie o fio com a unha, para que não ceda na hora de dobrarmos a aba do eixo.
Imagem

Continue dobrando até chegar mais ou menos 90°. Com a pinça, segure a aba junto ao fio e termine de dobrar formando um “u”.
Imagem

Imagem

Vejam o por que deste tipo de lâmina. Termine de dobrar o alumínio sobre o eixo e pressione até cortar o excesso. Muito cuidado nessa etapa, se aplicar muita força, corre-se o risco de cortarmos as duas partes. E isso não é o que queremos.
Imagem

Primeira aba pronta.
Imagem

Agora fica mais fácil de entender qual é o espaço entre o alumínio e o fio da primeira peça. Serve para encaixa a aba oposta.
Imagem

Proceda a dobra e corte igual a primeira parte da dobradiça.
Imagem

Corte o fio com o alicate deixando uma pequena ponta, em seguida, aplique uma pequena gota de cola Super Bonder na ponta do eixo e empurre-o para dentro.
Imagem

Muita atenção nessa etapa, somente um lado será colado, senão o eixo deixa e ser funcional.
Imagem

Corte a sobra do eixo com o alicate.
Imagem

Com a tesoura, corte os excessos do alumínio bem próximo das marcas dos “rebites”.
Imagem

Aplicações.

Para as dobradiças de portas verticais, é importante prever a posição dos encaixes do eixo das duas partes da dobradiça, não importando em qual peça o eixo vai ficar colado. Veja na foto abaixo, perceba que a porta encaixa de cima para baixo, ficando apoiada na metade da dobradiça da carroceria, se o desenho estivesse espelhado, a porta encaixaria de baixo para cima, ao abrir e fechar, a porta se soltaria do encaixe caindo no chão.
Imagem

Imagem

Outros modelos de dobradiças.
Imagem

Imagem

Imagem

Conjugado com um suporte.
Imagem

Imagem

Imagem


Espero ter contribuído com a troca de experiências com os amigos :saudacao: :saudacao: :saudacao:

Abraços.

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 22 Nov 2012, 21:48
por magnetorj
serginho sem comentarios excelente tutorial matou algumas duvidas que eu tinha com relação a essas dobradiças :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao:

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 23 Nov 2012, 06:20
por BVila
magnetorj escreveu:serginho sem comentarios excelente tutorial matou algumas duvidas que eu tinha com relação a essas dobradiças :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Somos 2, essa eu vou fazer sem dúvida!!!

Muito obrigado meu amigo!!

:clap: :clap: :clap:

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 23 Nov 2012, 07:48
por Thiago
:haha:

:clap: :clap: :clap: :clap:

Obrigado pelo tutorial, é muito pequena a dobradiça mas muito bonita...

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 23 Nov 2012, 07:51
por Bruno
Ahhhh, show de bola :clap:

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 23 Nov 2012, 09:29
por netosevero
Muito bom sérgio! Essas dobradiças são um que a mais pro modelo.
Eu até cheguei a pensar em fazer nos meus tatuzinhos, mas depois que eu vi a dobradiça na ponta do seu dedo, achei que ia precisar de nanotecnologia pra fazer na 1/72 :lol: :lol: :lol:

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 23 Nov 2012, 11:12
por Paulão - Tchwrma
Beleza de tutorial! Gostei demais, e vou adaptar pros meus aviões. :clap: :clap:

fica uma sugestão:

Nos modelos onde você faz um furinho, que seria preenchido por um parafuso ou um rebite, dá pra usar uma técnica que desenvolvi para inventar cabeças de parafusos ou rebites.
Consiste em pegar solda de eletrônica de 0,5mm e aproximar a ponta de uma vela, para bolear a cabeça.

Imagem

aqui o "parafuso" pronto, junto com o cinto onde será utilizado:

Imagem

Aqui já colocado no cinto:

Imagem

Aí se fura o local:

Imagem

Depois é só colar o pino no furo:

Imagem

Eis o resultado final:

Imagem

Eu sei que dá trabalho, mas pode completar o efeito excelente da sua dobradiça. Se tiver dificuldade em obter a solda dá pra fazer o mesmo com sprue esticado, beem fininho.

Imagem

Espero ter auxiliado a melhorar ainda mais o seu excelente tutorial.... :saudacao:

:tchau:

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 23 Nov 2012, 11:57
por thiriboldi
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 23 Nov 2012, 12:24
por NightRider
Muito bom ! Preciso tentar fazer... Portas funcionais em modelos são muito legais e valorizam o trabalho! :clap: :clap: :clap:

Re: Dobradiças de duas abas

Enviado: 23 Nov 2012, 12:29
por S[R]
magnetorj escreveu:serginho sem comentarios excelente tutorial matou algumas duvidas que eu tinha com relação a essas dobradiças :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Fico feliz de ter ajudado Romilson :thumbup: :thumbup: :thumbup: