Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

FlavioDT
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Ago 2017, 19:46
Nome: FlavioDT
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por FlavioDT »

Olá a todos,

Sou novo por aqui e estou montando meu primeiro kit, um submarino 1:700.Meu foco é usar algumas tecnicas basicas pela primeira vez, sei que não vai sair nada lindo.
Vou aplicar o decalque com uma solução caseira pra funcionar como um decal setter (brilho facil com agua)
e vou passar o decal soft da revell depois.
Os decalques vão sobre o preto fosco acrilico. Vi que precisa passar um verniz antes por causa
do silvering e para ficar mais lisa a superficie.
Acontece que por enquanto eu to só no pincel até pra ver se eu tomo gosto. Então minha duvida.
Passo verniz com pincel? Em todo o submarino ou so na pequena area que vai o decalque?
Qual seria o verniz? Teria que ser acrilico à base de agua. Qualquer coisa com tiner nao tenho como usar por causa do cheiro.
Vi que tem o acrilex de spray, mas não sei se é a base de agua. O que vcs sugerem, considerando que eu não tenho aerógrafo?
To muito perdido nesse ponto.Agradeço a ajuda.
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por Ruffuswood »

Boa noite Flávio, tudo bem?

Passa um brilho fácil com pincel que já deve formar uma base lisa para o decalque,

Como tem problema com cheiro, compra laca acrílica à base de água para envernizar ele, se comprar fosco e brilhante aí é só passar o brilhante para selar, aplicar os decais e depois finalizar com o fosco.

Tem gente aqui que pode lhe ajudar com mais propriedade, mas acredito que isso seja o bastante para chegar a um resultado interessante com pincel, só usar um pincel chato bem grande e macio para diminuir as marcas de listras das passadas.
FlavioDT
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Ago 2017, 19:46
Nome: FlavioDT
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por FlavioDT »

Acho que vc fala esses aqui:
http://www.artebahia.com/laca-verniz-de ... 32962.html
http://www.artefatosdemadeirasuely.com. ... sca-p1260/

Então eu passo o laca brilhante na peça toda, depois um brilho facil diluido só onde vai o decalque, o decalque soft pra ele assentar , e por fim uma camada de laca fosco.
Diluo esse verniz ou passa direto?
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por jairo.regio-jr. »

FlavioDT escreveu:Vi que tem o acrilex de spray, mas não sei se é a base de agua. O que vcs sugerem, considerando que eu não tenho aerógrafo?
To muito perdido nesse ponto.Agradeço a ajuda.
Oi, Flávio!!
Sou bem novo no hobby também, mas acho que tenho algumas coisas que posso te ajudar.
O que me chamou a atenção foi vc citar que viu o Verniz spray da Acrilex. Conheço e tenho um similar da Corfix, mas o ponto aí é como vc vai controlar a saída do produto. Vou te dizer, uso o meu Spray somente como "selador" dos decalques que faço na minha impressora Jato de tinta e o mínimo aperto na válvula é o suficiente para sair muito verniz. Isso o torna difícil de controlar para o que vc precisa no momento, eu acredito.
Durante o uso a chance de usar verniz em excesso no modelo é grande e isso também pode prejudicar o resultado final.

Quanto aos outros ponto eu acredito que o pessoal poderá te ajudar mais, já que nunca usei pincel para pintura mais extensa no modelo, só para pequenas áreas mesmo.

Boa sorte pra vc, um abraço! :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por Ruffuswood »

FlavioDT escreveu:Acho que vc fala esses aqui:
http://www.artebahia.com/laca-verniz-de ... 32962.html
http://www.artefatosdemadeirasuely.com. ... sca-p1260/

Então eu passo o laca brilhante na peça toda, depois um brilho facil diluido só onde vai o decalque, o decalque soft pra ele assentar , e por fim uma camada de laca fosco.
Diluo esse verniz ou passa direto?
Se for usar o laca para selar não precisa do brilho fácil, dilui ele de uma maneira que flua com facilidade no pincel chato e largo e não fique marcado, para isso é bom testar em algum material semelhante ao do kit. Uma boa cobaia de pinturas é um pote de margarina devidamente limpo e com a tinta dele lixada, aí você pinta uma face dele exatamente como a do kit que vai pintar e analisa o resultado antes de partir para o kit.
Passe o laca por cima da tinta e veja se ficou liso o bastante para aplicar o decal, pois a idéia é ter uma superfície sem porosidades para o decal aderir completamente e não dar silvering, por isso uma superfície de testes é importante ainda mais que está começando para não se frustrar se fizer algo de errado. A chave é testar antes sempre em alguma coisa para não ter surpresas.
Eu mesmo passo mais tempo testando que qualquer coisa para na hora já ir na certeza e sem receio de errar.

Depois poste fotos do andamento que o pessoal vai saber te ajudar bem melhor.

O produto é basicamente esse mesmo, é à base de água não vai ter um cheiro forte demais só teste a diluição que melhor flui no pincel.

Tem um rapaz inglês de um canal no YouTube esqueci o nome agora acho que é Owen e chama quick kits o canal dele, ele é fera em pintura à pincel e tem muitas dicas bacanas para quem tá começando de como pintar e também de materiais.

Boa sorte aí é vai postando resultados que o pessoal te ajuda!
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1898
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 84 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por rmozeto »

Fala ai Flávio
Eu tiro verniz fosco e brilho das latas da acrilex, solto o spray dentro de um copo.
Depois aplico com aerógrafo. Recomendo comprar um, ai sim vc vai tomar gosto!
Acho que se você tirar o verniz de lata, ou passar a cera líquida ou passar a goma com pincel vai ficar bom.
Testa em um pedaço interno do kit, eu cartão plástico, como um crachá.

Abraço e boas montagens.
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por anghinoni »

minha opiniao é que o silvering é mais pela cola velha do decal que fica branca do fato que fica ar e tinha que estar liso e tal, montei um monte de kit e mandei ver o decal direto na fosca e ficou perfeito, outros kits passei ate verniz PU e ficou com silvering, por isso eu acho que é mais por causa da cola velha, e tambem alguns decal setter que reagem com a cola
outra constatacao é que brilho facil ou future sao auto nivelantes, ficam bom no pincel e fazendo certo nao se percebe se foi aplicado com pincel ou aerografo
eu prefiro so usar agua e ai depois de posicionado e tirado a agua so passar amaciante de decal se ele tiver que contornar algum baixo relevo ou curva.
e olha que tenho revell decal soft, mr mark setter, mr mark softer, humbrol decal fix, microscale decal set, microscale decal soft, o que funciona bom em um decal nao funciona em outro por isso nenhum deles é preferido ou "melhor"
so uso os "setter" se o decal nao estiver mais com cola, senao nao uso nada para evitar reacao e ficar esbranquicado embaixo
Avatar do usuário
Johnnn
Super Membro
Mensagens: 1075
Registrado em: 28 Jul 2012, 10:56
Nome: Jonatas Endo Capuchim
Localização: Novo Hamburgo - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por Johnnn »

Primeiramente seja bem-vindo ao fórum e ao aeromodelismo. Já deve ter percebido que aqui o pessoal é fera e sempre disposto a ajudar.

Quando comecei no plasti eu só tinha 1 estilete, 2 pincéis, 3 potes de tinta, uma tesoura e o kit.
Meus 6 primeiros modelos foram no pincel, para realmente ter certeza do hobby antes de investir nele. Isso que esta fazendo é muito bom, considero o caminho mais seguro. O bom é também estar ciente que não fara um trabalho de mestre logo de cara, mas evolua a cada montagem, teste técnicas diferentes em cada montagem, assim depois de alguns modelos você vai perceber o quanto melhorou.

Sobre os decais, realmente acredito que varie de decal para decal. O silvering é uma incerteza, porem você reduz as chances dele acontecer aplicando o verniz, aplicando um setter ou um softener e assim por diante.

Se realmente que selar no pincel, recomendo fortemente o brilho fácil pois ele ja vem "diluído", é só aplicar e esperar secar.
Eu utilizava verniz spray antigamente, ele tem cheiro forte de solvente, mas em um local ventilado o cheiro logo desaparece pois é somente o solvente da tinta.

Utilizei colorgin, eu gosto dele mas deve aplicar ele a uma distancia razoável do modelo para evitar excesso de verniz, ainda mais na 1/700, isso pode fazer alguns detalhes sumirem ou ficar muito grossos.

A laca eu utilizei a primeira vez agora no 262, gostei muito dela, o acabamento é melhor que verniz base dagua, porem apliquei com o aerografo. Com pincel cabe testes.

Para ter uma pintura lisa, recomendo um pincel mais longo e de cerdas macias, se possível um de sabre ou marta tropical. Quanto mais fino o pelo, menor a chance de marcar a pintura.
E não deve diluir muito a ponto de leite, mas não deve passar a tinta pura, para evitar as marcas.


Espero ter ajudado,l e qualquer coisa da um grito.

Abraços

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
FlavioDT
Novato
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Ago 2017, 19:46
Nome: FlavioDT
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por FlavioDT »

Obrigado a todos pelas respostas.
Eu acabei usando laca brilhante na area dos decalques, depois brilho facil+agua.Depois de aplicado os decalques passei laca fosco, mas teve que ser no casco superior todo e não só onde foram os decalques.Não vi necessidade de amaciante.

Uns decalques firaram ligeiramente tortos, percebi que tem que retirar o excesso de água pois senão ele fica nadando e fica difícil posicionar. Como era muito fino, teve uma hora que não quis mais mexer.

Outra coisa, por mais que eu mascarasse com a fita tamya sempre passava um pouco de tinta para o outro lado, como se fosse uma porosidade da fita ali na borda.

Imagem



Imagem
Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvida de iniciante sobre verniz em pincel para decalque

Mensagem por jairo.regio-jr. »

FlavioDT escreveu:Obrigado a todos pelas respostas.

Uns decalques firaram ligeiramente tortos, percebi que tem que retirar o excesso de água pois senão ele fica nadando e fica difícil posicionar. Como era muito fino, teve uma hora que não quis mais mexer.
Tem, tem sim que tirar o excesso de água. Eu tenho sempre um guardanapo de papel ou folha de papel toalha do lado do recipiente onde está o decalque para retirar o excesso de água quando tiro ele com uma pinça de dentro do recipiente.
Mas antes de fazer isso eu passo um pouco de Setter da Microscale com pincel no local onde ele vai ser colado.
Faça o mesmo com água, assim vc vai poder movimentar o decalque e posicionar ele melhor mesmo após o contato com a superfície.
FlavioDT escreveu: Outra coisa, por mais que eu mascarasse com a fita tamya sempre passava um pouco de tinta para o outro lado, como se fosse uma porosidade da fita ali na borda.


Rapaz...aí o problema provavelmente foi a diluição da tinta, visse !!!!
Já tive muito esse tipo de problema quando usava Acrilex (e afins). A Diluição é a chave.
Se for em excesso, mesmo a fita Tamiya (que é excelente), vai deixar passar por baixo e manchar.
E, seja com pincel ou aerógrafo, deve-se evitar sempre aplicar a tinta em direção a borda da fita em angulo oblíquo, tipo 45 graus.
De preferencia sempre em 90 graus.

Blz ?? :thumbup: :thumbup:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Responder

Voltar para “Como Fazer”