SemperFi

Próximos Eventos Programados:


Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Dread
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jan 2017, 18:34
Nome: Fernando Mendes
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por Dread »

Olá pessoal!

Vou montar um Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF

Pensei na possibilidade de fazer o pre-shade no pincel.

No link abaixo, o autor faz exatamente isso!

https://intscalemodeller.com/viewtopic. ... 6&start=10

A principio, a vantagem é o maior controle em relação ao aerógrafo, entretanto, eu estou com receio, pois nunca fiz essa técnica!

O resultado é similar ao feito com o aerógrafo ?

Qual é seria uma possível desvantagem desta técnica ?

Obrigado,

Abs,

Fernando
Avatar do usuário
Tiago Guilger
Super Membro
Mensagens: 6606
Registrado em: 13 Ago 2015, 14:07
Nome: Tiago Guilger
Localização: Itu - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por Tiago Guilger »

não tenho tanta experiencia no assunto, mas se tiver alguma desvantagem, talvez seja algum possível relevo na tinta, pela tinta no pincel ser um pouco mais carregada... fora isso, acho que da o mesmo efeito...
Avatar do usuário
Dread
Acabei de Chegar
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jan 2017, 18:34
Nome: Fernando Mendes
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por Dread »

Obrigado pela dica ! :)
Avatar do usuário
marceugni
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 12 Jun 2012, 16:45
Nome: Marcelo E. Pereira
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por marceugni »

Ai é que esta a oportunidade, vc pode fazer até com caneta de cd, o bom é vc descobrir qual técnica seria melhor para vc, talvez até vc descobra uma nova técnica.

att.
anghinoni
Super Membro
Mensagens: 3197
Registrado em: 13 Out 2015, 18:16
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por anghinoni »

marceugni escreveu:Ai é que esta a oportunidade, vc pode fazer até com caneta de cd, o bom é vc descobrir qual técnica seria melhor para vc, talvez até vc descobra uma nova técnica.

att.
nao pode ser caneta de cd/marcador permanente porque a tinta dela depois de um tempo é absorvida pela tinta em cima e fica manchado. tem que ser nankin.
Avatar do usuário
felipecadena
Super Membro
Mensagens: 1648
Registrado em: 03 Out 2016, 20:05
Nome: Felipe Cadena
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por felipecadena »

Cara eu não estou mais fazendo pré pois nunca consegui um resultado convincente então fique de Butuca por aqui e vi alguns kits sem pré tbm então fiz o teste pra minha surpresa ficou como o esperado e acho eu que o resultado é muito parecido, experiência própria tentei fazer com o pincel mais ficava meio feioso pois dava uma marquinha na pintura e não ficava bem esfumaçado dando um acabamento não tão legal, no aerógrafo poxa fica legal mais sempre ficava meio mal sei lá não achava bom, mais como posso dizer é minha experiência. Oque tenho a dizer é tenta se não gostar limpa a peça e faz de ovo até ficar bom testa antes em uma peça velha ou em uma asa que não vai ser montada agora, esta é minha dica.

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por Sekiji »

anghinoni escreveu:
marceugni escreveu:Ai é que esta a oportunidade, vc pode fazer até com caneta de cd, o bom é vc descobrir qual técnica seria melhor para vc, talvez até vc descobra uma nova técnica.

att.
nao pode ser caneta de cd/marcador permanente porque a tinta dela depois de um tempo é absorvida pela tinta em cima e fica manchado. tem que ser nankin.
Bem isso, já ouvi falar que marcador permanente reage com a tinta.

Eu ja fiz pre-shading em varios kits, mas ultimamente tenho preferido fazer pós-shading com tamiya smoke e a técnica de luzes e sombras, acredito que o resultado fica melhor e mais realista :thumbup: :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Vrykolakas
Super Membro
Mensagens: 5153
Registrado em: 11 Abr 2014, 20:37
Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por Vrykolakas »

Dando algum pitaco...
Hj só faço o pré-Shading na cor vermelha.
Imagem

Em todas as demais, eu vou modulando luz e sombra que o resultado fica muito melhor.
Imagem

Imagem

Geralmente eu passo o tom base e depois aplico os tons mais escuros nos recessos e os mais claros nas partes mais expostas, com o aerógrafo, menor pressão, mais diluído. Cuidado apenas para que a pintura fique esfumaçada e não respingada. O ideal é ir acrescentando branco (ou amarelo conforme a cor) para ir clareando e preto para escurecer. Conforme for o "olho", uso tons diferentes já existentes.
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Savatage
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Out 2018, 21:06
Nome: Alixandre de andrade
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por Savatage »

Cara, fiz um horrível, como é minha primeira montagem, estou procurando dicas de como limpar a peça, Oq posso usar? Se alguém tiver dicas me passe por favor !!!
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Savatage escreveu:Cara, fiz um horrível, como é minha primeira montagem, estou procurando dicas de como limpar a peça, Oq posso usar? Se alguém tiver dicas me passe por favor !!!
Seria interessante você colocar uma foto da peça, para vermos se ela já está afixadabao kit, se possui outras pinturas... de qualquer forma, quando tenho problemas de pintura em peças separadas ou no iniciozinho da pintura, mergulho tudo em água com bastante sabão em pó, deixo por umas 12 horas e esfrego com uma escovinha de dentes. Como uso tinta esmalte, sai tudo com facilidade, só tem que ter muito cuidado ao escovar eventuais correções feitas com putty, pois podem ser arrancadas. Também é bom retirar as peças transparentes antes.
Quando tenho problemas numa etapa avançada da pintura, uso o Paint Remover da Revell. Isolo bem a área a ser removida e esfrego aos poucos com um pano ou cotonete embebido no produto. Meu Cant Z. 1007 sabe bem como funciona... :roll:
Espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Como Fazer”