Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

A volta dos que não foram

Fórum dedicado a apresentação dos mais novos membros do Plasti*Brasil e para registrar sua História no Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Novatos

Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 4 vezes

A volta dos que não foram

Mensagem por alferreira »

Olá a todos.

Fiquei muito feliz em encontrar este fórum e espero não só receber um socorro dos colegas, como também dar minhas colaborações.
Meu nome é Alberto, sou de Santos (SP). Estou com 57 anos e, na história a seguir, dizer a idade é importante.

No início da década de 1970, meu pai, já falecido há muito tempo, comprou para ele um kit da Revell brasileira (A. Kikoler). Se não me falha a memória, era um helicóptero Sikorsky H-34. Mas ele não chegou a finalizar o modelo. Anos mais tarde, começando em 1976, eu comecei a pedir de presente, nas datas comemorativas (Natal, dia das crianças, aniversário ou quando sobrava dinheiro), kits da Revell/A. Kikoler.
Eu não entendia nada de plastimodelismo: era muito ansioso, não esperava a tinta secar, usava um set da Revell de tintas brilhantes em frascos de vidro , sem diluição alguma, não usava verniz, primer, pegava o primeiro pincel que encontrava, um verdadeiro crime... Aerógrafo? Nem sabia que isso existia.
Foi assim até 1982, "assassinando" aeronaves nas escalas 1/144, 1/72, 1/48 e 1/38; barcos, automóveis, militaria... tudo, sem critério de coleção, escala. Alguns, eu nem pintava... Ganhei até uns 4 Matchbox, que me pareciam de uma qualidade superior...
Mas cresci, fui estudar e trabalhar, fui doando os modelos montados (todos) e nunca mais me interessei por plastimodelismo.
Em maio de 2009, navegando pela internet, encontrei um modelo em metal do NAMCS YS-11 "Samurai", nas cores da VASP, em escala 1/200, por 40 dólares, de uma loja de miniaturas. Foi o início do hobby: aviação comercial pós-guerra, na escala 1/200.
Naquela época, o dólar estava a 2,50 reais e eu ia comprando, até 2 por mês. Aí o dólar foi subindo, o frete idem, os modelos encarecendo e fui deixando de comprar, incentivado pela Receita Federal, que começou a "pegar" tudo e cobrar imposto de importação. Atualmente, tenho 121 modelos nesta escala, sendo que alguns em plástico (eles dão outro nome lá fora, não é resina). Paralelamente, lembrando dos tempos de infância, adquira um Mirage III-C da IAF, em metal, na escala 1/72, que eu gostava muito quando fazia plastimodelismo. E comecei a colecionar modelos militares pós-guerra em escala 1/72. Só que o dólar crescendo, cobrança de impostos e aumento de frete, fizeram esta coleção estacionar em 80 modelos, muitos deles da coleção Aviões de Guerra da Altaya- De Agostini, vendido em bancas de jornais.
Só que esses modelos de ferro (diecast) apresentam verdadeiros "desfiladeiros" nas emendas das peças; a pintura não é bem feita e muitas vezes não condiz com a aeronave real.
Frustrado com esta situação e querendo ampliar a coleção, resolvi unir o útil ao agradável: gastar pouco e me divertir. Vi vários vídeos no Youtube (sim, agora tem Internet!!!!) principalmente do Tom Plasti, e aprendi muito. Já comprei alicate Tamiya, aerógrafo (vou aprender) Steula, luminária e logo mais, virando o mês, o compressor!
E para começar, optei - ainda que camuflagem possa ser um desafio junto com o aerógrafo - por um Mig-27 da Academy, 1/72. Escolhi esse modelo, e depois será um Mig-25, para ter todos os Migs pós guerra na coleção. Logo vou ver as cores corretas e adquirir primer, tintas, verniz, putty, etc...
Vou optar por uma pintura igual aos modelos diecast que tenho: sem realismo de uso (óleo, sujeira, desgaste - acho lindo) e sem pré-shading, como se a aeronave tivesse acabado de sair da linha de pintura.
Agradeço aos moderadores e hobbystas por manter este fórum: vou ter muitas dúvidas e agradeço de antemão por qualquer ajuda sempre bem vinda.
Obrigado.
Alberto
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: A volta dos que não foram

Mensagem por alferreira »

Esqueci: o título, "A volta dos que não foram" faz alusão ao meu retorno ao plastimodelismo, porém não me considerava um plastimodelista.
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 487
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 102 vezes
Curtiram: 43 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: A volta dos que não foram

Mensagem por RicardoScouts »

Bem vindo de fórum Alberto. Sou da militaria e no começo era como você, acho que muitos aqui (na casa dos "enta" como nós) tem uma história muito parecida.
Lá e de volta outra vez... kkkk
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8434
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 30 vezes

Re: A volta dos que não foram

Mensagem por NightRider »

Seja bem vindo, Alberto !

Como o Ricardo falou antes de mim, sua história não e muito diferente da grande maioria dos plastimodelistas que conheço. Começam pequenos, por influência de pai, irmão mais velho, tio, etc.., se afasta e depois de uma certa "estabilidade" na vida, retornam para o hobby, pois o bichinho do plástico já se instalou neles.

Fique a vontade para aproveitar da melhor maneira possível o fórum. Fique à vontade para perguntar e tirar suas duvidas. Sempre aparece alguém disposto a ajudar.

Um abraço !
Estes usuários curtiram o post de NightRider:
alferreira (18 Abr 2024, 15:12)
Responder

Voltar para “Apresentação & Minha História”