Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Como fazer photo-etched caseiro

Fórum dedicado a disponiblização e troca de informações sobre técnicas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
jairo.regio-jr.
Membro
Mensagens: 929
Registrado em: 16 Jul 2016, 16:45
Nome: Jairo de Paula Jr.
Localização: Recife - PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer photo-etched caseiro

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Bem...só para acrescentar um pouco mais de informação dessa técnica que Marcelo nos trouxe eu estava lendo ontem esse blog abaixo:
http://www.spmodelismo.com.br/material/ ... riando.php

A forma que Marcelo mostrou é muito mais fácil e simples. Tanto que no blog cita que a impressão do modelo deve ser em impressora laser e que jato de tinta não dá tanta qualidade. Até concordo, mas Marcelo mostrou que essa "regra" não é tão rígida assim e que um trabalho pode ficar muito bom mesmo em uma jato de tinta, que é a impressora de 90% (ou mais) nas residências.
Enfim...acho que vale dar uma olhada no blog para quem ficou interessado (como eu) em fazer seus próprios PEs.

Marcelo, Obrigado novamente pela informação.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Avatar do usuário
LSSF
Super Membro
Mensagens: 1249
Registrado em: 11 Set 2013, 16:40
Nome: Luiz Sérgio Farias
Localização: Natal-RN
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer photo-etched caseiro

Mensagem por LSSF »

Fernando Marcos escreveu:Obrigado por me economizar pequenas fortunas em PE's aftermarkets com uma técnica tão simples e legal!!
Qual o nome desse ácido utilizado? Pretendo ir em uma loja comprar.

Obrigado mais uma vez!
Fernando sem querer me intrometer no tópico do amigo, o nome do "ácido" utilizado é percloreto(perclorato) de ferro, encontrado facilmente em lojas de componentes eletrônicos.
Avatar do usuário
Fernando Marcos
Membro
Mensagens: 610
Registrado em: 23 Dez 2015, 01:19
Nome: Fernando Marcos Tavares Costa
Localização: Recife-PE
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Como fazer photo-etched caseiro

Mensagem por Fernando Marcos »

LSSF escreveu:
Fernando Marcos escreveu:Obrigado por me economizar pequenas fortunas em PE's aftermarkets com uma técnica tão simples e legal!!
Qual o nome desse ácido utilizado? Pretendo ir em uma loja comprar.

Obrigado mais uma vez!
Fernando sem querer me intrometer no tópico do amigo, o nome do "ácido" utilizado é percloreto(perclorato) de ferro, encontrado facilmente em lojas de componentes eletrônicos.
Valeu mestre! Vou arriscar umas coisinhas por aqui.
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Como fazer photo-etched caseiro

Mensagem por profalexandre »

Galera, tenho uma pergunta que não está diretamente ligada a "como fazer PEs", mas sim a como usá-los.
O que vocês usam para dobrar os PEs? Equipamento específico? Há alguma alternativa?
E para cortar as peças, soltando-as do "sprue" de metal?
Imagem
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Como fazer photo-etched caseiro

Mensagem por Sekiji »

profalexandre escreveu:Galera, tenho uma pergunta que não está diretamente ligada a "como fazer PEs", mas sim a como usá-los.
O que vocês usam para dobrar os PEs? Equipamento específico? Há alguma alternativa?
E para cortar as peças, soltando-as do "sprue" de metal?
Fala Alexandre!
Então cara, eu utilizo essa tesourinha da tamiya pra cortar os PE's da cartela de metal
Imagem

Ja para dobrar eu utilizo esse alicate, também da tamiya
Imagem

O melhor que dizem é o dobrador de photoetched, tipo esse aqui
Imagem

mas esses ultimos são bem salgados, e como o alicate tem me quebrado um galho, to usando ele desde que comecei a mexe com PE :thumbup: :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
profalexandre
Super Membro
Mensagens: 1986
Registrado em: 04 Out 2016, 08:46
Nome: Alexandre R T Souza
Localização: Campinas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-21 MF Fishbed J - Academy 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Arado Ar 196A-3 Revell 1:72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5N Corsair - Revell - 1/72 - CONCLUIDO GT 63 - Porta Aviões - Montagem: USS Enterprise (CVN 65) - Revell - 1:720 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: SpPz 2 Luchs A1/A2 Revell 1:35 GT 75 - Embarcações - Montagem: Submarino Chines Type 33G - Trumpeter - 1/144
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: T-34/85 No 112 Academy 1/35 GT 75 - Embarcações - Montagem: US Navy Landing Ship Medium LSM-201 - Revell - 1/144 GT 79 - Aeronaves torpedeiras - Montagem: Fairey Swordfish Mk I - Airfix - 1/72 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: Porta aviões Liao Ning - Trumpeter - 1/700
 

Re: Como fazer photo-etched caseiro

Mensagem por profalexandre »

Sekiji escreveu:
profalexandre escreveu:Galera, tenho uma pergunta que não está diretamente ligada a "como fazer PEs", mas sim a como usá-los.
O que vocês usam para dobrar os PEs? Equipamento específico? Há alguma alternativa?
E para cortar as peças, soltando-as do "sprue" de metal?
Fala Alexandre!
Então cara, eu utilizo essa tesourinha da tamiya pra cortar os PE's da cartela de metal
Imagem

Ja para dobrar eu utilizo esse alicate, também da tamiya
Imagem

O melhor que dizem é o dobrador de photoetched, tipo esse aqui
Imagem

mas esses ultimos são bem salgados, e como o alicate tem me quebrado um galho, to usando ele desde que comecei a mexe com PE :thumbup: :thumbup:
Valeu pela dica, cara. Vou ver se tenho alguém no exterior que possa trazer esses brinquedos pra mim. Senão vou com certeza acabar usando o alicate mesmo.
Agora, a tal tesourinha parece, à primeira vista, uma tesoura normal.... daria pra usar uma tesoura de ponta fina dessas que as patroas usam?
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5266
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: Como fazer photo-etched caseiro

Mensagem por Rafael Guerra »

Pessoal, o latão pode ser encontrado na Casa da Bóia em São Paulo.
O difícil é encontrar na espessura de 0,1mm.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Como fazer photo-etched caseiro

Mensagem por Sekiji »

Aquelas tesourinhas de manicure acho que são parecidas, essa é bem afiada e feita para o hobby, mas nada impede de usar uma tesourinha não
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Responder

Voltar para “Como Fazer”